Author Topic: Relógio Nivada Antartic Sun - Triunfo Unic Special  (Read 4913 times)

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Relógio Nivada Antartic Sun - Triunfo Unic Special
« on: March 03, 2013, 09:01:11 pm »
0
Boas pessoal

Já que o espaço existe, vou puxar um banquinho e chegar-me à lareira :D

Então é assim, o meu avô conta-me que comprou o seu relógio à muitos anos que ainda hoje anda no seu pulso.
Não leva pilhas e é companheiro diário, quer na utilização da enxada, ou outra qualquer tarefa do dia a dia no campo - , quer num casamento mais requintado.
O texto dos dias da semana está em português, como podem reparar.

Passo a mostrar algumas fotos que tirei hoje.
a parte da frente:


a parte de trás:


Esta marca é conhecida? Alguém me sabe dizer um pouco sobre este relógio?
« Last Edit: March 03, 2013, 09:41:07 pm by nunogrl »

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Relógio Triunf
« Reply #1 on: March 03, 2013, 09:03:28 pm »
0
Esta marca é conhecida? Alguém me sabe dizer um pouco sobre este relógio?

Sobre a marca não, mas se é suiço e automático, só tens a ganhar em preservá-lo e, quem sabe, restaurá-lo.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Relógio Triunf
« Reply #2 on: March 03, 2013, 09:22:09 pm »
0
Já percebi que se trata de um "Nivada Antarctic"

Tanto quanto consegui apurar, a Nivada é uma empresa suiça de 1879, que no ano 2000 se mudou para o méxico no ano 2000. http://en.wikipedia.org/wiki/Nivada

Ainda existe e fabrica relógios http://www.nivadaswiss.com/

Pesquisando por Nivada Antartic no google encontro imensas imagens de relógios similares. Curiosamente nenhum igual a este em particular.

Offline Paulo Girão

  • Trade Count: (+1)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 84
  • Respect: +7
    • http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/
Re:Relógio Triunf
« Reply #3 on: March 03, 2013, 09:41:50 pm »
0
Boa noite

Arrisco em dizer que este espécie, pode muito bem estar equipado com uma máquina ETA 2789 ;)

Cumprimentos
Paulo Girão
Cumprimentos
Paulo

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Relógio Triunf
« Reply #4 on: March 03, 2013, 09:57:22 pm »
0
Boa noite

Arrisco em dizer que este espécie, pode muito bem estar equipado com uma máquina ETA 2789 ;)

Cumprimentos
Paulo Girão

Boa noite, Paulo Girão

Nem ouso questionar este tipo de afirmações!
 
O meu avô deixou de o usar há uns meses devido a um infortúnio que lhe imobilizou a mão ( e por isso viu-se obrigado a andar com um relógio do El Corte Chinês, que não sendo tão bom, ao menos não pára a menos que a pilha falhe ou um ponteiro caia :)

Hoje só por estar a manusear, foi uma surpresa começar a ver o ponteiro dos segundos a começar a andar do nada :) 

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Relógio Triunf
« Reply #5 on: March 04, 2013, 05:06:46 am »
0
Boa noite

Arrisco em dizer que este espécie, pode muito bem estar equipado com uma máquina ETA 2789 ;)

Cumprimentos
Paulo Girão
Concordo com o Confrade Paulo, pois só encontrei calibres ETA, em relógios Nivada, como o 2846, o 2789, o 7715, 0 2408, o 2472...

Mestre Nuno, quanto ao preço, consultando o Guia Watches - Gilbert/Engle, versão 2010, às páginas 969, encontrei um exemplar diverso, com uma máquina mais simples que a ETA 2789, cotado, a US$ 45(completo e funcionando), US$ 85( totalmente restaurado/boas condições), US$ 100(mint), respectivamente.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Paulo Girão

  • Trade Count: (+1)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 84
  • Respect: +7
    • http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/
Re:Relógio Triunf
« Reply #6 on: March 05, 2013, 11:34:07 am »
0
Boa noite

Arrisco em dizer que este espécie, pode muito bem estar equipado com uma máquina ETA 2789 ;)

Cumprimentos
Paulo Girão

Boa noite, Paulo Girão

Nem ouso questionar este tipo de afirmações!
 
O meu avô deixou de o usar há uns meses devido a um infortúnio que lhe imobilizou a mão ( e por isso viu-se obrigado a andar com um relógio do El Corte Chinês, que não sendo tão bom, ao menos não pára a menos que a pilha falhe ou um ponteiro caia :)

Hoje só por estar a manusear, foi uma surpresa começar a ver o ponteiro dos segundos a começar a andar do nada :)  

Caro Nunogrl

Lamento o sucedido ao Sr. Seu Avô... Quase que aposto e arrisco a dizer que essa máquina Há muito que não é revista... Um conselho, evite colocá-la a trabalhar :-[
Pense numa revisão ;)

Mas!! calcule o que achei ao deambular numa caixa com "sucatas"?




Nada parecido, mas o mesmo logotipo no mostrador :)

Os meus melhores cumprimentos
Paulo Girão
« Last Edit: March 05, 2013, 11:35:59 am by Paulo Girão »
Cumprimentos
Paulo

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Relógio Nivada Antartic Sun - Triunfo Unic Special
« Reply #7 on: March 05, 2013, 12:42:40 pm »
0

Há objectos que se tornam extensão de nós, um anel, uma jóia, uma caneta ou um relógio.Esse parece ser um deles.

Naturalmente, uma revisão não "desajuda" e talvez uma nova correia.Quanto ao resto não é muito importante: saber quanto vale ou se é bom ou não, porque já foi respondido. Vale muito mais de 100 dólares: vale a dimensão de um avô, priceless. Se é bom? Aguentou sol a sol, chuva e vento, passou do campo à boda "sem pestanejar", assistiu a mortes e nascimentos e toda a dimensão da vida humana de permeio, aguentando noite e dia.Que dizer de um relógio assim? Bom? Indestrutível!! Tornou-se extensão de alguém, sim...It's "a keeper" ;)

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Relógio Nivada Antartic Sun - Triunfo Unic Special
« Reply #8 on: March 05, 2013, 01:30:16 pm »
0
Isto do meu avô foi devido a uma pancada, espero que nada de permanente...  Está em fisioterapia e a recuperar :) O homem é rijo!

O relógio já assistiu sem dúvida a muita coisa.
Já viu poda e "empa" de muita árvore e já deu muita "bandeira de milho" a muito coelho.

Tenho de fazer aqui uma ressalva! O relógio é e será do meu avô! Simplesmente tirei umas fotos por achar um objecto muito caricato - um relógio mais velho que eu com um automatismo que nunca tive em relógio de minha posse! - e nada mais simples que perguntar aqui a quem entende do assunto.

Obrigado pelos comentários, e Paulo Girão, obrigado pelo cuidado!
Esse antartic que apresentas parece-me ser já de outro segmento :D

É possível arranjar vidros para estes relógios facilmente? e o polimento da caixa metálica, é algo viável, ou já ultrapassa o razoável?
Como disse este relógio tem andado a funcionar durante décadas. O meu avô levou-o a um relojoeiro para lhe fazer uma limpeza e ele levou-lhe 15 euros.
Vivendo os tempos que correm, totalmente diferente da época em que este relógio foi adquirido, entendo a decisão dele de "ora, por esse preço compro um novo" .

Abraço a todos
Nuno

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Relógio Nivada Antartic Sun - Triunfo Unic Special
« Reply #9 on: March 07, 2013, 08:08:55 am »
0
Confrade Paulo, muito bonito este exemplar!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Relógio Nivada Antartic Sun - Triunfo Unic Special
« Reply #10 on: March 07, 2013, 08:31:21 am »
0

É possível arranjar vidros para estes relógios facilmente? e o polimento da caixa metálica, é algo viável, ou já ultrapassa o razoável?
Como disse este relógio tem andado a funcionar durante décadas. O meu avô levou-o a um relojoeiro para lhe fazer uma limpeza e ele levou-lhe 15 euros.


15€? Bom preço se realmente foi feito o serviço. O meu pai pagou 50€ da última que mandou fazer ao Seiko 5. Foi limpar e lubrificar (espero eu). Mas levou um vidro novo, o outro estava todo riscado. Só não foi polida a caixa.


Hay que barbear cada dia mas!

Offline Paulo Girão

  • Trade Count: (+1)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 84
  • Respect: +7
    • http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/
Re:Relógio Nivada Antartic Sun - Triunfo Unic Special
« Reply #11 on: March 07, 2013, 02:51:19 pm »
0
Obrigado pelos comentários, e Paulo Girão, obrigado pelo cuidado!
Esse antartic que apresentas parece-me ser já de outro segmento :D

É possível arranjar vidros para estes relógios facilmente? e o polimento da caixa metálica, é algo viável, ou já ultrapassa o razoável?
Como disse este relógio tem andado a funcionar durante décadas. O meu avô levou-o a um relojoeiro para lhe fazer uma limpeza e ele levou-lhe 15 euros.
Vivendo os tempos que correm, totalmente diferente da época em que este relógio foi adquirido, entendo a decisão dele de "ora, por esse preço compro um novo" .

Caro Nuno

Grato pelo feedback... O relógio que exibo é um com o mesmo logótipo que o Seu, somente está equipado com uma máquina Valjoux 7734 e sim outro segmento.

No que toca ao valor pago pela revisão, é de facto "dado"... Ou foi preço de e para Amigo, ou então limparam só umas "coisitas".

Como disse estou quase certo, trata-se de uma máquina ETA 2789, algo complexa, pelo que eu numa limpeza minuciosa (tudo desmontado na integra), lavado e devidamente lubrificado, ajustes e cronometria, não faria por menos de €45 (de notar que a este preço é para profissionais, ourivesarias e ou relojoeiros), estes depois e por vezes multiplicam por dois, para terem algum lucro com é óbvio.

Como diz o Confrade Renato que o Pai pagou €50 com vidro incluído... E deve ser (julgo de que), máquina "normal" (corda simples).

Ao Confrade Gadrel o meu muito obrigado... Saúde

Cumprimentos
Paulo Girão


Cumprimentos
Paulo

Offline Red

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 615
  • Respect: +1
Re:Relógio Nivada Antartic Sun - Triunfo Unic Special
« Reply #12 on: April 08, 2013, 11:04:00 pm »
0
Tanto uma, como a outra máquina são muito bonitas, mesmo que em segmentos diferentes. Conselho - arranjar um artista que o limpe condignamente e depois lubrifique devidamente, o valor sentimental acima de tudo...
Sucata? e uma máquina Valjoux lá dentro? Uah, por acaso o confrade não terá para lá na sucata um 6138? ;)
The time you enjoy wasting is not wasted time

Offline Paulo Girão

  • Trade Count: (+1)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 84
  • Respect: +7
    • http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/
Re:Relógio Nivada Antartic Sun - Triunfo Unic Special
« Reply #13 on: April 16, 2013, 11:07:19 am »
0
Tanto uma, como a outra máquina são muito bonitas, mesmo que em segmentos diferentes. Conselho - arranjar um artista que o limpe condignamente e depois lubrifique devidamente, o valor sentimental acima de tudo...
Sucata? e uma máquina Valjoux lá dentro? Uah, por acaso o confrade não terá para lá na sucata um 6138? ;)


Caro confrade Red

Eu tenho "algumas sucatas"... Costumo comprar ao kilo (quando há) e por acaso tenho 2 sucatas com o calibre que menciona, infelizmente, já estão incompletas... Sabe como é!! Volta e meia preciso de peças que já não há novo e!!! ;)

Cumprimentos
Paulo Girão
Cumprimentos
Paulo

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal