Author Topic: Identificação de Gillette - Goodwill  (Read 5923 times)

Offline JPCoelho

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 180
  • Respect: 0
Identificação de Gillette - Goodwill
« on: November 30, 2012, 03:57:33 pm »
0
Que eu saiba também foram produzidas a Fat Tech e a Ball End Tech.Infelizmente a minha Fat Tech não tem nenhuma indicação da data de fabricação.Nas minhas olhadas no mercado livre achei esse aparelho: Barbeador Anos 50, algum confrade conhece?
Curitiba-Paraná-Brasil

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #1 on: November 30, 2012, 04:01:49 pm »
0


Parece ser esta não?!



Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #2 on: November 30, 2012, 04:10:30 pm »
0
Que eu saiba também foram produzidas a Fat Tech e a Ball End Tech.Infelizmente a minha Fat Tech não tem nenhuma indicação da data de fabricação.Nas minhas olhadas no mercado livre achei esse aparelho: Barbeador Anos 50, algum confrade conhece?

Que confusão dos diabos!É uma "frankenrazor" :D

A caixa é de uma SuperSpeed, Rocket ou Monotech, anos 50, praí.

A cabeça é uma Goodwill dos anos 30.


O cabo tanto pode ser da máquina, como pode não ser. As Goodwill foram literalmente oferecidas pela Gillette no tempo da Grande Recessão, e foram fabricadas a partir de peças e maquinaria que dantes fabricavam as Old Type.
Uma maneira de aproveitar essa maquinaria e peças, uma vez que tinham acabado de introduzir a NEW.  Muitas Goodwill foram distribuídas com cabos NEW, outras com cabos de Old Type - basicamente, o que calhava. Esse cabo parece ser típico das NEW, eu diria que não pertence a essa máquina - mas posso estar errado... :P

Algumas Goodwill são, no fundo, peças das Old Type, mas modificadas para ser propositadamente incompatíveis com as lâminas do tipo Old Type (aquelas antigas, só com dois buraquitos. No fundo, foi uma maneira de obrigar as pessoas a comprar as novas lâminas modificadas, iguais às que conhecemos hoje e diferentes daquelas que eram usadas até então, com 2 buraquinhos; os novos cabeçais (Goodwill e NEW) eram incompatíveis com as tais lâminas antigas, e assim obrigavam as pessoas a comprar o novo design de lâmina da Gillette. Obviamente que uma época de recessão, não era fácil levar o cliente a comprar uma máquina nova, especialmente quando a antiga ainda estava em bom estado, e é esta a razão das Goodwill terem sido distribuídas gratuitamente. :)
« Last Edit: December 03, 2012, 11:02:35 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #3 on: November 30, 2012, 06:17:01 pm »
0
Que eu saiba também foram produzidas a Fat Tech e a Ball End Tech.Infelizmente a minha Fat Tech não tem nenhuma indicação da data de fabricação.Nas minhas olhadas no mercado livre achei esse aparelho: Barbeador Anos 50, algum confrade conhece?

Que confusão dos diabos!É uma "frankenrazor" :D

A caixa é de uma SuperSpeed, Rocket ou Monotech, anos 50, praí.

A cabeça é uma Goodwill dos anos 30.

O cabo tanto pode ser da máquina, como pode não ser. As Goodwill foram literalmente oferecidas pela Gillette no tempo da Grande Recessão, e foram fabricadas a partir de peças e maquinaria que dantes fabricavam as Old Type.
Uma maneira de aproveitar essa maquinaria e peças, uma vez que tinham acabado de introduzir a NEW.  Muitas Goodwill foram distribuídas com cabos NEW, outras com cabos de Old Type - basicamente, o que calhava. Esse cabo parece ser típico das NEW, mas posso estar errado.

Muitas Goodwill são, no fundo, peças das Old Type, mas modificadas para ser propositadamente incompatíveis com as lâminas do tipo Old Type (aquelas antigas, só com dois buraquitos. No fundo, foi uma maneira de obrigar as pessoas a comprar as novas lâminas modificadas, iguais às que conhecemos hoje e diferentes daquelas que eram usadas até então, com 2 buraquinhos; os novos cabeçais (Goodwill e NEW) eram incompatíveis com as tais lâminas antigas, e assim obrigavam as pessoas a comprar o novo design de lâmina da Gillette. Obviamente que uma época de recessão, não era fácil levar o cliente a comprar uma máquina nova, especialmente quando a antiga ainda estava em bom estado, e é esta a razão das Goodwill terem sido distribuídas gratuitamente. :)

Tenho uma Goodwill e uma New e diferem pouco. Cabos e cabeçais levemente diferentes. Pena que não tenha a possibilidade de colocar fotos delas no momento.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #4 on: December 03, 2012, 10:51:44 am »
0

Tenho uma Goodwill e uma New e diferem pouco. Cabos e cabeçais levemente diferentes. Pena que não tenha a possibilidade de colocar fotos delas no momento.

As Goodwill existiram durante muito pouco tempo, mas havia Goodwill muito diferentes entre si.
Era uma série de máquinas oferecidas na compra de um pack de lâminas. A Gillette não foi propriamente selecta nesta altura - estávamos em 1930, em plena Grande Recessão. Basicamente usava o cabeçal que estivesse disponível - alguns eram claramente do tipo NEW, outros eram claramente do tipo Old Type, mas modificados.

Basta dar uma olhadela ao site do Mr Razor para ver isso. Em 6 modelos, 5 deles são parecidos aos NEW, enquanto um deles (o que apresentei acima, semelhante à que o JPCoelho apresentou) parece-se mais com uma Old Type em que tenham modificado o cabeçal. Note-se que a base da cabeça é a típica base curva, característica das Old Type, apenas com aquelas saliências a mais, que encaixam nos "buracos" quadrados do topo do cabeçal.

E foi exactamente isso que aconteceu: a Gillette pegou nas Old Type que tinha em stock e modificou-as propositadamente, acrescentando-lhes saliências e buracos, para as tornar incompatíveis com as lâminas Old Type:

Lâminas Gillette de 1929:


Isto porque a Gillette tinha acabado de lançar as novas lâminas NEW, e detinha a patente das mesmas. Ao contrário das lâminas acima, que já começavam a ser produzidas por outros fabricantes. No fundo, queria que toda a gente passasse a usar estas:

Lâminas Gillette NEW de 1930


Daí a necessidade de fazer com que o cliente se fidelizasse com este novo sistema.

As Old Type eram compatíveis com ambos os sistemas. Já as NEW apenas funcionam com as laminas NEW. É impossível usar uma máquina NEW (ou Goodwill) com uma lâmina dessas do tipo "Old Type" - isso obrigava o cliente a comprar a lâmina Gillette NEW, recentemente lançada.

Ou pensam que as práticas comerciais da Gillette, para a fidelização do cliente, tão polémicas mesmo hoje em dia, são algo de novo? ;D Claro que não - já vêem de longe ;D

P.S.: Acabei por separar o tópico, pois faz mais sentido assim, para que a informação não se perca. :D ;D
« Last Edit: December 03, 2012, 04:14:24 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #5 on: December 03, 2012, 10:57:07 am »
0
Mais uma aula! E que prática draconiana a Gillette já fazia!
« Last Edit: December 03, 2012, 12:00:39 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline andrade

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 634
  • Respect: 0
Re:Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #6 on: December 03, 2012, 10:57:27 am »
0
Muito boa informação, confrade oversaturn.  ;)
Felipe Andrade
MG - Brasil

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Re: Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #7 on: December 03, 2012, 11:45:16 am »
0
Que aula, Emanuel! Obrigado!

Sent from mobile.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #8 on: December 03, 2012, 11:04:37 pm »
0
Mais uma aula! E que prática draconiana a Gillette já fazia!

Por acaso isso lembra-me o que hoje em dia os fabricantes de consolas de jogos fazem. Quando lançam um novo sistema, é comum o hardware ser mais caro de produzir do que o preço a que é vendido ao público final. Esperam sempre que os lucros venham de venda de jogos e demais software.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #9 on: December 03, 2012, 11:13:07 pm »
0



Mais uma aula! E que prática draconiana a Gillette já fazia!


Por acaso isso lembra-me o que hoje em dia os fabricantes de consolas de jogos fazem. Quando lançam um novo sistema, é comum o hardware ser mais caro de produzir do que o preço a que é vendido ao público final. Esperam sempre que os lucros venham de venda de jogos e demais software.


A Gillette com as recargas, a Polaroid com as máquinas...

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #10 on: December 03, 2012, 11:52:57 pm »
0
O Wii com os controles  :P
But the tigers come at night

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #11 on: December 04, 2012, 05:01:42 am »
0



Mais uma aula! E que prática draconiana a Gillette já fazia!


Por acaso isso lembra-me o que hoje em dia os fabricantes de consolas de jogos fazem. Quando lançam um novo sistema, é comum o hardware ser mais caro de produzir do que o preço a que é vendido ao público final. Esperam sempre que os lucros venham de venda de jogos e demais software.


A Gillette com as recargas, a Polaroid com as máquinas...
Justamente!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline JPCoelho

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 180
  • Respect: 0
Re:Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #12 on: January 23, 2013, 02:31:59 pm »
0
Por uma grande coincidência comprei uma máquina idêntica à aquela do anuncio eu mesmo postei.Aqui vão mais fotos:

Curitiba-Paraná-Brasil

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #13 on: January 23, 2013, 02:51:35 pm »
0
Exactamente! Não há dúvidas - é uma Goodwill dos anos 30! :D
E fabricada no Brasil - um bonito achado, sem dúvida! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Identificação de Gillette - Goodwill
« Reply #14 on: January 23, 2013, 03:39:12 pm »
0
Por uma grande coincidência comprei uma máquina idêntica à aquela do anuncio eu mesmo postei.Aqui vão mais fotos:

(Image removed from quote.)

Pô JPCoelho, dá o mapa da mina!  ;)

Beleza de máquina!
But the tigers come at night

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal