Author Topic: Primeira vez com a SR Merkur  (Read 7143 times)

Offline BPinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: 0
Primeira vez com a SR Merkur
« on: August 20, 2013, 02:24:08 am »
0
Confrades, como estão? Espero que bem.

Hoje de manhã minha SR chegou e é claro que a primeira coisa que fiz quando cheguei do trabalho foi me barbear.  :D

Confesso que achei que seria um pouco mais complicado. Achei fácil e bem agradável no começo. Fiz de cima para baixo, da esquerda para direita e da direita para esquerda.

Acredito que por ser a primeira vez o resultado foi bem satisfatório, mas achei que minha pele ficou um pouco sensível e um pouco vermelha perto da boca e do queixo.

Como não passei de baixo para cima não posso dizer que ficou 100% porém posso dizer que uns 80% ficou.

Acho válido dizer que não tenho uma barba muito volumosa.

Os produtos utilizados foram:

Sabão CADE da L'occitane;
A lâmina foi a Merkur Super (que veio dentro da caixa da SR).

Duas dúvidas:

- Percebi que a SR tem um lado diferente do outro, por que?
- A lâmina é descartável ou da para usa-la mais de uma vez?

Se alguém quiser acrescentar alguma dica ou me chamar atenção por ter feito algo errado fiquem completamente a vontade.  ;)


Muito obrigado!

Bruno

Offline GFellizzardo

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Respect: +11
    • Flickr
    • Email
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #1 on: August 20, 2013, 02:45:39 am »
0
Pode-se utilizar as lâminas por mais vezes, na média umas 3 ou 4. Tudo depende do seu nível de conforto, das lâminas e técnica. Há quem descarte as lâminas na primeira ou segunda utilização, há quem as utilize por muito mais que a média, irá depender.

Quanto aos lados diferentes, qual SR adquiriu? Veja se não é apenas a lâmina, se não me engano essa lâmina da Merkur tem um lado maior que o outro, que fica mais exposto e tende a ser mais agressivo, assim como nas Feather.

E neste ritmo que está, está muito bem. Como dica, apenas se permita tentar o contra pelo quando estiver confiante o suficiente e as passagens a favor não lhe causar desconforto e no BC quanto menor a pressão, melhor.

Offline BPinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: 0
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #2 on: August 20, 2013, 02:56:38 am »
0
Fellizzardo,

A SR é uma Merkur Classic DE 47C.

Pois é, olhando agora parece mesmo que um lado é um pouco maior, bem pouco.
Tem até uma indicação | de um lado e || do outro.  :)

Desculpe a falta de informação minha, mas o que é o BC?


Obrigado!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #3 on: August 20, 2013, 03:00:39 am »
0
As lâminas DE podem ser usadas um número de vezes que depende da sua barba, da lâmina, da sua técnica... há colegas de fórum que usam uma lâmina 30 vezes.
Mas não se engane, você não vai fazer isso, pelo menos tão cedo. E nada garante que um dia chegue lá. Eu fico feliz quando uma lâmina me faz 6 barbas confortavelmente, mas no início jogava-as fora depois de 3,4 usos.

O normal é que a barba fique cada vez mais rente e bem-feita com o passar do tempo e a melhora da sua técnica. No início eu também não fazia o contra-pelo, para evitar desastres...após um mês criei coragem e comecei a fazê-lo, e hoje não é raro fazer apenas duas passagens, uma no sentido e outra no contra-pelo, apenas. 

O segredo é ter calma, fazer as coisas com atenção e estar sempre disposto a descobrir detalhes ou técnicas para se aprimorar. Eu li (e leio) muitos blogs, fóruns e etc para aprender o máximo que pudesse, e isto me ajudou muito.  ;)

Offline GFellizzardo

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Respect: +11
    • Flickr
    • Email
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #4 on: August 20, 2013, 03:03:10 am »
0
Exato! Eu usei UMA lâmina dessas ha um bom tempo, não tinha certeza  ;D ;D

BC = Barbear clássico

Há um tópico no fórum dedicado a isso. No caminho irá se deparar por diversas abreviaturas e siglas, podes consultar alguma coisa aqui http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=954.msg10640#msg10640

P.S.: Podes botar fé nas palavras do confrade acima, o Gago está sempre disposto a ajudar e desprende dicas valiosas  ;D ;D
« Last Edit: August 20, 2013, 03:06:13 am by GFellizzardo »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #5 on: August 20, 2013, 03:48:29 am »
0
BPinheiro, eu consigo até cerca de 60 barbas com uma lâmina, mas como disse o confrade Gago, você não vai conseguir, no outro extremo existem pessoas que fazem uma barba e deitam a lâmina fora. O importante é você usar a lâmina até que sinta que não lhe dá um barbeado rente ou se torne desconfortável.

Quanto à máquina apresentar dois lados diferentes, tal não devia acontecer nesse modelo. Tanto quanto sei, as lâminas de produção atual têm lados iguais, por isso também não é da lâmina. Pode acontecer, todavia, que a máquina tenha folga na cabeça e a lâmina necessite ser alinhada antes de fechar a cabeça. Se persistir a diferença de lados mesmo alinhando a lâmina, o melhor é reclamar o defeito da máquina junto do vendedor.

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #6 on: August 20, 2013, 11:01:51 am »
0
É como o FML diz, as Merkur têm tendencia para ter uma ligeira folga na lamina. Antes de apertar o cabeçal na última volta, alinha a lamina para ficar com os dois lados iguais. Outra coisa é verificar se esses simbolos que falou têm correspondência com a base ou cabeçal da máquina.
Quanto à irritação, cheira-me a pressão igual a uma multilaminas. Esqueça isso e use apenas o peso da máquina com uma pressão minima. Atenção ao ângulo também.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #7 on: August 20, 2013, 12:20:15 pm »
0
É como o FML diz, as Merkur têm tendencia para ter uma ligeira folga na lamina. Antes de apertar o cabeçal na última volta, alinha a lamina para ficar com os dois lados iguais. Outra coisa é verificar se esses simbolos que falou têm correspondência com a base ou cabeçal da máquina.
Quanto à irritação, cheira-me a pressão igual a uma multilaminas. Esqueça isso e use apenas o peso da máquina com uma pressão minima. Atenção ao ângulo também.
+1
E confirmo, as laminas não são maiores de um dos lados, existem algumas maquinas em que isso possa acontecer propositadamente, nesse modelo não. Como o FML e o FatSlim dizem é preciso dar um "jeito" na lamina para alinhar antes de apertar.

Já agora uma sugestão, tendo em conta YMMV, muda de lamina, essa lamina Merkur é a unica que me causa desconforto mesmo em nova. E voltando a reforçar o que já foi dito, menos pressão!

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #8 on: August 20, 2013, 12:48:46 pm »
0
Tem como colocar uma foto da cabeça da SR com a lâmina montada, para vermos o "tamanho" do desalinhamento?
But the tigers come at night

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #9 on: August 20, 2013, 01:36:59 pm »
0
/off topic on
Esta questão das lâminas desalinhadas no cabeçal é estranha.
Há quem diga que as Merkur, as Edwin Jaeger e as Mühle têm todas o mesmo cabeçal. Então mas se o cabeçal é o mesmo, como é que só os clientes das Merkur é que se queixam das lâminas ficarem desalinhadas?
/off topic off

Há até quem goste dessas lâminas mas de facto não parecem ser das mais consensuais.
Talvez seja boa ideia experimentar umas Gillette Aço Azul que dizem ser muito semelhante às Gillette Platinum/Swedes e que têm bastantes fãs em todo o mundo pela sua boa capacidade de corte e pelo conforto que proporcionam.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #10 on: August 20, 2013, 01:48:03 pm »
0
As merkur não têm cabecal igual as muhle ej. Estas ultimas sim
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #11 on: August 20, 2013, 01:57:33 pm »
0
Exactamente. Mühle e Edwin Jagger usam o mesmo cabeçal, a Merkur é diferente das outras duas. Isto assumindo que se está a falar de cabeçais de pente fechado, claro.

Nunca experimentei a lâmina Merkur, mas muita gente não se dá bem com ela. Tenta experimentar outra marca de lâminas.

Quanto ao resto, e apesar de nunca ter notado esses problemas de alinhamento nas minhas 2 Merkur de pente fechado - na slant, a história é outra :P - é seguir os conselhos já expostos pelo FatSlim:

É como o FML diz, as Merkur têm tendencia para ter uma ligeira folga na lamina. Antes de apertar o cabeçal na última volta, alinha a lamina para ficar com os dois lados iguais. Outra coisa é verificar se esses simbolos que falou têm correspondência com a base ou cabeçal da máquina.
Quanto à irritação, cheira-me a pressão igual a uma multilaminas. Esqueça isso e use apenas o peso da máquina com uma pressão minima. Atenção ao ângulo também.

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #12 on: August 20, 2013, 02:12:08 pm »
0
Ah! Assim já faz sentido. Porque se tivessem todas o mesmo cabeçal e só as Merkur é que tivessem problemas de alinhamento...
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #13 on: August 20, 2013, 02:24:24 pm »
0
 Tendo a 38C e R89, (sei que não é o tema debatido), prefiro a cabeça da Merkur (38C) que será igual á da 47C. Sobre as laminas Merkur, já não gosto das mesmas.

Offline BPinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: 0
Re: Primeira vez com a SR Merkur
« Reply #14 on: August 20, 2013, 03:29:23 pm »
0
Confrades,

Primeiramente gostaria de agradecer a todos pelos posts aqui.

Na verdade não achei que a lâmina tenha ficado desalinhada. O que me pareceu é que um lado seria mais agressivo que o outro. Visualmente falando parece que um lado é diferente do outro.

A noite vou tirar uma foto da cabeça da SR e das marcas na lâmina que eu mencionei e postarei aqui.

Acredito que eu tenha colocado pressão demais mesmo.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal