Author Topic: RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO  (Read 7784 times)

Offline lee

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
    • Email
RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« on: April 17, 2010, 03:11:03 pm »
0
pois é.. a semana passada como referi no primeiro tópico fiz o meu primeiro wetshave, até correu bem, vi muitos videos e li bastante sobre a técnica...

tudo correu bem tirando um cortezito no pescoço e alguma irritação que me apereceu uns dias mais tarde



o que acham que devo fazer para resolver este problema ?

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #1 on: April 17, 2010, 03:40:10 pm »
0
A minha opinião como shaver que sempre teve muitos problemas no pescoço é que deves estudar a situação. Essa irritação deve-se a vários factores.

- Poderás ter aplicado pressão, o que causou cortes e irritação
- A safety razor e lâmina que usas podem ser demasiado agressivas para um iniciado
- Não tiveste em atenção o sentido do pelo no pescoço

No meu caso o pelo no pescoço cresce num sentido transversal, partindo daquela zona abaixo do queixo. Em baixo mesmo junto à "maça de adão" cresce mesmo na horizontal. Por isso no pescoço deves ter ainda mais atenção a esse pormenor. Um outro truque aí é tentares esticar a pele o mais possível, para tentar reduzir depressões naturais do pescoço.
Outra coisa que te aconselho é usares aloe gel, no pescoço 2 vezes ao dia. Tens o aloe gel dos Laboratórios Babé ou da Sebamed, nas farmácias rondam os 17€ (embalagem de 200ml se não estou em erro). Só depois de ter comprado na farmácia o da Sebamed é que descobri isso no Ebay a um preço muito inferior. O gel aplicas após o barbear e à noite antes de deitar.

Eu quando comecei com a safety razor, também tive problemas de irritação ainda devido à herança das multilâminas, a irritação não termina de um dia para o outro. Se tiveres esses cuidados vais ver que o teu pescoço vai melhorar bastante. No meu caso foi assim que se passou, e o meu pescoço parece outro.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #2 on: April 17, 2010, 10:28:28 pm »
0
Primeira coisa, abandonar as BIC...porque a lamina está mal afiada e puxa em vez de cortar nessa zona sensível.

Segunda coisa, menos passagens e mais leves.Não fazer 3 passagens a pressionar mas 6 ao de leve e em áreas do tamanho de 0.05 não de notas de 5 eur... ;D...tentando apanhar 5 a 10 pelos de cada vez, não 50

Terceiro, não tentar RB já agora, ainda é cedo...

Quarto, amolecer bem o pelo com água quente antes e deixar água na face antes de passar o pincel

Quinto, a pele precisará de 7 a 12 dias até se habituar à lamina.

E parabéns pela compra.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #3 on: April 17, 2010, 11:17:07 pm »
0
Lee, o que tens não é tanto razor burn como razor bumps. :)  De qualquer maneira, a causa é a irritação da pele.

Além dos bons conselhos que recebeste até agora, eu diria também que o ângulo de ataque da lâmina é muito importante.  O ângulo errado ou pouco exacto pode simplesmente não cortar ou pode raspar a pele sem cortar bem.  Com uma máquina DE/duplo fio, o que deve tocar na pele é a parte superior da máquina e a lâmina.  Se são a lâmina e a barra de segurança que tocam juntas, é mais provável raspares a pele sem cortares bem os fio da barba.

   - Murray


Offline lee

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
    • Email
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #4 on: April 17, 2010, 11:40:39 pm »
0
obrigado a todos pelos concelhos

@lamina eu usei uma lâmina da merkur que veio com a safety razor, o que achas das que vendem do continente ?

@lusitano eu vi os videos do mantic 59 e ele recomendava passar sempre de cima para baixo na 1ª passagem, aconselhas então passar sempre no sentido do crescimento do pelo ?

AH e o meu pelo cresce sempre de cima para baixo com a excepcao da zona do pescoço onde tenho irritação, nessa zona, cresce de baixo para cima.

 

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #5 on: April 18, 2010, 11:09:01 am »
0
Lâmina Merkur? Como diria o outro, now there's your problem!.

Apesar disso há quem aprecie essas lâminas. A lâmina é o factor mais específico desta arte, e as que funcionam para um podem não funcionar para outro. Aconselho a ler este post sobre avaliação de lâminas:

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=63.0
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #6 on: April 18, 2010, 11:25:37 am »
0
obrigado a todos pelos concelhos

@lamina eu usei uma lâmina da merkur que veio com a safety razor, o que achas das que vendem do continente ?

@lusitano eu vi os videos do mantic 59 e ele recomendava passar sempre de cima para baixo na 1ª passagem, aconselhas então passar sempre no sentido do crescimento do pelo ?

AH e o meu pelo cresce sempre de cima para baixo com a excepcao da zona do pescoço onde tenho irritação, nessa zona, cresce de baixo para cima.

 

As do Continente são fabricadas pela Personna. A meu ver até são porreiras, não duram é muito, mas isso já é outro aspecto. Em relação ao vídeo do mantic59, ele disse de cima para baixo porque no caso dele o pelo cresce assim. Normalmente será assim, mas no pescoço também há tendência para crescer noutros sentidos.
Tenta fazer um mapa do crescimento do pelo para saberes até onde deves barbear de cima para baixo e depois de baixo para cima. Deves ter feito também de cima para baixo no pescoço, daí essa irritação toda.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #7 on: April 18, 2010, 11:29:11 pm »
0
Merkur?! Ui...já usei mas pessoalmente não gosto.  :-\ Não cortam que chegue e puxam que não brincam, mas isso é no meu caso... Como primeira lâmina, e habitualmente vejo muita gente a recomendar o mesmo ou consensual, a boa Derby, suave e tolerante e ajuda a ganhar a mão firme nestes primeiros tempos.Depois claro há a lendária Feather e as Iridium. Do hiper local, na minha opinião claro, ultrapassam as Merkur e serão sempre uma melhor opção.A Personna que as fabrica costumam ser consistentes na qualidade e poderá ser uma opção a experimentar. Vê ainda o angulo (entre 10 e 30 graus no máximo) de ataque da máquina na face e cuidado com o contra-pêlo, ainda é cedo nesta altura...
« Last Edit: April 30, 2010, 01:24:51 am by lamina »

Offline lee

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
    • Email
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #8 on: April 21, 2010, 04:12:28 pm »
0
bem pessoal, já fiz o meu segundo wetshave desta vez com uma lamina da bic e a irritação já diminuiu.. penso que devido à lâmina mas também devido a uma melhoria da técnica 8)

mas ainda tenho alguma irritação... acham melhor deixar crescer a barba um bocado até fazer um novo barbear devido à irritação ?

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #9 on: April 21, 2010, 04:19:28 pm »
0
bem pessoal, já fiz o meu segundo wetshave desta vez com uma lamina da bic e a irritação já diminuiu.. penso que devido à lâmina mas também devido a uma melhoria da técnica 8)

mas ainda tenho alguma irritação... acham melhor deixar crescer a barba um bocado até fazer um novo barbear devido à irritação ?

A lâmina da BIC continua a não ser uma boa opção. Experimenta as do Continente made in Israel (Personna) ou caso consigas obter noutro local, as Derby Extra com rótulo horizontal. Aconselho-te também a seguires os conselhos que te dei, porque sempre tive muitos problemas de irritação no pescoço e agora 0.

Offline lee

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
    • Email
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #10 on: April 21, 2010, 04:21:15 pm »
0
obrigado pela resposta rapida lusitano, e sim os teus concelhos foram muito úteis, já fiz o meu mapa de crescimento do pelo.

quanto ás lâminas só usei este porque ainda não tive opurtunidade de ir ao continente..

e quanto a deixar crescer a barba para ver se reduz a irritação ? o que tens a dizer ?

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #11 on: April 21, 2010, 04:29:08 pm »
0
obrigado pela resposta rapida lusitano, e sim os teus concelhos foram muito úteis, já fiz o meu mapa de crescimento do pelo.

quanto ás lâminas só usei este porque ainda não tive opurtunidade de ir ao continente..

e quanto a deixar crescer a barba para ver se reduz a irritação ? o que tens a dizer ?

Não é por deixar crescer a barba que a irritação reduz, é porque dás descanso à pele para regenerar e cicratizar. A questão é que se deixas crescer muito a barba depois vais ter mais dificuldade no barbear. O que podes fazer no imediato é tentar não fazer um barbear apurado no pescoço e sempre a favor do pelo.

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #12 on: April 27, 2010, 06:15:16 pm »
0
lembra-te que não é só a técnica e a lamina que importa, como referiste foi a tua primeira experiência, logo a cara também se tem de habituar a este novo estilo.
se conseguires tenta fazer dia sim dia não, assim das tempo para a cicatrização

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #13 on: April 27, 2010, 09:20:05 pm »
0
Cuidado com a lâmina mesmo.

Eu adorava BIC, falei várias vezes isso no fórum, mas estava com uma irritação chata no pescoço e ingenuamente achei que era por causa da camisa + gravata que tenho que usar todos os dias. Comentei com o Gabriel e ele me disse que dificilmente seria culpa do terno.

Investiguei um pouco e resolvi usar umas lâminas Feather que tinha aqui por uma semana.

Embora citada lâmina tenha fama de agressiva, o barbear correu muito mais tranquilo no geral, e a irritação simplemente sumiu depois de 2 dias fazendo a barba com a feather  :o

Agora pretendo fazer um estoque monstruoso de feather... acho que ficarei com elas para sempre hehehe.

Abraços!

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:RAZOR BURN AKA IRRITAÇÃO
« Reply #14 on: May 10, 2010, 02:46:52 pm »
0
A área do pescoço por algumas vezes me deu trabalho. Isso por conta do sentido de crescimento dos fios, que no do meu pescoço ao meu queixo crescem de forma "mista". Alguns seguem o sentido N-S, alguns outros no sentido NE-SO. Dessa forma, se me entendem, se tento passar a lâmina no sentido contrário ao fio, sempre me deparo com alguns fios que acabam ficando perpendiculares ao corte (seja em qual sentido for).

Conforme a lâmina, ângulo ou pressão, por vezes tive irritação (talvez pelas tantas vezes que passava a lâmina por aquela área). Descobri que se aplicar a técnica do "J-Hook", nessa parte do pescoço consigo raspar todos os pêlos na mesma passada. Isso acabou com a irritação.

Essa técnica pode ser vista num dos videos do Mantic59. Depois coloco o link pois estou no trabalho e aqui o youtube é bloqueado.

Abraços a todos.


-Barbeiro

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal