Deixo aqui a minha opinião.....
Separo aqui duas linhas: o material considerado mais profissional IBM/lenovo, DELL e os outros (hp, acer, toshiba, ...)
A minha resposta baseia-se na minha experiência de utilização.
A lenovo é a mesma coisa que a IBM.
A IBM dedicou-se exclusivamente aos material industrial - pontos de venda e servidores - e deixou os portáteis e computadores de secretária para a lenovo. Ora, são todos construídos no mesmo sítio. Mantêm à vários anos a sua estética robusta e feia.
É material de muita durabilidade. Nos portáteis realço a capacidade de o monitor encaixar perfeitamente sem margem para folgas quando o portátil está fechado. O material é plástico ABS e é material de guerra.
nada sei sobre os portáteis da Dell, sei que se inserem na mesma gama que os do IBM/lenovo e são bem representados em Portugal.
São muito conhecidos em séries televisivas como o "teoria do big bang
Pela razão de se considerarem um linha para utilização mais profissional, têm um excelente suporte, claro que este tipo de coisas poderá implicra alguna inflação do preço no momento de aquisição.
A Toshiba já foi o topo no que diz respeito a portáteis de uso comerical.
Hoje em dia devido à massificação dos portáteis ( e baixa do preço dos mesmos) é notória a quebra de qualidade dos seus modelos.
A HP tem bom suporte, em caso de avaria levanta o equipamento onde estiveres.
Contra a HP só tenho contra a altura das teclas.
É realmente o pormenor que mais me chateia num computador.
A VAIO é uma linha bonita.. mas não sei muito sobre o suporte.. Na minha opinião é um pouco sobrevalorizado.
Os Apple, à parte o sistema operativo (mas não entro em guerra de religiões

) e se bem que considerado um equipamento caro, faz jus ao material usado. Quero dizer, o brilho e imagem do ecran são irrepreensíveis e todo o hardware é muito bem pensado (pormenores como por exemplo o íman no transformador). Para além disso, repara que são poucos modelos lançados pela Apple de cada vez, reduzindo as falhas de hardware.
Podes sempre comprar outro sistema operativo diferente de iOS e instalar, pois o processador é compatível com windows
É caro, mas é uma máquina que sobressai tecnicamente
Na minha perspectiva pessoal, eu acredito em garantias e um pouco no factor sorte...
Eu tenho um acer de 2004 ainda funcional sem nenhum problema e um acer de 2010. que se mantém a funcionar.
Para computador do dia-a-dia uso um netbook magalhães

aliás: Tsunami T101 Jumper
A minha opção baseou-se pelas comparações com outros e avaliação de relação características/preço
Fala-se mal do suporte da acer, que caso haja algum problema se sujeita a ter o computador remetido para Espanha. Mas se utilizando no período de garantia não avariar, então será pouco provável que avarie depois
por último referencio o fujitsu-siemens.
na minha opinião pessoal, considero uma marca com mau suporte e virado para as massas. É normal encontrar esta marca com portáteis muito baratos, mas com falhas como placa gráfica com memória partilhada, que não só diminui o preço do equipamento, mas estraga o rendimento global do computador..
Boa sorte!!
não sei se ajudei ou se piorei