Author Topic: Recuperação de navalhas.  (Read 4792 times)

Offline comendador

• Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: 0
    • Email
Recuperação de navalhas.
« on: February 06, 2013, 01:14:41 am »
0
Boa noite a todos.

Recentemente fui presenteado com 3 navalhas vintage. Todas de Solingen, mas de diferente "proprietários".
Nesta altura estou interessado em recuperar estas navalhas, para as colocar a uso, mas não sei bem como é que o devo fazer.
Constato que tem alguma ferrugem (naturalmente, depois de algum tempo sem uso). Sei que tenho que ver o estado do fio, da afiação e tudo mais...
Numa primeira fase interessa-me retirar os sinais de oxidação, dar uma limpeza geral, e desinfectar.
Quais são os concelhos que me podem dar em relação a esta temática de recuperação?
Obrigado.
Melhores cumprimentos
Comendador

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
Re:Recuperação de navalhas.
« Reply #1 on: February 06, 2013, 01:23:49 am »
0
Recomendo o Leon, um dos nossos hone meisters.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline comendador

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #2 on: February 06, 2013, 01:26:12 am »
0
Obrigado pela resposta.
Como e que eu posso contactar o Leon?
Melhores cumprimentos
Comendador

Offline PCaldeiraPires

• Maçarico
  • *
    • Email
« Reply #3 on: February 06, 2013, 01:27:31 am »
0
Boa noite ao amigo!

Experimente ver esta série de vídeos:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=uurBeF1u83U" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=uurBeF1u83U</a>

Este é o primeiro mas os outros são facilmente encontrados acessando-se o canal do autor.

Neles ele passa por todas as etapas da restauração de uma navalha, do desmonte até a afiação, passando pela confecção de um cabo a partir de duas placas de chifre e da restauração da lâmina.

Eu pessoalmente no possuo essas ferramentas, mas tive resultados satisfatórios na "limpeza" de uma lâmina (em razoável estado) com uma progressão de lixas das granas 180, 360, 400, 600. Não ficou um espelho como a do autor do vídeo mas feliz com o resultado.

Espero que lhe seja útil.

Um grande abraço

Offline comendador

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #4 on: February 06, 2013, 01:32:24 am »
0
Boa noite caro confrade,

muito obrigado pela sua rápida resposta, e por este vídeo.
Vou ver com atenção.

Abraço.
Melhores cumprimentos
Comendador

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #5 on: February 06, 2013, 01:49:46 am »
0
Envia MP a ele.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

Offline comendador

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #6 on: February 06, 2013, 01:54:51 am »
0
Obrigado Zé.
Foi mesmo isso que já fiz.

Um abraço.
Melhores cumprimentos
Comendador

Offline GADREL

• D.Quijote de La Toja
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
« Reply #7 on: February 06, 2013, 06:35:30 am »
0
Recomendo o Leon, um dos nossos hone meisters.
+1!!! :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #8 on: February 06, 2013, 08:53:39 am »
0

Obrigado Zé.
Foi mesmo isso que já fiz.

Um abraço.

Não tens que agradecer nada!
José Luís Tomé Gonçalves

Offline Leon

• Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
« Reply #9 on: February 06, 2013, 09:37:11 am »
0
Bom dia, confrades.

Restaurar a navalha implica detectar a profundidade das "lesões" da lâmina.

Para a lâmina ficar brilhante, implica ter a superfície o mais linear possível para que a luz seja reflectida do mesmo modo e assim formar o reflexo. Quando a superfície não está uniforme, o reflexo que é gerado é deformado e assim a imagem reflectida fica baça ou nem reflecte nada.

Comece com grãos baixos, por ex., 300. Este grão "come" aço rapidamente pelo que é o indicado para uniformizar a superfície no início. Depois, vai-se subindo o grão - 600, 800, 1200, 1600 e 2000. Nesta fase a lâmina já não apresenta imperfeições visiveis, mas o reflexo ainda não é o desejado.

É altura de passar para as pastas pulidoras. Existem também várias pastas de grãos, tal como as lixas, que servem diferentes propósitos. Comecem pela mais baixa até acabar na mais alta. Nesta fase, já deve ter o efeito de espelho na lâmina.

Depois, é só ir para as pedras, afiar e disfrutar do barbear.  ;)

Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Rui

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
« Reply #10 on: February 06, 2013, 10:26:42 am »
0
Bom dia, confrades.

Para a lâmina ficar brilhante, implica ter a superfície o mais linear possível para que a luz seja reflectida do mesmo modo e assim formar o reflexo. Quando a superfície não está uniforme, o reflexo que é gerado é deformado e assim a imagem reflectida fica baça ou nem reflecte nada.

Comece com grãos baixos, por ex., 300. Este grão "come" aço rapidamente pelo que é o indicado para uniformizar a superfície no início. Depois, vai-se subindo o grão - 600, 800, 1200, 1600 e 2000. Nesta fase a lâmina já não apresenta imperfeições visiveis, mas o reflexo ainda não é o desejado.

É altura de passar para as pastas pulidoras. Existem também várias pastas de grãos, tal como as lixas, que servem diferentes propósitos. Comecem pela mais baixa até acabar na mais alta. Nesta fase, já deve ter o efeito de espelho na lâmina.

Não diria melhor  :D

Offline comendador

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #11 on: February 07, 2013, 01:24:46 am »
0
Muito obrigado Leon pelos sábios conselhos. Temnho que estudar bem este assunto, de forma a que a recuperação seja feita melhor de forma
Vou tentar postar aqui algumas imagens para ficarem a ver que modelos são, assim como a extensão do desgaste. Há uma em questão que tem una lâmina o nome do proprietário em dourada. Estou convencido com o desgaste da recuperação, vou perder essa gravação
são estas questões mais práticas que eu estou com dificudade em resolver.
Agradeço todos os conselhoes dados.
Cumprimentos.
Melhores cumprimentos
Comendador

Offline GADREL

• D.Quijote de La Toja
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
« Reply #12 on: February 07, 2013, 05:01:30 am »
0
Bom dia, confrades.

Não diria melhor  :D
Nem eu! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #13 on: February 07, 2013, 10:01:20 am »
0
Muito obrigado Leon pelos sábios conselhos. Temnho que estudar bem este assunto, de forma a que a recuperação seja feita melhor de forma
Vou tentar postar aqui algumas imagens para ficarem a ver que modelos são, assim como a extensão do desgaste. Há uma em questão que tem una lâmina o nome do proprietário em dourada. Estou convencido com o desgaste da recuperação, vou perder essa gravação
Cumprimentos.

Exactamente.
Podes é tentar cobrir essa zona de alguma maneira, de modo a evitar polir a zona onde tem a gravação - e apenas polir a zona não gravada, preservando assim a gravação dourada.
De resto, se tentares polir essa zona, é certo e sabido que a gravação desaparece.

É como os espanhóis dizem acerca do selo dourado das Filarmonica: "En el sello no se toca"
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Rui

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
« Reply #14 on: February 07, 2013, 10:01:32 am »
0
Cumprimentos.
Carissimo,
POde conseguir não perder a gravação mas é só ponderar bem se vale a pena ficar com uma lamina brilhante e polida ou se vale a pena deixar uma zona menos tratada para não perder a gravação.
O restauro não implica que volte a ser nova, no meu caso acho que deve ficar o melhor possivel ponderando bem até que nivel vale a pena levar a recuperação.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal