Segundas impressões, após sete escanhoados consecutivos.
Mantive nos escanhoados os mesmo modo de operação que vinha mantendo com a EJ DE 89, ou seja, três usos por lâmina, sempre Derby, Dr. Selby (à exceção do Veleiro no dia de Portugal) e variando um pincel por dia.
Mantive também o esquema de passadas, uma a favor e duas laterais.
> Manejo
Rápida curva de aprendizado. Naturalmente aprendi a apoiar a base do cabo no dedo anelar. Permite um apoio firme e seguro, que torna o manejo em qualquer direção bem confortável.
> Suavidade
Embora tenha gradativamente subido a regulagem visando um melhor apurado, não senti a pele irritada nenhum dia.
Recebi a Progress numa sexta-feira à tarde, já havia me barbeado todos os dias da seman desde domingo com a EJ. Normalmente descansaria o rosto no sábado e talvez no domingo, mas para iniciar o uso da Progress, quebrei a regra. Escanhoei todos os dias, de sábado até agora, num total de 13 escanhoados seguidos, sendo seis com a EJ e sete com a Progress.
Ainda assim, o rosto não ficou vermelho nem irritado ou sensível.
> Não escorre água
Um medo que eu tinha com a Progress. Tanto a Slim como a Slant 37C acumulavam água dentro do cabo, que escorria pelo braço quando posicionava a máquina na cara. Isto não me agradava nem um pouco.
A EJ não apresenta este problema, porque o cabo é sólido.
A Progress também não apresenta este "problema". Embora tenha o cabo vazado, no momento que ajustamos ele fica vedado e não escorre água.
> Grip
A Progress veio com algum tipo de óleo, que foi saindo com o uso. Assim, o grip melhorou consideravelmente.
> Secagem
Pela construção da máquina, não dá para secar a parte interna, o que não me agrada, principalmente porque sei que tem ali uma mola, que provavelmente enferruja...
Neste ponto, a máquina de três peças é insuperável.
Dá para tirar a parte de baixo da Progress, mas não considero ideal.
> Decepção
Tenho antipatia pela Merkur, talvez gratuita, mas me parece uma empresa que tem "o rei na barriga". Não tem prazos de entrega decentes, deixa os produtos em falta nas lojas, não se preocupa em resolver o problema de alinhamento da lâmina em algumas máquinas (como disse no primeiro post, a Progress
não tem este problema).
Eu adorava não gostar da Merkur, agora tenho que dar o braço a torcer

Uma máquina ajustável dá para dizer que eles sabem fazer bem

Torço para que eles melhorem a distribuição, melhorem os preços e seus prazos de entrega.
> Ajuste
Até o 2,5 não dá um apurado adequado. O esquema de começar com ajuste mais baixo e subir funciona. Na regulagem 3 o apurado fica perto da perfeição.
> Ângulo de ataque
Confirmo minha primeira impressão. A Progress parece cortar o pelo com mais facilidade e é muito intuitivo achar o ângulo ideal.