Author Topic: Minha experiência com GFT Extract of limes - ou, - Como salvar um sabão ruim.  (Read 3684 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Olá confrades!

Quem aqui nunca comprou um sabão ( creme, etc) e ficou decepcionado quando ele finalmente chegou?

Já aconteceu comigo, e recentemente com meu amigo Alexandre (dr_mancha) através dos sabões Crabtree & Evelyn West Indian Limes e GFT extract of limes ( a que me refiro neste tópico).

Por acaso, andamos trocando uns produtos nesta semana, e recebi ambos os sabões como parte da negociação. Mais como brinde do que outra coisa, já que acompanhei pelo fórum sua insatisfação com os mesmos.

Hoje tirei uma folga do serviço, e como a 'dona encrenca" está trabalhando, tive tempo para resolver umas coisinhas aqui em casa, entre elas organizar meus sabões , cremes e etc no gaveteiro que comprei Quarta-Feira só para esse fim. ( Sim, a que ponto o vício chegou?!)

Por último, ficaram estes sabões. Não tinha certeza se eu metia um deles no box para tomar banho, guardava para quebrar pincéis, ou outra coisa. Optei por "outra coisa".

Lembrei de experiências de outros confrades de fórum ralando sticks para servir em potes de sabão, e pensei que um sabão difícil de carregar e fazer espuma precisaria do dobro de material para funcionar.

Estes sabões tem basicamente o mesmo formato, e um diâmetro curto, de 6 cm. Quando os carregamos com movimentos circulares, utilizamos, basicamente ( numa conta humilde, sem levar em conta diferentes tamanhos de nós e etc) o raio deles, por volta de 3cm.

Achei que, ao dobrar o diâmetro deste sabão,pouparia pelo menos a metade do tempo de carregamento do pincel, porque teria uma superfície maior para o nó do pincel esfregar.
É claro, não importa que o diâmetro dele fosse um metro se o que vai tirar o produto é o pincel. Mas desta maneira, eu teria uma superfície maior e mais cômoda de trabalhar em cima.

utilizei um pote de cozinha comum, destes de plástico, com tampa redonda, que comprei o pack de 5 por R$ 3,99, coisa simples mesmo, mas que vem me quebrando um bom galho com sabões em refil, porque tem uma altura razoável, com altura suficiente para se formar espuma, mas não tão alto que o pincel ficasse a bater nas beiradas ( como numa caneca).

Peguei um ralador de saladas da cozinha, desbastei todo o sabão, e compactei aquelas lascas todas com um pouquinho de água no fundo do pote, de maneira que ficasse homogêneo.

Restou o principal: testar!

Peguei no meu semogue LE2012, carreguei bem o pincel naquela "maçaroca", coisa de um minuto, e levei à minha tigela, larga e alta. Com movimentos longos e rápidos ( sem duplo sentido) em breve consegui esta espuma, com o vosso perdão a falta de cuidado nas fotos:




É espuma! Não é algo que se diga ; "PUUUUXA, QUE ESPUMA MARAVILHOOOSA", mas dá pra fazer a barba!
É claro, resta saber outros pontos importantes: Estabilidade, proteção, deslize da lâmina... mas para um sabão dito complicado de se construir espuma, já considerei uma vitória. :D
 
Não estou dizendo para que comprem este sabão e passem por este trabalho todo, mas se um dia acontecer com vocês, tá aí uma ideia para salvar o sabão de acabar lavando os cachorros.
« Last Edit: July 05, 2013, 08:14:41 pm by Gago »

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Legal gago,

Eu fiz algumas experiências também mas não tive coragem de me arriscar não. A espuma é muito inferior às espumas de um bom sabão. Isso ficou nítido quando tive contato com o MWF.

Agora uma outra coisa, já que o C&E WIL e o GFT ambos são de Limes, como você sabe qual é qual?  :D

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Legal gago,

Eu fiz algumas experiências também mas não tive coragem de me arriscar não. A espuma é muito inferior às espumas de um bom sabão. Isso ficou nítido quando tive contato com o MWF.

Agora uma outra coisa, já que o C&E WIL e o GFT ambos são de Limes, como você sabe qual é qual?  :D

Realmente, como os dois vieram num saco plástico foi difícil identificar ( mesmo tamanho, mesmo cheiro, mesma marca no fundo do sabão) . Tanto que eu achei estar trabalhando o WIL, e na verdade era o GFT, percebo agora. Inclusive consertei o título do tópico.
ACHO que está certo agora, o GFT parece que era o amarelo, e o C&E era mais bege, certo?

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Bom trabalho, ainda aqui à dias ralei um stick wilkinson para precisamente ser mais facil de fazer espuma. Já agora fica aqui dica de um ralador porreiro.

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Legal gago,

Eu fiz algumas experiências também mas não tive coragem de me arriscar não. A espuma é muito inferior às espumas de um bom sabão. Isso ficou nítido quando tive contato com o MWF.

Agora uma outra coisa, já que o C&E WIL e o GFT ambos são de Limes, como você sabe qual é qual?  :D

Realmente, como os dois vieram num saco plástico foi difícil identificar ( mesmo tamanho, mesmo cheiro, mesma marca no fundo do sabão) . Tanto que eu achei estar trabalhando o WIL, e na verdade era o GFT, percebo agora. Inclusive consertei o título do tópico.
ACHO que está certo agora, o GFT parece que era o amarelo, e o C&E era mais bege, certo?


Hahahaha,

O GFT era o mais amassado, mais amarelo e que aparentava ter menos. O WIL tava mais inteiro, era mais claro (eu acho) e embaixo tinha um furo, uma marca.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Pois é.

Fiz o mesmo com o West Indian Limes agora ( desta vez com certeza era!!  ;D) e o resultado do meu experimentou foi positivo outra vez.
O pincel carregou bem mais, e mais rápido. de fato, carregou tanto que havia produto para encher duas tigelas de espuma, como a foto mostra.

O problema, é que realmente, esta formulação que a C&E fez para este sabão foi diretamente inspirada no sabonete de barbear Granado! Uma espuma seca e aerada. Detestável...

Ainda assim, tenho certeza de que funcionou melhor do que no bowl original. Ou seja numa emergência, dá para fazer a barba.
Eu acho...

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Achei a espuma um pouco areada ou é impressão minha?
Pra fazer todo esse seu experimento, prefiro passar longe de tal sabão.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Achei a espuma um pouco areada ou é impressão minha?
Pra fazer todo esse seu experimento, prefiro passar longe de tal sabão.

Do Trunpers até aque é razoável, mas a do West Indian limes é aeradíssima. Pela foto você vê, o método funciona, faz espuma pra caramba, mas o sabão é ruim mesmo, horrível.

É melhor que todos passagem longe destes sabões, mas a dica tá dada, se por acaso alguém ganhar um dos dois da sogra, o jeito é esse aí...  ;D

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
E fazer a espuma a la Islander? Será que resulta?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
E fazer a espuma a la Islander? Será que resulta?

Boa lembrança, a noite vou testar  ;)

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Pra fazer todo esse seu experimento, prefiro passar longe de tal sabão.
Eu também! :o :P
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Nunca consegui boa espuma com o GFT. Tentei com os pincéis Semogue Caravela, HJM e Art Vegê; com mais água e com menos água; na cara, na tigela, na caneca e até usando o sabão como stick; por vezes deixei-o de molho, noutras não. Enfim, tudo debalde. Nunca logrei um resultado sequer razoável. A espuma era sempre aerada e instável; sem deslize, sem eficácia e sem proteção.

Sábado, na última chance dada ao cujo, tive de interromper o escanhoado e reiniciá-lo com o sabão The Grooming.

Acabei pondo fora o GFT.

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Nunca consegui boa espuma com o GFT. Tentei com os pincéis Semogue Caravela, HJM e Art Vegê; com mais água e com menos água; na cara, na tigela, na caneca e até usando o sabão como stick; por vezes deixei-o de molho, noutras não. Enfim, tudo debalde. Nunca logrei um resultado sequer razoável. A espuma era sempre aerada e instável; sem deslize, sem eficácia e sem proteção.

Sábado, na última chance dada ao cujo, tive de interromper o escanhoado e reiniciá-lo com o sabão The Grooming.

Acabei pondo fora o GFT.


Bem-vindo ao clube.  ???

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Apesar de ser esta a vontade, aprendi com papai a não jogar dinheiro fora; Agora este GFT ( assim como o C&E) são felizes e bem-sucedidos amaciadores de pincéis!  ;D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal