Como já referi no tópico de aquisições recebi hoje o meu pincel da Lijun Shaving com cabo em corno e como no fim-de-semana não vou estar cá aqui ficam as minhas primeiras impressões acerca dele.
O pincel foi comprado no eBay nesta loja
http://stores.ebay.ie/classicshop2012?_trksid=p4340.l2563 e custou-me sensivelmente 47€ já com os portes e as taxas de conversão do Paypal incluídas. O pincel foi comprado no dia 31 de Agosto, enviado no dia seguinte por correio registado e chegou cá hoje dia 14 de Setembro sem paragens na alfândega.
Vinha dentro de uma caixa de cartão suficientemente rígido para o proteger, a qual por sua vez vinha embrulhada em papel branco com o endereço colada na mesma e um valor declarado de 8$.

Como podem ver dentro da caixa para além do pincel vinha ainda um suporte (francamente feio, mas a cavalo dado…), um cartão com a descrição do material e uma saqueta de sílica.
Segundo a descrição do vendedor o pincel teria uma altura total de 106mm, uma altura de pelo de 56mm e um nó de 23mm. Se as medidas referentes ao diâmetro do nó e à altura do cabo estão corretas, já em relação à altura do pelo deve ter falhado ali alguma coisa já que pelas minhas contas o pincel tem uma altura de pelo de 59mm e não de 56, mas enfim o homem lá deve achar que mais 3mm ou menos 3 a coisa vai dar ao mesmo.

O cabo na minha opinião é muito bonito e está muito bem acabado. Tenho cá mais dois pincéis com cabos em corno e para mim este é o mais bonito dos três. Peço desculpa pela qualidade das fotografias que na minha opinião não lhe fazem justiça, mas foi o que se pôde arranjar.

A base do cabo apresenta uns círculos, que suponho de devam à natureza do material com que o mesmo é feito. No entanto notem que apesar destes círculos a base do cabo está perfeitamente polida e os círculos ao vivo não são tão nítidos como na fotografia.

A densidade do nó é o que eu chamaria de média-alta. Não se pode dizer que o pincel tenha falta de pelo, e diria que nesse aspecto e só nesse o pincel é perfeitamente comparável com o meu Shavemac em Silvertip.

Em relação às restantes características para não tornar o texto muito longo vou tentar dividir o assunto em três partes.
- Qualidade do pelo: Neste momento para além deste tenho cá mais quatro pincéis em Silvertip 3 bandas, 2 Shavemac, 1 New Forest e 1 Semogue e este em termos de suavidade de pontas é de longe o pior deles. Não me interpretem mal, não acho o pelo desagradável na cara, não me incomoda a fazer a espuma em movimentos circulares como o meu Semogue 2010 que é um pincel cujo pelo pica e pessoalmente não consigo achar agradável, simplesmente estou longe de achar o pelo suave, arriscaria-me mesmo a dizer que o acho um pouco áspero na cara. Já tive um Lijun em duas bandas e daquilo que me lembro o pelo era mais suave do que este.
- Qualidade de construção do nó: Antes de o usar lavei-o com shampoo e fiz umas espumas na mão para lhe tirar o cheiro e o pincel perdeu-me bastante mais de 20 pelos. De seguida e apesar de hoje não ter feito a barba experimentei fazer a espuma na cara com um sabão e um creme e o pincel deve ter perdido uma média de três pelos de cada vez. Apesar de isto não indicar necessariamente um problema, também não se pode dizer que seja algo a que esteja habituado e espero que melhore com o tempo.
- Capacidade de fazer espuma e sensação na cara: Como já devem ter percebido este é um pincel com uma altura de pelo bastante grande e com um pelo bastante fino, o que faz com que apesar da sua densidade relativamente grande o mesmo abra muito na cara.
Pessoalmente prefiro pincéis com um “bloom” mais moderado, não gosto de pincéis que fiquem todos espalmados na cara e no caso deste basta fazer um pouco de pressão que o pelo abrange-me a bochecha toda, e eu não tenho propriamente uma cara pequena.
É óbvio que é possível contornar este problema trabalhando o sabão/creme mais com as pontas do pincel ou então segurando o pincel pela base do nó com a base encostada à palma da mão, em vez de o segurar pelo cabo, mas pessoalmente prefiro pincéis mais pequenos e para mim uma altura de pelo de 59mm é um perfeito exagero.
Quanto ao resto o pincel ao ter um pelo bastante flexível produz espuma sem grandes dificuldades e tem a vantagem de ter espaço para guardar toda a espuma que eventualmente possam necessitar. Também não me pareceu ter tendência para a engolir.
Uma fotografia do pincel já depois de ter ido a banhos ao lado de um Shavemac também em Silvertip com as medidas de 25/55. Ambos os pincéis estavam molhados.

Em jeito de resumo se por um lado acho o cabo muito bonito, por outro não se pode dizer que este tipo de nó seja muito do meu agrado. Pretendo continuar a usá-lo durante os próximos tempos para tomar uma decisão, mas o mais provável é que lhe tire o nó fora e o substitua por outro mais do meu agrado. No entanto notem que tudo o que está escrito aqui é apenas e só a minha opinião pessoal, que é baseada naquilo de que eu gosto, e não naquilo que os outros gostam.
Com todo o respeito deste mundo, mas se pretenderem uma opinião mais concreta percam o amor a 47€, encomendem-lhe um e descubram por vocês próprios.