Author Topic: Quero fazer o meu creme/sabão e balsamo pós-barba  (Read 10643 times)

Offline secretum

• Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Quero fazer o meu creme/sabão e balsamo pós-barba
« on: June 28, 2013, 01:23:18 pm »
0
Já encontrei aqui referências a um pré-barba que é composto por óleo de ricíno, azeite e óleo aromático, li referências de quem testou e gostou por isso tenho já a receita aqui de lado para experimentar.
Por enquanto dei início ao teste apenas com o simples sabonete de glicerina e estou a dar-me bem, pelo menos noto que a pele não fica tão irritada como antes, por isso, 5 estrelas!

Mas agora... lembrei-me de tentar fazer o meu próprio sabão/creme de barbear e um bálsamo after-shave.
Já encontrei referência de um confrade ter receita para um after-shave mas não estou a conseguir agora encontrar o tópico  :-\
Já alguém tentou fazer algo deste género?

Um bem haja a todos e desejos de um optimo dia e excelentes BC's!

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
Re: Quero fazer o meu creme/sabão e balsamo pós-barba
« Reply #1 on: June 28, 2013, 01:51:47 pm »
0
Caro secretum,
Existe tanta variedade de sabões e AS com tanta qualidade que não vale fazer o seu próprio!
« Last Edit: June 28, 2013, 01:54:19 pm by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline RF

• Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • Respect: +15
« Reply #2 on: June 28, 2013, 02:32:28 pm »
0
Também tenho vontade de criar o meu próprio sabão, tenho andado à procura de informação sobre o assunto.

Apesar de não ser balsamo, para o Aftershave conto sempre com o Floid.  ;)

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #3 on: June 28, 2013, 02:39:25 pm »
0
Um fórum interessante sobre a temática de fazer sabões (de barba e não só) é o http://foro.mendrulandia.net/
No entanto, o fórum não é específico, envolve tudo o que é sabões (de barbear ou não) e outros cosméticos artesanais.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Colcurinho

• Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • Respect: +16
« Reply #4 on: June 28, 2013, 04:14:57 pm »
0
Já tentei fazer um pós-barbear e não fui bem-sucedido. Descobri qual foi o meu erro, e qualquer dia volto a tentar, de forma diferente e cim adicão de outros ingredientes (p.ex: glicerina).

Offline secretum

• Supermax Man
  • PT - Coimbra
    • Email
« Reply #5 on: June 28, 2013, 11:52:39 pm »
0
Caro secretum,
Existe tanta variedade de sabões e AS com tanta qualidade que não vale fazer o seu próprio!

eu sei... reconheço que possa ser apenas uma mania... mas tenho um gosto especial pelo "faça você mesmo". e uma vez que tenho acesso relativamente fácil a alguns produtos de laboratório, está cá o bixinho a morder  ::)

Um fórum interessante sobre a temática de fazer sabões (de barba e não só) é o http://foro.mendrulandia.net/
No entanto, o fórum não é específico, envolve tudo o que é sabões (de barbear ou não) e outros cosméticos artesanais.

vou cuscar  ::)

Já tentei fazer um pós-barbear e não fui bem-sucedido. Descobri qual foi o meu erro, e qualquer dia volto a tentar, de forma diferente e cim adicão de outros ingredientes (p.ex: glicerina).

não quer partilhar a receita?  ;D
« Last Edit: June 28, 2013, 11:54:41 pm by secretum »

Offline brunofontes

• Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
« Reply #6 on: June 29, 2013, 03:02:09 am »
0
Caro secretum,

eu sei... reconheço que possa ser apenas uma mania... mas tenho um gosto especial pelo "faça você mesmo". e uma vez que tenho acesso relativamente fácil a alguns produtos de laboratório, está cá o bixinho a morder  ::)

Também gosto de fazer eu mesmo certas coisas. Tentei fazer um sabonete uma vez, mas fui tão mal sucedido que ainda não me animei para uma segunda tentativa.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #7 on: June 29, 2013, 04:12:26 am »
0
Caro secretum,

As chances são de você fazer uma porcaria que não vai lhe servir e ainda gastar mais dinheiro do que se comprasse um bom produto.
Não que eu esteja duvidando de vossa habilidade, mas é que se fosse fácil todos fariam...

Offline leogodoy

• Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • Respect: 0
« Reply #8 on: June 29, 2013, 04:38:47 pm »
0
A vontade de fazer você mesmo não tem necessariamente relação com ser fácil ou barato. Quero um dia montar minha propria bicicleta. Fazer o quadro do zero mesmo, com as minhas medidas ideais, tubos de aço cromo-molibdênio, peças escolhidas uma a uma... Vai sair pelo menos o dobro do preço de algo semelhante "ready-made", e vai dar um trabalho imensurável. Mas é a vontade de fazer. Não tem a ver com habilidade, ser fácil, quanto vai se gastar de dinheiro. Talvez seja inexplicável. Mas entendo os corajosos que querem se meter a fazer os próprios produtos. Boa sorte!

Offline bleddyn

• A obra de Valobra
  • Porto, Portugal
« Reply #9 on: June 29, 2013, 05:38:16 pm »
0
Tens um tópico no afeitadoclasico com alguma informação sobre isto. Também já pensei em fazer um, mas tenho cá tanto sabão em casa para gastar que vou adiando a ideia.

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #10 on: June 29, 2013, 05:42:29 pm »
0
A vontade de fazer você mesmo não tem necessariamente relação com ser fácil ou barato. Quero um dia montar minha propria bicicleta. Fazer o quadro do zero mesmo, com as minhas medidas ideais, tubos de aço cromo-molibdênio, peças escolhidas uma a uma... Vai sair pelo menos o dobro do preço de algo semelhante "ready-made", e vai dar um trabalho imensurável. Mas é a vontade de fazer. Não tem a ver com habilidade, ser fácil, quanto vai se gastar de dinheiro. Talvez seja inexplicável. Mas entendo os corajosos que querem se meter a fazer os próprios produtos. Boa sorte!

Então força...

Offline Colcurinho

• A obra de Valobra
« Reply #11 on: June 30, 2013, 12:32:46 am »
0

não quer partilhar a receita?  ;D

Claro, naturalmente! Aqui. Mas como disse, isso foi uma experiência que não correu bem. Creio que o meu erro foi misturar a água na fase inicial. A próxima tentativa será fazer uma tintura com as ervas (álcool + ervas, durante cerca de 2 semanas), e só posteriormente misturar a água (e glicerina desta vez).

Boa sorte.

Offline PauloF

• Merkur-o-cromo
  • Respect: +518
    • Email
« Reply #12 on: June 30, 2013, 12:44:06 pm »
0

Força!
Acho que deve ser muito gratificante sermos capazes de fazer este tipo de produtos.
Tenho visto, ultimamente, naquelas feiras de produtos regionais/artesanais, pessoas a venderem sabonetes ou perfumes caseiros. No entanto ainda nunca vi sabão para a barba. Talvez possas, caso de depares com uma dessas bancas, pedir uns conselhos.

Cumprimentos.

Offline Pitolas

• Astra-ólogo
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
« Reply #13 on: July 03, 2013, 06:44:39 pm »
0
Venha de lá então esse novo sabão ;)

Offline secretum

• Supermax Man
  • PT - Coimbra
    • Email
« Reply #14 on: July 03, 2013, 09:20:26 pm »
0
ainda vai demorar :-)
para já ando numa fase de recolha de informação...
entretanto se apanhar alguma feira em que encontre algum saboeiro lá colocarei também algumas questões.
a patroa também anda empolgada em fazer sabão caseiro e shampoo e já me falou que por vezes encontra referência a uns workshops relacionados. se aparecer alguma oportunidade de obter mais algumas informações aproveito.
conheço também um professor de farmácia, que dá aulas de galénica, ele com certeza saberá dar-me valiosas informações  ;D

provavelmente vou empatar algum dinheirito nos testes mas... é um hobbie, o dinheiro ganha-se, o dinheiro perde-se. resta o prazer de fazer algo que realmente nos desperte o interesse e de certa forma nos ajude a abstrair da rotina do dia a dia.
e se conseguir fazer algo minimamente interessante, ainda melhor  8)

quando surgir oportunidade de fazer uns testes eu boto aqui as receitas e os resultados, até para poder receber opiniões sobre o assunto  :)

Opinar é bom e recomenda-se!  ::)

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal