Olá amigos!
Transformar sticks em croaps já foi bastante discutido aqui, mas eu venho deixar minha contribuição com um tutorial passo-a-passo, que quiçá ajudará outro confrade no futuro:
A técnica usada foi a de cortar o stick com uma faca, no caso em questão, meu companheiro de longa data, canivete Victorinox Camping, simplesmente porque ralar isso faria uma sujeirada miserável. Mas a verdade é que é muito mais prático do que a técnica de passar em ralado, sem mencionar o desperdício que isso causa.
O Irisch Moos não é como um La Toja, que é bastante maleável e com a ponta do dedo se consegue molda-lo no fundo de um pote. Além de maior largura, o sabão em si é mais duro, daí achei interessante compartilhar essa técnica.
Chega de falação e vamos as fotos:
Primeiro passo:
Comecei por onde muitos terminariam, porque achei mais fácil fazer isso antes que molhasse tudo. O rótulo original do stick sai com facilidade, bastei molhar na pia por um minuto, e ele saiu puxando, com cuidado, pelo canto.
A cola do próprio rótulo vai ser suficiente para cola-lo na tampa do pote de sua escolha. No meu foi um conjunto adquirido na Casa & Video.
O que eu fiz foi colar o rótulo onde desejava, e cortar com o canivete em volta dessa parte arredondada e aproveitar o molde da própria tampa, e pronto.
OBS: Ficou cortado igual a minha cara, porque o canivete está pouco afiado e o rótulo é plastificado. Portanto fica o aviso; façam isso com uma tesoura ou estilete novo


Segundo passo:
Apoiando o stick em cima de uma superfície segura e lisa, corte-o como se fosse uma cenoura (lol) em rodelas. Conforme você ir cortando, a lâmina do estilete ( canivete, faca, etc) vai ficando carregada com o sabão, dificultando o processo. Portanto vá molhando a lâmina entre cada corte, para que não aconteça grandes quebras no sabão.

Pegue as fatias do sabão e coloque-as na tigela, de maneira que não fiquem espaços vazios, mais ou menos como se estivesse preparando uma lasanha, onde uma fatia cobre a próxima.
O resultado deve ser mais ou menos esse:

Terceiro passo:
É claro que do jeito que está não se poderia usar. Ao esfregar o pincel, as rodelas iam se deslocar, portanto o normal seria amassar o sabão no fundo da tigela com as pontas do dedão. MAS, como eu mencionei antes, o Irisch Moos não é como um stick mole que cede facilmente. Tentei desta forma, e o máximo que consegui foram rodelas de sabão voando pela casa.
Ao invés disso, levei a tigela para a pia da cozinha e deixei o sabão de molho por uma hora, até que amolecesse. Em água quente, o processo teria demorado menos.

Quarto passo:
Agora o sabão vai estar maleável, basta amassar bem no fundo da tigela, dessa vez, sem esforço nenhum.
OBS: O band-aid no dedo é proveniente de um corte que o imbecil aqui conseguiu com o canivete. Pois é, o cara faz a barba com safety razor, navalha, mas se corta com canivete.


Quinto passo:
Depois de deixar o sabão de molho e amassar o coitado, o aspecto daquilo não vai ser o dos melhores, com aquela camada superior úmida. Mas não se preocupe, basta deixar o sabão secando na varanda ( janela, balcão, etc) aberto, e no dia seguinte aquilo estará homogêneo, como se sempre tivesse sido destinado para ser assim.

É isso amigos, espero ter contribuído um pouco. Normalmente criar um croap não é tarefa digna de um tutorial, mas como achei o processo bem diferente do que fiz com o La Toja, pensei ser interessante compartilhar.
Att
Gabriel