Author Topic: A minha última (e grande) aquisição...  (Read 10010 times)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #15 on: May 19, 2013, 10:53:21 pm »
0
Pelo que vi essa linha tem Cruise Control certo? Dá muito jeito. Eu era dos cépticos em relação a isso, mas agora não quero outra coisa :)

Quando era novidade, usava, agora já esqueci que o cruise control existe... Não encontro benefícios a não ser quando chega o cansaço na autoestrada, mas nessa altura é porque já se deve parar e esticar um pouco as pernas.

Será que existem outros benefícios que me estejam a escapar?

Existem. O objetivo do cruise control é automatizar a aceleração do carro. O pé por mais estável que seja acaba sempre por ir descendo e calcando o pedal do acelerador. Imagina que apanhas uma subida e o carro começa a morrer...a tendência é dar-lhe gás. Normalmente mais do que o necessário, aumentando o consumo.

O cruise control evita as flutuações de aceleração de forma eletrónica. No entanto retira todo o gozo da condução de um carro.  ;D ;D incluindo o fantástico botão Sport...

Pois eu experimento precisamente o contrário, o cruise control acelera quando devia deixar o carro morrer e tira-lhe gás quando o devia embalar aumentando o consumo. Para além de que destabiliza o carro, principalmente carros de tração traseira em curva.

Quem anda muito na estrada, o cruise control é uma grande ajuda, "mais a mais" quando existem "fotógrafos" na estrada...

Realmente para os "fotógrafos" dá sempre jeito e quem tenha que andar muito tempo em auto estrada sem parar também lhe reconheço a comodidade. Mas se houver trânsito, ainda é pior do que leva-lo desligado, a não ser que sejam daqueles mais modernos que adaptam a velocidade com o veículo da frente (os quais nunca experimentei).

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #16 on: May 21, 2013, 08:44:57 am »
0
Parabéns pela nova aquisição
+1
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline andrade

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 634
  • Respect: 0
Re: A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #17 on: May 21, 2013, 01:58:34 pm »
0
Parabéns pela nova aquisição
+1
+2

A gasolina brasileira passa longe de ser pura. É muito ruim mesmo. Os carros brasileiros dão mais problemas por causa disso.
Felipe Andrade
MG - Brasil

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #18 on: May 21, 2013, 03:29:48 pm »
0
Ei, legal!

O linea 'e vendido aqui no Brasil também, até existe uma categoria de corrida de turismo só com Lineas (ou existia?) é um "carrinho" bem bonito, sim senhor.

É pena que aqui ele é canibalizado por outro carro da própria FIAT, o Grand Siena. Acho que só existe por aqui esse modelo, mas foi inspirado num FIAT vendido da Turquia, que já não me lembro o nome. O Grand Siena é basicamente um carro que tem quase o mesmo tamanho ( porta-malas de 520 L!) um acabamento da mesma qualidade,e um motor moderno, o E.TorQ. (bom, moderno para os padrões brasileiros...) e custa muito menos que o Linea aqui.

Eu mesmo tenho um destes, e adoro o carro, é meu segundo FIAT, tive um Brava anteriormente, e gosto da FIAT. Eu e a patroa andávamos de GM Meriva, mas embora aquilo pareça grande, a mala decepciona, por isso trocamos.

o chato é que eles ( da FIAT) não se decidem quanto à alavanca de câmbio. Uma hora é com a marcha no lugar da sexta sem limitador, outra hora é com limitador... eu ODEIO limitador.

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #19 on: May 21, 2013, 04:37:51 pm »
0
Ei, legal!

O linea 'e vendido aqui no Brasil também, até existe uma categoria de corrida de turismo só com Lineas (ou existia?) é um "carrinho" bem bonito, sim senhor.

É pena que aqui ele é canibalizado por outro carro da própria FIAT, o Grand Siena. Acho que só existe por aqui esse modelo, mas foi inspirado num FIAT vendido da Turquia, que já não me lembro o nome. O Grand Siena é basicamente um carro que tem quase o mesmo tamanho ( porta-malas de 520 L!) um acabamento da mesma qualidade,e um motor moderno, o E.TorQ. (bom, moderno para os padrões brasileiros...) e custa muito menos que o Linea aqui.

Eu mesmo tenho um destes, e adoro o carro, é meu segundo FIAT, tive um Brava anteriormente, e gosto da FIAT. Eu e a patroa andávamos de GM Meriva, mas embora aquilo pareça grande, a mala decepciona, por isso trocamos.

o chato é que eles ( da FIAT) não se decidem quanto à alavanca de câmbio. Uma hora é com a marcha no lugar da sexta sem limitador, outra hora é com limitador... eu ODEIO limitador.

É, o Linea é fabricado em 3 países distintos: Turquia (que serve o mercado Europeu, com motores mais virados para este mercado), Brasil (produção local e motorizações para esse mercado) e India (também produção local). Existem ainda umas trocas de alguns motores que se encontram nos três mercados distintos (1.3 Mj Diesel vende na India, 1.4 T-Jet também vende no Brasil).
Sei que o Linea é colocado acima do Grand Siena aí no Brasil, mas devido à similaridade e ao preço mais vantajoso para o G. Siena, é como dizes, o mercado brasileiro prefere este ultimo, embora o Linea tenha melhor qualidade de construção.
Esse motor E.Torq acho que não se vende na Europa (aliás, este carro já não se comercializa cá em Portugal pois não teve grande venda pelo que a Fiat decidiu acabar com a comercialização ao fim de 5 anos). Só saíram os 1.4 77cv, o 1.3D Mjet 90 e 1.6D Mjet 105 em Portugal. Pode haver no resto do mercado europeu o 1.4 T-jet de 125 ou 150cv, mas não te sei dizer concerteza.

Explica-me lá o que é esse limitador da caixa de velocidades?

O linea 'e vendido aqui no Brasil também, até existe uma categoria de corrida de turismo só com Lineas (ou existia?) é um "carrinho" bem bonito, sim senhor.

Copa Fiat
« Last Edit: May 21, 2013, 04:57:12 pm by FatSlim »
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline gastao_4x4

  • Trade Count: (+1)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 706
  • Respect: +1
Re: A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #20 on: May 21, 2013, 04:42:48 pm »
0
Ei, legal!

O linea 'e vendido aqui no Brasil também, até existe uma categoria de corrida de turismo só com Lineas (ou existia?) é um "carrinho" bem bonito, sim senhor.

É pena que aqui ele é canibalizado por outro carro da própria FIAT, o Grand Siena. Acho que só existe por aqui esse modelo, mas foi inspirado num FIAT vendido da Turquia, que já não me lembro o nome. O Grand Siena é basicamente um carro que tem quase o mesmo tamanho ( porta-malas de 520 L!) um acabamento da mesma qualidade,e um motor moderno, o E.TorQ. (bom, moderno para os padrões brasileiros...) e custa muito menos que o Linea aqui.

Eu mesmo tenho um destes, e adoro o carro, é meu segundo FIAT, tive um Brava anteriormente, e gosto da FIAT. Eu e a patroa andávamos de GM Meriva, mas embora aquilo pareça grande, a mala decepciona, por isso trocamos.

o chato é que eles ( da FIAT) não se decidem quanto à alavanca de câmbio. Uma hora é com a marcha no lugar da sexta sem limitador, outra hora é com limitador... eu ODEIO limitador.

É, o Linea é fabricado em 3 países distintos: Turquia (que serve o mercado Europeu, com motores mais virados para este mercado), Brasil (produção local e motorizações para esse mercado) e India (também produção local). Existem ainda umas trocas de alguns motores que se encontram nos três mercados distintos (1.3 Mj Diesel vende na India, 1.4 T-Jet também vende no Brasil).
Sei que o Linea é colocado acima do Grand Siena aí no Brasil, mas devido à similaridade e ao preço mais vantajoso para o G. Siena, é como dizes, o mercado brasileiro prefere este ultimo, embora o Linea tenha melhor qualidade de construção.
Esse motor E.Torq acho que não se vende na Europa (aliás, este carro já não se comercializa cá em Portugal pois não teve grande venda pelo que a Fiat decidiu acabar com a comercialização ao fim de 5 anos). Só saíram os 1.4 77cv, o 1.3D Mjet 90 e 1.6D Mjet 105 em Portugal. Pode haver no resto do mercado europeu o 1.4 T-jet de 125 ou 150cv, mas não te sei dizer concerteza.

Explica-me lá o que é esse limitador da caixa de velocidades?



Penso que será uma patilha necessária para engrenar a marcha atras

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #21 on: May 21, 2013, 05:01:14 pm »
0
Sim, é isso mesmo.

Limitador, anilha, seringa, anel, já ouvi chamarem aquilo de tudo que é nome ! ;D

É o dispositivo de segurança que a gente "puxa" para conseguir engatar a ré.

Como se alguém fosse esquecer que seu carro só tem cinco marchas e tentar engatar a sexta!  :D

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #22 on: May 21, 2013, 05:02:10 pm »
0
Sim, é isso mesmo.

Limitador, anilha, seringa, anel, já ouvi chamarem aquilo de tudo que é nome ! ;D

É o dispositivo de segurança que a gente "puxa" para conseguir engatar a ré.

Como se alguém fosse esquecer que seu carro só tem cinco marchas e tentar engatar a sexta!  :D

Por acaso no manual do carro vem lá essa diferença... versão a gasolina tem esse limitador, versão a diesel não tem :)
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #23 on: May 21, 2013, 06:58:35 pm »
0
Parabéns! é um carro bem catito. Minha irmã tem um, e nunca deu problemas, ainda a mais que anda muitos kilometros por semana. É um carro confortável e bem construido. Um belo popó!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #24 on: May 21, 2013, 11:47:15 pm »
0
Sim, é isso mesmo.

Limitador, anilha, seringa, anel, já ouvi chamarem aquilo de tudo que é nome ! ;D

É o dispositivo de segurança que a gente "puxa" para conseguir engatar a ré.

Como se alguém fosse esquecer que seu carro só tem cinco marchas e tentar engatar a sexta!  :D

Por acaso no manual do carro vem lá essa diferença... versão a gasolina tem esse limitador, versão a diesel não tem :)

Não saberia dizer, aqui no Brasil veículos de passeio estão proibidos de serem equipados com motores Diesel. ( claro, porque senão deixaríamos de comprar a péssima gasolina nacional)
Bem que eu queria um motor a diesel no meu peugeot de uso diário. O que eu gasto de etanol não está no gibi....
E sabes uma coisa engraçada? O manual do carro, em português BR, ainda vem detalhando todas as motorizações, incluindo as diesel. Só para dar um gostinho na gente! :D

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #25 on: May 22, 2013, 12:31:27 am »
0
Sim, é isso mesmo.

Limitador, anilha, seringa, anel, já ouvi chamarem aquilo de tudo que é nome ! ;D

É o dispositivo de segurança que a gente "puxa" para conseguir engatar a ré.

Como se alguém fosse esquecer que seu carro só tem cinco marchas e tentar engatar a sexta!  :D

Eh pá... é tudo uma questão de gostos, pessoalmente odeio caixas sem limitador. Já não é a primeira vez que quase me engano ao conduzir Peugeots e Citroens :o
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #26 on: May 22, 2013, 12:53:39 am »
0
Sim, é isso mesmo.

Limitador, anilha, seringa, anel, já ouvi chamarem aquilo de tudo que é nome ! ;D

É o dispositivo de segurança que a gente "puxa" para conseguir engatar a ré.

Como se alguém fosse esquecer que seu carro só tem cinco marchas e tentar engatar a sexta!  :D

Eh pá... é tudo uma questão de gostos, pessoalmente odeio caixas sem limitador. Já não é a primeira vez que quase me engano ao conduzir Peugeots e Citroens :o

Não odeio, mas prefiro que a caixa tenha bloqueio, quer para ter a certeza que estou a colocar a ré, quer por uma questão de garantia de não mau trato da caixa, principalmente quando quem conduz não tem nenhuma consciência mecânica, como já vi, para ultrapassar, numa redução de 5a para 4a, na pressa do momento, a calha selecionada ser a da ré... até me doeu.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #27 on: May 22, 2013, 01:07:27 am »
0
Sim, é isso mesmo.

Limitador, anilha, seringa, anel, já ouvi chamarem aquilo de tudo que é nome ! ;D

É o dispositivo de segurança que a gente "puxa" para conseguir engatar a ré.

Como se alguém fosse esquecer que seu carro só tem cinco marchas e tentar engatar a sexta!  :D

Eh pá... é tudo uma questão de gostos, pessoalmente odeio caixas sem limitador. Já não é a primeira vez que quase me engano ao conduzir Peugeots e Citroens :o

Não odeio, mas prefiro que a caixa tenha bloqueio, quer para ter a certeza que estou a colocar a ré, quer por uma questão de garantia de não mau trato da caixa, principalmente quando quem conduz não tem nenhuma consciência mecânica, como já vi, para ultrapassar, numa redução de 5a para 4a, na pressa do momento, a calha selecionada ser a da ré... até me doeu.

Nossa senhora, deu pena do carro né... :D

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: A minha última (e grande) aquisição...
« Reply #28 on: May 22, 2013, 01:26:42 am »
0
Para agravar, o carro nem tinha 2000 km, a pessoa sempre tinha conduzido carros de quatro marchas ou nunca usado a 5a, pelo que reduziu com convicção.

Falhar marchas, toda a gente uma ou outra vez na vida lhe acontece, mas daquela maneira... Só teve parelha para uma outra situação que tive conhecimento em que a 2a foi engrenada em vez da 4a, a caixa não arranhou ao meter a 2a e a pessoa deixou a embraiagem, foi um milagre o motor não rebentar, mas dessa vez a culpa foi a alavanca estar um pouco solta e errática na seleção das marchas.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal