Author Topic: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?  (Read 15193 times)

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Esta é a dúvida de hoje..
Sempre usei água da torneira - na minha zona o calcário na água não me parece afectar a produção de espuma. As únicas variáveis que tenho usado é a temperatura: morna ou temperatura ambiente.

Tenho visto alguns comentários em fotos estrangeiras de usarem água destilada  ou engarrafada, e num vídeo feito ontem:
http://www.youtube.com/watch?v=MC009yyritI
que utiliza água do frigorífico!

Nunca me passou pela cabeça usar água gelada propositadamente para este efeito.
Uso água fria quando tem de ser, mas confesso que fiquei curioso com a água gelada na cara (acho que vai ser uma experiência única na vida sem direito a repetição).
Água destilada ou de garrafa só me imagino a usar se não tiver cano perto!

Quais as vossas opiniões neste assunto?
Água destilada realmente facilita o processo? Tenho lido que sim, e parece que tem cada vez mais adeptos nas zonas de águas duras

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #1 on: June 29, 2013, 03:51:53 pm »
0
Detesto água gelada na cara quando faço a barba, nunca tentaria isso. Eu uso um "rabo-quente" para esquentar a água da pia, já que não tenho água quente direta da bica. Sempre usei água da torneira para fazer minhas espumas, e nunca tive dificuldade, apesar de não fazer a mínima ideia se a água da minha região é "dura", "mole" ou etc.

Já experimentei usar água do filtro Soft que usa uma filtragem por carvão ativado (seja lá o que for isso) e também não senti diferença alguma.

Para mim, nada melhor que água quente, quer para o rosto, quer para os sabões....

PS: Antes que alguém me pergunte, isso aqui é um rabo-quente :  ;D

Offline alexkick

  • Trade Count: (+1)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 120
  • Respect: 0
    • Email
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #2 on: June 29, 2013, 04:15:26 pm »
0
Amigo!

Não será perigoso essa maquineta?

Abrs

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #3 on: June 29, 2013, 04:22:07 pm »
0
Contanto que o cabo fique fora d'agua, não.
Só não pode dar o "mole" de pegar nas hastes ainda quentes né...

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #4 on: June 29, 2013, 04:24:42 pm »
0
Detesto água gelada na cara quando faço a barba, nunca tentaria isso. Eu uso um "rabo-quente" para esquentar a água da pia, já que não tenho água quente direta da bica. Sempre usei água da torneira para fazer minhas espumas, e nunca tive dificuldade, apesar de não fazer a mínima ideia se a água da minha região é "dura", "mole" ou etc.

Já experimentei usar água do filtro Soft que usa uma filtragem por carvão ativado (seja lá o que for isso) e também não senti diferença alguma.

Para mim, nada melhor que água quente, quer para o rosto, quer para os sabões....

PS: Antes que alguém me pergunte, isso aqui é um rabo-quente :  ;D
(Image removed from quote.)

Funciona bem? Pois para mim é uma das invenções do tipo raquete elétrico para matar mosquito.

Minha dúvida é como vocês percebem se a água é dura.
Aprendiz de enabler.

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #5 on: June 29, 2013, 04:37:21 pm »
0
Isso a mim parece-me mais psicológico do que outra coisa. Mas...

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #6 on: June 29, 2013, 04:40:44 pm »
0
Se a água precisar de muito sabão para fazer espuma é dura. Se deixar resíduos nas torneiras, panelas, etc, também é.

Basicamente, a água dura tem resíduos e por isso é mais difícil lavar com ela.

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #7 on: June 29, 2013, 05:09:17 pm »
0
Qualquer dia pega a moda da água com gás...ahaha ;D ;D ;D

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #8 on: June 29, 2013, 05:29:01 pm »
0
Detesto água gelada na cara quando faço a barba, nunca tentaria isso. Eu uso um "rabo-quente" para esquentar a água da pia, já que não tenho água quente direta da bica. Sempre usei água da torneira para fazer minhas espumas, e nunca tive dificuldade, apesar de não fazer a mínima ideia se a água da minha região é "dura", "mole" ou etc.

Já experimentei usar água do filtro Soft que usa uma filtragem por carvão ativado (seja lá o que for isso) e também não senti diferença alguma.

Para mim, nada melhor que água quente, quer para o rosto, quer para os sabões....

PS: Antes que alguém me pergunte, isso aqui é um rabo-quente :  ;D
(Image removed from quote.)

Funciona bem? Pois para mim é uma das invenções do tipo raquete elétrico para matar mosquito.


Se a pergunta é: "Se ela esquenta a água", a resposta é; Sim, para car%&*#!  :D

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #9 on: June 29, 2013, 05:33:53 pm »
0
Sempre usei água da torneira para fazer a espuma e nunca tive problemas, e depois de ver este tópico do Celestino no TSN (milky aqui no BC) não sei até que ponto é que o problema não será do utilizador e não da água propriamente dita.
Quanto à segunda pergunta geralmente uso água tépida no inverno e água à temperatura ambiente no verão e não noto qualquer diferença em termos de produção de espuma. No entanto os meus piores barbeares foram aqueles em que tentei fazer a barba depois de tomar banho.

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #10 on: June 29, 2013, 06:58:49 pm »
0
Quanto à segunda pergunta geralmente uso água tépida no inverno e água à temperatura ambiente no verão e não noto qualquer diferença em termos de produção de espuma. No entanto os meus piores barbeares foram aqueles em que tentei fazer a barba depois de tomar banho.
Não sei se o nunogrl na segunda pergunta estava a perguntar qual o tipo de água para fazer espuma. Ele fala "da cara" por isso posso estar enganado mas dá ideia de que já está a falar da água de passar na cara entre as passagens de espuma/lâmina e não da água com que faz a espuma.
Eu toda a vida fiz a barba com água quente; ou melhor, a escaldar.
Quando passei de ML's para SR continuei a usar água quente da torneira tanto para fazer a espuma como para o "rinsing".
No outro dia, de tanto ouvir falar em fazer a barba com água fria, decidi poupar no gás. :)
Resultado: uma bruta duma inflamação em toda a cara lol.
Mas não desisti e ao fim de 3 ou 4 barbas parece-me que a cara fica quase tão bem como com água quente. Pode apenas estar a precisar de um processo de habituação, por isso vou continuar a tentar.
Agora água destilada e mineral...vou esperar pelos vossos testes. :P
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #11 on: June 29, 2013, 08:27:11 pm »
0
Engraçado este tópico pois eu tenho procurado sobre água estes dias.

A verdade é que a água aqui em casa é muito dura. Limpar as safety razors e até a pia é um trabalho chato. Fica uma placa branca de calcário ou sei lá do que em tudo. E já percebi que se esquento um pouco mais a água, parece que piora e muito! E a pior parte, a espuma fica péssima! Pode até ter quantidade, mas perde completamente a proteção!

E por causa disso eu tenho procurado formas baratas de se melhorar este problema. Até estou querendo comprar um teste de dureza de água (vende para aquário), para tentar averiguar se consigo uma água mais mole em alguma circunstância aqui.

Li que um pouco de borax na água facilita para a espuma, mas também li que o mesmo borax irrita a pele...

--------

Edit: Ah sim, não é com todo sabão que a espuma fica ruim desta forma que comentei quando esquento muito a água sem querer (esquento no fogão). O Cella é um dos que mais sofre com isso, mesmo que eu deixe a água esfriar.
« Last Edit: June 29, 2013, 08:31:19 pm by brunofontes »
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #12 on: June 29, 2013, 10:07:38 pm »
0
A água aqui em Brasília é muito boa e nunca senti dificuldade em espumar. A única coisa que acho inconveniente é que tenho que abrir o chuveiro elétrico (duche/ducha) para ter água quente e colocar no bowl, pois é raro ter no Brasil uma casa de banho com torneira de água quente. Pelo menos no Rio, Brasília e outros lugares que tive não vi com exceção de hotéis e no sul do país.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #13 on: June 29, 2013, 11:10:45 pm »
0
Apesar de não ter problema com a agua, por curiosidade experimentei uma vez fazer com agua destilada e nota-se a diferença. Espuma mais facilmente.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re: Água: mineral, torneira ou destilada? quente, natural ou gelada?
« Reply #14 on: June 30, 2013, 12:09:39 am »
0
A água aqui em Brasília é muito boa e nunca senti dificuldade em espumar. A única coisa que acho inconveniente é que tenho que abrir o chuveiro elétrico (duche/ducha) para ter água quente e colocar no bowl, pois é raro ter no Brasil uma casa de banho com torneira de água quente. Pelo menos no Rio, Brasília e outros lugares que tive não vi com exceção de hotéis e no sul do país.

Isso realmente incomoda um pouco. Já pensei em comprar um aquecedor elétrico para a água da torneira, mas chegar com os fios da tomada ali seria algo incômodo. Por enquanto aqueço no fogão mesmo, para molhar o rosto com água quente antes e entre as passagens, pois a água da tigela acaba não sendo muita.

Ah sim, cheguei a procurar água destilada para testar, mas na única farmácia que encontrei, custava a pequena quantia de R$ 8,00 1 litro de água...
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal