Author Topic: Quanto às pedras..  (Read 6950 times)

Offline Ferlin

• Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • Respect: 0
Quanto às pedras..
« on: August 11, 2013, 10:58:59 pm »
0
Analisei alguns fóruns, li alguns artigos sobre manutenção de navalha e, enfim, esbarrei-me na necessidade da pedra.. pelo menos pra daqui a uns dois ou 3 meses.
A manutenção do fio pode ser feita com o assentador e a pasta, mas exigirá a pedra cedo ou tarde. Por isso pesquisei e venho pedir ajuda àqueles que possuem pedra e/ou conhecem bem esse assunto. Como comprei minha navalha shave-ready, ressalto que centrarei o assunto na finalização/polimento do fio.
Pedras naturais como as eschers e coticules foram minhas primeiras opções, no entanto o preço e a falta de confiança nos vendedores que encontrei foi o que mais me desestimulou. A granulagem de 12k e 10k que beiram, respectivamente, esses tipos de pedra era o meu padrão de aquisição, contudo, pesquisando alternativas às naturais, encontrei granulagens mais altas que, inicialmente, interessaram-me.
Sintéticas, como as Naniwas e as Shaptons, agradaram-me pelo preço e pelo fato de vierem já com a granulagem na caixa, o que impossibilita que vendedores que desconheço ajam de má fé e se aproveitem da minha ignorância em relação às pedras. Pensei em comprar uma Naniwa 12k ou uma Shapton. Esta, no entando, possui algumas granulagens que me desmotivaram de comprar pelo preço (como a Shapton 30k.. está caro) ou pelo desconhecimento (a Shapton glass stone 16k que encontrei pra vender está colocada, em uma tabela comparativa com várias pedras Shapton, como uma afiaçao "possivel - C" pra navalhas, ficando atrás da de 30k "best - A" e da de 10k, também com conceito A). Uma alternativa dentro delas, portanto, seria a de grit 12k.
Gostaria de saber se alguém conhece a Shapton 16k que o vendedor colocou com conceito C (acho que ele errou ao transcrever a tabela), porque ela possui 0.92 micron, ou seja, é uma pedra que ficaria entre a 30k de 0.49 micron e a 10k de 1.74 micron.
Possivelmente comprarei a Naniwa 12k, embora eu quisesse a de 30k na verdade  :'(
Aceito sugestões, dicas, apoio moral e financeiro  ;D ;D ;D
Fiquem à vontade pra falar de suas experiências de afiação.
Abraço e muito obrigado.
« Last Edit: August 11, 2013, 11:02:09 pm by Ferlin »

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
Re: Quanto às pedras..
« Reply #1 on: August 11, 2013, 11:16:36 pm »
0
Eu tenho uma Chinesa 12k igual a essa! Funciona bem!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Ferlin

• Marinheiro num Veleiro
« Reply #2 on: August 11, 2013, 11:24:39 pm »
0
Eu tenho uma Chinesa 12k igual a essa! Funciona bem!

Li sobre essa chinesa de 12k, JL! Ela foi tentadora: preço disparadamente bom pela grit..
Mas cai no primeiro receio que falei. Li que algumas delas vem com uniformidades até.. E que nesses casos é necessário retificá-la com uma segunda pedra.
Quando você afiou com a de 12k, sentiu uma diferença boa no barbear? Corta que nem manteiga?  ;D

Offline BeKhO_84

• Cella na tigela
« Reply #3 on: August 11, 2013, 11:47:50 pm »
0
Pois estas chinesas de 12k são muito bem comentadas nos fóruns espanhóis, no entanto é referido que os acabamentos não são os melhores. Mas além disso não sei mais nada.

No dia que for comprar a minha primeira pedra, muito provavelmente será essa mesma.
BeKhO_84

Offline Ferlin

• Marinheiro num Veleiro
« Reply #4 on: August 11, 2013, 11:55:46 pm »
0
Pois estas chinesas de 12k são muito bem comentadas nos fóruns espanhóis, no entanto é referido que os acabamentos não são os melhores. Mas além disso não sei mais nada.

No dia que for comprar a minha primeira pedra, muito provavelmente será essa mesma.

Puxa vida... Li uma matéria de um americano, que restaurou uma Friodur, que usou pra refinar o fio essa bendita 12k..
O preço é tentador, fica 2,6 vezes mais barato que as japonesas de 12k que citei acima.

Offline Ferlin

• Marinheiro num Veleiro
« Reply #5 on: August 12, 2013, 12:01:15 am »
0
E por coincidência ele comentou sobre a Shapton 16k, falando que deixa o fio bem suave.. Contudo ainda é cedo pra dizer que o cara que vendia ela errou ao transcrever a tabela.. mas que não faz sentido ele colocar "C", não faz..

Offline Ferlin

• Marinheiro num Veleiro
« Reply #6 on: August 12, 2013, 12:08:02 am »
0
Àqueles que tiverem curiosidade, segue o link das Shapton: http://www.ebay.com/itm/JAPANESE-Shapton-glass-stones-sharpening-whetstones-23-Op-full-set-120-30-000-/200929380667?pt=LH_DefaultDomain_0&var=&hash=item2ec853093b

Note que ao selecionar a 16k e depois voltar e selecionar a de 10k, o preço aumenta! Não entendo, pagar mais por uma granulagem mais baixa.. Aí tem coisa que eu não sei.

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #7 on: August 12, 2013, 12:28:55 am »
0
Para retificar, fica fácil! Com uma lixa d'água e uma superfície molhada, passa-se a pedra. Depois, se verifica com uma régua. Fica retinha!
« Last Edit: August 12, 2013, 12:30:49 am by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Ferlin

• Marinheiro num Veleiro
« Reply #8 on: August 12, 2013, 12:44:01 am »
0
Para retificar, fica fácil! Com uma lixa d'água e uma superfície molhada, passa-se a pedra. Depois, se verifica com uma régua. Fica retinha!

Maravilha  ;)

Offline bjj

• No fio da navalha
    • Email
« Reply #9 on: August 12, 2013, 05:09:35 am »
0
após passar a lixa a superficie vai ficar aspera, voce pode amaciar com a slurry stone da 12k chinesa caso nao tenha o jeito é voce pode amaciar com o dedo ferlin, fazendo atrito com o dedo como se fosse retirando tipo uma massinha....

Outra opcao, voce pode mandar para mim companheiro que eu alinho pra voce ( se voce for do brasil ) heheheh

forte abraco.
« Last Edit: August 12, 2013, 10:03:33 pm by bjj »

Offline carraro

• Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • Respect: +6
    • Email
« Reply #10 on: August 12, 2013, 12:19:19 pm »
0
Eu também tenho a chinesa 12K e não sinto necessidade de outras pedras. Decerto obteria um apurado superior se tivesse uma 30K, mas há uma barreira econômica.

Offline Ferlin

• Marinheiro num Veleiro
« Reply #11 on: August 14, 2013, 02:22:50 am »
0
após passar a lixa a superficie vai ficar aspera, voce pode amaciar com a slurry stone da 12k chinesa caso nao tenha o jeito é voce pode amaciar com o dedo ferlin, fazendo atrito com o dedo como se fosse retirando tipo uma massinha....

Outra opcao, voce pode mandar para mim companheiro que eu alinho pra voce ( se voce for do brasil ) heheheh

forte abraco.

Obrigado, bjj. Não sei se vou pegar essa chinesa, vou pensar e estudar mais um pouco essas pedras ;)

Eu também tenho a chinesa 12K e não sinto necessidade de outras pedras. Decerto obteria um apurado superior se tivesse uma 30K, mas há uma barreira econômica.

É.. O precinho não ajuda mesmo  :P

Offline Islander

• Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • Respect: +9
« Reply #12 on: August 14, 2013, 02:57:18 pm »
0
Não tenho nenhuma Shapton mas pelas opiniões de quem a usou noutros foruns não é consensual a satisfação com elas, nomeadamente o feedback não agrada a todos.
Naturais são sempre uma lotaria, essas chinesas ou coticules podem variar muito, assim como qualquer outra natural, a não ser que já se tenha alguma opinião sólida de quem a tenha usado antes. As escher são tão valorizadas por isso: são Thuringians mas que na altura eram avaliadas e vendidas com selo de qualidade.
Para começar uma artificial é sempre melhor, especialmente alguma que seja fácil encontrar ajuda quando se encontra problemas como as Norton 4/8 ou Naniwa 3/8.
Se queres uma finalizadora para já uma Naniwa 12k é muito bem considerada e um investimento seguro, acima disso duvido que consigas notar qualquer diferença. Depois podes ir buscar uma Norton ou Naniwa combinadas e para manutenção não precisas de mais nada.
Em lojas revendedoras da Icel também se consegue comprar a preços razóáveis uma King 250/1000 que pode ser útil no futuro.
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline Ferlin

• Marinheiro num Veleiro
« Reply #13 on: August 17, 2013, 02:59:01 am »
0
Não tenho nenhuma Shapton mas pelas opiniões de quem a usou noutros foruns não é consensual a satisfação com elas, nomeadamente o feedback não agrada a todos.
Naturais são sempre uma lotaria, essas chinesas ou coticules podem variar muito, assim como qualquer outra natural, a não ser que já se tenha alguma opinião sólida de quem a tenha usado antes. As escher são tão valorizadas por isso: são Thuringians mas que na altura eram avaliadas e vendidas com selo de qualidade.
Para começar uma artificial é sempre melhor, especialmente alguma que seja fácil encontrar ajuda quando se encontra problemas como as Norton 4/8 ou Naniwa 3/8.
Se queres uma finalizadora para já uma Naniwa 12k é muito bem considerada e um investimento seguro, acima disso duvido que consigas notar qualquer diferença. Depois podes ir buscar uma Norton ou Naniwa combinadas e para manutenção não precisas de mais nada.
Em lojas revendedoras da Icel também se consegue comprar a preços razóáveis uma King 250/1000 que pode ser útil no futuro.

Obrigado, pelas dicas ;)

Por curiosidade, usa qual finalizadora?

Offline Islander

• Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • Respect: +9
« Reply #14 on: August 17, 2013, 05:06:05 pm »
0

Obrigado, pelas dicas ;)

Por curiosidade, usa qual finalizadora?

Nunca mais me dediquei à aprendizagem da afiação, tenho de o fazer muito brevemente mas estou tão satisfeito com as navalhas que estão actualmente na rotação que procuro nem inventar!  ::) Recentemente tive algumas navalhas que foram afiadas com coticule e gosto muito do fio que deixam.
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal