Author Topic: Alternativa de limpeza  (Read 4107 times)

Offline splendini

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 241
  • Respect: +4
Alternativa de limpeza
« on: May 29, 2012, 11:47:08 am »
0
Olá, pessoal!
É muito provável que, num futuro bastante próximo, me aventure a comprar uma máquina usada da marca Gillette, de modo a alargar horizontes e começar a experimentar coisas diferentes da minha 34C HD (que adoro).
Como sou um chato com questões de higiene, tenho andado a pesquisar técnicas de limpeza/desinfecção de safety razors (sabe-se lá por onde aquilo já andou...).
Uma alternativa que ainda não vi em lado nenhum, e que me parece simples, rápida e eficaz, será, pura e simplesmente, colocar a safety numa máquina de lavar louça, e pronto!
Que acham? Ficará bem limpinha e desinfectada? Poderá estragar-se lá dentro? Poderá danificar a máquina de lavar louça?
Fico à espera das vossas sugestões/opinioes...

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Re: Alternativa de limpeza
« Reply #1 on: May 29, 2012, 12:00:41 pm »
0
Depende da máquina... Por exemplo uma tto, provavelmente mete-la na máquina da louça não será a melhor coisa...

Ainda hoje recebi uma gillette, trazia umas lâminas, em que uma estava ainda selada. Essa mantive-a as outras foram para o lixo! O que estou ja a fazer à DE é deixá-la em água a ferver com detergente da louça e depois vai levar uma esfregadela com escova de dentes e possivelmete mais um banho em água a ferver... Julgo que é suficiente.

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk

Offline alhkar

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 548
  • Respect: 0
    • Email
Re:Alternativa de limpeza
« Reply #2 on: May 29, 2012, 12:11:38 pm »
0
Olá, pessoal!
É muito provável que, num futuro bastante próximo, me aventure a comprar uma máquina usada da marca Gillette, de modo a alargar horizontes e começar a experimentar coisas diferentes da minha 34C HD (que adoro).
Como sou um chato com questões de higiene, tenho andado a pesquisar técnicas de limpeza/desinfecção de safety razors (sabe-se lá por onde aquilo já andou...).
Uma alternativa que ainda não vi em lado nenhum, e que me parece simples, rápida e eficaz, será, pura e simplesmente, colocar a safety numa máquina de lavar louça, e pronto!
Que acham? Ficará bem limpinha e desinfectada? Poderá estragar-se lá dentro? Poderá danificar a máquina de lavar louça?
Fico à espera das vossas sugestões/opinioes...
o ideal era levar tudo a um autoclave. Não tendo como, no mínimo 15 minutos a ferver em agua. A maquina de lavar serve de pouco...


Sent from my iPhone using Tapatalk

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Alternativa de limpeza
« Reply #3 on: May 29, 2012, 12:48:26 pm »
0
Uma outra opção é ferver numa panela de pressão, onde a água pode chegar a 120ºC, tornando a desinfecção mais próxima do resultado de uma autoclave.

Se for TTO não sei o efeito, mas se for desmontável não vejo problema.

Mas assumo que comprei uma Gillette Slim de 1965 e não fiz nenhum processo destes, apenas limpeza. Comprei de um vendedor do e-bay que parece ser do ramo, e no anúncio dizia que ela havia sido limpa e esterilizada. Claro que o papel (e internet então) aceita qualquer coisa, não é mesmo?
But the tigers come at night

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Alternativa de limpeza
« Reply #4 on: May 29, 2012, 01:16:45 pm »
0
Água a 100ºC não chega? Alguma coisa sobrevive a esta temperatura?

Em principio não será necessário ter cuidados de maior com a temperatura utilizada (diga-se, temperatura conseguida em casa com água por exemplo) uma vez que os aços (atenção, aluminio não é aço!!!!) para serem temperados necessitam de temperaturas mais elevadas. No entanto o principal cuidado a ter é com o acabamento. Com um elevado aquecimento o revestimento "cromado" "niquelado" como quiserem pode começar a estalar portanto aqui existe a regra do bom-senso.

Entretanto há mais um factor que muita gente nem conhece que é a fadiga térmica e a dilatação térmica. Ao aquecer e arrefecer um metal (a dita têmpera) são introduzidas tensões internas que fazem com que este endureça. Mesmo não atingindo a temperatura óptima de tempera o metal endurece por sucessivas solicitações térmicas podendo ficar frágil e partir. Numa DE ninguém vai estar a colocá-la sob pesos/tensões portanto este facto pode ser anulado.
A dilatação térmica é quando um metal dilata com o "calor" (todos se lembram da folga entre os sucessivos carris dos comboios ou das juntas de dilatação de pontes). Caso o metal da DE dilate mais que o seu revestimento...este ultimo começa a estalar.

Se a gama de temperaturas for baixa os aspectos que aqui aprofundei podem ser "pouco importantes" mas quando leio que o melhor seria um autoclave não posso deixar a minha opinião. Um autoclave para materiais cirurgicos é feito para tratar aços cirurgicos (estas ligas não são as ligas da maioria das DE que usamos. São bastante mais caras e tem de estar dentro de certos parâmetros quimicos/fisicos...etc etc etc normas etctc).


Hay que barbear cada dia mas!

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Alternativa de limpeza
« Reply #5 on: May 29, 2012, 02:14:31 pm »
0
Há um tópico aqui no fórum (infelizmente não estou com tempo agora para procurar) mas que trata justamente da limpeza de Safety Razors antigas. Segui aquilo na minha Monotech (que estava verde, quando comprei) e nunca tive problemas.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alternativa de limpeza
« Reply #6 on: May 29, 2012, 03:03:24 pm »
0
Caro pjsantos, não encontrei a composição desse produto que indicaste. Deve ser glutaraldeído. O grande problema é ser tóxico, mesmo com pouca exposição.
« Last Edit: May 29, 2012, 03:28:56 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline exasimoes

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 762
  • PT - Lisboa
  • Respect: 0
Re:Alternativa de limpeza
« Reply #7 on: May 29, 2012, 03:52:27 pm »
0
Tenho adquirido algumas Gillettes usadas, o meu método é o seguinte (não serve para Gillettes douradas):

1 - Escovar com uma escova de dentes e pasta de dentes branqueadora, passando por água quente.

2 - O mesmo procedimento descrito em cima mas desta vez com detergente para a louça,

3 - Colocar dentro de um saco com álcool a 70, e deixar repousar, eu deixo durante um dia, de vez em quando dou um abanão no saco,

4 - Colocar água ao lume e deixar ferver, quando ferver deitar detergente para a louça, apagar o lume e colocar a gillette por 30 minutos (geralmente é até a água arrefecer),

5 - Polir com duraglit, até obter resultados que me agradem,

6 - No final gosto de passar a gillette por álcool a 96.

E pronto está pronta a utilizar.
"O senso comum não é tão comum assim."

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Alternativa de limpeza
« Reply #8 on: May 29, 2012, 04:52:10 pm »
0
Por acaso, gostaria de saber se algum dos confrades me poderia indicar se é aconselhável ferver uma TTO visto já ter lido opiniões díspares sobre o assunto.
Acabei de ganhar uma Slim Adjustable de '61 no ebay e apesar de o vendedor me garantir que ela vem esterilizada e pronta a usar, gostaria de saber qual o melhor método para me certificar que a mesma esteja devidamente limpa. É possível comprar algum produto estilo barbicida nas drogarias portuguesas?
A minha tia é cabeleireira e sei que ela usa um pequeno aparelho de esterilização (presumo que seja por UV). Acham que isso resultaria?
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alternativa de limpeza
« Reply #9 on: May 29, 2012, 05:37:53 pm »
0
Caro FatSlim,
Para ver se não há bactérias patogênicas na DE é simples; fazer um exame bacteriológico de um swab da superfície. O problema é conseguir quem faça.
Que eu saiba, há distribuidor de Barbicide em Portugal.
Se fores colocar a DE no aparelho de UV, não há problema.
Mas penso que se fizeres uma desinfecção de alto nível, não háverá maiores problemas.
Veja também o artigo sobre esterilização.
P.S. 1. Como ex-marido de Enfermeira de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), tive que aprender algo!
P.S. 2. Artigos são apenas revisão sucinta.
« Last Edit: May 29, 2012, 05:46:15 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Alternativa de limpeza
« Reply #10 on: May 29, 2012, 07:02:52 pm »
0
Caro FatSlim,
Para ver se não há bactérias patogênicas na DE é simples; fazer um exame bacteriológico de um swab da superfície. O problema é conseguir quem faça.
Que eu saiba, há distribuidor de Barbicide em Portugal.
Se fores colocar a DE no aparelho de UV, não há problema.
Mas penso que se fizeres uma desinfecção de alto nível, não háverá maiores problemas.
Veja também o artigo sobre esterilização.
P.S. 1. Como ex-marido de Enfermeira de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), tive que aprender algo!
P.S. 2. Artigos são apenas revisão sucinta.

Agradeço a ajuda, mas aquilo é muito técnico para mim  ::)
No entanto, reparei que a água oxigenada pode ser usada como desinfecção da alto nível. Isto é válido?
Acho que pedirei mesmo à minha tia para lá colocar a DE durante um tempo.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Alternativa de limpeza
« Reply #11 on: May 29, 2012, 08:23:05 pm »
0

Agradeço a ajuda, mas aquilo é muito técnico para mim  ::)
No entanto, reparei que a água oxigenada pode ser usada como desinfecção da alto nível. Isto é válido?
Acho que pedirei mesmo à minha tia para lá colocar a DE durante um tempo.

Sim. Mas a água oxigenada tem um elevado poder oxidante, o que não é propriamente bom para máquinas metálicas.
Mas nada como experimentar...
« Last Edit: May 29, 2012, 08:26:03 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alternativa de limpeza
« Reply #12 on: May 29, 2012, 08:45:30 pm »
0
O artigo refere-se a água superoxigenada. Vá lá saber o que é isso!
Penso que o melhor produto para DEs seja ácido peracético.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Alternativa de limpeza
« Reply #13 on: May 29, 2012, 08:49:33 pm »
0
O artigo refere-se a água superoxigenada. Vá lá saber o que é isso!
Penso que o melhor produto para DEs seja ácido peracético.

Surge lá o termo Solução de Peróxido de Hidrogênio, que uma pesquisa no Google revela como água oxigenada.
Um dos métodos que já vi referido algures seria o uso de lixivia diluída, mas ignoro qual seja o rácio de diluição correto para evitar estragos no metal.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alternativa de limpeza
« Reply #14 on: May 29, 2012, 08:57:52 pm »
0
Falha minha, FatSlim!
Tinha lido anteriormente um artigo que falava da tal "água superoxigenada", por isto o erro!
Devidamente corrigido por um confrade atento! Obrigado.
Desconheço esse método da lixívia diluída.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal