Author Topic: Para não estragar a espinha da navalha ao afiar!!  (Read 4315 times)

Offline Ferlin

• Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • Respect: 0
Para não estragar a espinha da navalha ao afiar!!
« on: July 06, 2013, 04:15:01 am »
0
Senhores e senhoras, boa noite!
Pesquisei sempre que sobra um tempo a respeito da afiação e neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GIGmZyntPyo o Michel dá uma dica para não estragar a espinha da navalha, uma vez que, para afiar, é necessário que se deite totalmente a navalha na pedra, de modo que a afiação é praticamente conduzida pela espinha, com a finalidade de se formar o fio. Pois bem, a dica do Michel é colocar uma fita isolante na espinha. Queria saber se isso compromete a angulação para a afiação. Pergunta muito delicada.
Obrigado.

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
Re: Para não estragar a espinha da navalha ao afiar!!
« Reply #1 on: July 06, 2013, 04:37:31 am »
0
Isto já foi discutido noutro tópico, com teorias para todos os gostos.

Offline GADREL

• D.Quijote de La Toja
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
« Reply #2 on: July 06, 2013, 09:22:55 am »
0
+1
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Mário barbeiro

• Maçarico
  • *
« Reply #3 on: July 06, 2013, 11:15:39 am »
0
A fita não tem absolutamente nada a ver com o fato de estragar a espinha.

Offline Ferlin

• Marinheiro num Veleiro
« Reply #4 on: July 08, 2013, 12:17:24 am »
0

Verificarei! Obrigado.

A fita não tem absolutamente nada a ver com o fato de estragar a espinha.

Não mesmo. Só tem a ver com o fato de não estragá-la haha.

Offline Mário barbeiro

• Maçarico
  • *
« Reply #5 on: July 08, 2013, 11:22:02 am »
0
Meu pouco engraçado (e instruído) colega, eu repito, a fita não tem absolutamente nada a ver com o fato de preservar a espinha da lamina.
Ela destina-se a outra coisa que, como diz meu amigo callega, não vou me dedicar a te explicar. Mas para não ser banido, como ele foi, te adianto que tem a ver com ângulos de afiação.
HAHA..Como diria o Nelson, dos Simpson.
Convenhamos, eu procuro POLIR o fio da navalha, a espinha também o será.
Estranho os demais colegas participantes, permitir (em nome da "polidez") que está falácia se perpetue.
« Last Edit: July 08, 2013, 11:30:31 am by Mário barbeiro »

Offline classic-shaver

• Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
« Reply #6 on: July 08, 2013, 12:48:29 pm »
0
Meu pouco engraçado (e instruído) colega, eu repito, a fita não tem absolutamente nada a ver com o fato de preservar a espinha da lamina.
Ela destina-se a outra coisa que, como diz meu amigo callega, não vou me dedicar a te explicar. Mas para não ser banido, como ele foi, te adianto que tem a ver com ângulos de afiação.
Estranho os demais colegas participantes, permitir (em nome da "polidez") que está falácia se perpetue.

Andas metido no tinto?
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Leon

• Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
« Reply #7 on: July 08, 2013, 01:58:02 pm »
0
Pessoal, mantenham o nivel.

Isto já foi mais que discutido. Quem gosta de usar fita usa, quem não gosta não usa.

Ângulo? Sim, o uso de fita aumenta um pouco o ângulo. Para wedges isto é particularmente util ao usar várias camadas de fita para que a face da lâmina não entre em contacto com a pedra.

Pessoalmente uso sempre fita porque grande parte das navalhas são de coleção e não gosto de "achatar" a parte de lado da espinha, prefiro que a lâmina mantenha o aspecto original, mas isto, como disseram, são opções pessoais.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Mário barbeiro

• Maçarico
  • *
« Reply #8 on: July 08, 2013, 04:37:55 pm »
0
MAs a função da fita, reconhecida internacionalmente entre os que se dedicam a conhecer AFIAÇÃO de navalhas, é a de criar um segundo bevel.
Atividade comum dentre os que usam as coticules.
Tem quem use o automóvel nas ruas para disputar corridas, como tem os que bebem para mostrar aos outros que também podem ficar bêbados.  :o

Offline Leon

• Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
« Reply #9 on: July 08, 2013, 04:53:30 pm »
0
E qual é o problema de usar fita para criar o primeiro bevel e ficar apenas só por um bevel?

Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #10 on: July 08, 2013, 05:07:52 pm »
0
Na prática, não noto diferença no barbear, usando fita para afiar.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Ferlin

• Marinheiro num Veleiro
« Reply #11 on: July 09, 2013, 03:16:41 am »
0

Ora, ora.. como diria Jean Molière: "Deveríamos olhar demoradamente para nós próprios antes de pensarmos em julgar os outros." Contudo, vejo que neste post há pessoas demasiado pretensiosas e arrogantes, que se acham tão cultas e sábias a ponto de inferiorizar alguém. Pra mim isso da asco, repulsa. Eca. Enfim, só pra avisar a você Sr. Mario Barbeiro, não sou seu colega -no máximo um conhecido- tampouco não instruído, recebi uma educação ótima, graças a Deus, diferentemente de algumas pessoas por aqui, que se acham no direito de julgar os outros..
Estragar a espinha não é torná-la inútil. É desgastá-la. Nesse sentido, como muitos outros por aqui, prefiro preservar a espinha e manter a angulação um pouco diferente daqueles que não utilizam a fita e deixam o ângulo original. Não estou aqui para discutir isso, não é a minha intenção, porque como disse Leon, isso já foi discutido em outro tópico.
« Last Edit: July 09, 2013, 03:41:51 am by Ferlin »

Offline Ferlin

• Marinheiro num Veleiro
« Reply #12 on: July 09, 2013, 03:21:20 am »
0

Obrigado por compartilhar seu conhecimento.. É provável que eu utilize a fita também.

Offline bjj

• No fio da navalha
    • Email
« Reply #13 on: July 09, 2013, 03:54:06 am »
0

Que arrogância ! 

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #14 on: July 09, 2013, 05:29:08 am »
0

Obrigado por compartilhar seu conhecimento.. É provável que eu utilize a fita também.

Caro Ferlin,
Tenho navalhas vintage que já vieram afiadas e tem 2 ângulos, outras que não os tem. E não tem diferença prática nenhuma, como já referi antes.
A questão que se impõe nessa discussão que se avolumou é o respeito de todas as partes! Eu já perdi muito numa discussão besta há tempos atrás, a posição de moderador e a companhia virtual do meu honemeister, pois caí em uma arapuca. E nunca vou recuperar o perdido!
Caro Mário,
Às vezes, não importa o conteúdo da mensagem, mas a forma como nós passamos o que queremos dizer. Chamar o cara de baita bichona não é muito diferente de enorme homossexual, mas o impacto é maior!
Por último, eu ainda sou o que está escrito abaixo de todas as minhas mensagens: um mero aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz. Não sei quase nada, mas curiosidade é algo que não me falta! Se não sei, vou procurar e, principalmente, tentar não "engolir" o que leio, mas ter uma opinião crítica do que li. Muito o que foi escrito acima não faz sentido a uma primeira vista, mas olhem novamente de um outro ponto pois a vista do ponto depende do ponto de vista, e vice-versa. Tenho dito!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal