Author Topic: PAL Adjustable  (Read 7190 times)

Offline pgp

• Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • Respect: 0
PAL Adjustable
« on: August 02, 2012, 02:54:46 pm »
0
Boas!

Antes de mais, este post refere-se a uma máquina SE, mas como não temos uma zona específica para isso (e não há ainda tantos adeptos de SE por aqui) criei aqui.

Alguns de vós têm esta máquina, pois na pesquisa vejo várias referências a ela, além de uma em estado imaculado que o Gil tem à venda. O design desta SE é algo que na minha opinião era avançadíssimo para a época, além de que sendo em aço inox, as que existem em segunda mão normalmente estão em bom estado visual. Digo visual por que parece que algumas têm problemas com uma mola que supostamente cria alguma tensão sobre a lâmina.

No entanto, a minha questão prende-se com a qualidade do barbear que esta máquina proporciona. Alguém já a usou? É suave como as Schick?
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
Re:PAL Adjustable
« Reply #1 on: August 02, 2012, 03:08:27 pm »
0
Apesar de ser uma SE, uma injector não deixa de ser uma safety-razor, assim que a localização do tópico está bem. :)
Talvez um dia, se o interesse aumentar, se separe a secção entre SE's e DE's.

Eu tenho a versão não ajustável dessa máquina (em duas versões da Personna), mas ainda não as experimentei...
No fundo, o design é parecido e baseado nas mesmas linhas - mas com a diferença de não ser ajustável. A PAL é uma marca detida pela personna, daí que partilhassem o mesmo design.

Fotos tal como as encontrei, falta limpar e polir:

De notar que quer no caso das ajustáveis, quer nestas, apenas a carapaça superior é de metal (não sei se é aço inox ou outro). A parte de baixo é em plástico, e a cabeça que suporta a máquina é de metal também.

De resto, as duas que tenho sujeitam bem a lâmina e não têm problemas de funcionamento. Mas a última está em melhor estado geral, e tem a cabeça com o mecanismo que sujeita a lâmina bem mais suave.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline pgp

• Numa nice c/ Old Spice
« Reply #2 on: August 02, 2012, 03:28:40 pm »
0
Obrigado pelas fotos! Já as tinha visto na altura da aquisição.

A julgar pelo que dura cada lâmina da injector, achas que lá para o final do mês tens alguma destas testada?  ;D

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #3 on: August 02, 2012, 03:57:00 pm »
0
Obrigado pelas fotos! Já as tinha visto na altura da aquisição.

A julgar pelo que dura cada lâmina da injector, achas que lá para o final do mês tens alguma destas testada?  ;D

Pois... Estou a ver que SE's, em termos de duração, dão uma goleada às DE's :o
A GEM durou ~15 dias e estou a ver a lâmina Schick injector a ir pelo mesmo caminho!

Offline pgp

• Numa nice c/ Old Spice
« Reply #4 on: August 02, 2012, 04:02:14 pm »
0
Pois... Estou a ver que SE's, em termos de duração, dão uma goleada às DE's :o
A GEM durou ~15 dias e estou a ver a lâmina Schick injector a ir pelo mesmo caminho!

A não ser que uses a técnica do shm... Ora, se uma Derby dura 100 escanhoados e se cortar a barba 6 vezes por semana, temos uma lâminas a cada 4 meses  ;)

Imagina a técnica dele nas SE's... era uma lâmina por ano!  :D :D

Offline ruimiguelcunha

• Merkur-o-cromo
  • E pluribus unum!!!
  • Respect: +39
« Reply #5 on: August 02, 2012, 11:45:36 pm »
0
Olá...
Eu tenho uma "PAL Adjustable" e acho-a fantástica!!!
É sem margem para duvidas um dos meus objectos de culto barbístico... Tenho algumas imagens no escanhoado do dia!!!
Como ainda não cheguei a perceber qual o nível que mais desbrava o pelo, se L ou o H... Uso-a no meio termo!!! E tem um excelente desempenho...
Fiquem bem...
Fotografia Documental e Jornalismo
www.ruimiguelcunha.com

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #6 on: August 02, 2012, 11:57:34 pm »
0
Rui:

L será de "Low" e H de "High"? Sendo mais agressiva no "High", talvez? É uma hipótese, posso estar errado...

Offline ruimiguelcunha

• Merkur-o-cromo
  • E pluribus unum!!!
  • Respect: +39
« Reply #7 on: August 03, 2012, 12:36:58 am »
0
Rui:

L será de "Low" e H de "High"? Sendo mais agressiva no "High", talvez? É uma hipótese, posso estar errado...

Pois... Eu sei disso amigo Emanuel!!!
O problema é que já testei os dois e não destingo o mais agressivo... Alias, até já li o contrario do que escreveste!!!
Fica bem...
Fotografia Documental e Jornalismo
www.ruimiguelcunha.com

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #8 on: August 03, 2012, 12:44:35 am »
0
Rui:

Pois... Eu sei disso amigo Emanuel!!!
O problema é que já testei os dois e não destingo o mais agressivo... Alias, até já li o contrario do que escreveste!!!
Fica bem...

Bom, se não dá para distinguir o ajuste, concluo que estou bem servido com as minhas não-ajustáveis... ;D

Offline pgp

• Numa nice c/ Old Spice
« Reply #9 on: August 03, 2012, 09:14:42 am »
0
Olá...
É sem margem para duvidas um dos meus objectos de culto barbístico... Tenho algumas imagens no escanhoado do dia!!!
Como ainda não cheguei a perceber qual o nível que mais desbrava o pelo, se L ou o H... Uso-a no meio termo!!! E tem um excelente desempenho...
Fiquem bem...

Rui, também sentes o mesmo que o pessoal que usa a GEM e pensa que está a fazer batota?  ;D Há quem diga que a máquina desliza e no contrapelo nem sentes a cortar!

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #10 on: August 03, 2012, 09:40:50 am »
0
Eu sinto isso com a minha injector.

Se houvesse maior disponibilidade deste tipo de lâminas, não hesitaria em recomendar uma injector a qualquer iniciado nestas artes. É que além de serem suaves e eficazes, têm uma ergonomia, peso, etc., muito semelhante ás multilâminas, o que as tornaria excelentes máquinas de aprendizagem.

Offline Ricardo Rocha

• Dia de Derby
  • Respect: +2
    • Email
« Reply #11 on: August 03, 2012, 12:26:40 pm »
0
Olá...
Fiquem bem...

Rui, também sentes o mesmo que o pessoal que usa a GEM e pensa que está a fazer batota?  ;D Há quem diga que a máquina desliza e no contrapelo nem sentes a cortar!

Que verdade tão grande. Desde que tenho a GEM, é a que mais uso. A Merkur 34G passou de papel principal para um mero assistente em dias em que me lembro dela. Só a usei mais enquanto esperava pelas GEM Stainless que o caro Emanuel me enviou!

Já agora, Emanuel: já experimentaste as lâminas? Acho-as fantásticas, mas muito agressivas (um pouco diferentes das que tinha aqui, que embora fossem da mesma marca eram mais antigas). Para mim resultam muito bem se antes do primeiro escanhoado forem passadas num pedaço de ganga.

Offline pgp

• Numa nice c/ Old Spice
« Reply #12 on: August 03, 2012, 12:37:58 pm »
0
Já agora, Emanuel: já experimentaste as lâminas? Acho-as fantásticas, mas muito agressivas (um pouco diferentes das que tinha aqui, que embora fossem da mesma marca eram mais antigas). Para mim resultam muito bem se antes do primeiro escanhoado forem passadas num pedaço de ganga.

Passar as lâminas numa rolha (o tal corking) já tinha lido, mas em ganga é novidade! Ou referes-te a usar a ganga tipo assentador?

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #13 on: August 03, 2012, 01:22:10 pm »
0
Olá...
Fiquem bem...

Que verdade tão grande. Desde que tenho a GEM, é a que mais uso. A Merkur 34G passou de papel principal para um mero assistente em dias em que me lembro dela. Só a usei mais enquanto esperava pelas GEM Stainless que o caro Emanuel me enviou!

Experimentei as que me enviaram, mas que são iguais em tudo.
O primeiro barbear é algo agressivo. No segundo, a coisa melhorou bastante, muito mais suaves, e depois foram 15 dias sempre a andar sobre rodas!

Passar as lâminas numa rolha (o tal corking) já tinha lido, mas em ganga é novidade! Ou referes-te a usar a ganga tipo assentador?

Penso que o efeito, no fundo, é o mesmo, "assentar" o fio - assim como o conhecido "hand stropping". Diferentes maneiras de atingir o mesmo objectivo! A rolha provavelmente é o mais prático. :)

Offline Ricardo Rocha

• Dia de Derby
  • Respect: +2
    • Email
« Reply #14 on: August 03, 2012, 09:25:20 pm »
0

Tal como o Oversaturn já explicou, o efeito é o mesmo do corking, e para mim é mais prático uma vez que é questão de passar a lâmina nas calças que visto, umas poucas vezes, fazendo bastante diferença. :)

Quanto à quantidade de uso que estas lâminas SE aguentam, comparativamente às DE...meu Deus, que diferença. De facto nota-se que mantém um barbear apurado e francamente suave durante bastante mais tempo. Eu costumo usar as minhas durante uns 10 dias apenas para não chegar ao ponto de ter um escanhoado menos agradável, mas de acordo com a tua experiência acho que vou "puxar" um pouco mais a corda e ver até onde aguentam. O único senão é não poder fazer um XTG na zona do pescoço devido à configuração da cabeça da GEM, mas com um WTG + ATG nessa zona - e devido à qualidade do escanhoado - o XTG não me faz, de facto, falta alguma.
« Last Edit: August 03, 2012, 09:29:37 pm by Ricardo Rocha »

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal