Author Topic: Acordo Ortográfico!?  (Read 4722 times)

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Acordo Ortográfico!?
« on: June 09, 2010, 11:37:57 pm »
0
Sem querer chocar susceptibilidades, que a minha pátria é a lingua portuguesa que acham do novo Acordo Ortográfico!?

Por exemplo, nós por cá dizemos RB ou Rabinho de Bébé, o irmão brasileiro diz RN ou Rabinho de Néné!! Que fazer?! ;D

Acho que o grande gramático deste forum, Seu Nuno, devia opinar... ;D

Offline mdsg

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 31
  • Respect: 0
Re:Acordo Ortográfico!?
« Reply #1 on: June 10, 2010, 12:15:15 am »
0
Eu pessoalmente considero o acordo ortográfico uma evolução inevitável da Língua Portuguesa, afinal é uma língua viva!
No entanto, no meu caso em particular, continuarei a escrever da maneira que sempre escrevi. Não por ser retrógrado, mas porque estou mais habituado assim. Por exemplo, nunca conseguirei escrever "ótimo"... para mim falta-me lá o "p" e isso dá o sentido à palavra "óptimo". :)

Um pormenor... será  RB - Rabinho de Néné ou BN - Bundinha de Néné? ;D
Old school... the best a man can get!

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Acordo Ortográfico!?
« Reply #2 on: June 10, 2010, 12:31:51 am »
0
Aqui no Brasil só usariamos RB entre homens, pois rabinho, ou rabo é bem pesado para as convenções sociais. É claro que depende do ambiente, mas nos mais formais não se usa. Pessoalmente, penso em bunda e rabo como sinônimos, mas o segundo mais, digamos, centrado, agudo.
Assim acontece com outras palavras, e é interessante captar essas nuances do intercâmbio lusófono.
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Acordo Ortográfico!?
« Reply #3 on: June 10, 2010, 12:57:31 am »
0
Caríssimos,

O acordo ortográfico foi uma forma de assegurarmos que continuaríamos a nos entender e poder chamar nosso idioma de portguês (e não português-brasileiro, ou português-angolano, etc). A distância e o tempo fizeram com que a lingua viva - como bem mencionou nosso colega mdsg - se diversificasse muito, tanto em grafia quando em sonoridade. Precisávamos de uma ação conjunta no sentido de preservar a lingua ou com mais algumas gerações ficaria bem difícil de nos comunicarmos.

No nosso Brasil mesmo existem tantos sotaques quanto regiões! E foi-se o tempo em que todo o povo conseguia ler e entender os clássicos (fui educado na escola lendo Os Lusíadas, por exemplo) ou mesmo o nosso Hino Nacional...

Algumas palavras já tem sentidos MUITO diferentes e são exemplos clássicos das diferenças culturais: se não me engano, "bicha", em Portugal signfica o mesmo que "fila" no Brasil. E no Brasil, "bicha" é como se chamam, vulgarmente, os homossexuais.  ;D Assim como "rabo", no Brasil, tem uma conotação bem vulgar...talvez "bumbum" ou "traseiro" ficasse mais adequado à sonoridade brasileira!

Ahhh...mas eu gosto do sotaque das portuguesas! É lindo... hehehe

Abraços!

-Barbeiro

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Acordo Ortográfico!?
« Reply #4 on: June 10, 2010, 02:51:14 am »
0
Sou absolutamente contra o reforma ortográfica.

O pouco de individualização, em termos lingüistícos (sim, com trema), que o Brasil conseguiu se perde com essa reforma assinada por um Presidente da República que não sabe o que está em jogo. Tudo isso em nome de uma aliança cultural que, francamente, nunca existirá com os países lusófonos.

Além do mais, não existe praticidade alguma nisso tudo e, sinceramente, regras importantíssimas que conferem a sonoridade correta (o trema, principalmente) ou a distinção (ex: pêlo - pelo) quando da leitura serão deixadas de lado.

Apóio totalmente o user mdsg em suas considerações sobre sua situação particular. Infelizmente, em 2012 (acredito eu) no Brasil será obrigatório adotar a nova ortografia. Caso não fosse, nunca a adotaria.

Na minha opinião, os casos como mensalão e outros escândalos no governo Lula não foram nada demais... sinceramente, foi tudo "apenas mais um dia no Brasil". Mas a reforma ortográfica foi um ato bárbaro de ofensa à cultura do Brasil (não me refiro ao carnaval, credo).

Lula, Machado de Assis te aguarda no inferno!

Referentemente ao escanhoado, no Brasil trata-se de "Bundinha de nenê". Aqui, da maneira como as coisas estão acontecendo, "rabinho de bebê" pode ser interpretado como fato punível nos termos de lei penal em vigor.

Me desculpem pelo desabafo.
Obrigado.
Abraços!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Acordo Ortográfico!?
« Reply #5 on: June 10, 2010, 12:05:35 pm »
0
Pessoalmente, acho o acordo ortográfico mais uma daquelas coisas com as quais não concordo (pelo menos na sua totalidade) mas com as quais vou ter de me habituar a conviver.

Eu sei que  o português é uma língua viva e que precisa de evoluir. Até concordo com algumas alterações introduzidas pelo Acordo no português europeu. Não é a primeira vez que o português evolui, afinal há algumas décadas atrás ainda se escrevia "pharmácia" ou "telégrapho"! :D

No entanto, não me parece que havia necessidade de tal uniformização. Reparem no inglês. E no espanhol. Já alguma vez deram uma olhada no corrector ortográfico do Word, por exemplo? No meu (Word 2007) existem 19 tipos diferentes de inglês (Inglês EUA, UK, Índia, Austrália, Nova Zelândia, etc). Já o espanhol, são cerca de 21. E não é por existirem essas variações que os diversos falantes de uma mesma língua em diferentes partes do globo deixam de se entender.

A prova disso mesmo é... este fórum, onde portugueses e brasileiro convivem, comunicam e se fazem entender! Mesmo com sotaques e maneiras de escrever diferentes!  8)

Portugal é um país pequeno, e mesmo assim tem uma data de sotaques diferentes, no Norte, Sul, no Interior, nas Ilhas... O sotaque transmontano ou minhoto é muito diferente do alentejano ou açoriano, por exemplo. No entanto, não é por isso que deixamos de falar a mesma língua, e de nos fazer entender.

Eu vou continuar a escrever o português tal como o aprendi... talvez por ter sido assim que o aprendi e como tal, estou habituado. Questão de hábito, talvez! :D
« Last Edit: June 10, 2010, 12:10:31 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Acordo Ortográfico!?
« Reply #6 on: June 10, 2010, 12:07:10 pm »
0
No meu caso, já estou "velho" para mudar agora a forma de escrever. Até porque isso me parece forçado e não é o mais importante. O Vasco Graça Moura deu um exemplo excelente: do lado de cá escreve-se "exactamente", pois a presença do "c" faz abrir a pronunciação do "a". No caso do Brasil, fala-se "exatamente" e cá será algo como "exátamente".

Para que nos entendamos melhor, é muito mais importante a forma como se constroem as frases (escritas ou ditas) do que a grafia. Nos tópicos que coloco aqui no fórum tento ter esse cuidado, até porque temos leitores de vários paises que não dominam completamente a forma como se escreve por cá. Parece-me que isso é muito mais importante que dúzias de regras ortográficas escritas num papel.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Acordo Ortográfico!?
« Reply #7 on: June 10, 2010, 02:25:31 pm »
0
Concordo plenamente!
No meu caso, já estou "velho" para mudar agora a forma de escrever. Até porque isso me parece forçado e não é o mais importante. O Vasco Graça Moura deu um exemplo excelente: do lado de cá escreve-se "exactamente", pois a presença do "c" faz abrir a pronunciação do "a". No caso do Brasil, fala-se "exatamente" e cá será algo como "exátamente".

Para que nos entendamos melhor, é muito mais importante a forma como se constroem as frases (escritas ou ditas) do que a grafia. Nos tópicos que coloco aqui no fórum tento ter esse cuidado, até porque temos leitores de vários paises que não dominam completamente a forma como se escreve por cá. Parece-me que isso é muito mais importante que dúzias de regras ortográficas escritas num papel.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Acordo Ortográfico!?
« Reply #8 on: June 10, 2010, 03:54:02 pm »
0
Prezados,

A reforma ortográfica é tão somente a unificação (e simplificação talvez) das regras gramaticais. Até 2009 exisitam duas formas "oficiais" da lingua portuguesa. Os regionalismos, o sentido figurado, os sotaques...tudo se manterá. O que se espera (e somente com o tempo veremos se o acordo obteve sucesso) é que a bagagem cultural da lingua não se perca e que a troca cultural entre os países lusófonos aumente. Isso faz sentido num mundo mais globalizado e em termos oficiais. Explico-me: um padrão de linguagem oficial é necessário para documentos internacionais, vide a ONU, por exemplo. O Manual de Redação da Presidencia da Répública no entanto não estabelece um padrão oficial de linguagem mas apenas regras gerais para o bom entendimento das comunicações oficiais...coisas do Brasil.  ;D

Com relação à troca de experiências culturais, na Universidade de Brasília (onde tive o privilégio de estudar), há diversos alunos de Angola, Cabo Verde e Moçambique. Se queremos ser grandes como país/nação temos o dever de estender a mão aos menos afortunados. O Brasil tem vários problemas mas somos um povo que dá boas vindas a estrageiros de uma forma única. Claro que sempre há alguma gargalo ou entrave cultural, como eu mesmo já presenciei, mas de um modo geral os estrangeiros que falam português são bem acolhidos aqui. Talvez em 100 ou 200 anos o Brasil se torne, verdadeiramente, um país de primeiro mundo.

O acordo ortográfico não foi concebido pelo atual governo Lulla (sim, com dois LL, para ficar similar a outro presidente muito parecido em termos de ética e governo). O acordo está sendo planejado desde meados da década de 90. Se não me engano já em 1988 se discutia uma forma de "unificação" das regras gramaticais. O ex-presidente (que posteriormente se tornou embaixador do Brasil em Portugal), Itamar Franco, foi um dos que incentivou grandemente as discussões acerca do acordo.

No mais, faço coro com os demais colegas. Sou por demais velho para aprender a escrever de outra forma, ainda que a atual esteja longe de ser perfeita!  ;D

Abraços!

-Barbeiro

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Acordo Ortográfico!?
« Reply #9 on: June 10, 2010, 04:49:49 pm »
0
Compreendo sua posição, mas veja:

O Brasil recebe muito bem os estrangeiros. Infelizmente, não apenas os estrangeiros estudantes. Recebe bem também os ilegais que vêem dos citados países. Quem já presenciou o dia-a-dia nas imundícies (física e moral) dos portos brasileiros sabe bem do que estou falando.

Essa suposta aliança cultural que deveria existir entre os países lusófonos só é lembrada pelo governo quando pretende se fazer de "bom moço" e aceitar qualquer coisa em virtude da política da boa vizinhança. Vamos ser sinceros, nossos estadistas estão cagando e andando pouco se lixando para a cultura nacional, imagina para a cultura estrangeira interagindo com a nacional.

Com certeza o acordo ortográfico não foi concebido pelo governo Lula. De fato, não existe capacidade ao atual governo para tanto. Mas, foi este governo quem referendou essa blitzkrieg à língua nacional.

Como já disse, sou absolutamente contra a reforma ortográfica. Apóio incondicionalmente os motivos que levaram a ela, mas a reforma em si foi extremamente equivocada.

Não tenho a menor vontade de escrever de acordo com ela, mas acredito que no Brasil será obrigatório a partir de 2012.

Alguém sabe como ficará a situação dos advogados, magistrados, membros do parquet?

Alguns dos citados não se atualizam nem quanto às reformas processuais....


Prezados,

A reforma ortográfica é tão somente a unificação (e simplificação talvez) das regras gramaticais. Até 2009 exisitam duas formas "oficiais" da lingua portuguesa. Os regionalismos, o sentido figurado, os sotaques...tudo se manterá. O que se espera (e somente com o tempo veremos se o acordo obteve sucesso) é que a bagagem cultural da lingua não se perca e que a troca cultural entre os países lusófonos aumente. Isso faz sentido num mundo mais globalizado e em termos oficiais. Explico-me: um padrão de linguagem oficial é necessário para documentos internacionais, vide a ONU, por exemplo. O Manual de Redação da Presidencia da Répública no entanto não estabelece um padrão oficial de linguagem mas apenas regras gerais para o bom entendimento das comunicações oficiais...coisas do Brasil.  ;D

Com relação à troca de experiências culturais, na Universidade de Brasília (onde tive o privilégio de estudar), há diversos alunos de Angola, Cabo Verde e Moçambique. Se queremos ser grandes como país/nação temos o dever de estender a mão aos menos afortunados. O Brasil tem vários problemas mas somos um povo que dá boas vindas a estrageiros de uma forma única. Claro que sempre há alguma gargalo ou entrave cultural, como eu mesmo já presenciei, mas de um modo geral os estrangeiros que falam português são bem acolhidos aqui. Talvez em 100 ou 200 anos o Brasil se torne, verdadeiramente, um país de primeiro mundo.

O acordo ortográfico não foi concebido pelo atual governo Lulla (sim, com dois LL, para ficar similar a outro presidente muito parecido em termos de ética e governo). O acordo está sendo planejado desde meados da década de 90. Se não me engano já em 1988 se discutia uma forma de "unificação" das regras gramaticais. O ex-presidente (que posteriormente se tornou embaixador do Brasil em Portugal), Itamar Franco, foi um dos que incentivou grandemente as discussões acerca do acordo.

No mais, faço coro com os demais colegas. Sou por demais velho para aprender a escrever de outra forma, ainda que a atual esteja longe de ser perfeita!  ;D

Abraços!

-Barbeiro

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Acordo Ortográfico!?
« Reply #10 on: June 11, 2010, 02:52:59 am »
0
É HG...entendo sua posição também!

Mas como disse outro colega, a reforma ortográfica é algo com que teremos que nos acostumar...

No mais, acho que a Administração Pública, no geral, ainda está no século passado. Reforma ortográfica é a menor das preocupações!

Abraços!

-Barbeiro

Compreendo sua posição, mas veja:

O Brasil recebe muito bem os estrangeiros. Infelizmente, não apenas os estrangeiros estudantes. Recebe bem também os ilegais que vêem dos citados países. Quem já presenciou o dia-a-dia nas imundícies (física e moral) dos portos brasileiros sabe bem do que estou falando.

Essa suposta aliança cultural que deveria existir entre os países lusófonos só é lembrada pelo governo quando pretende se fazer de "bom moço" e aceitar qualquer coisa em virtude da política da boa vizinhança. Vamos ser sinceros, nossos estadistas estão cagando e andando pouco se lixando para a cultura nacional, imagina para a cultura estrangeira interagindo com a nacional.

Com certeza o acordo ortográfico não foi concebido pelo governo Lula. De fato, não existe capacidade ao atual governo para tanto. Mas, foi este governo quem referendou essa blitzkrieg à língua nacional.

Como já disse, sou absolutamente contra a reforma ortográfica. Apóio incondicionalmente os motivos que levaram a ela, mas a reforma em si foi extremamente equivocada.

Não tenho a menor vontade de escrever de acordo com ela, mas acredito que no Brasil será obrigatório a partir de 2012.

Alguém sabe como ficará a situação dos advogados, magistrados, membros do parquet?

Alguns dos citados não se atualizam nem quanto às reformas processuais....


Prezados,

A reforma ortográfica é tão somente a unificação (e simplificação talvez) das regras gramaticais. Até 2009 exisitam duas formas "oficiais" da lingua portuguesa. Os regionalismos, o sentido figurado, os sotaques...tudo se manterá. O que se espera (e somente com o tempo veremos se o acordo obteve sucesso) é que a bagagem cultural da lingua não se perca e que a troca cultural entre os países lusófonos aumente. Isso faz sentido num mundo mais globalizado e em termos oficiais. Explico-me: um padrão de linguagem oficial é necessário para documentos internacionais, vide a ONU, por exemplo. O Manual de Redação da Presidencia da Répública no entanto não estabelece um padrão oficial de linguagem mas apenas regras gerais para o bom entendimento das comunicações oficiais...coisas do Brasil.  ;D

Com relação à troca de experiências culturais, na Universidade de Brasília (onde tive o privilégio de estudar), há diversos alunos de Angola, Cabo Verde e Moçambique. Se queremos ser grandes como país/nação temos o dever de estender a mão aos menos afortunados. O Brasil tem vários problemas mas somos um povo que dá boas vindas a estrageiros de uma forma única. Claro que sempre há alguma gargalo ou entrave cultural, como eu mesmo já presenciei, mas de um modo geral os estrangeiros que falam português são bem acolhidos aqui. Talvez em 100 ou 200 anos o Brasil se torne, verdadeiramente, um país de primeiro mundo.

O acordo ortográfico não foi concebido pelo atual governo Lulla (sim, com dois LL, para ficar similar a outro presidente muito parecido em termos de ética e governo). O acordo está sendo planejado desde meados da década de 90. Se não me engano já em 1988 se discutia uma forma de "unificação" das regras gramaticais. O ex-presidente (que posteriormente se tornou embaixador do Brasil em Portugal), Itamar Franco, foi um dos que incentivou grandemente as discussões acerca do acordo.

No mais, faço coro com os demais colegas. Sou por demais velho para aprender a escrever de outra forma, ainda que a atual esteja longe de ser perfeita!  ;D

Abraços!

-Barbeiro

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal