Author Topic: Mais uma da Gillette  (Read 6766 times)

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Mais uma da Gillette
« on: August 03, 2010, 01:31:16 am »
0
Mais uma da Gillette

Quote
GILLETTE MACH 3 SHAVING GEL

What they claim: The best a man can get.

But watch out: Helped by a global advertising campaign featuring David Beckham, Gillette shaving products have carved their way into the male psyche. If he thought about the ingredients, would the "epitome of the well groomed man" be so keen to promote the product? Mach 3 gel contains skin irritants such as triethanolamine, palmitic acid glyceryl oleate, three potential carcinogens (polytetrafluoroethylene (Teflon), BHT, CI 42090) and three central nervous system toxins or pollutants (isopentane, parfum and isobutane).

Vejamos o isopentane

In low concentrations may cause narcotic effects. Symptoms may include dizziness, headache, nausea
and loss of co-ordination.
Irritation to eyes, skin and respiratory tract.
May cause dermatitis by skin contact.
Small amounts of liquid aspirated into the respiratory system during ingestion/vomiting may cause
bronchopneumonia or pulmonary oedema.

Retirado de: http://www.bocsds.com/uk/sds/special/isopentane.pdf
« Last Edit: August 03, 2010, 01:34:35 am by Lusitano »

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #1 on: August 03, 2010, 01:08:04 pm »
0
Traduzindo, pq fica sempre mais perceptível:



Quote
GILLETTE MACH 3 SHAVING GEL

O que eles anunciam: O melhor que um homem pode obter

Mas cuidado: Ajudados um uma campanha publicitária global encabeçada por David Beckam, os produtos de barbear da Gillette gravaram o seu caminho no psíquico masculino.  Se ele pensasse sobre os ingredientes, será que o "expoente do homem bem aparado" estaria tão interessado em promover o produto? Mach 3 gel contém produtos irritantes para a pele tais como triethanolamine, palmitic acid glyceryl oleate, três potenciais elementos cancerígenos  (polytetrafluoroethylene (Teflon), BHT, CI 42090) e três toxinas ou poluentes do sistema nervoso central (isopentane, parfum and isobutane).

Vejamos o isopentane

Em pequenas concentrações pode causar efeitos narcóticos. Sintomas podem incluir tonturas, dores de cabeça, náuseas e perda de coordenação.
Irritação dos olhos, pele e de vias respiratórias.
Pode causar dermatites por contacto com a pele.
Pequenas quantidades de líquido aspirado pelo sistema respiratório duranta a ingestão/vómito pode causar broncopneumonia ou edema pulmonar.

Retirado de: http://www.bocsds.com/uk/sds/special/isopentane.pdf

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #2 on: August 03, 2010, 01:17:42 pm »
0
My fault, é que o Inglês para mim é tão natural que me esqueço que há quem possa ter algumas dificuldades  :-X

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #3 on: August 03, 2010, 01:38:43 pm »
0
Ehehe! é o "mal" de se estar no algarve, ja?  :D
É um "vá para fora cá dentro"

Em relação ao artigo, não ponho em causa a informação...

Mas faz-me lembrar os cuidados de um farmaceutico para comigo quando fui comprar um frasco de clorofórmio para dissolver resina.
Eu perguntei: "Que tipo de cuidados devo ter com isto?"
e ele responde-me: "Não beba, que faz mal ao fígado!"
Não me passava pela cabeça beber tal coisa  :D mas o homem quis-me logo tirar potenciais ideias.

Da mesma forma não sei se aspirar qualquer tipo de creme de barbear será saudável.... mas realmente, neste caso deve fazer sentido mencionar pois acho que toda a  gente acaba por provar o sabor de alguns cremes.

Em todo o caso, a panóplia de cenários possíveis referentes à utilização do isopentane são bastante desencorajadores de testar/usar regularmente o produto: efeitos narcóticos: tonturas, dores de cabeça, náuseas e perda de coordenação ; dermatites, broncopneumonia/edema pulmonar...

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #4 on: August 03, 2010, 03:01:28 pm »
0
Acabas por respirar, pois ao aplicares na pele na zona do bigode está muito perto das narinas. Além disso a pele também poderá absorver.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #5 on: August 03, 2010, 03:19:02 pm »
0
Não estou a defender propriamente o produto em questão, até porque não sou fã do mesmo.
No entanto, parece-me que se está aqui a exagerar.

O isopentano e o isobutano são os gases de propulsão usados nos aerossóis, e apareceram como substitutos dos CFC's. Lá está, não são lá muito saudáveis, mas, nas pequenas quantidades que estão presentes num gel de barbear, estão longe de ter o efeito descrito nessa Ficha de Informações de Segurança.
Aliás, essa ficha de informações de segurança  (é o nome desse documento) está aqui fora do contexto, pois refere-se à substância pura, tal qual como vem dentro da embalagem/contentor.

Esse artigo tem outras inverdades. Desde quando o PTFE (ou Teflon) é cancerígeno? É a mesma substância que reveste as frigideiras antiaderentes. É das substâncias mais inertes que se conhecem. O seu produto de degradação é o ácido perfluorooctanico (esse sim, é suspeito), mas o PTFE só se decompõe a temperaturas superiores a 350ºC. Ora, penso que ninguém usa um gel de barbear a essa temperatura...

Outras imprecisões: o perfume é apresentado como "toxina ou poluente do sistema nervoso central"  ??? ??? ??? Minha Nossa Senhora!  :o Sem comentários.

Acerca do mito urbano do laurilsulfato de sódio, recomendo a leitura deste post:
http://dererummundi.blogspot.com/2008/02/lendas-urbanas-detergentes-cancergenos.html
Foi escrito por uma professora universitária, tem uma linguagem acessível ao grande público e contém informação científica correcta.
Aliás, esse blog é altamente recomendável, tem inclusivé a colaboração de vários professores universitários, como o conhecido Carlos Fiolhais.
Mas pronto, se nos buzinarem muitas vezes aos ouvidos que o SLS é pernicioso e que os produtos sem SLS é que são bons, talvez acabaremos por acreditar.

A mesma polémica envolve os parabenos, que são um grupo de agentes microbianos. Eles estão presentes nos cosméticos de modo a evitar a sua degradação microbiana. Se até a água é facilmente contaminada, imaginem um creme, é um meio de cultura ideal, cheio de nutrientes para microorganismos se não tiver algum tipo de conservante. A alternativa? Ou não se usam conservantes e fica-se com algo que ganha ranço em pouco tempo ou então substitui-se os parabenos por algo pior. É simples, não é? Pois...

Até a lanolina já teve o seu pedaço de má fama, também já houve uma campanha que dizia da lanolina o que Maomé não disse do toucinho.

Há uns tempos houve uma celebérrima campanha contra o "E330" (deve ter sido há uns 15 ou 20 anos ou mais, lembro-me perfeitamente, era eu criança/adolescente) que era completamente disparatada pois o E330 não passa de ácido cítrico (presente nas laranjas, limões, maçãs...).

Não estou a dizer que o gel da Gillette é uma coisa boa. Longe disso. Por alguma razão o deixei de usar.
Mas o alarido que se faz perante alguns químicos é exagerado. E é muito fácil manipular a opinião pública, por exemplo quando se quer promover certo tipo de produtos.

Querem saber como é fácil manipular a opinião pública no que toca à linguagem química?
Vejam o exemplo do monóxido de dihidrogénio:
www.modh.no.sapo.pt/acolhimento.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mon%C3%B3xido_de_dihidrog%C3%AAnio_%28lenda_urbana%29

Quote
   Monóxido de dihidrogênio:

        * é chamado "ácido hidroxílico", a substância é o principal componente da chuva ácida.
        * contribui para o "Efeito estufa".
        * pode causar queimaduras severas.
        * contribui para a erosão da paisagem natural.
        * acelera a corrosão e oxidação de muitos metais.
        * pode causar falhas elétricas e reduzir a eficácia de freios automotores.
        * foi encontrada em tumores retirados de pacientes terminais de câncer.

    Apesar do perigo, o monóxido de dihidrogênio é frequentemente usado:

        * como um solvente e refrigerante industrial.
        * em usinas nucleares.
        * na produção de isopor.
        * como um extintor de fogo.
        * em diversas formas de pesquisa cruel com animais.
        * em cominação com pesticidas. Mesmo após lavagem, a contaminação por este composto permanece.
        * como aditivo em certas "junk-foods" e outros produtos alimentares.


Posso até juntar que é mortal por inalação. Se inalarem demasiado, é fatal. Isso é certinho.
E que toda a informação que aí está é cientificamente correcta.
Além do mais, quase sempre é o principal componente em produtos para barbear, mesmo os mais tradicionais.

No entanto, o que não vos disse é que monóxido de dihidrogénio = ÁGUA. E esta, hem?  ;D :D

Desculpem lá a extensão do post. Mas a Ciência sempre me fascinou, desde pequeno. Sempre estudei e trabalhei na área científica.
E hoje em dia, qualquer um escreve umas linhas sem qualquer fundamento técnico-científico e divulga na net, originando toda a espécie de mitos urbanos sem qualquer base científica. E custa-me ver a Ciência assim tão maltratada, e usada como joguete de outros interesses.

Perdoem-me o desabafo.
« Last Edit: August 03, 2010, 03:36:57 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #6 on: August 03, 2010, 03:39:55 pm »
0
Para mim, a maior desconfiança, é que os cosméticos comerciais que se vendem nos supermercados, supostamente nunca fazem mal, e há sempre um estudo ou algum entendido que vem dizer que esta e aquela substância não tem mal nenhum. Muitos deles, com extensivas listagens de químicos e mais químicos, e incrivelmente nenhum deles é nocivo. Depois as mesmas empresas que produzem esses cosméticos, lançam linhas sem SLS, sem parabenos, sem ftalatos, etc. Ora se esses químicos não fazem mal nenhum porque razão lançam produtos sem esses químicos, e que são anunciados como mais saudáveis? Se conseguem retirar os parabenos e conservar os produtos, porque razão não o fazem com todos os outros?
Para mim resume-se tudo a dinheiro. Os parabenos ou o SLS são baratos de produzir, e assim conseguem meter no mercado cosméticos muito baratos. Mas esta é a minha opinião, não tendo conhecimentos científicos. Mas aprendi a desconfiar daquilo que me é dado para consumir.
Em relação aos conservantes, descobri esta página em que indica algumas alternativas de conservantes para cosméticos, agora se são fiáveis ou eficientes já não sei: http://lotionsecrets.com/preservativechart.html

Vou deixar aqui uma pequena história que eu conheço. Um amigo meu tem uma filha, e como todos sabemos, as crianças de tenra idade possuem hábito de meter tudo na boca, as mãos sujas metem na boca, etc. Facilmente contraem um parasita intestinal que todos conhecemos como "lombriga". Foi à farmácia e deram-lhe um xarope com uma composição química que até metia medo. Disse-lhe para experimentar algo que via a minha mãe a utilizar com a minha irmã quando era pequena, para esse mesmo problema, que é nada mais do que o comum hortelã. Pois é, o hortelã possui substâncias que as lombrigas detestam e acabam por sair do sistema digestivo, e é muito eficiente, sem efeitos secundários.
Já aquele xarope, deve ser bastante agressivo para o organismo.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #7 on: August 03, 2010, 04:21:59 pm »
0
Muitas vezes, as linhas "naturais", sem SLS, sem parabenos e outros que tais, não passam de manobras de marketing.
Isso porque o público vai atrás dos mitos urbanos e é levado a pensar que essas são melhores que as outras.
E está, portanto, disposto a pagar por elas um valor acrescentado, mesmo que a informação científica credível sobre o assunto seja escassa.
Logo, a resposta é óbvia: esses produtos são lançados para preencher um determinado (e lucrativo) nicho de mercado.

Infelizmente, para a maioria das pessoas, é mais fácil acreditar num mito urbano que nos é contado pelo amigo do vizinho do que em informação técnico-científica.

Dinheiro? Não deves saber das margens de lucro das cosméticas. Raro é o cosmético, mesmo artesanal, que não tem uma margem de lucro de centenas de unidades percentuais. Não precisam de adicionar nada para terem lucro. O AS ou o creme de barbear que tu compras custa meia dúzia de cêntimos a produzir em quantidade. O preço é apenas determinado pela faixa de mercado a que se destina. Se for algo para o mercado de gama alta, junta-se uma fragrância requintada, uma campanha de marketing e pode chegar às várias dezenas de euros. Se for para outros mercados, colocam o preço em meia dúzia de tostões e siga.
O creme do Continente diz-se que é uma versão anterior do Denim. No entanto, o Denim custa para aí o dobro ou triplo do preço.
A composição do Lavanda é uma cópia do Musgo Real. Novamente, os preços não têm nada a ver.
Como é possível, se os componentes são os mesmos? Pois, lá está, posicionamento de mercado.
Estás a ver porque é que o Lavanda foi descontinuado, não estás? É que rende muito mais vender um Musgo Real que custa o mesmo a produzir e é vendido ao triplo do preço. É bem mais rentável.

Quanto a essa página, penso que ela fala por si:
Quote
There are many proven, natural preservatives. They won't extend the shelf life of your lotion longer than 3 to 6 months, but who needs to hold onto lotion that long anyway?
Nem toda a gente se pode dar ao luxo de comprar cosméticos novos de três em três meses... e deitar os que tem fora porque já passaram da validade. Mas acho uma excelente campanha de marketing brilhante. Certamente ajuda as vendas.
Parece aquela frase que está nos cartuchos de tinta das impressoras HP: usar apenas 6 meses após abertura. Olha, tenho ali um cartucho que abri já deve fazer quase um ano e ainda não chegou ao fim. Devo deitá-lo fora, apesar de ainda imprimir impecavelmente? Ou será que são eles a tentar que eu compre tinteiros novos, mesmo que não precise deles? Pois.

Essa história é curiosa, sem dúvida.
Infelizmente, nem todas as histórias acabam assim, e conheço vários casos em que os remédios tradicionais falham, e até prejudicam.
A hortelã resultou nesse caso, mas em outros pode falhar redondamente. "Muito mais eficiente" é um termo fácil de dizer (basta ver a publicidade dos dias de hoje, termos como "eficaz" "eficiente" "clinicamente comprovado") mas difícil de provar. E o que te leva a pensar que o xarope era agressivo?

Os nomes químicos metem medo, muitas vezes por pura ignorância.
Preferes α-tocopherol ou Vitamina E? Pois, são sinónimos. Podia dar aqui inúmeros exemplos.
Ver o meu post anterior sobre o monóxido de dihidrogénio. Fizeram nas ruas de Londres uma campanha fictícia que pretendia abolir o monóxido de dihidrogénio. Praí 99% das pessoas concordaram, achavam que devia ser banido do planeta. Muitas ficaram indignadas porque o governo não fazia nada para abolir algo tão pernicioso. E apenas uma minoria de "irredutíveis gauleses" se lembrou de perguntar "mas espera lá, isso não será a água?".
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #8 on: August 03, 2010, 04:27:26 pm »
0
Quote
E o que te leva a pensar que o xarope era agressivo?

Vi muitos hidrocarbonetos. Por acaso até conheço hidrocarbonetos porque estudei alguma Química na escola.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #9 on: August 03, 2010, 04:41:50 pm »
0
Quote
E o que te leva a pensar que o xarope era agressivo?

Vi muitos hidrocarbonetos. Por acaso até conheço hidrocarbonetos porque estudei alguma Química na escola.
Hidrocarbonetos? Isso é muito vago... Isso pode ser muita coisa. Tens a certeza?
O açúcar comum, em última análise, é um hidrocarboneto (se bem que a designação mais correcta é hidrato de carbono).
No meio clínico, as substâncias activas mais usadas contra esses parasitas são os benzimidazóis, e não os hidrocarbonetos.
Alguns benzimidazóis até são de origem natural.
« Last Edit: August 03, 2010, 04:45:58 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #10 on: August 03, 2010, 04:45:46 pm »
0
Quote
E o que te leva a pensar que o xarope era agressivo?

Vi muitos hidrocarbonetos. Por acaso até conheço hidrocarbonetos porque estudei alguma Química na escola.
Hidrocarbonetos? Isso é muito vago... Isso pode ser muita coisa. Tens a certeza?
O açúcar comum, em última análise, é um hidrocarboneto (se bem que a designação mais correcta é hidrato de carbono).
No meio clínico, as substâncias activas mais usadas contra esses parasitas são os benzimidazóis, e não os hidrocarbonetos.

Já não me lembro bem do nome, mas se não estou em erro era um alcano qualquer.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #11 on: August 03, 2010, 06:51:07 pm »
0


Até a lanolina já teve o seu pedaço de má fama, também já houve uma campanha que dizia da lanolina o que Maomé não disse do toucinho.




Toucinho!? Sodium Tallowate se for de origem bovina, Sodium Lardate, se for de porco, vulgo torresmos ou couratos

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #12 on: August 03, 2010, 09:54:34 pm »
0


Até a lanolina já teve o seu pedaço de má fama, também já houve uma campanha que dizia da lanolina o que Maomé não disse do toucinho.




Toucinho!? Sodium Tallowate se for de origem bovina, Sodium Lardate, se for de porco, vulgo torresmos ou couratos

Nááá... isso é o toucinho já depois de saponificado!  :D Já não dá para torresmos ou couratos. Quanto muito, dará um sabão rijo. Mole, só se for de potássio!  :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #13 on: August 03, 2010, 10:25:10 pm »
0
Matéria prima ;D ;D ;D ;D ;D

...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Mais uma da Gillette
« Reply #14 on: August 03, 2010, 11:43:24 pm »
0
Hail to the sheep!  :D
« Last Edit: August 03, 2010, 11:47:39 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal