Author Topic: barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?  (Read 20258 times)

Offline mariachi

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 87
  • Respect: 0
    • Email
barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?
« on: January 23, 2013, 01:12:21 pm »
0
Estava aqui a entretido a ver os escanhoados do dia, e pensei neste assunto. Um dia, eventualmente, gostaria de experimentar um destes utensílios, mas gostaria de esclarecer umas coisas:

. A dificuldade/curva de aprendizagem de ambas é igual, ou a navalha é mais complicada? (Por ser uma lâmina maior imagino que tenha que ter mais cuidado, mas o quão mais?)

. Qual é mais agressiva em termos de poder de corte?
. E, já agora, num navalhete a lâmina que utilizamos faz muita diferença?

Obrigado!

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?
« Reply #1 on: January 23, 2013, 01:48:29 pm »
0
Estava aqui a entretido a ver os escanhoados do dia, e pensei neste assunto. Um dia, eventualmente, gostaria de experimentar um destes utensílios, mas gostaria de esclarecer umas coisas:

. A dificuldade/curva de aprendizagem de ambas é igual, ou a navalha é mais complicada? (Por ser uma lâmina maior imagino que tenha que ter mais cuidado, mas o quão mais?)

. Qual é mais agressiva em termos de poder de corte?
. E, já agora, num navalhete a lâmina que utilizamos faz muita diferença?

Obrigado!

Devo dizer em opinião pessoal que o navalhete parece ser muito mais agressivo do que na realidade o é. O mesmo se passa pela navalha. Em geral o público diz que o navalhete é mais feroz que a navalha. Apenas uso recentemente navalhete e posso dizer algumas coisas:

-A lâmina que é utilizada influencia o barbear tal e qual como acontece numa DE. Lãminas mais afiadas resultam melhor comigo do que as mais suaves (Super Iridium é uma das que tenho usado e gosto bastante do resultado).

-O navalhete é um instrumento mais leve que a navalha e requer algum domínio de pulso. Não é preciso ter medo dele, pelo contrário. E ele só corta se fizermos por isso. Passar ao de leve, a medo, só vai causar irritação e cortes.

-Boa espuma com bom deslize é essencial. Se numa DE é importante com estes utensílios é muito mais. É este que protege a pele de possíveis erros e faz deslizar a lâmina suavemente sobre a pele.

-Ter sempre à mão lápis hemostáticos/pedras pois quando aparece uma borbulhazita é simplesmente passada a ferro. Movimentos sempre paralelos à direção do nariz (cima para baixo) ou na direção do pelo. SEMPRE PARALELOS. Um escorreganço lateral da lâmina é corte certo.

A navalha funciona da mesma forma, creio, mas exige cuidados com o fio. Afiação em condições e respetivo assentamento antes do barbear.

Se estás inclinado a iniciar, o navalhete sai mais em conta e dá para treinar movimentos e gestos de perícia. Apoio a sua aquisição ;) É uma experiência nova que vais gostar;)
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?
« Reply #2 on: January 23, 2013, 02:00:14 pm »
0
-O navalhete é um instrumento mais leve que a navalha e requer algum domínio de pulso. Não é preciso ter medo dele, pelo contrário. E ele só corta se fizermos por isso. Passar ao de leve, a medo, só vai causar irritação e cortes.

Isto.

Para mim é mais dificil usar um(a) navalhete. Por ser muito leve, não se manuseia tão facilmente como uma navalha.

Com uma navalha, é pousar a lâmina na cara, com um ângulo nuns 20 graus e quase apenas com o peso da própria lâmina é "guiá-la" pela cara fora. Com um(a) navalhete não. Por ser leve, há que fazer uma ligeira pressão para conseguir guiá-la e ao fazer isso é dificil encontrar o ponto óptimo entre a pressão suficiente para a conseguir mover e não irritar a pele.

Evidente que, como tudo, com a prática se melhora isto. Não é o meu caso, que o nº de vezes que usei navalhetes não chegam a uma mão cheia.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Dr. Leckter

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • ..reality is for people who do not have internet..
  • Respect: 0
    • Email
Re:barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?
« Reply #3 on: January 23, 2013, 02:27:19 pm »
0
Olá confrade Renato Ferreira,

Muito boas as respostas, ajudam bem a inciantes como eu...
Eu estou tentando me adaptar usando um navalhete do tipo inox e estou comprando o da Dovo, o segundo aceita 3 tipos de laminas e uma delas as da própria Dovo são maiores e pode ser que dê mais a sensação da navalha como descrita nesse outro tópico: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=3037.0.

--
Atenciosamente;
« Last Edit: January 23, 2013, 02:47:31 pm by Dr. Leckter »
The nail that sticks out is the first to be hammered...

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?
« Reply #4 on: January 23, 2013, 02:53:23 pm »
0
E não esqueça de esticar a pele. Ajuda bastante no barbear.
« Last Edit: January 24, 2013, 11:58:21 am by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?
« Reply #5 on: January 23, 2013, 03:39:28 pm »
0
Em qualquer dos casos a pele tem que ser esticada, eu inicieime pelo navalhete e da minha experiencia posso dizer que foi uma aprendizagem relativamente facil e não aconteceu nenhuma desgraça e os resultados foram bons, mas quando entrei nas navalhas ai descobri a luz, embora a técnica possa ser semelhante o conforto é diferente e uma navalha bem afiada é muito mais confortavel, deslizante  e fiavel do que as laminas que se colocam no navalhete.

Aconselho a navalha, é um equipamento com personalidade e que se adapta a cada utilizador e até as escolho de acordo com o estado de espirito do dia porque são todas diferentes mesmo estando todas afiadas e priontas a barbear.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?
« Reply #6 on: January 23, 2013, 03:56:47 pm »
0
Em qualquer dos casos a pele tem que ser esticada, eu inicieime pelo navalhete e da minha experiencia posso dizer que foi uma aprendizagem relativamente facil e não aconteceu nenhuma desgraça e os resultados foram bons, mas quando entrei nas navalhas ai descobri a luz, embora a técnica possa ser semelhante o conforto é diferente e uma navalha bem afiada é muito mais confortavel, deslizante  e fiavel do que as laminas que se colocam no navalhete.

Aconselho a navalha, é um equipamento com personalidade e que se adapta a cada utilizador e até as escolho de acordo com o estado de espirito do dia porque são todas diferentes mesmo estando todas afiadas e priontas a barbear.

Descrições destas, comuns em vários confrades mas sobretudo neste senhor, são o grande motivo pelo qual não passarei pelo navalhete. Quando for, irei direto para a navalha. :)
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re:barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?
« Reply #7 on: January 23, 2013, 04:22:40 pm »
0
Eu também estive com a ideia de comprar navalhete, mas depressa tirei essa ideia do pensamento depois de ver vários videos no Youtube. Estou deveras inclinado para comprar uma navalha, em princípio será uma Dovo. Será a transição natural de DE para navalha.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re:barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?
« Reply #8 on: January 23, 2013, 05:14:27 pm »
0
A vida toda usei navalhete, até o dia que descobri as navalhas e não saí mais delas. Não tem parâmetro de comparação entre as duas ferramentas. Como já disseram, uma navalha é mais eficiente, mais amigável para com a pele, mais ergonômica e menos perigosa. O navalhete não perdoa o mínimo erro.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?
« Reply #9 on: January 24, 2013, 08:13:38 am »
0
Como já disseram, uma navalha é mais eficiente, mais amigável para com a pele, mais ergonômica e menos perigosa. O navalhete não perdoa o mínimo erro.
É isso aí!!!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
  • Respect: +1
Re:barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?
« Reply #10 on: January 24, 2013, 10:49:25 am »
0
A vida toda usei navalhete, até o dia que descobri as navalhas e não saí mais delas. Não tem parâmetro de comparação entre as duas ferramentas. Como já disseram, uma navalha é mais eficiente, mais amigável para com a pele, mais ergonômica e menos perigosa. O navalhete não perdoa o mínimo erro.

Se os samurais podiam ter espadas com alma, nós não vamos ficar a trás e as nossas navalhas podem ter também uma alma e personalidade que vamos conhecendo polindo e afiando até estar moldada a cada um de nós.

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?
« Reply #11 on: January 24, 2013, 11:40:05 am »
0
Concordo com o que Leon, Rui e Carraro escreveram.... Para mim a navalha é muito mais "amiga" da pele e com muito menos perigo de acidentes.
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline allanfreis

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 22
  • Respect: 0
    • Email
Re:barbear com Navalhete vs Navalha -- há muita diferença?
« Reply #12 on: January 24, 2013, 08:25:15 pm »
0
As navalhas para mim trasem a tona todo o romantismo do passado, das coisas que eram feitas para durar uma vida ou mais, não há no barbear clássico nada que supere a personalidade de uma navalha, tu com uma navalha nas mãos te sentirás um verdadeiro Lord! Abraço!
O que é bom não deveria se perder no tempo!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal