Author Topic: Escolhas de um wet shaver clássico  (Read 10105 times)

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Escolhas de um wet shaver clássico
« on: February 02, 2013, 12:21:31 pm »
0
Edwin Jagger 89 DE Barley, bem vossa conhecida, foi a minha companhia quase diária de escanhoado durante Janeiro, em regime de exclusividade no que a aparelhos diz respeito. Como vos tinha dito, decidi no inicio de 2013 adoptar uma fidelidade mensal relativamente à safety razor a usar no escanhoado , o que com a coleção atual me deixa ocupado ate Julho.

Com esta fidelidade, procurava conhecer melhor cada uma delas. A prova de conceito de Janeiro mostrou -me que fiz bem. Posso agora emitir uma opiniao mais fundamentada sobre a EJ 89 Barley. É um aparelho bastante suave e razoavelmente eficaz. A minha lâmina de eleicao nesta máquina é a Feather. Acho que combinam na perfeicao porque se complementam. O poder de corte da Feather permite obter excelentes apurados sem comprometer o conforto que a Jagger alavanca.

Lâminas com menos poder de corte não me proporcionaram apurados tão bons mas o prazer de barbear nunca fica comprometido com esta Jagger. Outra lâmina que me agradou muito Com esta máquina foi a Shark SC, patrocinando escanhoados muito bons com uma suavidade no mais alto esplendor.

Algumas fotos desta beldade.






Para Fevereiro, escolhi dedicar a minha fidelidade à Fatip Gold  Grande. Vou ser um pouco mais comedido na escolha de lâminas e espero escanhoados entusiasmantes e não menos espetaculares do que os de Janeiro.

Bons escanhoados e vamos falando no EdD.
« Last Edit: February 28, 2013, 12:50:10 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #1 on: February 02, 2013, 02:18:30 pm »
0
Bacana classic-shaver!

Vamos ver como a Fatip se sai.
But the tigers come at night

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #2 on: February 02, 2013, 02:25:48 pm »
0
Vais de um extremo a outro! Espero que com sucesso. Tenho uma Fatip e não é uma máquina para todos os dias! Se fores te barbear em dias alternados ou com 2 dias de intervalo, podes obter bons resultados, sem irritação. Alivia a mão e coloca lâminas pouco agressivas. E sucesso nesse novo mês!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #3 on: February 02, 2013, 05:00:17 pm »
0
Estou curioso para conhecer a experiência com a Fatip. Eu já fiz a barba vários dias seguidos com a minha Piccolo, mas devo dizer que não dava para pressas.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #4 on: February 03, 2013, 12:30:55 am »
0
Um dos desafios com a Fatip, como referiram, será usá-la consecutivamente.

Um dos aspetos que me agrada menos na Fatip face à Jagger, é o cabo. Não é que o da Fatip seja mau, porque não é. Mas gosto muito do grip do cabo v. Barley da Jagger.

De resto, a Fatip joga noutro campeonato, face à Jagger: é bastante mais eficaz, agressiva e claro, acarreta um certo perigo e respeito que não se sente com a Jagger. Como costuma dizer um amigo meu, "não é pra meninos". :)

Nada que não se consiga domar a favor de belos escanhoados com perícia e mão leve, como costuma dizer o nosso estimado mestre Gil.

Algumas fotos da Fatip.



« Last Edit: March 01, 2013, 11:46:06 am by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #5 on: February 03, 2013, 08:58:57 am »
0
Muito bom, Confrade classic-shaver, espero que tenhas belos escanhoados!
Gosto, e uso muito, minha Fatip e não tenho problemas! :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #6 on: February 05, 2013, 05:19:50 pm »
0
Muito bom, Confrade classic-shaver, espero que tenhas belos escanhoados!
Gosto, e uso muito, minha Fatip e não tenho problemas! :D

Obrigado, caro confrade.

Tenho usado a Fatip com uma lâmina Shark SC e devo dizer que é uma combinação bastante poderosa que acredito não se adequar a todas as peles. É pouco suave e permissiva, compensando de alguma forma com um grande poder de corte. Qualquer descuido pode causar estragos e requer muita leveza no manuseamento.

Apesar de a Shark ser uma das minhas lâminas preferidas, confesso que já me valeu alguma irritação e definitivamente não é de longe, para mim, a melhor lâmina para combinar com esta Fatip.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Mengao

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 899
  • Respect: +1
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #7 on: February 05, 2013, 07:53:52 pm »
0
Boa ideia a sua de ficar com um mesmo "set" para conseguir tirar o melhor dele e aprimorar a tecnica com uma menor variabilidade do equipamento.

eu melhorei muito quando repeti o mesmo conjunto lamina e aparelho por um bom tempo. Mas se ja desscobriu que a lamina nao esta a combinar com o aparelho, troque pra outra e continue firme com a Fatip.
life's too short to shave with poor shaving soap

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #8 on: February 06, 2013, 06:49:26 am »
0
Apesar de a Shark ser uma das minhas lâminas preferidas, confesso que já me valeu alguma irritação e definitivamente não é de longe, para mim, a melhor lâmina para combinar com esta Fatip.
Tente com Super Iridium!
Já usei bastante essa combinação e só tive bons resultados.
Abraços.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #9 on: February 18, 2013, 06:00:17 pm »
0
Tente com Super Iridium! Já usei bastante essa combinação e só tive bons resultados.

Caro confrade, infelizmente ainda não tive oportunidade de adquirir essa lâmina. Shame on me! Vou ver se o Gil tem algumas em stock para a próxima compra :)

Mais algumas impressões...

Esta Fatip é linda!! A sua cobertura dourada dá-lhe um aspeto fantástico.

Estive a comparar o ângulo e a exposição da lâmina nesta Fatip em comparação com outra Open Comb, a Merkur 25C e a lâmina fica bastante mais exposta.

Isso justifica a sua assertividade, eficácia e agressividade. Em suma, é uma excelente safety razor e é uma delícia fazer uma barba de 2 ou 3 dias com ela. Agora, para uso diário, como tenho feito, não é a melhor máquina mais indicada...

Não é que não se consiga, mas o prazer da experiência de barbear com 1 dia de barba fica um pouco comprometida pela agressividade. Uma das coisas que me passou pela cabeça foi experimentar barbear-me com esta Fatip consecutivamente, esquecendo a primeira passagem, a favor do crescimento do pêlo. Talvez diminua esta sensação. Talvez ainda venha a experimentar.

Vou continuar a fazer a barba com ela até ao fim do mês, mas a partir de agora vou deixar de ser tolo e deixar sempre 1 dia de intervalo...

..Mas se ja descobriu que a lamina nao esta a combinar com o aparelho, troque pra outra e continue firme com a Fatip.

Btw, a Astra SP é uma boa lâmina para esta máquina.
« Last Edit: February 18, 2013, 06:16:11 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #10 on: February 20, 2013, 10:09:21 pm »
0
Confirmam-se impressões previamente registadas:
 - A Fatip brilha numa barba de 2/3 dias
 - A assertividade da Fatip é a sua maior mais-valia - 2 passagens sistematicamente suficientes para obter bons resultados
 - O seu maior defeito é poder emparelhar com técnica "pouco" consolidada e barbas com pouco para cortar
 - Não adoro o grip do cabo da Fatip

Em suma, a Fatip adequa-se mais a "escanhoadores":
 - esporádicos
 - que privilegiam a eficácia
 - que gostam de obter o melhor apurado possível com um número mínimo de passagens
 - que têm a "mão leve"
 - com barba rija
« Last Edit: February 20, 2013, 10:12:46 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #11 on: February 20, 2013, 10:31:33 pm »
0
Amen! O cabo da minha ainda deve ser pior, é a parte menos conseguida da máquina.

Havia de experimentar a Fatip com uma lâmina muito suave a ver o resultado. No fim de semana estou em crer que a Fatip e a Croma Diamant se vão encontrar.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #12 on: February 21, 2013, 06:16:10 am »
0
Confirmam-se impressões previamente registadas:
 - A Fatip brilha numa barba de 2/3 dias
 - A assertividade da Fatip é a sua maior mais-valia - 2 passagens sistematicamente suficientes para obter bons resultados
 - O seu maior defeito é poder emparelhar com técnica "pouco" consolidada e barbas com pouco para cortar
 - Não adoro o grip do cabo da Fatip

Em suma, a Fatip adequa-se mais a "escanhoadores":
 - esporádicos
 - que privilegiam a eficácia
 - que gostam de obter o melhor apurado possível com um número mínimo de passagens
 - que têm a "mão leve"
 - com barba rija
Muito bem dito!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #13 on: March 01, 2013, 12:22:45 pm »
0
Depois de um mês de fidelidade à Fatip, ao "acertar" com a conjugação de lâminas, posso dizer-vos em jeito de conclusão que é uma máquina com personalidade e muito afirmativa, é uma máquina que gosta e vive para cortar. Por isso, há que manejá-la com mestria.

Depois de um período de adaptação à técnica requerida por esta beldade, ligeiramente diferente em termos de ângulos, a Fatip brilha a enorme intensidade.

Apenas não a recomendo para quem faz questão de fazer a barba todos os dias. Não é indicada, no meu entender, como já tinha explicado.
Por outro lado, para prefere privilegia um apurado muito bom, sem dúvida esta é "A MÁQUINA" a ter, da minha experiência até ao momento.

Segue-se a Merkur 25C, em Março.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Escolhas de um wet shaver clássico
« Reply #14 on: March 02, 2013, 11:54:34 pm »
0
A Merkur 25C, apesar de não tão eficaz, é de uma suavidade muito superior à Fatip.

De seguida, algumas fotos das duas. Não sei se as fotos fazem perceber isso da melhor forma, mas é notório que a Fatip expõe bastante mais a lâmina do que a Merkur.






« Last Edit: March 03, 2013, 12:00:08 am by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal