Essa vai para os (des)montadores de engenhocas.
Eu tenho duas navalhas. Uma Diana e uma Bismarck. A Diana veio zero, mas a bismarck veio 'feia', com o aço escurecido. A ferrugem escura do aço carbono serve de proteção, enquanto a ferrugem marrom a corrói. Entretanto, não é muito agradável - ao meu ver - fazer a barba com uma navalha escurecida.
Para tanto, resolvi polí-la. Mas eu não tinha um Dremel. Resolvi comprar um disco grande de polimento e adaptar em uma furadeira que, embora tenha uma baixa rotação, quebraria meu galho. Não achei nada que prestasse. Resolvi apelar. Comprei o feltro da Dremel e adaptei a um motorzinho 12 volts de um secador de cabelo com a resistência queimada que eu tinha jogado numa caixa velha. Pronto.
Não foi possível remover algumas manchas mais profundas, uma vez que polimento não era o suficiente. Talvez seja necessário usar um disco com escova de aço e depois, polir novamente. Contudo, já deu uma melhorada razoável no seu aspecto! Já dá até mais vontade de fazer a barba com ela!
Vejam os resultados!
MATERIAL USADO:

Motorzinho 12v / feltro dremel

Pasta de óxido de cromo / encaixe do feltro feito com um pedaço do tubo de carga de caneta esferográfica e ranhuras feitas com um estilete para agarrar o feltro no lugar

Feltro encaixado no eixo do motor
SITUAÇÃO DA NAVALHA ANTES:

SITUAÇÃO DA NAVALHA DEPOIS:


Nota-se nessa imagem os pontos que não saem apenas com o polimento.
Esses pontos são mais fundos, não pareceram querer sair tão facilmente só na base do feltro... Quem sabe com uma pasta de grana mais grossa.
Todo o serviço durou entre 20 e 30 minutos de terapia.

É isso. Amanhã vou a uma loja de couro na cidade comprar uma sola engraxada para fazer meu strop!
Abraços!