Author Topic: Campo Pequeno acolhe homenagem ao forcado  (Read 4263 times)

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
Re:Campo Pequeno acolhe homenagem ao forcado
« Reply #15 on: February 20, 2013, 10:22:37 pm »
0
Como sou parte Montalegrense por adopção, temos uma tradição que também é algo polémica, mas a meu ver é muito mais justa e menos cruel. Nas chegas de bois, os animais medem forças até um desistir, e depois cada um vai à sua vida:

Que de tradição pouco ou nada tem... Aquilo que começou por bairrismo, orgulho de pertença e competitividade tão característico dessa zona, em que o boi era alimentado e tratado pelas povoações e era levado a competir pelo estatuto dessa povoação com os bois das povoações vizinhas, acaba agora como espetáculo para as massas em que meia dúzia de produtores de gado subsidiados, inscrevem os seus animais para a luta mediante uma compensação acordada com os "festeiros". Juntava-mos a isto um sistema de apostas e em nada diferia das lutas de cães ou de galos...

Todavia, devo concordar que é uma prática bem menos nefasta que a tourada, de vez em quando os bois ficam bastante feridos, mas (para além de não ficarem com as vacas no fim) a situação é mais natural e não implica a morte do animal. São situações que podiam acontecer na natureza ainda que a frequência fosse muito menor.

Mas isto tudo tem sempre dois lados, os incêndios florestais não são sempre maus, a caça não é sempre má, as touradas não são sempre más. Aposto que se não houvesse touradas, dificilmente existiriam bois em estado selvagem e eu sinceramente preferia ser um boi selvagem e morto de uma maneira cruel do que um boi do "aviário" morto de uma maneira "humana".

Offline Lusitano

• Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Respect: +40
« Reply #16 on: February 20, 2013, 10:55:35 pm »
0
Touradas é um espetáculo nada dignificante da nossa condição de sociedade civilizada (ou não), que ainda resiste por ser tradição, um pouco como era tradição queimar pessoas na fogueira nos tempos da Inquisição. Vender bilhetes para se assistir à crueldade contra um animal é um espetáculo vergonhoso e bárbaro.
Em relação aos forcados, arriscam-se muito, e como esse jovem forcado aprendeu da pior forma, o touro é um animal bravo e com uma grande força. Mas há pessoas que gostam de brincar com a vida e arriscar, depois admiram-se que tenham azares desses.

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #17 on: February 20, 2013, 11:57:39 pm »
0
É o que eu digo: nada como as touradas à corda nos Açores. ;D

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=92nplcIfmNQ" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=92nplcIfmNQ</a>

Aí, que é "maltratado" são... os festeiros! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
« Reply #18 on: February 21, 2013, 01:01:20 am »
0
Fartei-me de rir   :D :D :D :D :D Os sons são hilariantes.

Este vídeo bateu todas as chegas de bois, lutas de galos, carneiros, touradas... a que assisti até hoje.

PS: Quando falei em festeiros, referia-me aos organizadores da festa/evento e não ao público. As chegas de bois em princípio são de visualização livre.

Offline gastao_4x4

• Trade Count: (+1)
  • Personna grata
  • Respect: +1
« Reply #19 on: February 22, 2013, 03:32:57 pm »
0

Excelente video, também gosto muito das corridas de Pamplona

Offline Leon

• Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
« Reply #20 on: February 22, 2013, 05:29:49 pm »
0
Excelente video, também gosto muito das corridas de Pamplona

Não aprecio touradas, mas acho alguma piada às corridas de Pamplona: É o "salve-se quem puder"  ;D ;D
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal