Tcheon Fung Sing (Cannela & Arancio Amaro aroma intenso) Na minha última review do Provence Santé, disse que a França era (no que toca ao meu gosto pessoal) um dos candidatos ao posto de melhor país produtor de sabões de barbear. Pois bem, outro dos países mais notáveis no que toca a essa arte é sem dúvida a Itália, especialmente com os seus sabões brandos tão característicos, muitos deles em utilitárias embalagens de quilo, e com o já típico aroma de amêndoas.
No entanto, uma das notáveis excepções é o sabão que trago aqui para esta avaliação: apesar de ser produzido em Itália por uma companhia que produz sabões em Turim desde 1945, essa companhia tem o exótico nome de Tcheon Fung Sing
e foi fundada, ao que consta, por um emigrante chinês depois da 2ª Guerra Mundial (daí o nome). Trata-se de um sabão de barbear brando, muito ao estilo italiano, divulgado pelo nosso colega Eric (proprietário da loja barbieridifigaro.nl) e vendido sob diversas apresentações, tamanhos e com uma diversidade de aromas.
Nesta review vou falar essencialmente da versão “Cannella & Arancio Amaro”.
1 - Formulação:
Stearic acid, Aqua, Cocos Nucifera, Potassium Hidroxide, Sodium Hidroxide, Parfum, Sodium Carbonate, Limonene, Eugenol, Linalool, Linalyl Acetate, Decanal, Diethyl Phtalate, Phenylethyl Alcohol, Benzyl Salicilate
Sabão de base vegetal, baseado em ácido esteárico e óleos de coco. O ácido esteárico pode ter origem vegetal ou animal, mas segundo o fabricante, este é exclusivamente de origem vegetal.
2 - Apresentação: 100mL de sabão dentro de uma embalagem de plástico de tipo descartável. É praticamente uma recarga. Não é propriamente uma embalagem luxuosa ou impressionante. É simples, utilitária, alberga o sabão e pronto. Dentro da gama, existem outras apresentações mais luxuosas que esta.
3 - Duração: È uma pequena embalagem, e o sabão é um sabão brando, mesmo assim irá durar muitos e bons escanhoados. Cerca de 2 meses, talvez, numa base diária.
4. - Carga de sabão: Muito simples, ao ser um sabão mole, é fácil carregar o pincel. Muito mais fácil que no caso de um sabão duro, por exemplo.
5 - Capacidade para formar espuma: Muito boa. Este sabão mole italiano faz espuma com uma facilidade notável – tão fácil que até chateia. Ainda mais simples que outros sabões moles italianos, como por exemplo o Cella ou o Valobra. Muito rápido, crescendo depois em quantidade e volume.
6 - Rácio água/sabão: Muito permissiva, aguenta bem um pequeno excesso de água sem que a espuma perca as suas capacidades protectoras. Não é nada difícil achar a quantidade de água ideal quando se usa este sabão.
7 - Qualidade da espuma: Exuberante, cremosa, com o volume e o brilho característico das boas espumas de barbear. Muito duradoura, também, não apresenta tendência a secar precocemente.
Espuma bem quer com cerda, quer com texugo, mas considero que tem maior afinidade com pincéis de cerda, algo característico dos sabões brandos artesanais italianos.
8 - Protecção e deslize: Quer a protecção quer o deslize são bem acima da média. Saliento especialmente o deslize deste sabão, uma característica bastante apreciada por quem usa navalhas – pode comparar-se facilmente o deslize deste sabão com o deslize obtido pelos melhores sabões com base de sebo. Outro sabão que recomendaria a qualquer um – desde o utilizador que se inicia no barbear clássico até ao mais experiente e tarimbado utilizador de navalhas.
9 – Sensação na caraMuito boa. Embora sem atingir a sensação de alguns cremes ou sabões de topo, proporciona um elevado grau de conforto. Não se nota nenhuma sensação mentolada ou refrescante, nem qualquer sensação esquisita.
10 - Hidratação e sensação após barbear: Acima da média. Deixa a cara bem hidratada. Deixa uma sensação pós-barba muito boa, pois a pele fica com uma sensação limpa e hidratada. É a prova de que um bom sabão não necessita de ser caro ou ter ingredientes exóticos para ser um bom produto e funcionar muito bem.
11 - Aroma: Este capítulo é de especial destaque, pois este sabão foge à tradicional monotonia olfactiva dos sabões italianos. É notório o esforço desta companhia em apresentar novos aromas que agradem ao público-alvo, e que fogem aos já tradicionais amêndoas/eucalipto/mentol tão típicos de terras transalpinas.
Estas versões têm um aroma mais intenso que as primeiras que foram lançadas (daí o nome de “aroma intenso”, e proporcionam uma excelente experiência olfactiva durante o barbear. Tenho duas versões deste sabão, este de que falo aqui é a de “Cannella & Arancio Amaro” (canela e laranja amarga) e apesar do nome soar um pouco “alimentício”, é uma delícia para os sentidos. A canela não é demasiado potente, e os tons de laranja têm uma certa vivacidade muito agradável - não é o aroma de laranja “demasiado madura” criado por outros produtores artesanais. Um aroma muito agradável e equilibrado, e apesar do nome, não é, de maneira nenhuma, demasiado intenso.
A outra versão que tenho é ainda mais brilhante, olfactivamente falando: trata-se da “Zagara & Gelsomino” (flor de laranjeira e jasmim) e tem um aroma que compete facilmente com o de que melhor já cheirei em produtos de barbear tradicional, muito na linha do RazoRock XXX ou do Acqua di Parma.
12 - Preço: Não se trata de um sabão dispendioso, tem um preço que anda por volta dos €6,50 na Taccuino ou na barbieridifigaro.nl, bem como noutras lojas online, como a shaving.ie. Não é tão económico quanto os sabões italianos “de quilo”, todavia não se pode considerar caro.
13 - Conclusão: Um sabão que nos traz a eficácia e facilidade de utilização dos tradicionais sabões moles italianos, mas com a vantagem de fugir à tradicional monotonia dos aromas a amêndoas/eucalipto/mentol. Faz espuma com uma facilidade tremenda e permite uma experiência de barbear bem acima da média. Proporciona um cuidado da pele muito bom, também bem acima da média, mesmo apesar de não chegar aos píncaros de outros cremes italianos, como por exemplo o Acca Kappa em pote.
Produto recomendado? Claro que
SIM.
Quer para uso diário, quer para incluir numa rotação, é um sabão que merece a pena ter e que certamente agradará a muitos. Imprescindível para os apreciadores de
croaps que queiram um aroma diferente dos habituais amendoados!