Author Topic: Fatip Grande Gold, Open Comb  (Read 8246 times)

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Fatip Grande Gold, Open Comb
« on: March 03, 2013, 01:06:47 pm »
0
Fatip Grande Gold, Open Comb



Tipo de máquina: Trata-se de uma safety razor de pente aberto de 3 peças.

Tamanho: 8 cm

Peso: ~ 66 g

Preço: Encontrei vários preços, a partir de 26€ nas lojas online.

Beleza: Aspecto muito subjectivo, eu considero esta safety razor uma das mais belas que já vi e sem dúvida a mais bela que já tive em mãos.

Qualidade de construção: Bastante razoável.

Agressividade: Este ponto é fácil de avaliar. É a máquina mais agressiva que já experimentei (quiçá apenas ultrapassada pela Muhle R41 v. Shark, neste aspeto, pelo que vou lendo - ainda não tive oportunidade de experimentar a R41). Esta característica é uma das imagens de marca desta máquina. Requer extrema leveza no manuseamento e é uma máquina que causa facilmente irritação em caso de repetições desnecessárias e pode causar cortes, se mal usada.  Expõe bastante a lâmina e isso sente-se bem na pele.

Cabo: É razoável. Nunca me escorregou com as mãos molhadas, mas possuo outras máquinas com cabos que considero melhores, com melhor grip, como por exemplo a Merkur 25C ou a EJ DE 89 Barley.

Cabeçal: Permite abordar as zonas tipicamente mais críticas com bastante flexibilidade. É um colosso para fazer o bigode.

Manuseamento: É aqui que o sucesso desta máquina é decidido. Se bem manuseada, é extremamente eficaz e permite escanhoados apuradíssimos. Caso contrário, pode fazer estragos :D

Ajustabilidade: Não ajustável.

Substituição de lâmina: O habitual para uma máquina de 3 peças.

Melhor lâmina para combinar: Experimentei algumas lâminas com esta máquina e as que me pareceram conjugar melhor com ela foram a Astra e a Rapira.

Conclusões
  • Trata-se de uma máquina muito eficaz, que porém é agressiva, pouco suave e pouco permissiva a erros. Requer boa técnica. Nas mãos erradas, torna-se uma máquina perigosa. Nas mãos certas, por outro lado, é uma delícia. Considero-a aconselhável para quem tenha barba dura e/ou faça a barba de 2 em 2 ou 3 em 3 dias e privilegie a obtenção de um apurado sensacional.
  • Compraria de novo? Apesar de lhe reconhecer uma beleza invulgar e capacidade de corte única na minha coleção de safety razors, provavelmente não, porque é uma máquina pouco permissiva e pouco indicada para uso diário.
« Last Edit: March 03, 2013, 01:14:51 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #1 on: March 03, 2013, 09:56:55 pm »
0
O review está excelente! Tenho uma Fatip Picolo e posso dizer que é tão agressiva quanto a R41 Shark. E até mais pesada, principalmente no cabo, tornando-a maus equilibrada. Fico imaginando a Grande...
« Last Edit: March 03, 2013, 09:58:35 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #2 on: March 03, 2013, 10:23:01 pm »
0
O review está excelente! Tenho uma Fatip Picolo e posso dizer que é tão agressiva quanto a R41 Shark. E até mais pesada, principalmente no cabo, tornando-a maus equilibrada. Fico imaginando a Grande...

Estava curioso para experimentar a tão propalada agressividade da R41, assim fico-me pela minha Piccolo que não acho nada de outro mundo em agressividade. Até agora não mordeu... mas ameaça bastante.

Quanto à review, muito boa. As conclusões são bastante instrutivas para quem pensa aventurar-se numa máquina dessas. Só faltam umas fotos a mostrar como a lâmina assenta na máquina.


Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #3 on: March 04, 2013, 04:19:57 am »
0
Confrade classic-shaver, excelente review!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Habushum

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 815
  • Por quem sois? El Rei D. João I
  • Respect: 0
Re:Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #4 on: March 26, 2013, 12:48:03 pm »
0
A review do caríssimo confrade  quem tive o prazer de comprar essa belíssima máquina não podia estar mais adequada à realidade! Apenas fiz três escanhoados com ela (não tive oportunidade de postar no edd  :P) e devo dizer que a R41 shark é sem duvida  a maquina mais agressiva que já usei, ainda que esta beleza não lhe fique muito atras, pelo que, apenas posso dar parabéns ao confrade pela excelente review  ;D
Um abraço,

Madeira - Portugal
coração em Goiânia - Brasil

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #5 on: March 26, 2013, 02:08:29 pm »
0
A review do caríssimo confrade  quem tive o prazer de comprar essa belíssima máquina não podia estar mais adequada à realidade! Apenas fiz três escanhoados com ela (não tive oportunidade de postar no edd  :P) e devo dizer que a R41 shark é sem duvida  a maquina mais agressiva que já usei, ainda que esta beleza não lhe fique muito atras, pelo que, apenas posso dar parabéns ao confrade pela excelente review  ;D

Que bom saber que a máquina correspondeu às expectativas e à preferência do confrade!
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #6 on: May 15, 2013, 09:40:15 am »
0
O review está excelente! Tenho uma Fatip Picolo e posso dizer que é tão agressiva quanto a R41 Shark. E até mais pesada, principalmente no cabo, tornando-a maus equilibrada. Fico imaginando a Grande...
+1

Offline Razoredge

  • Trade Count: (0)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 948
  • "We do what we do, so others may live."
  • Respect: +1
Re: Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #7 on: June 11, 2013, 11:21:56 am »
0
Fatip Grande Gold, Open Comb

(Image removed from quote.)

Tipo de máquina: Trata-se de uma safety razor de pente aberto de 3 peças.

Tamanho: 8 cm

Peso: ~ 66 g

Preço: Encontrei vários preços, a partir de 26€ nas lojas online.

Beleza: Aspecto muito subjectivo, eu considero esta safety razor uma das mais belas que já vi e sem dúvida a mais bela que já tive em mãos.

Qualidade de construção: Bastante razoável.

Agressividade: Este ponto é fácil de avaliar. É a máquina mais agressiva que já experimentei (quiçá apenas ultrapassada pela Muhle R41 v. Shark, neste aspeto, pelo que vou lendo - ainda não tive oportunidade de experimentar a R41). Esta característica é uma das imagens de marca desta máquina. Requer extrema leveza no manuseamento e é uma máquina que causa facilmente irritação em caso de repetições desnecessárias e pode causar cortes, se mal usada.  Expõe bastante a lâmina e isso sente-se bem na pele.

Cabo: É razoável. Nunca me escorregou com as mãos molhadas, mas possuo outras máquinas com cabos que considero melhores, com melhor grip, como por exemplo a Merkur 25C ou a EJ DE 89 Barley.

Cabeçal: Permite abordar as zonas tipicamente mais críticas com bastante flexibilidade. É um colosso para fazer o bigode.

Manuseamento: É aqui que o sucesso desta máquina é decidido. Se bem manuseada, é extremamente eficaz e permite escanhoados apuradíssimos. Caso contrário, pode fazer estragos :D

Ajustabilidade: Não ajustável.

Substituição de lâmina: O habitual para uma máquina de 3 peças.

Melhor lâmina para combinar: Experimentei algumas lâminas com esta máquina e as que me pareceram conjugar melhor com ela foram a Astra e a Rapira.

Conclusões
  • Trata-se de uma máquina muito eficaz, que porém é agressiva, pouco suave e pouco permissiva a erros. Requer boa técnica. Nas mãos erradas, torna-se uma máquina perigosa. Nas mãos certas, por outro lado, é uma delícia. Considero-a aconselhável para quem tenha barba dura e/ou faça a barba de 2 em 2 ou 3 em 3 dias e privilegie a obtenção de um apurado sensacional.
  • Compraria de novo? Apesar de lhe reconhecer uma beleza invulgar e capacidade de corte única na minha coleção de safety razors, provavelmente não, porque é uma máquina pouco permissiva e pouco indicada para uso diário.

Experimentei hoje pela primeira vez a minha Fatip Grande (versão ruténio, e não a gold ou cromada), e concordo com o confrade classic-shaver.
Eu usei-a sem problemas nenhuns, sem razorburn , nem cortes nem nada, porque a usei com leveza, e porque tinha barba de 3 dias.
Contudo, como disse o confrade, não me parece que a minha pele aguenta-se esta máquina num uso diário.
Tirando isso, achei a máquina muito boa. Tenho lá a R41, e estava à espera de ter mais "calo", para experimentar manobrá-la.
Mas após o que li aqui, na próxima barba de 3 ou mais dias, vou-me atirar à "shark"... >:(
 
« Last Edit: June 11, 2013, 07:37:24 pm by Razoredge »
"We do what we do, so others may live."

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #8 on: June 11, 2013, 11:50:58 am »
0
Parabéns pelo review....me fez desistir da compra!!!
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Cervejeiro Maia

  • Trade Count: (+5)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • Cervejeiro amador e barbeiro aprendiz
  • Respect: +1
    • Email
Re: Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #9 on: June 11, 2013, 01:39:11 pm »
0
Parabéns pelo review....me fez desistir da compra!!!

Oi Claudio
eu tenho a Piccollo, Rutênio e a normal. Eu uso quase todo dia. Recomendo sem reservas. Mas realmente quem não curte máquinas agressivas não é a melhor opção. Entretanto acho ela muito mais suave que as Shark; Não tenha medo delas :)
Jornalista profissional, cervejeiro amador e barbeiro aprendiz.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #10 on: June 12, 2013, 09:19:22 am »
0
Eu uso quase todo dia. Recomendo sem reservas. Mas realmente quem não curte máquinas agressivas não é a melhor opção. Entretanto acho ela muito mais suave que as Shark; Não tenha medo delas :)
+1! :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #11 on: June 12, 2013, 01:58:51 pm »
0
Uso a Fatip Piccolo numa base diária sem qualquer problema.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #12 on: June 12, 2013, 03:35:00 pm »
0
Uso a Fatip Piccolo numa base diária sem qualquer problema.

 Será umas das próximas...

Offline Fitzpatrick

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 37
  • Respect: 0
Re: Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #13 on: July 08, 2014, 11:29:07 pm »
0
boas confrades onde posso comprar esta maquina ca em portugal? ja estou farto de procurar e so encontro sites estrangeiros com portos de envio muito caros

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Fatip Grande Gold, Open Comb
« Reply #14 on: July 08, 2014, 11:35:48 pm »
0
boas confrades onde posso comprar esta maquina ca em portugal? ja estou farto de procurar e so encontro sites estrangeiros com portos de envio muito caros
Envia um e-mail ou MP ao Gil Brandão, o user "lamina" cá do fórum. Ele vende Fatip.
http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=33.0
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal