Olá Gasparinho. Ainda bem que estás a gostar deste "novo" método de barbear.
Dá um salto
aqui e apresenta-te aos demais confrades. Gostaríamos de te conhecer melhor e de saber o que te levou a enveredar por este caminho.
Relativamente ao creme ou sabão, discordo do john3voltas. Acho que sabão ou creme não diferem no resultado quando bem trabalhados. É uma questão de preferência, basicamente. Há cremes que dão 15 a 0 a sabões da mesma gama. Experimenta um TOBS por exemplo.
Sobre laminas, cada cara sua sentença. A sugestão de um sample pack é sempre acertada, a questão é... preferes laminas fáceis de encontrar na rua ou algo mais exótico. Ainda há pouco tempo por exemplo encontrei
isto que achei muito interessante como sample pack. São laminas russas, feitas na fábrica de S. Petersburgo onde são feitas as Gillette 7 O'clock e Astras.
Ou então sempre podes construir teu conjunto de laminas. É tudo uma questão de disponibilidade. As laminas Merkur não são assim muito bem consideradas. Vais surpreender-te com laminas mais baratas e de melhor eficácia.
Pós-barba depende do que procuras. Tens a pele seca, oleosa? Queres balsamos ou loções? Queres gastar muito € ou pouco? Alcool ou sem?

Assim pro budget side, tens o balsamo do Dia, fabricado pela Lascaray (marca do LEA/BEA). Balsamo com alcool e excelente relação preço/performance.