Aqui vai, então

Uma passagem rápida pelo "sítio do costume", e eis o resultado

Uma Gillette Made in England. Por €2. Ainda não percebi se é uma Rocket ou uma Parat. No interior diz Brit.Pat. 694043, e a terminação tem o mesmo diâmetro que o resto do cabo (o que me leva a pensar que seja uma
Parat), mas o peso de 64g e a ausência de II no fundo da cabeça leva-me a pensar que seja também uma
Rocket. Também não percebi bem a diferença entre as duas

a não ser o facto da Parat ser mais tardia e para o mercado alemão. Mas estou inclinado a pensar que seja uma
40's style Brit. Rocket. Especialmente depois de ler
isto, mas ainda não cheguei a uma conclusão definitiva.
Encontrei também algo que ao princípio, pensei que se tratava de uma daquelas alemãs incógnitas sem marca. Mas o nível de acabamentos, estilo "mirror finish", a sensação robusta e o peso levaram a dar €5 por ela, ainda que relutantemente, pois não tinha percebido muito bem o que tinha comprado.
Chegado a casa, a surpresa: trata-se de uma
Merkur 41c
das antigas, ligeiramente diferente das
mais recentes (note-se o pormenor do cabo, ali no padrão, totalmente diferente

).

Na banca do vendedor de antiguidades, esta estava com uma lâmina Personna das antigas lá dentro. Com cuidado, retirei a lâmina à frente do homem e disse-lhe que não a queria. O tipo pegou nela e colocou-a noutra safety que lá tinha (um clone de Tech sem interesse) dizendo "há quem as prefira com as lâminas dentro"!
Ele há com cada doido...Ambas as máquinas, depois de lavadas e polidas, ficaram um mimo. Fotos amanhã

Depois numa outra banca, três navalhas: uma Dorko toda escavacada com um cabo de uma outra marca qualquer

; uma Weyersberg Corneta toda gasta com o cabo de uma Filarmónica

e isto (que, pasme-se, até parece estar bem emparelhado

):
Uma Joseph Rodgers & Sons., 6/8'', com cabo e caixa originais, com a lâmina com alguns pontos de ferrugem, mas parece-me recuperável. Parece-me ser uma "quarter hollow" (praí...

). O preço depois de regateada, ficou estupidamente barato

A lâmina apesar de ser apenas uma 6/8, tem um aspecto maciço, pesado e imponente

Pode ser que, com um pouco de trabalho, estes pontos de ferrugem fiquem menos perceptíveis

Provavelmente vou tentar polir com pasta e limpa-metais. Talvez a venda lá mais para a frente