Uma vez que este sabão está ultimamente a dar que falar, nos fóruns estrangeiros (principalmente Espanha e França), e agora também a suscitar interesse aqui no barbearclassico, achei melhor abrir um tópico para a discussão do mesmo. Em vez da informação estar dispersa pelo tópico de aquisições, penso que valeria a pena concentrar a informação aqui, num único tópico, pois fica mais fácil de encontrar e consultar. Servirá também este tópico para partilharmos as nossas impressões acerca deste sabão, pois existem já vários membros que o têm.
Passo a relatar a minha experiência. Saliento que apenas usei o sabão uma vez, portanto é demasiado cedo para fazer uma review definitiva. Considerem isto apenas como umas primeiras impressões.
Ouvi falar pela primeira vez deste sabão no fórum espanhol afeitadoclasico, onde, a certa altura, me pareceu estarem a chover sabões no tópico de aquisições, tal era a quantidade de membros que o comprava…

mais tarde,
abriram um tópico para comentar as suas impressões, todas elas em geral bastante positivas, especialmente tendo em conta o preço – havia já quem o comparasse com o Martin de Candre e tudo.

E com muitas piadas pelo meio!

Pesquisando mais um pouco, encontrei
um tópico ainda maior no fórum francês, onde a quantidade de opiniões positivas era novamente enorme.

E resolvi encomendar. Directamente no site do fabricante:
www.savonneriedubonberger.com Seguindo as dicas dos membros espanhóis (e do Capitão Vasco, numa tentativa de perceber um pouco melhor as particularidades da
Poste Française

) enviei um e-mail para o fabricante, dizendo que tinha lido acerca do “savon à barbe” num fórum, e se era possível encomendar. E quais eram os preços para envio a Portugal. Responderam-me que sim, era possível encomendar, bastava responder, indicando quantos queria, e que as tarifas eram estas:
Bonjour,
Voilà les tarifs:
Port pour le portugal
100g 3€30
250g 5,90€
750g 10€
Savons avec remise forum
Barbe 5,95€
Savon classique 5€
Merci Karine
Il faut passer commande par mail et je vous envoie l'ordre de paiement
Penso que o desconto era destinado aos membros do fórum francês rasage-traditionell, mas eu referi o fórum espanhol e deram o desconto na mesma.
Depois da encomenda, recebi uma ordem de pagamento Paypal. Recebi, paguei, mas como mudei recentemente de morada, a do Paypal não estava correcta

) Contactei de novo a Karine para corrigir a morada, o que foi feito logo de seguida, sem problemas. No dia seguinte, o sabão foi enviado.
Em todo o processo, a comunicação foi rápida e fluída, mas por vezes em francês, outras em espanhol e outras em inglês. A língua principal é o francês, e foi nessa língua que os contactei (com a ajuda de um tradutor, que o meu francês anda um pouco perdido nas brumas da memória

) mas se os contactarem em inglês ou espanhol eles fazem um bom esforço para responder.
Passada uma semana, o sabão chegou. Poderoso aroma a menta, muito natural e agradável – agrada inclusive à cara-metade, o que é sempre uma vantagem.

Espuma fácil, até chateia de tão fácil que é.

Espessa e densa, mesmo feita na cara com um pincel que nem desbravado está (o enorme pincel Proraso). Protecção e deslize acima da média, (especialmente o deslize), espuma muito estável, e uma boa capacidade de hidratação, talvez devido ao karité e ao exótico componente “leite de burra”.
É cedo, para já, fazer uma avaliação final. Mas este sabão promete, e muito. Não acredito que vá destronar o melhor sabão artesanal que experimentei até hoje (esse lugar continua reservado para o Martin de Candre), mas por agora, entra, definitivamente no meu Top5. É um sabão duro, o que me surpreendeu - sem dúvida, o sabão artesanal mais rijo que vi até hoje. Parece um tripple-milled. Este formato que tenho faz-me lembrar uma barrita La Toja que cresceu demais

Até agora, recomendo a compra, quer pela qualidade, quer pelo preço contido. Mias impressões se seguirão. E seria bom ter este sabão cá em Portugal, seguramente seria um êxito se algum vendedor aqui do fórum pudesse ter isto no seu portfolio.

De notar que, por sugestão dos confrades franceses do Rasage Traditionell, o sabão é agora vendido sob a forma de um pote de 100g (em vez do formato estilo stick + comprido), e com um novo aroma, que foi o
resultado de uma votação no Rasage Traditionell: Cedro. É provável que haja outros aromas no futuro.