Author Topic: minha dica de afiação de navalha.  (Read 10095 times)

Offline sertão

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 48
    • Email
minha dica de afiação de navalha.
« on: May 15, 2013, 11:50:49 pm »
olá pessoal, espero que tenha proveito essas dicas de afição de navalha, pois ja mi ajundam muito com varias perguntas que faço, e quero compartilhar uma boa dica para todos navalheiros.

é o seguinte! estou em um curso de cabeleireiro masculino, e tive a oportunidade de ter um professor da epoca antiga 44 anos de profissão muito bom isso!
o negonicio é o seguinte, como ja tinha postado fotos da filarmonica 12 que ganhei, todos indicaram um bom afiador, pois então mostrei a navalha para o 44 anos de profissão!?

disse assim limpe ela com lixa dgua 600, comece o fio com a600 bem de leve ja passando para 1200, e finalize com 1500 e si quizer a 2000 tambem e depois assentador e ja era ta pronta.!!!
dificil de acreditar mas nunca tinha visto uma navalha corta tanto assim, barbear perfeito mesmo.
o segredinho é um pedaço de vidro pequeno  que de para apoiar 1/4 de lixa, fica extremamente plano e funciona mesmo,e movimento sirculares em sentido do fio na mesma contagem de movimentos!!!! ja as pedras de afiar pode ter desgaste a não funcionara flat como o vidro. dificil de acreditar mas fique surpreso  com o resultado, vale a pena a lixa mais cara sera a 2000 +ou- 6,50 reais.
segui as fotos ante e depois!!!



 

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #1 on: May 16, 2013, 01:01:03 am »
Não acredito que não fez um vídeo disso para termos uma ideia...

Nunca tinha pensado nisso apesar de já ter usado vidro e lixa para outros trabalhos.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #2 on: May 16, 2013, 03:07:18 am »
E a afiação progressiva? Dobrando o valor do grão? Passar de 1500 para 32000? Falta muito aí no meio!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
    • Email
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #3 on: May 16, 2013, 08:52:50 am »
E a afiação progressiva? Dobrando o valor do grão? Passar de 1500 para 32000? Falta muito aí no meio!
Concordo!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #4 on: May 16, 2013, 09:46:14 am »
Acabar nos 2000 faz com que o fio fique definido, mas apenas isso.

Falta ainda refinar o fio (4000 - 6000) e pulir (8000 - 10000)

Um fio feito com grão até 2000 efectivamente pode cortar pêlo, mas não será tão confortável como os fios acabados em grão mais alto.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
    • Email
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #5 on: May 16, 2013, 12:47:12 pm »
Realmente funciona. Afiei todas as minhas navalhas assim, exceto as que eu comprei do Callega, que já vieram prontas.

O Leon, grande mestre, tem toda razão: com a lixa 2000, a navalha corta bem, mas não é confortável.

Eu comecei na 800 e fui avançando para 1200, 1500, 2000 e 2400 (a mais alta que encontrei). Depois usei uma pedra própria, que comprei do Callega. Acho que é 12 k, mas não tenho certeza.

Agora, só dou manutenção com a pedra, de tempos em tempos, quando o conforto do barbear começa a diminuir.

É preciso ter cuidado com as lixas, porque elas danificam a espinha da navalha.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
    • Email
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #6 on: May 16, 2013, 04:37:10 pm »
Interessante!
But the tigers come at night

Offline sertão

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 48
    • Email
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #7 on: May 16, 2013, 10:34:34 pm »
Acabar nos 2000 faz com que o fio fique definido, mas apenas isso.

Falta ainda refinar o fio (4000 - 6000) e pulir (8000 - 10000)

Um fio feito com grão até 2000 efectivamente pode cortar pêlo, mas não será tão confortável como os fios acabados em grão mais alto.
com certeza, quanto mais alto o grão da pedra sempre é melhor! mas uma lixa 2000 da um polimento bom, acho ela fina até d mais dificil de escariar o metal, pra mim parece um assentador com bastante pasta fuciona bem.

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #8 on: May 17, 2013, 02:07:11 am »
Convém talvez referir o desbaste bem mais acentuado de material do que usando pedras para os menos avisados, não?  ;)
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #9 on: May 17, 2013, 02:14:07 am »
Acabar nos 2000 faz com que o fio fique definido, mas apenas isso.

Falta ainda refinar o fio (4000 - 6000) e pulir (8000 - 10000)

Um fio feito com grão até 2000 efectivamente pode cortar pêlo, mas não será tão confortável como os fios acabados em grão mais alto.
com certeza, quanto mais alto o grão da pedra sempre é melhor! mas uma lixa 2000 da um polimento bom, acho ela fina até d mais dificil de escariar o metal, pra mim parece um assentador com bastante pasta fuciona bem.

É grossa e escaria bastante o metal! Além de diminuir o tempo útil da navalha! Achismos não funcionam! A afiação de navalhas é uma ciência! E das mais exatas! Experimenta a progressão gradual e verás mudança dos resultados! E assentador se usa após pedra 12 ou 16k!
« Last Edit: May 17, 2013, 02:16:01 am by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
    • Email
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #10 on: May 17, 2013, 12:43:17 pm »
Convém talvez referir o desbaste bem mais acentuado de material do que usando pedras para os menos avisados, não?  ;)

Foi o que eu e jltgonca dissemos: a lixa danifica a espinha e reduz bastante a vida útil da navalha.

Portanto, não considero que seja boa ideia lixar navalhas clássicas e de alto valor. Descobri isso da maneira mais dolorosa.

Porém, valerá a pena para Edel, Gold Dollar e congêneres, que custam menos do que é cobrado por um afiador profissional.

Vejam o "efeito lixa": http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=4606.0
« Last Edit: May 17, 2013, 12:48:29 pm by carraro »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #11 on: May 17, 2013, 01:20:20 pm »
...
Vejam o "efeito lixa": http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=4606.0
Também me lembrei logo dessa Filarmonica. Que desgaste brutal, fruto de um método de afiação demasiado agressivo, por certo...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #12 on: May 17, 2013, 01:44:54 pm »
Eu por acaso já tinha lido algumas opiniões sobre este método, partilho o que recolhi de várias fontes e opiniões que respeito:
-para desbastar rapidamente pode ser válido, como para eliminar falhas
-para estabelecer o bisel pode ser válido, mas com muito cuidado
-o grit das lixas é diferente das pedras(seja pelo tamanho,tipo,...não me recordo) e corresponde a metade ou ao dobro das pedras, não me recordo exactamente...Não dei informação nenhuma, eu sei, mas isto só para evitar comparações directas lixa-pedra que não são equivalentes.
-existe um risco elevado da lixa não estar completamente direita e o fio de uma navalha é muito delicado...
-Melhor opção e sem nenhum dos incovenientes acima é o lapping film, usado com sucesso por muitos.

Pessoalmente numa boa navalha em boas condições nunca o usaria, mas cada um sabe de si.  8)
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #13 on: May 17, 2013, 09:00:07 pm »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:minha dica de afiação de navalha.
« Reply #14 on: May 17, 2013, 09:02:42 pm »
Reproduzo abaixo.


Parte 1
Introducción

 En la red ya hay una buena cantidad de artículos e hilos hablando de métodos para pulir, afilar y restaurar navajas libres barberas. Hablan desde el uso de piedras naturales tradicionales y especiales para afilar barberas como las obtenidas de las minas de las regiones de Turingia o las Ardenas; sintéticas industriales y científicas como las Norton, Shapton y DMT Diamond. También hablan y describen el uso de pastas, principalmente, de óxido de cromo y el uso de cueros tipo ruso, cordobán y bridas inglesas.
 
Sin embargo, me da gusto describir como nos la hemos arreglado para poner a punto las navajas barberas sin los materiales “adecuados”, claro con la globalización que proporciona Internet, lo expuesto puede no ser lo adecuado. 
 
La compilación expuesta se extrae de la propia experiencia de las generaciones y de mi propia cosecha, puede estar incompleta o inexacta, bienvenidas los comentarios, críticas y sugerencias, me comprometo a darle mantenimiento al artículo, aunque el lector es libre de modificarlo a su gusto.   
 

 Objetivos
 El objetivo principal es el mantenimiento del filo barbero, el cual consiste en:
 
1. Suavizar
 
Un segundo objetivo consiste en restauración del filo; el cual se da de vez en cuando, y consiste en los procesos de:
 
2. Pulir (perfeccionar el filo y asentar)
 3. Afilar
 
Y un tercer objetivo en el caso remoto que se dé
 4. Rectificar (Biselar) 
 


 
Diagrama completo  del mantenimiento y restauración.
 
El gráfico muestra los procesos principales que se llevan a cabo en el mantenible y restauración de la navaja libre barbera, determinados a partir de la inspección física y sensación durante el afeitado. 

Tabla de indicadores de corte durante las tareas de mantenimiento y  restauración; con relación hipotética entre los rangos en micrones del  tamaño de grano de los abrasivos; y la inspección física del bisel. 

No. | Tarea | Tamaño de grano, rango en µm  |Tipo de abrasivo | Indicadores de corte | Bisel
1 | Suavizado | 0 – 0.9 | Ultra fino | La navaja corta pelo con suavidad. | Se nota un brillo a espejo altamente reflectante.
2 | Pulido (Asentar y Perfeccionar) | 1 - 2 | Muy fino | La navaja corta pelo colgante con tendencia a engancharlo. | Se nota un brillo a espejo.
3 | Afilado | 3 - 15 | Fino | La navaja corta papel con facilidad, Corta pelos a ras de uña con facilidad usando el filo de abajo a arriba. | Por medio de una lupa se observa una  cantidad menor de rayas sobre él.
4 | Rectificado  (Biselar) | 15 – 45 o mayor | Medio fino | La navaja corta papel. Corta pelo a ras de uña segando de arriba a abajo. La navaja se ancla en la uña. | Al colocar el  borde sobre una superficie plana se nota un rectificado homogéneo en linea recta o curva a contraluz.*   
* Según se trate de una navaja completamente recta o con sonrisa.
 

 0. Afeitado.
 Cuando la navaja afeita bien, suave y sin irritaciones. Sencillamente, se lava bien con jabón y se limpia y seca con una toalla de papel o tela suave sin tocar el filo. A lo mucho se le pueden dar pases ligeros sobre lona pulida y/o cuero pulido y ligeramente aceitado.
 

 1. Suavizado.
 Si la navaja afeito bien la última vez y hemos dejado de usarla durante días (común en las rotaciones), es conveniente suavizarla con pases sobre un cuero bien pulido y ligeramente aceitado  antes y/o después del afeitado.
 
El suavizado tradicionalmente se ha llevado a cabo sobre suavizadores de cuero curtidos al mineral de flor entera muy pulidos.
 
El suavizado elimina las asperezas producto del micro herrumbre, elimina las trazas de jabón, suciedad y polvo. Siendo normal, que el filo de la navaja ya no tienda a atrapar y cortar el pelo en las pruebas de pelo colgante a más de un centímetro, o no corte todos los pelos en la prueba del pelo parado, sin embargo, lo segara con facilidad y en silencio a medio centímetro en la prueba a ras de uña.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal