Poll

Preferem relógios de movimento manual ou de movimento automático?

Manual
10 (37%)
Automático
17 (63%)

Total Members Voted: 26

Author Topic: Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?  (Read 7542 times)

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« on: September 20, 2012, 02:31:11 am »
0
Ora bem caros confrades,

Já que nos foi concedido um espaço única e exclusivamente dedicado à relojoaria, impõe-se uma questão pertinente para um leigo na matéria como eu: quais os prós e os contras dos movimentos manuais relativamente aos automáticos?   ;)

O que dizem os entendidos? :D

Está aberta a discussão...  ;D

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #1 on: September 20, 2012, 08:17:40 am »
0
Bem, apesar de achar piada a movimentos manuais (dá sempre aquela "pinta" dar corda ao relógio) por comodidade prefiro os automáticos. Digo isto apenas teóricamente pois todos os relógios que possuo são de quartzo (infelizmente :'()

Quanto ao erro na medição do tempo, comparando ambos, não sei qual é mais preciso.
Hay que barbear cada dia mas!

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #2 on: September 20, 2012, 12:47:01 pm »
0
Bem eu não sou um entendido na matéria, mas a principal diferença é mesmo a forma de dar corda, de colocar tensão na mola para que essa energia seja depois libertada ao longo do tempo.

Como o Renato Ferreira disse o automático será mais cómodo pois com os nossos movimenots no dia-a-dia irá dar corda por meio do balanço que oscila, nos manuais temos que diariamente (de preferência á mesma hora, é bom para o mecanismo ter essa "rotina") dar corda.

Se for o único relógio ou mesmo dois, um automático é mais prático, pois a reserva de marcha irá dar para toda a noite e mais um pouco (aqui depende do relógio, mas em média diria que por volta de 30 e tal 40 horas até 48 horas) e não é preciso "preocupar" com dar corda.

Com vários relógios, eles irão parar se não tiverem corda, nos automáticos pode-se usar um aparelho que vai rodando ao longo do dia e assim carregando, há quem não goste e quem não goste. Também há automáticos que permitem dar corda manual, o meu único automático dá para fazer isso, e quando não o uso dou corda manual para o ter sempre a trabalhar.

Aqui depois impoê-se outra questão para outro tópico talvez  :D, deve-se ter sempre os relógios em funcionamento ou se se não os usar com frequência, deixar parar para não causar tanto desgaste?

Quanto a erro na medição do tempo, o sistema de corda, manual ou automático, penso que não irá ter influência, depende muito mais do movimento em si e até dos gestos e posições em que temos o relógio ao longo do dia.

A única coisa que poderá afectar, pensando agora sobre isso, será o seguinte: existe um "sweet spot" em termos de corda, em que a energia libertada é a mais constante e precisa, isto acontece entre as "posições" de completamente carregado e completamente descarregado (algumas horas antes de chegar ao fim a corda e algumas horas antes de estar completamente carregada), ora o automático será capaz de manter a corda sempre sem chegar perto do fim, contribuindo isso para que se mantenha sempre mais nesse tal ponto ideal.

No entanto, se dermos corda a um manual diariamente, este também irá ficar longe do fim de marcha e portanto também dentro desse "sweet spot".

Assim de repente é tudo hehehe :D

Por favor qualquer coisa que esteja errada estejam à vontade para corrigir, estou cá para aprender também!!
  ;)

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #3 on: September 20, 2012, 02:14:26 pm »
0
Bem, estou dividido.

Os meus Vostok e o meu Omega são de corda manual.
Os meus japoneses e um Cauny (Caunymatic) são automáticos.

Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re:Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #4 on: September 20, 2012, 08:30:29 pm »
0
Ora eu tenho um Zeno Airplane Diver e um Roamer Mustang Indianapolis automáticos, e um Hamilton Kahki Mechanical. Qual o melhor? Sei lá, eu gosto deles todos! O mais preciso? O meu Casio Waveceptor!!! E também gosto dele! :)
Orlando

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #5 on: September 23, 2012, 12:24:20 pm »
0
Gosto de relógios mecânicos de carga manual, são os mais puros representantes da tradição relojoeira. Como bem lembra a Cartier, dar corda em um relógio é um momento especial, um ritual de prazer, um contato íntimo com um precioso objeto, o qual dimensiona algo mais precioso ainda, o tempo. :D


LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #6 on: October 11, 2012, 09:44:10 pm »
0
Com o dinheiro que gasto em mudanças de pilhas e testes de estanquecidade, estou a equacionar um Seiko Kinetic ou um Solar. ;)http://www.youtube.com/watch?v=ksVqS0mJFBg

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #7 on: October 11, 2012, 10:36:42 pm »
0
Com o dinheiro que gasto em mudanças de pilhas e testes de estanquecidade, estou a equacionar um Seiko Kinetic ou um Solar. ;)http://www.youtube.com/watch?v=ksVqS0mJFBg

Esse ainda custa uma nota...

Estive tentado a comprar este Citizen Eco Drive, mas entretanto deixei-o escapar da orivesaria cá do burgo. O preço é bem em conta (cerca de 149€).

http://www.thecitizenshop.co.za/shop/citizen-watch-collection/mens-watch-collection/citizen-mens-dress-watches/citizen-aw0015-08e.html

Talvez porque ainda esteja indeciso em comprar antes um Citizen Diver automático dos novos (não consigo encontrar o modelo >:().

...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #8 on: October 11, 2012, 11:35:58 pm »
0


Esse Citizen está bem bonito, sim senhor!!

Quanto a manual ou automático dependerá do produto que procuro e para que circunstâncias especificas. Tanto um como outro pararão se não usados, logo têm caracteristicas muito próximas, IMHO.

Pessoalmente gosto do gesto de voltar "a pôr tudo a horas" quando os tiro da gaveta mas há quem me diga achar uma maçada acertar a data e a hora todas as vezes que os param 3 semanas. Para esse nicho existirão os quartz suponho  :D

Já agora e apenas um teaser:  acham que um automático carrega quando a "meia lua" roda para a direita ou para esquerda?  ;D :D

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #9 on: October 12, 2012, 12:36:56 am »
0


Esse Citizen está bem bonito, sim senhor!!

Quanto a manual ou automático dependerá do produto que procuro e para que circunstâncias especificas. Tanto um como outro pararão se não usados, logo têm caracteristicas muito próximas, IMHO.

Pessoalmente gosto do gesto de voltar "a pôr tudo a horas" quando os tiro da gaveta mas há quem me diga achar uma maçada acertar a data e a hora todas as vezes que os param 3 semanas. Para esse nicho existirão os quartz suponho  :D

Já agora e apenas um teaser:  acham que um automático carrega quando a "meia lua" roda para a direita ou para esquerda?  ;D :D

Esquerda. ;D

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #10 on: October 12, 2012, 08:18:32 am »
0
Já agora e apenas um teaser:  acham que um automático carrega quando a "meia lua" roda para a direita ou para esquerda?  ;D :D
Se for atual, tanto faz, pois são bidirecionais.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #11 on: October 12, 2012, 11:28:36 am »
0


É que às vezes regresso ao Seiko 5 e está parado e interrogo-me "para lhe dar corda" sem perder qualquer movimento qual a melhor direcção... :D 

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #12 on: October 12, 2012, 11:36:59 am »
0
É que às vezes regresso ao Seiko 5 e está parado e interrogo-me "para lhe dar corda" sem perder qualquer movimento qual a melhor direcção... :D 

Meus caros "Gurus" :), se me permitem a pergunta, eu ando para comprar uma coisa destas para o meu automático, mas não sei se é o melhor ou se encontro mais barato.

Alguém me pode dar um conselho?
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #13 on: October 13, 2012, 06:34:41 am »
0
É que às vezes regresso ao Seiko 5 e está parado e interrogo-me "para lhe dar corda" sem perder qualquer movimento qual a melhor direcção... :D 

Meus caros "Gurus" :), se me permitem a pergunta, eu ando para comprar uma coisa destas para o meu automático, mas não sei se é o melhor ou se encontro mais barato.

Alguém me pode dar um conselho?
Se há algum mais barato, não sei, mas o preço está bom.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Falemos de questões técnicas: Movimento manual ou automático?
« Reply #14 on: October 13, 2012, 01:57:18 pm »
0


...confidence.

NB: Watch not included
  ??? ???

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal