Quote from: TheMonk on October 01, 2013, 11:48:47 amEstou totalmente de acordo convosco, meus caros. Não devemos ser nós a procurar o BBS, mas o BBS a procurar-nos a nós. De qualquer modo, não acho que seja boa ideia recomendar Feather ou Bolzano a quem está a iniciar (ainda que conheça pessoas com as quais a experiência tenha corrido bem), especialmente tendo em consideração que a principal dificuldade do Manuel aparenta estar mesmo na construção de uma espuma de qualidade, com protecção e deslize. Enquanto não conseguir boas espumas, acho que mais vale optar por lâminas mais suaves para impedir estragos maiores.Claro que baseio a minha opinião na minha ainda curta experiência, mas talvez por isso ainda me lembre bem das dificuldades iniciais até atingir boas combinações, e bons BBS. Cumps.A meu ver, é melhor uma lamina agressiva e saber que se tem que ter cuidado a uma lamina que corta mal e arranha/puxa o pelo.Mas é a minha opinião. Eu assim que pude troquei as Wilkinson pelas Gillette, sabia que eram mais afiadas e automaticamente soube que tinha que ter uma atenção extra a esse facto.Também convém ser paciente, os primeiros escanhoados não vão sair perfeitos, e mesmo com pratica podem falhar alguns pelos.
Estou totalmente de acordo convosco, meus caros. Não devemos ser nós a procurar o BBS, mas o BBS a procurar-nos a nós. De qualquer modo, não acho que seja boa ideia recomendar Feather ou Bolzano a quem está a iniciar (ainda que conheça pessoas com as quais a experiência tenha corrido bem), especialmente tendo em consideração que a principal dificuldade do Manuel aparenta estar mesmo na construção de uma espuma de qualidade, com protecção e deslize. Enquanto não conseguir boas espumas, acho que mais vale optar por lâminas mais suaves para impedir estragos maiores.Claro que baseio a minha opinião na minha ainda curta experiência, mas talvez por isso ainda me lembre bem das dificuldades iniciais até atingir boas combinações, e bons BBS. Cumps.
Quote from: Mike on October 01, 2013, 11:59:47 amQuote from: TheMonk on October 01, 2013, 11:48:47 amEstou totalmente de acordo convosco, meus caros. Não devemos ser nós a procurar o BBS, mas o BBS a procurar-nos a nós. De qualquer modo, não acho que seja boa ideia recomendar Feather ou Bolzano a quem está a iniciar (ainda que conheça pessoas com as quais a experiência tenha corrido bem), especialmente tendo em consideração que a principal dificuldade do Manuel aparenta estar mesmo na construção de uma espuma de qualidade, com protecção e deslize. Enquanto não conseguir boas espumas, acho que mais vale optar por lâminas mais suaves para impedir estragos maiores.Claro que baseio a minha opinião na minha ainda curta experiência, mas talvez por isso ainda me lembre bem das dificuldades iniciais até atingir boas combinações, e bons BBS. Cumps.A meu ver, é melhor uma lamina agressiva e saber que se tem que ter cuidado a uma lamina que corta mal e arranha/puxa o pelo.Mas é a minha opinião. Eu assim que pude troquei as Wilkinson pelas Gillette, sabia que eram mais afiadas e automaticamente soube que tinha que ter uma atenção extra a esse facto.Também convém ser paciente, os primeiros escanhoados não vão sair perfeitos, e mesmo com pratica podem falhar alguns pelos.Parece-me que estamos a falar de coisas distintas.Eu referi que para quem está a começar, especialmente se tem dificuldades em acertar na espuma, é preferível uma lâmina suave, e é essa a minha opinião das Wilkinson. Não me parece que tenha recomendado uma lâmina que "corta mal e arranha/puxa o pêlo". As lâminas são algo completamente subjectivo, não há consenso algum, e o facto de essa ter sido essa a tua experiência com as Wilkinson não significa que aconteça o mesmo com toda a gente. De qualquer forma, e como indiquei acima, a Gillette é sem dúvida a melhor das três.Cumps.
Quote from: TheMonk on October 01, 2013, 12:27:10 pmQuote from: Mike on October 01, 2013, 11:59:47 amQuote from: TheMonk on October 01, 2013, 11:48:47 amEstou totalmente de acordo convosco, meus caros. Não devemos ser nós a procurar o BBS, mas o BBS a procurar-nos a nós. De qualquer modo, não acho que seja boa ideia recomendar Feather ou Bolzano a quem está a iniciar (ainda que conheça pessoas com as quais a experiência tenha corrido bem), especialmente tendo em consideração que a principal dificuldade do Manuel aparenta estar mesmo na construção de uma espuma de qualidade, com protecção e deslize. Enquanto não conseguir boas espumas, acho que mais vale optar por lâminas mais suaves para impedir estragos maiores.Claro que baseio a minha opinião na minha ainda curta experiência, mas talvez por isso ainda me lembre bem das dificuldades iniciais até atingir boas combinações, e bons BBS. Cumps.A meu ver, é melhor uma lamina agressiva e saber que se tem que ter cuidado a uma lamina que corta mal e arranha/puxa o pelo.Mas é a minha opinião. Eu assim que pude troquei as Wilkinson pelas Gillette, sabia que eram mais afiadas e automaticamente soube que tinha que ter uma atenção extra a esse facto.Também convém ser paciente, os primeiros escanhoados não vão sair perfeitos, e mesmo com pratica podem falhar alguns pelos.Parece-me que estamos a falar de coisas distintas.Eu referi que para quem está a começar, especialmente se tem dificuldades em acertar na espuma, é preferível uma lâmina suave, e é essa a minha opinião das Wilkinson. Não me parece que tenha recomendado uma lâmina que "corta mal e arranha/puxa o pêlo". As lâminas são algo completamente subjectivo, não há consenso algum, e o facto de essa ter sido essa a tua experiência com as Wilkinson não significa que aconteça o mesmo com toda a gente. De qualquer forma, e como indiquei acima, a Gillette é sem dúvida a melhor das três.Cumps.Também já num post anterior tinha mencionado a questão da espuma, e até mesmo o facto de não ter um produto para antes de barbear. Eu não tenho grande conhecimento dos cremes que o Manuel utiliza, nem sei se serão bons, até podem ser de fraca qualidade ou criar uma espuma fraca e daí vir a dificuldade. Quanto às laminas, como disse, é a minha opinião. E respeito a tua. De facto, não acontece com toda a gente dar-se mal com as Wilkinson que vêm com a SR, mas muita gente não gosta. Daí ter referido a Gillette, pareceu-me muito equilibrada em eficiência de corte e conforto no barbear.
Muito obrigado pelas indicações e sugestões que foram dando. Hoje, após a quarta vez que utilizei uma SR, consegui um resultado satisfatório. Segui as dica do TheMonk e do Gago e consegui uma espuma densa e compacta. Acho que exagerei foi na quantidade, sobrou mesmo muita espuma. O pior foi depois. Na primeira passagem tudo perfeito. Na segunda na cara, perfeito, no pescoço não foi mau. Na terceira passagem, porque tenho uma barba semeada em dias de vento e nascem um para cada lado, e ficaram alguns pelos, é que na zona esquerda do pescoço estraguei tudo. Uma ou outra pinga de sangue, mas uma sensação de que estava a arranhar a pele. Mas foi só numa zona e de um dos lados. Ou seja Noobie... ainda tenho muito que aprender, e praticar. Já agora uma dúvida, quantas "barbas" fazem com a mesma lâmina?
Só uma pergunta ao FML, achas o pincel pequeno precisamente em que aspecto?
Quote from: XmaiKel on October 01, 2013, 11:31:52 pmSó uma pergunta ao FML, achas o pincel pequeno precisamente em que aspecto?É um pincel que tem pouca largura de nó, uma densidade média/baixa e uma altura baixa. Por estas razões, guarda pouca espuma.Para um iniciante torna-se mais fácil fazer a espuma numa taça e ir recarregando o pincel, pois será muito difícil fazer na cara uma espuma de qualidade e guardar no pincel o suficiente que dure e se mantenha consistente nas diversas passagens.Eu só aprendi realmente a fazer espuma na face este ano e olha que comecei a fazer espuma com creme diretamente na cara e fiz-lo por vários meses. Mas mal que tal, tinha que adicionar creme a meio das passagens e formar nova espuma. Fazer espuma na cara sensibilizava-me demasiado a pele e a qualidade da espuma decrescia de passagem para passagem, tornando-se mais aguada e menos protetora.Uma boa técnica híbrida, que pode ajudar bastante um iniciante. é fazer a espuma na mão, pois junta um pouco dos dois mundos. Confere uma certa sensibilidade à qualidade da espuma, cria uma reserva para o pincel e não sensibiliza tanto a face.Mas com prática, mesmo um Semogue 1993 dá para fazer a espuma na cara e guardar espuma para 4 passagens e conforto, bem esticado mas dá. Pincéis menos densos como o do Continente ou o 105 não dão.
Quote from: FML on October 02, 2013, 03:12:08 amQuote from: XmaiKel on October 01, 2013, 11:31:52 pmSó uma pergunta ao FML, achas o pincel pequeno precisamente em que aspecto?É um pincel que tem pouca largura de nó, uma densidade média/baixa e uma altura baixa. Por estas razões, guarda pouca espuma.Para um iniciante torna-se mais fácil fazer a espuma numa taça e ir recarregando o pincel, pois será muito difícil fazer na cara uma espuma de qualidade e guardar no pincel o suficiente que dure e se mantenha consistente nas diversas passagens.Eu só aprendi realmente a fazer espuma na face este ano e olha que comecei a fazer espuma com creme diretamente na cara e fiz-lo por vários meses. Mas mal que tal, tinha que adicionar creme a meio das passagens e formar nova espuma. Fazer espuma na cara sensibilizava-me demasiado a pele e a qualidade da espuma decrescia de passagem para passagem, tornando-se mais aguada e menos protetora.Uma boa técnica híbrida, que pode ajudar bastante um iniciante. é fazer a espuma na mão, pois junta um pouco dos dois mundos. Confere uma certa sensibilidade à qualidade da espuma, cria uma reserva para o pincel e não sensibiliza tanto a face.Mas com prática, mesmo um Semogue 1993 dá para fazer a espuma na cara e guardar espuma para 4 passagens e conforto, bem esticado mas dá. Pincéis menos densos como o do Continente ou o 105 não dão.Ok, percebi. Realmente no aspecto de guardar pouca espuma tens razão, mas sempre atribuí isso ao creme Denim que tenho utilizado...É que quando estou a fazer espuma na cara e espalmo um pouco mais o pincel na cara o diâmetro parece-me enorme.Hás de ensinar-me a tua técnica de espumar na cara, para ver se aprendo alguma coisa... Se bem que 4 passagens para mim são demasiadas, o ideal é 2 passagens e alguns retoques. Já tenho conseguido algumas boas barbas assim...
Em primeiro lugar queria agradecer ao confrade Gil pela paciência e pela "pequena" visita guiada ao universo do wetshaving.
Quem durante tanto tempo se habitou ao que os hiper e supers disponibilizam, fica deslumbrado com todo o material que há actualmente dedicado ao wetshaving, eu pelo menos fiquei.
Em primeiro lugar queria agradecer ao confrade Gil pela paciência e pela "pequena" visita guiada ao universo do wetshaving. Mas claro, continuei com bastantes dúvidas mas com 3 certezas, na minha prateleira do wc vou ter de arranjar espaço para um fiber da HJM, uma Edwin Jagger, e acrescentar à rotação dos cremes o Veleiro ou Musgo Real (se encontrar umas moeditas perdidas pelo chão).Quem durante tanto tempo se habitou ao que os hiper e supers disponibilizam, fica deslumbrado com todo o material que há actualmente dedicado ao wetshaving, eu pelo menos fiquei.