Author Topic: Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!  (Read 5947 times)

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« on: November 13, 2012, 12:59:06 pm »
0
Boas, ora tenho um pincel de viagem da L'Occitane que tem pêlo sintético e é rijo, mas rijo ;D

No entanto até que o consigo usar, mas... mas apenas numa situação: creme, de preferência o Kiss my Face (que espuma só de olharmos para ele ;D) e em tijela. Ora eu até prefiro espumar na cara, impossível com este pincel, a não ser que queira ficar sem pele!!!

Pensei em mudar o nó para um texugo, não tenho nenhum texugo e como pincel de viagem até conjuga bem, lembro-me de ver algures um tópico do, penso eu, Teiste, que mudou o nó precisamente no L'Occitane para um texugo do goldennib, mas não consigo encontrar o tópico.


Ora o pincel tem cerca de 18mm de nó e 45mm de altura, depois de ficar dentro do tubo (modo de viagem lol) fica a sobrar muito pouco com tampa, talvez mais uns 5 mm no máximo.

Os nós golden nib que encontrei que poderam ser usados seriam:
- silvertip badger knot 18x60
- silvertip grade A 18x58
- 18MM best badger 18x55
- finest best 18x62

Serão todos com altura demais, não sei que nó o Teiste usou.

E já agora que não seja algo que custe os "olhos da cara" ;D

O que aconselham?

Tmabém me lembrei obviamente da Semogue, será que poderiam vender um nó ou até mesmo eu enviar o pincel? Quem contactar, o Leon penso eu?

Obrigado!

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #1 on: November 13, 2012, 01:06:56 pm »
0
Boas, ora tenho um pincel de viagem da L'Occitane que tem pêlo sintético e é rijo, mas rijo ;D

No entanto até que o consigo usar, mas... mas apenas numa situação: creme, de preferência o Kiss my Face (que espuma só de olharmos para ele ;D) e em tijela. Ora eu até prefiro espumar na cara, impossível com este pincel, a não ser que queira ficar sem pele!!!

Pensei em mudar o nó para um texugo, não tenho nenhum texugo e como pincel de viagem até conjuga bem, lembro-me de ver algures um tópico do, penso eu, Teiste, que mudou o nó precisamente no L'Occitane para um texugo do goldennib, mas não consigo encontrar o tópico.


Ora o pincel tem cerca de 18mm de nó e 45mm de altura, depois de ficar dentro do tubo (modo de viagem lol) fica a sobrar muito pouco com tampa, talvez mais uns 5 mm no máximo.

Os nós golden nib que encontrei que poderam ser usados seriam:
- silvertip badger knot 18x60
- silvertip grade A 18x58
- 18MM best badger 18x55
- finest best 18x62

Serão todos com altura demais, não sei que nó o Teiste usou.

E já agora que não seja algo que custe os "olhos da cara" ;D

O que aconselham?

Tmabém me lembrei obviamente da Semogue, será que poderiam vender um nó ou até mesmo eu enviar o pincel? Quem contactar, o Leon penso eu?

Obrigado!

Não te esqueças que o nó está a ser medido na TGN no total da altura. Ainda irá um bom bocado para dentro do cabo. Aquele 18x58 por exemplo ficará talvez com 18x53 ou 52.
« Last Edit: November 13, 2012, 02:06:04 pm by FatSlim »
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #2 on: November 13, 2012, 01:45:18 pm »
0
Se pensares na semogue, fala com o Leon (Bruno), é a melhor pessoa para te resolver isso.

No entanto, devo dizer que tenho um nó TGN e gosto muito dele. Para espumar na cara, acho excelente.

Se procuras o tópico do Teiste, podes encontrá-lo aqui. ;)

Precisas de um pouco de cola epóxi bicomponente (Araldit serve, vende-se no AKI, drogarias, etc.). Escolhe preferencialmente uma resistente a altas temperaturas (acho que é a vermelha, se não me engano, mas a azul também serve).
Para tirar o nó, resultará ferver o pincel. Se usares o método do Teiste (estufá-lo ao vapor ;D), também serve.

Uma ferramenta rotatória tipo Dremel, ou um pouco de lixa, também podem dar jeito, para retirar alguns pedaços de cola que porventura possam ficar lá agarrados.

De resto, desses nós, e para espumar na cara, recomendaria mesmo o Finest da TGN, que é muito bom para esse fim. Mas atenção: eu estou a dizer isto com base na minha experiência com o meu nó que é de 22mmm e além do mais é XH (extra denso), pois também já li algures que os TGN Finest de 18mmm não são tão bons quanto os Finest maiores, portanto toma estas palavras com um pouco de cepticismo.

Um silvertip Grade A também será bom, terá mesmo as pontas mais suaves, mas terá em princípio um pouco menos de firmeza que os "finest" - apesar deste tipo de silvertip ter ainda uma dose saudável de firmeza.



Não te esqueças que o nó está a ser medido na TGN no total da altura. Ainda irá um bom bocado para dentro do cabo. Aquele 18x58 por exemplo ficará talvez com 18x53/ou 52.

É isso mesmo. Aquela medida é a altura total do nó.
A altura real será menor em, no mínimo, uns bons 8-10mm. Aliás, já vi recomendarem "enterrar" no cabo um mínimo de 13mm para que a coisa corra bem.  (aqui)

E é aí que podes personalizar o pincel ao teu gosto. Consoante coles o nó mais ou menos "enterrado" no cabo, terás um pincel com menor ou maior altura, a teu gosto. Eu recomendaria uma altura máxima de ~48mm, não mais que isso, sempre para menos, para um nó de 18mm.

Tens aqui mais umas dicas neste tópico do TSN. O tipo acabou por colar o nó de 18mm dele a uma altura de 48mm, eu provavelmente o deixaria a uma altura máxima de 45 ou 46mm...

Boa sorte, e não te esqueças de mostrar depois o resultado final :D
« Last Edit: November 13, 2012, 01:47:51 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #3 on: November 13, 2012, 02:04:43 pm »
0
Pois não me lembrei que era a altura total, obrigado  FatSlim;)

Era mesmo esse tópico, oversaturn!!

Ainda me lembrava mais ou menos do método usado, mas assim tudo explicadinho é uma maravilha ;D A Araldit já usei antes e funciona bem sim. Vou ver bem os tópicos e pensar no assunto e depois mãos à obra!!

Irei deixando aqui o progresso e claro que mostro o resultado final e os entretantos!!

Obrigado pelas dicas!

EDIT: umas fotos, muito más :( do antes!










« Last Edit: November 13, 2012, 03:43:05 pm by audax »

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #4 on: November 20, 2012, 02:39:21 pm »
0
Ora estive a ver melhor e decidir qual o nó a usar, apesar de ir já com uma ideia, acabei mesmo por escolher o Finest da TGN, parece-me que será mesmo o mais indicado. Agora é só encomendar!

Em relação à altura, pelas fotos do Teiste e a medir o meu pincel, lá consegui determinar que terá cerca de 20/21 mm de profundidade pelo que com os 62mm  de total do nó, descontando os 20 ficaria com 42, ou seja poderei por algo para "encher" mais o buraco onde fica o nó e assim ficar com uma altura a gosto, estou a pensar nos 45mm e penso que ficaria perfeito.

Agora será mãos à obra!

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #5 on: January 08, 2013, 07:26:14 pm »
0
Hoje já comecei a operação de transplante  ;D

Mas antes de encomendar o nó quis retirar o antigo (ter a certeza que não fazia asneira) e ver bem as medidas etc.

Ora primeiro ums fotos:





Usei o processo do Teiste com vapor, a cola ao fim de pouco mais de 5 minutos já ficou mole o suficiente para retirar o nó, depois mais um pouco e ir retirando o restante. Engraçado, esta cola cheirava a especiarias, mais concretamente açafrão :D ;D

Como podem ver tinha uma pequena peça de metal para "fazer peso".

Mas agora a medir isto tudo estou com dúvidas. O nó mesmo junto ao "copo" de plástico tem 18 mm e tal como o teiste fez, eu também estava a pensar então num nó de 18 mm.

Mas ao medir a abertura da parte de metal, tem 21/22 mm. O copo de  plástico que ainda tem um pouco de cola na metade inferior, medindo então 20 mm, passa pela abertura mesmo à conta, uma vez lá dentro fica a abanar um pouco, fica largo.

Bem sei que depois a cola iria preencher o espaço, mas por dentro o espaço é ainda maior, a base da parte de metal terá 24/25 mm.

Sendo assim fico na dúvida se deverei comprar o 18mm Finest Badger Hair ou o 20mm Finest Badger Knot XH?

Ou estou a esquecer-me de algo?

O que pensam?


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #6 on: January 08, 2013, 11:10:19 pm »
0
Não vais usar o copo de plástico, pois não?

Nesse caso, a opção lógica seria um de 20mm. Se a abertura é de 21/22mm, dará perfeitamente para permitir que o nó "floresça" de maneira natural.
Curiosamente o de 18mm que o teiste usou também se adapta muito bem, "abrindo" de maneira muito natural. Isto vendo as fotos dele no tópico que indiquei acima... Pergunto-me se o cabo dele seria diferente do teu...

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #7 on: January 09, 2013, 12:24:23 pm »
0
Não o copo de plástico não vou usar, vou guardar aquele nó, nunca se sabe pode servir para qualquer coisa hehe!

Pois o que me fez um pouco de confusão foram as fotos do teiste, estive a ver melhor e o cabo parece-me em tudo idêntico ao meu e tanto quanto sei não houve alteração, pareceu-me no entanto que a abertura parecia um pouco mais apertada, (a minha também tem uma pequena amolgadela e não está 100% concêntrica) mas nas fotos é difícil de ver. E como abre de uma forma tão natural...

Bom para tirar dúvidas hoje fiz um cilindro com 20mm de diâmetro e passa bem, mas aconchegado lol pela abertura, e esta tem mesmo 21mm, pelo que sendo assim vou optar pelo de 20mm Finest Badger Knot XH.


Já agora que altura depois colocar neste nó? Estava a pensar em 48mm no máximo? Naquele tópico do The shave nook tem como guia:

For a 20mm knot, a normal loft is around 48-52mm.

For a 22mm knot, a normal loft is around 50-55mm.

Se fosse o de 18mm eu iria para uns 46mm, logo para 20 um pouquinho mais, portanto uns 48mm.

Como não tenho nenhum nó de texugo, apenas posso comparar com o Semogue 1305, e para espumar na cara é muito suave mas não me importava de um pouco mais de firmeza, por isso 48mm para 20mm parece-me bem, o que acham??



« Last Edit: January 09, 2013, 12:48:17 pm by audax »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #8 on: January 09, 2013, 01:00:10 pm »
0
Parece-me bem. O meu de 22mm colei-o a 51mm de altura e tem uma firmeza espectacular, assim que uma altura de 48mm para o teu será óptimo. :)
« Last Edit: January 09, 2013, 01:03:38 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #9 on: January 09, 2013, 02:40:30 pm »
0
Muito obrigado pela ajuda oversaturn!

E já está encomendado  ;D agora é só esperar!!

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #10 on: January 23, 2013, 12:57:16 pm »
0
Ora o nó já chegou, primeiras fotos do antes e comparação com o nó sintético original e como irá ficar, ainda tenho de medir bem tudo e terei de colocar algo para ficar mais acima e aos 48/49mm que pretendo (as fotos no entanto não serão as melhores :()











Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #11 on: January 23, 2013, 01:13:20 pm »
0
Tá a ficar com uma grande pinta! :D
Eu encheria o espaço com a cola até que o buraco ficasse à altura pretendida.
Uma craveira ou paquímetro, nessas alturas, dá jeito. Mas podes medir com outra coisa qualquer. Até podes improvisar marcando a profundidade que queres num pauzito ou num lápis.

Preencher o buraco com cola até à altura (profundidade) desejada. Depois, com o buraco já com a profundidade desejada, e só juntar mais um niquito de cola, colar o nó e deixar secar.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #12 on: January 23, 2013, 01:14:54 pm »
0
Caraca!

A diferença é gritante.

Vai ficar show!
But the tigers come at night

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #13 on: January 23, 2013, 02:27:17 pm »
0
Caraca!

A diferença é gritante.

Vai ficar show!

Obrigado  :D Sim a diferença é grande  ;D

Tá a ficar com uma grande pinta! :D
Eu encheria o espaço com a cola até que o buraco ficasse à altura pretendida.
Uma craveira ou paquímetro, nessas alturas, dá jeito. Mas podes medir com outra coisa qualquer. Até podes improvisar marcando a profundidade que queres num pauzito ou num lápis.

Preencher o buraco com cola até à altura (profundidade) desejada. Depois, com o buraco já com a profundidade desejada, e só juntar mais um niquito de cola, colar o nó e deixar secar.

Pois as medições já eu tinha testado, tive que improvisar e cortei uma rolha de cortiça à medida, mas gosto sempre de meassure twice, do it once lol

A idea de preencher só com cola é boa, inicialmente iria colocar o puqueno cilindro de metal que já tinha mais ums anilhas de metal, agora verifiquei que as anilhas são do mesmo diâmetro que a base do nó (o cilindro é mais pequeno) pelo que tinha pensado usar só anilhas.
Também para ter um pouquinho mais de peso, uma vez que a base é super leve (alumínio).

Já agora o pêlo, e uma vez que é o primeiro texugo que tenho, já assim a seco e sem nunca ter visto água/sabão já é macio, mais que um de cerda, no entanto comparando com o 1305 que já tenho há mais de uma ano, e de uso diário, o 1305 está muito mais suave, incrível. Estou muito curioso para ver e experimentar o novo nó!!!


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pincel viagem L'Occitane - mudar nó!!
« Reply #14 on: January 23, 2013, 02:48:03 pm »
0
Pois, não estou a ver esse caso em particular, mas usar anilhas pode ser boa ideia.
Os "pros" dos restauros nos fóruns americanos por vezes metem lá moedas para criar peso dentro dos cabos... :o Preenchem o espaço vazio com moedas de 1 cent... :o No fundo, o efeito é o mesmo, e se calhar as moedas de 1 cêntimo são mais baratas :D, mas faz-me confusão meter moedas dentro de um pincel :P

Esses nós de texugo Finest ganham muito em suavidade de pontas depois de ver água. Esse tipo de pêlo é muito bom, vais ver ;)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal