Author Topic: Receita de sabão cremoso.  (Read 5573 times)

Offline Geancar

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 72
  • Respect: 0
    • Email
Receita de sabão cremoso.
« on: September 30, 2013, 08:10:10 pm »
0
Alguém já viu isso?


Sabão para Barbear Cremoso
Ingredients

    250g de Glicerina Branca
    1 colher (café) de Nipagin
    1 colher rasa (café) de Mentol
    20ml de Álcool de Cereais
    40ml de Amida 80 (este produto é um derivado do óleo de coco de babaçu que repões a oleosidade retirada pelo Lauril e deixa a espuma mais densa)
    80ml de Lauril líquido
    2 colheres (sopa) de Lauril em pó
    40ml de Essência
    20ml de extrato glicólico natural bactericida (sugestão: Mel, Própolis...)
    20ml de extrato glicólico natural cicatrizante (sugestão: Aveia, Aloe Vera...)
    100ml de Água destilada

A receita completa está aqui:
http://www.beagreen.com.br/index.php/receitas/item/barra-de-sabao-para-barbear-copy


Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #1 on: September 30, 2013, 08:21:08 pm »
0
Temos um farmacêutico no fórum que está tentando fazer um sabão de barbear, o meu amigo Gfelizzardo, talvez ele possa lhe elucidar sobre o caso.

Mas se essa receita for o que o pessoal aqui costuma seguir, deve fazer um sabão bem "razoável" para não dizer outra coisa....


Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #2 on: September 30, 2013, 08:24:16 pm »
0
Temos um farmacêutico no fórum que está tentando fazer um sabão de barbear, o meu amigo Gfelizzardo, talvez ele possa lhe elucidar sobre o caso.

Mas se essa receita for o que o pessoal aqui costuma seguir, deve fazer um sabão bem "razoável" para não dizer outra coisa....

O futuro famosíssimo FdC (Felizzardo de Candre) ;D ;D já vai na V.3.0.0!!!!

Olha só a foto da Versão Beta 2:

"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #3 on: September 30, 2013, 08:27:22 pm »
0
Temos um farmacêutico no fórum que está tentando fazer um sabão de barbear, o meu amigo Gfelizzardo, talvez ele possa lhe elucidar sobre o caso.

Mas se essa receita for o que o pessoal aqui costuma seguir, deve fazer um sabão bem "razoável" para não dizer outra coisa....

O futuro famosíssimo FdC (Felizzardo de Candre) ;D ;D já vai na V.3.0.0!!!!

Olha só a foto da Versão Beta 2:

(Image removed from quote.)

Futuro melhor sabão brazuca ! :D

Offline Geancar

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 72
  • Respect: 0
    • Email
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #4 on: September 30, 2013, 08:31:02 pm »
0
Opa, já está aceitando encomendas? ::)

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #5 on: September 30, 2013, 08:31:52 pm »
0
Não me parece...  :D
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Geancar

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 72
  • Respect: 0
    • Email
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #6 on: September 30, 2013, 08:52:50 pm »
0
Bem, aproveitando o tópico. Para quem gosta de um barbear realmente CLÁSSICO, aqui vai uma receita de sabão para barbear de 1900, logo depois vai o link do site. Lá tem outras receitas clássicas de outras coisas também.


Sabonetes para a barba:
      1.   400 grs. de cebo de cordeiro e 200 grs. de óleo de coco são derretidos, depois do que se deixa esfriar a uma temperatura de 50° C; adiciona-se 340 grs. de lixívia de sódio e 60 grs. de lixívia de.potássio (ambos de um peso específico de 1,26); sob ligeiro aque­cimento, revolve-se cerca de meia hora ou tanto tempo que a massa form uma cola homogénea. Depois adiciona-se
2 grs. de óleo de cuminho
 — 2,5 grs. de óleo de bergamota
— 1,5 grs. de óleo de alfazema
— l gr. de óleo de tomilho
— 5 gotas de mirbana.       
Depois de esfriado corta-se em pedaços de qualquer forma desejada, deixa-se secar um pouco, e embrulha-se finalmente em folhas de estanho.
Por adição de 5 a 8% de potassa ou soda calcinada e de 70% de água este sabonete pode ser transformado em pasta para a barba.
Read more: http://formulasretro.blogspot.com/2012/03/preparados-cosmeticos-para-barba-1900.html#ixzz2gPKWTMvC

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #7 on: September 30, 2013, 09:29:56 pm »
0
Putz... meu sebo de cordeiro acaba de acabar! 

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk 4


Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #8 on: September 30, 2013, 09:45:02 pm »
0
Felizardo, não se esquece de mandar umas amostras do protótipo para os experts do Rio!!! :)

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #9 on: September 30, 2013, 09:48:15 pm »
0
Sacanageemmm!!!! Tem um cara bem legal em Lisboa (EUZINHO!) que convenceu ele a fazer o sabão!!!! Também queroooo!!!!!!!!!!!  ;D ;D ;D ;D
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline GFellizzardo

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Respect: +11
    • Flickr
    • Email
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #10 on: October 01, 2013, 12:01:55 am »
0
Olá confrades!
O sabão que estou fazendo tem composição parecida com a primeira formulação postada aqui, porém estou o deixando com consistência sólida, o que requer uma menor quantidade de Nipagin (que é um parabeno, conhecido mundialmente pelos males que podem causar)
O que posso adiantar aos senhores é que já está melhor que o Granado HA HA HA
Quando tiver um tempo posto as fotos da espuma gerada pela versão Beta 3, que ainda requer alguns ajustes... de volta à bancada...  ::)

Offline Geancar

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 72
  • Respect: 0
    • Email
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #11 on: October 01, 2013, 04:28:54 am »
0
Olá confrades!
O sabão que estou fazendo tem composição parecida com a primeira formulação postada aqui, porém estou o deixando com consistência sólida, o que requer uma menor quantidade de Nipagin (que é um parabeno, conhecido mundialmente pelos males que podem causar)
O que posso adiantar aos senhores é que já está melhor que o Granado HA HA HA
Quando tiver um tempo posto as fotos da espuma gerada pela versão Beta 3, que ainda requer alguns ajustes... de volta à bancada...  ::)
Oh Felizzardo, estou ansioso por este sabão! Mas ... Ainda não testou o "cebo" de carneiro da receita de 1900? Quem sabe faz a diferença!

Offline GFellizzardo

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Respect: +11
    • Flickr
    • Email
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #12 on: October 03, 2013, 02:37:50 am »
0
Olá confrades!
O sabão que estou fazendo tem composição parecida com a primeira formulação postada aqui, porém estou o deixando com consistência sólida, o que requer uma menor quantidade de Nipagin (que é um parabeno, conhecido mundialmente pelos males que podem causar)
O que posso adiantar aos senhores é que já está melhor que o Granado HA HA HA
Quando tiver um tempo posto as fotos da espuma gerada pela versão Beta 3, que ainda requer alguns ajustes... de volta à bancada...  ::)
Oh Felizzardo, estou ansioso por este sabão! Mas ... Ainda não testou o "cebo" de carneiro da receita de 1900? Quem sabe faz a diferença!

Há diferenças de procedimentos para a fabricação de sabões.

Basicamente, estas duas receitas postadas aqui são processos distintos, a primeira é um sabão feito a partir de uma base glicerinada que usa agentes tensoativos (Lauril sulfato de sódio), que dão a propriedade "espumante" ao sabão;
A segunda receita é por um processo chamado de "processo quente" (ou hot process, caso queira pesquisar fica mais fácil pelo termo em inglês... há também o "cold process") em que a partir de gorduras/óleos (vegetais ou animais) e adição de uma base forte (neste caso o Hidróxido de Sódio/Potássio) para transformas estas gorduras em sabão... (creio que o autor do blog tenha traduzido ou pego uma tradução errada, pois chamou de "lixívia de sódio e 60 grs. de lixívia de.potássio"... posso estar enganado, mas pesquisando pelo google, lixívia é água sanitária  :o :o e nunca ouvi falar em sua utilização na fabricação de sabões)
Bom, onde quero chegar é que os processos não podem ser misturados (ou se faz por um, ou se faz por outro)

Agora que o sebo faz a diferença, isso faz! Os sabões feitos a partir de Hot/Cold Process tendem a ser de espuma mais rica e mais emolientes quando feitos da maneira correta e usando os óleos/gorduras bem selecionados.
Porém, para se ir a fundo e desenvolver um sabão por um destes métodos (hot ou cold) deve-se ter um bom conhecimento do que está fazendo, exige cálculos e o pior de tudo, TEMPO  :-\
Por esta razão verá que os artesãos que os fazem normalmente dedicam-se a esta arte.
__________________________________________

Agora o que estava devendo

Sabão base glicerinada versão Beta 3  8)



acho que com o que tenho aqui não conseguirei melhorar muita coisa, mas ainda falta... não está ideal como gostaria...

Será que algum confrade tem uma embalagem do CADE guardada aí e poderia me mandar a lista de ingredientes?  ;D ;D ;D

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #13 on: October 03, 2013, 02:40:46 am »
0
L'Occitane Cade


Soap ingredients:

Potassium Palmate - Sodium Palmate - Potassium Palm Kernelate - Aqua/Water - Sodium Palm Kernelate - Glycerin - Parfum/Fragrance - Juniperus Oxycedrus Wood Oil - Fusanus Spicatus Wood Oil - Helichrysum Italicum (Flower) Oil - Cera Alba/Beeswax - Rosemarinus Officinalis (Rosemary) Leaf Extract - Rosemarinus Officinalis (Rosemary) Leaf Oil - Helianthus Annuus (Sunflower) Seed Oil - Hordeum Vulgare Extract - Sodium Chloride - Octyldodecanol - Palm Kernel Acid - Cocoglycerides - Pentasodium Pentetate - Tetrasodium Etidronate - Polyglyceryl-2 Dipolyhydroxystearate - Polyglyceryl-3 Diisostearate - Tocopheryl Acetate - Magnesium Sulfate - Sodium Benzoate - CI77891/Titanium Dioxide
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Receita de sabão cremoso.
« Reply #14 on: October 03, 2013, 02:43:52 am »
0
Força Gabriel, está cada vez mais promissor!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal