Viva.Um cliente enviou-me uma navalha Henkels para afiar. Estava num estado lastimável, tinha um desgaste na espinha tão pronunciado que nunca tinha visto nada naquele grau, tem mais de meio centímetro (!) de "honewear", ou desgaste da pedra de afiar.Certamente que a pessoa que o afiou, ou usou um amolador (uma mó que afia facas de cozinha), ou usou uma pedra tão agressiva (com um grão muito baixo) que desgastou a lâmina quase ao extremo.Deu-me uma trabalheira do diabo, mas sinto que este é um bom exemplo para verem a diferença entre o "honewear" da pedra usada pelo anterior proprietário e as minha pedras:(Image removed from quote.)Reparem que o "novo" "honewear" (o meu) é um espelho, ao passo que o anterior é baço, com os arranhões bem visíveis, o que comprova a diferença enorme entre o grão com que acabei o afilamento (16000) e o que o anterior proprietário usou (não faço ideia, mas não deve andar longe dos 1000).
Grande trabalho de polimento, Leon!Realmente parece que foi usado um amolador, mas o grão nem me parece assim tão baixo.
Não.Ou melhor, se calhar até tem, mas ia ser preciso "desgastar" muito aço de modo a eliminar essa rachadela. Demasiado trabalho para depois ficar com uma navalha demasiado estreita.Eu não a compraria.