Author Topic: Pouco deslize ou deslize aos saltinhos  (Read 19026 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #90 on: September 24, 2012, 07:03:53 pm »
0
Continuo a desconfiar que há algo de errado com a tua espuma. 10s num sabão e siga?!?!
Ou a espuma está cheia de bolhas de ar, tipo claras em castelo (e aí não me admira que não haja deslize) ou então não sei.

Provavelmente terá saltado os meus mais recentes comentários.
Vou citar-me a mim mesmo:

Hoje de manhã fiz a barba em 20 minutos à mesma com o La Toja mas desta vez estive a dar voltas com o pincel durante cerca de 50 segundos.
Excelente espuma, muito maior quantidade do que a que normalmente faço nos tais 10 segundos. Tive que adicionar água que nunca mais acabava.
Acho que 50 segundos é completamente overkill mas começo a pensar se os 10 segundos não serão também underkill.
A espuma de hoje pareceu-me proporcionar maior conforto do que a habitual que vinha fazendo até aqui mas não melhorou nada em relação ao deslize.

50 segundos e mesmo assim nada. [...]



Pois foi exactamente esse ponto que me chamou a atenção. O La Toja pede água mas não tanto...

Tenta fazer uma espuma mais estilo "maionese", e evita as espumas arejadas/aguadas estilo claras em castelo. Uma espuma demasiado arejada/aguada terá certamente pouco deslize.

Fazer espuma de um sabão não é propriamente o mesmo que fazer espuma de um creme. Eu quando voltei a usar pincel, usei cremes durante um bom pedaço, e só depois comecei a usar sabões. E existem diferenças. Ainda por cima, tentaste começar com um stick - certamente não é o formato mais adequado quando se faz a espuma na tigela.

Tenho acompanhado este tópico e para alem de tudo o que foi dito a mim surge-me uma questão para alem das que já foram colocadas, eu não utilizo DE mas no caso das navalha se estas não forem colocadas num bom angulo não cortam ou cortam o que não devem e por vezes tambem saltam.

Dado que o problema não é da lamina, aparentemente acontece com varios sabões e quantidades de agua, não será da forma com a DE esta a ser utilizada?
Nunca li observações parecidas sobre essa máquina, mas como é a versão Grande (se bem me recordo...) já não posso dizer com toda a certeza. Talvez fosse uma ideia praticar os movimentos em frente ao espelho com essa e a WS, para tentares perceber se há diferenças no agarre, ângulo de ataque, etc.?

Também pode ser isso. Especialmente quando dizes que o cabeçal da máquina não desliza, etc.
A Wilki e a Mühle são máquinas diferentes, sim, com ângulos diferentes.


Mas não te esqueças: isto é apenas um passatempo cujo principal objectivo é obter prazer de uma tarefa obrigatória diária, não é uma questão de vida ou morte.
Deves optar pela solução que te proporcionar mais conforto. Se não conseguires fazer do acto de barbear um grande prazer, ao menos não o tornes num sofrimento.


Não podia concordar mais. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #91 on: September 25, 2012, 12:02:09 am »
0
Sinceramente acho que não tem a ver com a técnica (ângulo de corte, etc).
Acho que ou é da água ou da técnica de espumar o stick.
Vou ver se faço a barba com o Via men para tirar a dúvida.
E voltar às multi lâminas? Só se estivesse doido.
Hoje em dia posso fazer a barba todos os dias sem problema, mesmo com lâminas agressivas.
Antigamente era forçado a fazer de 3-3 ou de 2-2 e estava sempre a ouvir do patrão (e em casa a patroa ;D).
Mesmo aos saltinhos, o clássico veio pra ficar ;)
Cumps

EDIT: Já está. Valente razor burn que estas Super Iridium me dão. Espero não vir a apanhar uma desilusão tão grande quando experimentar pela primeira vez as Feather e as Astra SP...
Mesmo assim isto com o Via men correu muito melhor. Excelente deslize exceptuando por cima e por baixo da linha do maxilar da face esquerda.
Acho que se pode dizer que tem seguramente a ver com 2 factores:
- técnica de criar espuma
- absorção da água
Tenho que aprender a espumar. Isto com o creme correu melhor porque já sei espumar bem com este creme.
Quanto à absorção da água (para a pele) não sei o que posso fazer. Eu já molho a face em cada passagem...
« Last Edit: September 25, 2012, 12:56:11 am by john3voltas »
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #92 on: September 25, 2012, 10:35:15 am »
0
 Excelente deslize exceptuando por cima e por baixo da linha do maxilar da face esquerda.
Acho que se pode dizer que tem seguramente a ver com 2 factores:
- técnica de criar espuma
- absorção da água
Tenho que aprender a espumar. Isto com o creme correu melhor porque já sei espumar bem com este creme.
Quanto à absorção da água (para a pele) não sei o que posso fazer. Eu já molho a face em cada passagem...
[/quote]

Reparei que tal como tinha já referido no inicio o deslize é pior do lado esquerdo, eu diria que a espuma não é diferente de um lado para o outro da cara, mas a mão fica com um angulo diferente e todos temos mais habilidade de um lado do que do outro. Peço desculpa pela insistencia mas tudo me faz achar que o angulo de ataque não deve estar a ser equivalente dos dois lados da cara.

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #93 on: September 25, 2012, 07:44:38 pm »
0
Peço desculpa pela insistencia mas tudo me faz achar que o angulo de ataque não deve estar a ser equivalente dos dois lados da cara.

Não tem nada que pedir desculpa ;).
É um facto que posso estar a usar um ângulo ligeiramente diferente na face esquerda, mas já "brinquei" com o ângulo na face direita e não me aconteceu dificuldade nenhuma no deslizar.
Tenho uma teoria diferente: começo sempre a cortar na face direita e só depois passo para a face esquerda. Penso que o tempo que levo na face direita até avançar para a face esquerda pode levar a que a humidade entre a face e a espuma baixe consideravelmente.
Hoje vou fazer ao contrário, barbear primeiro a face esquerda e depois a direita ;).
Cumps.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #94 on: September 25, 2012, 10:11:05 pm »
0
Peço desculpa pela insistencia mas tudo me faz achar que o angulo de ataque não deve estar a ser equivalente dos dois lados da cara.

Não tem nada que pedir desculpa ;).
É um facto que posso estar a usar um ângulo ligeiramente diferente na face esquerda, mas já "brinquei" com o ângulo na face direita e não me aconteceu dificuldade nenhuma no deslizar.
Tenho uma teoria diferente: começo sempre a cortar na face direita e só depois passo para a face esquerda. Penso que o tempo que levo na face direita até avançar para a face esquerda pode levar a que a humidade entre a face e a espuma baixe consideravelmente.
Hoje vou fazer ao contrário, barbear primeiro a face esquerda e depois a direita ;).
Cumps.

Pode ser isso. Enquanto fazes uma face, a espuma seca na outra.

Pode ser devido a um de dois problemas (que até são algo contraditórios entre si):

 - água a mais e sabão a menos (espuma arejada/aguada; não há suficiente sabão para reter as moléculas de água na espuma e esta seca facilmente);
 - água a menos e sabão a mais - a espuma fica pastosa, mais seca, e sem deslize suficiente, e sem água, seca depressa também.

Dado o modus operandi que descreves, inclino-me para a primeira hipótese...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #95 on: September 25, 2012, 10:13:30 pm »
0
Já está! Vou precisar de uma semana a fazer a barba com as Derby para sarar a cara dos maus-tratos infligidos por esta Super Iridium que acabou agora mesmo de ir para o lixo.
Primeiro lavei a cara com o sabonete de glicerina e passei-a bem por água.
Depois fui buscar uma tigela maior que a que tenho usado, enchi-a de água quente e pus lá dentro a máquina e o pincel.
Passados 2 minutos, tirei a máquina de dentro da tigela e pus lá dentro o La Toja durante uns 20s. Depois tirei a água da tigela, escorri o pincel e devo ter estado um minuto a dar voltas ao stick dentro da tigela com o pincel.
Depois tirei o stick da tigela e fui mexendo e adicionando água aos poucos.
Sim senhor! Muita e boa espuma! :)
Passei a cara por água e apliquei a espuma.
Comecei pela face esquerda e eis que para pouca surpresa minha me deparei com um deslizar bem mais fácil. Nada de perfeito mas muito mais fácil...até passar para a face direita :P.
Sim, na face direita foi ligeiramente menos fácil mas como nessa face a técnica está mais apurada, o resultado foi um barbear mais homogéneo.
Estou convicto que o segredo está na água e na capacidade de absorção da mesma pela pele.
Espero que o pré venha dar uma boa ajuda neste problema.
Também estou convencido que tenho muito para aprender no campo dos sticks e dos sabões. E dava jeito que a minha mão esquerda fosse menos "ceguinha".
No fim, um valente razor burn com indícios de erupção cutânea nas zonas mais afectadas. É exactamente o mesmo drama que tive com as BIC...
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #96 on: September 25, 2012, 10:31:26 pm »
0
  Caro John

Eu sou "básico" nesta arte, mas hoje já consigo fazer a barba a correr sem cortes nem irritações, não respeito certos procedimentos descritos, no meu caso, percebi que colocando mais creme no pincel, que a espuma ficava melhor, quando o pincel está a ficar seco, passo o mesmo por agua. Sobre o stick La Toja: molhar a cara, passar com o stick pela barba, passar o pincel humido pelo "produto" que está na cara e obtens uma boa espuma, no meu caso, foi a melhor espuma que obtive, superior a qualquer creme.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #97 on: September 25, 2012, 10:32:50 pm »
0
Ora ainda bem que estás a resolver a coisa a pouco e pouco.
O colocar o sabão de molho pode ajudar. O sabão fica mais mole e permite fazer uma melhor espuma, pois é mais fácil carregar uma quantidade maior de sabão.

Se queres mesmo usar um sabão, recomendo que uses um sabão de "pastilha", em vez de um sabão em stick, são mais fáceis de usar para quem faz a espuma na tigela, pois é mais fácil carregar o pincel. Em alternativa, podes "ralar" o stick, ou então fazer a espuma na cara :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #98 on: September 26, 2012, 07:47:16 am »
0
Se queres mesmo usar um sabão, recomendo que uses um sabão de "pastilha", em vez de um sabão em stick, são mais fáceis de usar para quem faz a espuma na tigela, pois é mais fácil carregar o pincel.

Já estou a tratar disso com o mestre Gil ;).

Em alternativa, podes "ralar" o stick, ou então fazer a espuma na cara :D

Vou tratar disso no fim-de-semana.
Ainda não encontrei nenhum recipiente para colocar os 2 sticks depois de ralados.
Tens certeza que no fim não fica nada agarrado ao ralador?
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #99 on: September 26, 2012, 11:05:42 am »
0
John3 voltas, ainda bem que esta no caminho certo agora já só falta limar arestas, já não falta quase nada.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #100 on: September 26, 2012, 11:11:59 am »
0
John3 voltas, ainda bem que esta no caminho certo agora já só falta limar arestas, já não falta quase nada.

Avante!!! Que notícias promissoras! Dica: usa o stick ou o sabão diretamente no rosto molhado. Tira mais quantidade de produto e a espuma tem mais chances de sair boa.
« Last Edit: September 26, 2012, 12:29:43 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #101 on: September 26, 2012, 11:22:06 am »
0
Vou tratar disso no fim-de-semana.
Ainda não encontrei nenhum recipiente para colocar os 2 sticks depois de ralados.
Tens certeza que no fim não fica nada agarrado ao ralador?

Ainda à dois dias ralei um La Toja para dentro de uma lata grundtal do Ikea. Se fica no ralador sabão? Fica, mas o maior tira-se e aproveita-se facilmente, o restante lava-se bem. O ralador não ficou com cheiro a nada e pouco depois estava a ralar cenoura.
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #102 on: September 26, 2012, 12:10:35 pm »
0
@Rui e jltgonca,
Obrigado pelas palavras de incentivo ;)

Se fica no ralador sabão? Fica, mas o maior tira-se e aproveita-se facilmente, o restante lava-se bem.

Com essa parte não me preocupo muito.

O ralador não ficou com cheiro a nada e pouco depois estava a ralar cenoura.

Isto é o que me preocupa.
Nem sei se o stick contém químicos mas também há coisas naturais que podem ser nocivas para o nosso organismo. E eu tenho uma bebé em casa. ;)
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #103 on: September 26, 2012, 12:28:27 pm »
0
@Rui e jltgonca,
Obrigado pelas palavras de incentivo ;)

De minha parte, podes contar sempre! Qualquer dúvida ao que te escrevo, "dá um grito"!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #104 on: September 26, 2012, 01:18:29 pm »
0
@Rui e jltgonca,
Obrigado pelas palavras de incentivo ;)

De minha parte, podes contar sempre! Qualquer dúvida ao que te escrevo, "dá um grito"!

Agora reparei...o confrade parece mais sério na sua foto... ;D
Hay que barbear cada dia mas!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal