Author Topic: Polindo uma navalha com polidor improvisado  (Read 3728 times)

Offline demianma

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Demian.
  • Respect: +2
Polindo uma navalha com polidor improvisado
« on: July 17, 2010, 04:44:14 am »
0
Essa vai para os (des)montadores de engenhocas.

Eu tenho duas navalhas. Uma Diana e uma Bismarck. A Diana veio zero, mas a bismarck veio 'feia', com o aço escurecido. A ferrugem escura do aço carbono serve de proteção, enquanto a ferrugem marrom a corrói. Entretanto, não é muito agradável - ao meu ver - fazer a barba com uma navalha escurecida.
Para tanto, resolvi polí-la. Mas eu não tinha um Dremel. Resolvi comprar um disco grande de polimento e adaptar em uma furadeira que, embora tenha uma baixa rotação, quebraria meu galho. Não achei nada que prestasse. Resolvi apelar. Comprei o feltro da Dremel e adaptei a um motorzinho 12 volts de um secador de cabelo com a resistência queimada que eu tinha jogado numa caixa velha. Pronto.
Não foi possível remover algumas manchas mais profundas, uma vez que polimento não era o suficiente. Talvez seja necessário usar um disco com escova de aço e depois, polir novamente. Contudo, já deu uma melhorada razoável no seu aspecto! Já dá até mais vontade de fazer a barba com ela!

Vejam os resultados!

MATERIAL USADO:


Motorzinho 12v / feltro dremel


Pasta de óxido de cromo / encaixe do feltro feito com um pedaço do tubo de carga de caneta esferográfica e ranhuras feitas com um estilete para agarrar o feltro no lugar


Feltro encaixado no eixo do motor

SITUAÇÃO DA NAVALHA ANTES:




SITUAÇÃO DA NAVALHA DEPOIS:



Nota-se nessa imagem os pontos que não saem apenas com o polimento.

Esses pontos são mais fundos, não pareceram querer sair tão facilmente só na base do feltro... Quem sabe com uma pasta de grana mais grossa.
Todo o serviço durou entre 20 e 30 minutos de terapia.  :D

É isso. Amanhã vou a uma loja de couro na cidade comprar uma sola engraxada para fazer meu strop!

Abraços!


Demian Andrade
Florianópolis, SC
Brasil

Offline demianma

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Demian.
  • Respect: +2
Re:Polindo uma navalha com polidor improvisado
« Reply #1 on: July 18, 2010, 12:00:05 am »
0
Opa, agora que o site voltou, posso emendar um último comentário, não apertar demasiadamente o feltro sobre a navalha!

Fiz dois strops de búfalo. Logo que organizar as imagens, postarei!
Demian Andrade
Florianópolis, SC
Brasil

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Polindo uma navalha com polidor improvisado
« Reply #2 on: July 19, 2010, 03:35:01 pm »
0
Muito bom. Quando fiz algo parecido usei a dremel mesmo. Um cuidado adicional é interessante: ter um copo de água gelada por perto para mergulhar a navalha de vez em quando, evitando o super-aquecimento e a consequente perda de dureza do metal.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Polindo uma navalha com polidor improvisado
« Reply #3 on: July 20, 2010, 09:40:07 am »
0
adaptei a um motorzinho 12 volts de um secador de cabelo com a resistência queimada que eu tinha jogado numa caixa velha.

Genial!  :o

Tenho para lá um secador parado, vou-lhe tirar o motor, que grande ideia!  ;D
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline demianma

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Demian.
  • Respect: +2
Re:Polindo uma navalha com polidor improvisado
« Reply #4 on: July 20, 2010, 07:18:29 pm »
0
Só não esqueça de testar a voltagem do motor antes! hehehehehe

Deve ser 12 volts. Eles costumam ficar em série com a resistência.  ;)
Demian Andrade
Florianópolis, SC
Brasil

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal