Author Topic: Pouco deslize ou deslize aos saltinhos  (Read 26274 times)

Offline Mengao

• Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
Re:Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #75 on: September 23, 2012, 02:49:44 am »
0
John3voltas,

Curiosamente anteontem aconteceu-me exatamente o mesmo que descreves com o Maca Root da Body Shop.

Normalmente lavo a cara antes de barbear com sabonete de glicerina. Desta vez mal a molhei e a máquina andou aos arranques na cara. A espuma estava boa, e o problema foi mesmo o pré!

Tenho problemas de deslize com o maca root tambem! gosto muito do aroma mas a lamina não desliza nada nada na cara.

Hoje de manhã fiz a barba em 20 minutos à mesma com o La Toja mas desta vez estive a dar voltas com o pincel durante cerca de 50 segundos.
Excelente espuma, muito maior quantidade do que a que normalmente faço nos tais 10 segundos. Tive que adicionar água que nunca mais acabava.
Acho que 50 segundos é completamente overkill mas começo a pensar se os 10 segundos não serão também underkill.
A espuma de hoje pareceu-me proporcionar maior conforto do que a habitual que vinha fazendo até aqui mas não melhorou nada em relação ao deslize.
Pelo que me apercebo, o deslize só melhora quando aplico água na cara.
Se estiver a dar problemas, removo a espuma, passo a cara por água, aplico espumo e aí o deslize melhora bastante.
Será que o La Toja "come" a água que aplico entre passagens muito depressa?
Amanhã vou usar o Via men para tirar as dúvidas.

Ora aí está!!
Claro que tens que adicionar mais água. Mas o problema é que se tens lá pouco sabão (dos tais 10s, que acho completamente insuficiente), qualquer gota de água a mais estraga logo a espuma. Fica mais difícil acertar com a quantidade de água.

Com maior quantidade de sabão, fica mais fácil acertar com a quantidade de água, pois a mistura fica mais permissiva a variações - há mais sabão para reter a água.

Daí que por vezes se diga que "sabão nunca é demais", pois é mais fácil acertar assim. 50s poderá ser overkill, mas quando tiveres mais familiarizado com a técnica, poderás acertar isso. Usa sempre esse valor até acertares - fixa essa variável e vai variando o resto.

Concordo muito com isso, e melhorei meu escanhoado quando comecei a utilizar este  conselho!!
sabao de mais nunca é problema!
« Last Edit: September 23, 2012, 02:56:36 am by Mengao »
life's too short to shave with poor shaving soap

Offline john3voltas

• Vigorosamente Floïd
  • Respect: 0
« Reply #76 on: September 23, 2012, 01:01:10 pm »
0
Como previsto, hoje larguei o stick e fui buscar o creme Lavanda.
Ao mesmo tempo, a lâmina Derby estava "no fim" e resolvi abrir uma Super Iridium que recebi do mestre Gil num sampler pack.
Recordo que ontem limpei a R89 ao ponto de ficar toda ela a brilhar.
Pensei que tivesse resolvido o problema mas não.
Ou não sei fazer espuma (nem com sticks nem com cremes) ou é da água ou é de falta de pré. Amanhã vou usar umas gotas de Total Shaving Solution como pré para ver se resolve.
Se for da água que posso eu fazer?
Cumps.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #77 on: September 23, 2012, 01:05:53 pm »
0
Como previsto, hoje larguei o stick e fui buscar o creme Lavanda.
Ao mesmo tempo, a lâmina Derby estava "no fim" e resolvi abrir uma Super Iridium que recebi do mestre Gil num sampler pack.
Recordo que ontem limpei a R89 ao ponto de ficar toda ela a brilhar.
Pensei que tivesse resolvido o problema mas não.
Ou não sei fazer espuma (nem com sticks nem com cremes) ou é da água ou é de falta de pré. Amanhã vou usar umas gotas de Total Shaving Solution como pré para ver se resolve.
Se for da água que posso eu fazer?
Cumps.

Podes usar água mineral em garrafa. Escolha alguma pouco calcária. Duvido que vá errar com o Lavanda.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline lamina

• Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #78 on: September 23, 2012, 01:09:03 pm »
0
Se for da água é fácil de ver: mudar nos próximos escanhoados para uma água de mesa, dessas baratas e ver como resulta tudo. A ser disso haverá duas soluções:

--> instalar um filtro de calcário na tubagem que vem do exterior (Ui...€€€... :P)
--> continuar com a água de nascente e nos dias de festa há mais uma variável: "hoje vai uma Evian, uma Vichy ou uma San Pellegrini...(como será com umas Pedras!!?  :D :D)

Offline Renato Ferreira

• Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • Respect: +4
« Reply #79 on: September 23, 2012, 01:29:33 pm »
0
Se for da água é fácil de ver: mudar nos próximos escanhoados para uma água de mesa, dessas baratas e ver como resulta tudo. A ser disso haverá duas soluções:

--> instalar um filtro de calcário na tubagem que vem do exterior (Ui...€€€... :P)
--> continuar com a água de nascente e nos dias de festa há mais uma variável: "hoje vai uma Evian, uma Vichy ou uma San Pellegrini...(como será com umas Pedras!!?  :D :D)

Ou uma Perrier como preferia sempre o nosso caríssimo M.Poirot... :P
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Caramelo

• Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #80 on: September 23, 2012, 05:19:01 pm »
0
  Um bom anti-calcario é o vinagre, aliás a Merkur aconselha o uso do mesmo.

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #81 on: September 23, 2012, 08:25:25 pm »
0
Continuo a desconfiar que há algo de errado com a tua espuma. 10s num sabão e siga?!?!
Ou a espuma está cheia de bolhas de ar, tipo claras em castelo (e aí não me admira que não haja deslize) ou então não sei.

Já te pedi há um tempo atrás, e volto à carga: consegues colocar uma foto da espuma que fazes?
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline john3voltas

• Vigorosamente Floïd
  • Respect: 0
« Reply #82 on: September 23, 2012, 08:42:42 pm »
0
Continuo a desconfiar que há algo de errado com a tua espuma. 10s num sabão e siga?!?!
Ou a espuma está cheia de bolhas de ar, tipo claras em castelo (e aí não me admira que não haja deslize) ou então não sei.

Provavelmente terá saltado os meus mais recentes comentários.
Vou citar-me a mim mesmo:

Hoje de manhã fiz a barba em 20 minutos à mesma com o La Toja mas desta vez estive a dar voltas com o pincel durante cerca de 50 segundos.
Excelente espuma, muito maior quantidade do que a que normalmente faço nos tais 10 segundos. Tive que adicionar água que nunca mais acabava.
Acho que 50 segundos é completamente overkill mas começo a pensar se os 10 segundos não serão também underkill.
A espuma de hoje pareceu-me proporcionar maior conforto do que a habitual que vinha fazendo até aqui mas não melhorou nada em relação ao deslize.

50 segundos e mesmo assim nada.

Já te pedi há um tempo atrás, e volto à carga: consegues colocar uma foto da espuma que fazes?

Se a câmara do meu telemóvel tirasse fotos de jeito...
Vou tentar mas não prometo que se consiga ver alguma coisa em condições.
Cumps.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline splendini

• Faz 444 passagens
« Reply #83 on: September 24, 2012, 10:55:45 am »
0
Está difícil encontrar uma solução.
Ao que parece, com a Mach3 e o creme Palmolive não havia problema.
Joga com isso. São duas variáveis importantes que não deves excluir da equação: máquina e creme.
Se não queres voltar à Mach3, dá então nova oportunidade ao Palmolive, que é um bom creme.
Se também não acontecia com a Wilkinson Classic (máquina que nunca experimentei), então estamos já perante duas máquinas que funcionam e uma que não funciona. Se calhar deverias pensar melhor nisso. A Muhle poderá não ser para ti...
Se não queres afrontar a harmonia consensualista do fórum e cometer a heresia de experimentar uma Merkur (a 1904 de pente fechado é uma opção equilibrada, que aconselho, pois é uma máquina espectacular para iniciantes, aliando a excelente cabeça da 34c com um cabo leve), tenta ao menos uma Gillette Sensor Excel, que é coisa intermédia entre as tradicionais e as modernas. Usei-a durante anos a fio sem a mais pequena razão de queixa. Ainda está guardada, por razões nostálgicas, e uso-a quando calha.
Espero ajudar com estas sugestões.
Mas não te esqueças: isto é apenas um passatempo cujo principal objectivo é obter prazer de uma tarefa obrigatória diária, não é uma questão de vida ou morte.
Deves optar pela solução que te proporcionar mais conforto. Se não conseguires fazer do acto de barbear um grande prazer, ao menos não o tornes num sofrimento.
Em último recurso, vai buscar a tua Mach3 e sê feliz.

Offline classic-shaver

• Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
« Reply #84 on: September 24, 2012, 10:57:36 am »
0
Está difícil encontrar uma solução.
Ao que parece, com a Mach3 e o creme Palmolive não havia problema.
Joga com isso. São duas variáveis importantes que não deves excluir da equação: máquina e creme.
Se não queres voltar à Mach3, dá então nova oportunidade ao Palmolive, que é um bom creme.
Se também não acontecia com a Wilkinson Classic (máquina que nunca experimentei), então estamos já perante duas máquinas que funcionam e uma que não funciona. Se calhar deverias pensar melhor nisso. A Muhle poderá não ser para ti...
Se não queres afrontar a harmonia consensualista do fórum e cometer a heresia de experimentar uma Merkur (a 1904 de pente fechado é uma opção equilibrada, que aconselho, pois é uma máquina espectacular para iniciantes, aliando a excelente cabeça da 34c com um cabo leve), tenta ao menos uma Gillette Sensor Excel, que é coisa intermédia entre as tradicionais e as modernas. Usei-a durante anos a fio sem a mais pequena razão de queixa. Ainda está guardada, por razões nostálgicas, e uso-a quando calha.
Espero ajudar com estas sugestões.
Mas não te esqueças: isto é apenas um passatempo cujo principal objectivo é obter prazer de uma tarefa obrigatória diária, não é uma questão de vida ou morte.
Deves optar pela solução que te proporcionar mais conforto. Se não conseguires fazer do acto de barbear um grande prazer, ao menos não o tornes num sofrimento.
Em último recurso, vai buscar a tua Mach3 e sê feliz.

:)
+1
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Renato Ferreira

• Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
« Reply #85 on: September 24, 2012, 12:55:48 pm »
0
Ou ainda mais clássico, uma Gillete GII Plus. Eu uso-a em rotação com a Tech. Conjugo Clássico + NeoClássico. Não tenho problema nenhum em dizê-lo. Espumas de lata é que abandonei de vez.

;)

Hay que barbear cada dia mas!

Offline lamina

• Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Pouco deslize ou deslize aos saltinhos
« Reply #86 on: September 24, 2012, 01:31:09 pm »
0

A GII é grande máquina e está a ter um comeback por estes dias.

Offline FatSlim

• Devoto de São Martin de Candre
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
« Reply #87 on: September 24, 2012, 02:59:37 pm »
0
Tenho seguido este tópico e apenas tenho a dizer que concordo com o oversaturn. Acho que o problema está na espuma. Também gostava de ver uma fotos de como fica a espuma. Recomendação só tenho uma, se não consegues fazer espuma de jeito na cara, experimenta fazê-la na mão até aprenderes como obter a consistência correta (espuma opaca, brilhante e fofa/elástica). Acho que é o método mais correto para um iniciante pois permite calcular melhor o rácio água/creme(sabão).
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Rui

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
« Reply #88 on: September 24, 2012, 04:23:30 pm »
0
Tenho acompanhado este tópico e para alem de tudo o que foi dito a mim surge-me uma questão para alem das que já foram colocadas, eu não utilizo DE mas no caso das navalha se estas não forem colocadas num bom angulo não cortam ou cortam o que não devem e por vezes tambem saltam.

Dado que o problema não é da lamina, aparentemente acontece com varios sabões e quantidades de agua, não será da forma com a DE esta a ser utilizada?

Offline brg

• Astra-ólogo
  • Respect: +13
« Reply #89 on: September 24, 2012, 06:18:59 pm »
0
Nunca li observações parecidas sobre essa máquina, mas como é a versão Grande (se bem me recordo...) já não posso dizer com toda a certeza. Talvez fosse uma ideia praticar os movimentos em frente ao espelho com essa e a WS, para tentares perceber se há diferenças no agarre, ângulo de ataque, etc.?
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal