Author Topic: Ajuda para iniciante  (Read 3659 times)

Offline pcpr80

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
Ajuda para iniciante
« on: August 14, 2013, 01:34:30 am »
0
Boas noites.

Gostaria de pedir a vossa ajuda para construir uma espécie de kit de barbear.

Desde já descrevo a minha utilização: como disse na apresentação, por motivos profissionais preciso de me barbear de 2.ª a 6.ª. Tenho pele sensível (em adolescente tinha acne, aos 33 isso já nao é problema  :D), com tendência a ser bastante oleosa.

Por isso vos pergunto:
 - Que máquina de barbear aconselham?
 - Que pré-barba?
 - que creme/sabão de barbear?
 - Que pós-barba (já vi que para peles oleosas é preferível um splash, mas para mim tem de ser um fresco e com pouco álcoo)?

Dou preferências a marca nacionais (se bem que já vi que o Proraso é uma referência)
Sei que quanto às lâminas o melhor mesmo é experimentar várias e ver qual e que é melhor.

Desde já agradeço a vossa atenção.
Carpe diem

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #1 on: August 14, 2013, 02:04:18 am »
0
Bem, se já deste uma vista de olhos por aqui já viste que são tudo coisas muito pessoais e a experiência varia de pessoa para pessoa, tendo em consideração isso:

Como maquina, as mais recomendadas normalmente são a Muhle R89 ou Edwin Jagger DE89 (mesmo cabeçal, cabos diferentes), ou um Merkur 34C (ou 38 se quiseres com um cabo maior e mais pesado). Existem muitas outras, mas normalmente são as mais usadas, e/ou recomendadas, é difícil de não ficar satisfeito.

Pré-barba, eu uso diariamente o proraso verde, mas se queres ir para nacional, tens os Glyce da Musgo Real, ou talvez o esfoliante da Veleiro. Se for para poupar, um de glicerina qualquer também ajuda. Vê o que funciona para ti, com banho antes, banho depois, agua quente ou agua fria.

Creme nacionais, penso que qualquer um da Ach Brito/ Confiança é boa escolha, depende do aroma que mais gostas e do que estás disposto a pagar por ele. Musgo Real, O Melhor, Veleiro, Top Secret, Via men, Lavanda.

Sabão não recomendo, porque não tenho nenhum nacional, o Portus Cale, tem alguma aceitação.

Pós barba, nacional, Musgo Real o Balsamo é dos melhores que há, o do O Melhor também. A gama veleiro também acho porreira. Destes em loção só tenho o Veleiro e não desgosto. No entanto neste aspecto encontras facilmente outras marcas e aqui penso que pesa ainda mais o gosto pessoal.

Não falas em pincel, mas já agora, o de sempre Semogue 1305, ou por um bocado mais o SOC Cerda.

Laminas, é isso, tenta comprar um sample pack se possível e vai experimentado.

Quanto a pele sensível, penso que notarás melhorias rapidamente, sendo o mais provável de estar a causar essa sensibilidade o uso das multi laminas.

De resto e para confundir mais  ;D dá uma vista de olhos pelos Escanhoados do dia e vai vendo os sets que o pessoal usa.

Offline pcpr80

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #2 on: August 14, 2013, 02:32:41 am »
0
Agradeço desde já a resposta.
é difícil arrancar com tanta informação e produtos, mas tem de se começar por algum lado :)
Carpe diem

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #3 on: August 14, 2013, 07:56:33 am »
0
Agradeço desde já a resposta.
é difícil arrancar com tanta informação e produtos, mas tem de se começar por algum lado :)
É verdade, eu só comecei há 1 ano e ainda me lembro bem da confusão.
Já experimentaste barbear-te com uma safety razor alguma vez?
Eu nunca tinha experimentado por isso comprei uma wilkinson classic com 5 lâminas da wilkinson (claro!) por 3€ ou coisa parecida. Há à venda nas lojas Schleker e talvez nalguns Intermarchés.
Barata e dá para experimentar.
Mas se te queres mandar de cabeça, o meu conselho é igual ao de cima, R89 ou DE89. Não falha, para quem se consegue adaptar a este barbear.
Vais ter que aprender com algumas dicas, mas também com muitas experiências pessoais, qual é a técnica que se adapta melhor a ti. Principalmente se tiveres pele oleosa, sensível e com acne como eu. As caras são todas diferentes, com pele diferente e com pêlos semeados de forma diferente e com espessuras diferentes...
Compra um bom sample pack de lâminas, talvez no bestshave.net ou pede a algum confrade aqui do fórum. Há vários na parte dos "negócios". :)
Os splashes são os que melhor se me adaptam (tenho acne e/ou pele oleosa ) mas também há gel's que se adaptam. Nesta altura do ano prefiro produtos que refresquem a pele depois de barbear: floyd vigoroso e o aftershave gel gillette que se encontra à venda em qualquer super/hiper.
Para pincel já tens óptimas recomendações do Mig, nacionais e bons.
Creme de barbear, aconselho mesmo um creme para começar pois é mais fácil de controlar quantidade de creme para a quantidade de água.
Talvez um Lavanda ou um Via men que se conseguem encontrar nalguns super/hiper. Daqui por 6 meses estás a comprar sticks La Toja/LEA ;).
Não cedas à tentação de comprar muitos tubos de creme duma só vez. Os cremes normalmente são para nos iniciarmos e para quando estamos em viagem. Também há muita gente que os prefere aos sabões mas costuma ser ao contrário. Por isso compra só 2 ou 3 no máximo. Eu estou farto de usar cremes e ainda tenho ali uns 7 ou 8 ( e já dei alguns). Cada loja que via um diferente, comprava pra experimentar... :P
Experimenta. Mesmo que com uma máquina como a Wilkinson que é muito barata podes conseguir bons resultados. Sê persistente se por acaso não estiver a correr pelo melhor. Muitas das vezes será pela técnica ou pela lâmina ou até porque a pele ainda está muito sensível e leva algum tempo a adaptar-se ao novo estilo de barbear. Nunca te esqueças que se gostares da Wilkinson vais adorar uma R89/DE89. É tipo um outro universo ;)
O que também quer dizer que podes não te adaptar muito bem à wilkinson e até podes conseguir adaptar à R89/DE89... :(
E tenta ver os vídeos do afeitadoclassico ou do Mantic59 no youtube para perceberes que consistência deve ter o creme/sabão de barbear e para aprenderes as melhores técnicas com a máquina.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #4 on: August 14, 2013, 08:40:06 am »
0
Além da excelente recomendação da Wilkinson (apenas para começar a experimentar e não gastar € inutilmente caso não se goste da coisa) recomendo outras Merkur como a 33C ou a 42. O cabeçal é sempre igual (excepto nas pente aberto e slant) pelo que a diferença entre todas as máquinas é sempre o cabo. A 33C tem o cabo mais comprido e os modelos 42 têm o cabo mais curto, formato hexagonal e costumam ser mais baratas entre 5 a 10€ em comparação à 34hd.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #5 on: August 14, 2013, 10:29:22 am »
0
Para dar uma alternativa em termos de máquina, se quiseres começar de forma diferente à típica, podes começar também com uma Merkur 15C ou 25C, que apesar de Open Comb (pente aberto) são máquinas suaves e bastante eficazes.

Este é um conselho que costumo dar aos novatos porque gostaria que me tivessem dado a mim, teria-me poupado alguns euros :D, visto que, apesar de lhes reconhecer valor, não gostei particularmente das máquinas recomendadas de forma quase universal para a iniciação - EJ 89, Muhle 89, etc...

A Wilkinson Classic é também uma boa opção para testar as águas, para quem não se quer comprometer com uma compra de valor mais elevado. Devo no entanto advertir que conheço 3 casos em que a Wilkinson Classic foi a escolha inicial e essas pessoas acabaram por voltar às multi-lâminas depois do teste e creio que se tivessem começado com uma máquina mais a sério, talvez o desfecho tivesse sido outro. A Wilkinson Classic não dará a um novato, na maior parte dos casos, resultados e uma experiência de barbear condizente com a capacidade de outras máquinas, mas uma vez dotado da técnica correta, é uma máquina bem capaz.

Em relação a cremes e lâminas etc, já estás muito bem aconselhado.

Em relação a after shaves, se tiveres pele tendencialmente seca (não me parece que seja o caso) recomendo-te particularmente o meu bálsamo preferido, o Veleiro. É um produto de uma qualidade estupenda a um preço bem inferior ao seu valor.

Em relação a pincéis, deixando os texugos para uma eventual segunda fase (são mais caros), o SOC Cerda é o pincel a ter, se quiseres começar em grande :D . O 1305 costuma ser o mais recomendado para iniciantes, por ser versátil e dar-te a possibilidade de ter bons resultados quer a construir espuma na tigela como diretamente na face. Não tão versáteis e menos capazes na tigela (ainda que consigam fazer um trabalho muito aceitável, bastante bom mesmo, diria eu), mas melhores para face lathering (na minha opinião), tens os ainda mais económicos 1520 e 1438.

Boas escolhas e bons escanhoados.
« Last Edit: August 14, 2013, 10:32:03 am by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #6 on: August 14, 2013, 11:20:04 am »
0
Bom, já há aqui uma carrada de bons conselhos... mas já agora, deixo aqui o que eu recomendaria:

Máquina: Mühle R89/R106/R107, Edwin-Jagger DE86/89 (basicamente qualquer máquina destas marcas de pente fechado com o cabo que mais te agradar) ou então uma Merkur 33c ou 34c (ou qualquer outra Merkur de pente fechado).

Creme: para experimentar, barato e nacional, tens o Lavanda, largamente disponível. Top Secret e Veleiro são óptimas escolhas se as conseguires encontrar a bom preço perto da tua casa. Proraso também é uma excelente opção, o verde tem uma forte sensação mentolada e o vermelho é muito bom também, tem um bom aroma a sândalo.

Pré-barba: o Proraso, não é demasiado caro e dá uma boa sensação mentolada;

Pós-barba: dadas as características da tua pele, recomendo 3 splashes, a escolher: Proraso, Veleiro e Aqua Velva. Os três cumprem no capítulo "refrescantes", mas têm algum alcool.

Pincel: Semogue 1800 ou 1305, pincéis versáteis, de qualidade e relativamente acessíveis, e com a vantagem de serem de fabrico nacional. :) Um bom Omega como o 11126 também seria uma boa opção.

Boas escolhas!
« Last Edit: August 14, 2013, 11:23:50 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #7 on: August 14, 2013, 11:35:59 am »
0
Para além das óptimas sugestões já dadas vou adicionar o meu conselho quanto à máquina. Se puderes, aconselho-te a comprar uma logo uma máquina melhor como a Edwin Jagger ou algumas das Merkur aconselhadas. Isto porque embora sendo a wilkinson classic uma máquina aceitável jogam em campeonatos muito diferentes. Para além disso por ser muito leve e suave acho que não resulta (pelo menos no meu caso) para pessoas com barba muito densa e dura. Basicamente aquilo não corta nada de jeito (no meu caso). Eu iniciei-me com uma Edwin Jagger e ainda vem que o fiz, ainda hoje, e depois de ter experimentado coisas diferentes, é provavelmente  a minha máquina preferida. Para além disso a EJ/Muhle é o padrão das safety razors. A partir dela podes ter uma base de comparação para outras máquinas, ou seja se queres mais ou menos agressivo.
As merkur também são boas, contudo existem algumas diferenças. Primeiramente têm um cabo com melhor aderência (na minha opinião). Para além disso são um bocadinho mais agressivas, mas nada significativo.

Quanto a um pré-shave eu gostei bastante da Emulsion Myrsol, em termos de protecção acho que foi o melhor pré que eu já experimentei.

Espero ter ajudado.
« Last Edit: August 14, 2013, 11:38:15 am by Martius23 »

Offline pcpr80

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #8 on: August 14, 2013, 05:27:21 pm »
0
agradeço a todos os bons conselhos. Acho que para começar já dá para ter umas ideias.

Bem haja a todos.
Carpe diem

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #9 on: August 14, 2013, 05:56:20 pm »
0
Eu tenho uma Wilki Classic e consigo escanhoados excelentes com ela. É por exemplo, a máquina favorita do Mister Myrsol  ;D

Dito isso, não foi minha primeira, e a técnica já era apurada quando a comprei, assim como um arsenal de lâminas das mais variadas.

No entanto, acho válida. É um valor absurdamente barato, e fico surpreso se alguém não gostar da experiência e volte ao Multilâminas, talvez estes não tenham gostado das lâminas que acompanham o blister? Eu mesmo não as uso...
É um aparelho muito suave, se carregado com lâminas suaves também, é capaz de faltar poder de corte e a pessoa esfregar o cabeçal na cara com força. No entanto, com lâminas agressivas, funciona que é uma beleza, já as usei com Feather, Rapira, Super iridiuns, e por último Supermax Titaniun, que não é especialmente afiada...

Eu recomendo sem reservas. A 5 euros, nada impede que se compre uma Barley E uma Classic  ;)

E, se puder dar um pitaco,também tenho a pele oleosa, mas isto não me impede de usar bálsamos. É verdade que em certo ponto, me desfiz de todos menos um, o IK.  Hoje tenho um nacional Mahogany e um Niveazito para além do IK, e consigo usar sem problemas, o lance é não carregar muito, e tentar espalhar com o rosto úmido. Mas claro, existem bálsamos mais e menos "pegajosos"...

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #10 on: August 14, 2013, 07:07:18 pm »
0
E, se puder dar um pitaco,também tenho a pele oleosa, mas isto não me impede de usar bálsamos. É verdade que em certo ponto, me desfiz de todos menos um, o IK.  Hoje tenho um nacional Mahogany e um Niveazito para além do IK, e consigo usar sem problemas, o lance é não carregar muito, e tentar espalhar com o rosto úmido. Mas claro, existem bálsamos mais e menos "pegajosos"...

Por acaso também tenho a pele oleosa e uso bálsamos sem problemas. Aliás, a ideia que tenho é de que loções com muito álcool secam demasiado a pele, aumentando a produção de oleosidade da mesma. No entanto, uso os dois sem problemas, mas mais bálsamos no Inverno e loções no Verão.
« Last Edit: August 14, 2013, 07:24:45 pm by FatSlim »
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #11 on: August 14, 2013, 07:13:27 pm »
0
E, se puder dar um pitaco,também tenho a pele oleosa, mas isto não me impede de usar bálsamos. É verdade que em certo ponto, me desfiz de todos menos um, o IK.  Hoje tenho um nacional Mahogany e um Niveazito para além do IK, e consigo usar sem problemas, o lance é não carregar muito, e tentar espalhar com o rosto úmido. Mas claro, existem bálsamos mais e menos "pegajosos"...

Por acaso também tenho a pele oleosa e uso bálsamos sem problemas. Aliás, a ideia que tenho é de que loções com muito álcool secam demasiado a pele, aumentando a produção de oleosidade da mesma. No entanto, uso os dois sempre problemas, mas mais bálsamos no Inverno e loções no Verão.

É por aí mesmo!

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #12 on: August 14, 2013, 09:31:15 pm »
0
Eu sou muito parcial para a Wilkinson, porque foi a minha 1ª máquina numa altura em que não podia contar com a preciosa ajuda dos confrades. Lia umas coisas sobre um tal bicho chamado "safety razor" no B&B, e o facto de ser tão barata e acessível localmente fez-me arriscar. Gostei tanto do jeito do corte da SR que não voltei mais atrás. De facto a capacidade de ter um barbear rente acaba por não estar lá (também por culpa das lâminas e da técnica incipiente), mas gostando da forma de barbear depois com um "upgrade" no material chega-se lá.

Por isso a minha recomendação é sempre em um de dois pontos:

- Comprar a WS Classic (não é grande risco) e depois fazer um "upgrade" mais adiante.
- Comprar uma máquina consensual (EJ/Mühle 8x ou Merkur 34C), caso não se goste são máquinas facilmente "vendáveis" no fórum.

Apesar de achar que once you go classic, you don't go back  8)
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline GFellizzardo

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Respect: +11
    • Flickr
    • Email
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #13 on: August 22, 2013, 02:50:22 am »
0
Desde ontem está acontecendo isso. Já é o segundo usuário "fantasma".

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Ajuda para iniciante
« Reply #14 on: August 22, 2013, 07:31:45 am »
0
Desde ontem está acontecendo isso. Já é o segundo usuário "fantasma".
:P :P :P
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal