Author Topic: As escolhas de um principiante  (Read 8164 times)

Offline TheMonk

• Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: As escolhas de um principiante
« Reply #15 on: October 01, 2013, 12:27:10 pm »
0
Estou totalmente de acordo convosco, meus caros. Não devemos ser nós a procurar o BBS, mas o BBS a procurar-nos a nós. 8)

De qualquer modo, não acho que seja boa ideia recomendar Feather ou Bolzano a quem está a iniciar (ainda que conheça pessoas com as quais a experiência tenha corrido bem), especialmente tendo em consideração que a principal dificuldade do Manuel aparenta estar mesmo na construção de uma espuma de qualidade, com protecção e deslize. Enquanto não conseguir boas espumas, acho que mais vale optar por lâminas mais suaves para impedir estragos maiores.

Claro que baseio a minha opinião na minha ainda curta experiência, mas talvez por isso ainda me lembre bem das dificuldades iniciais até atingir boas combinações, e bons BBS. ;)

Cumps.

A meu ver, é melhor uma lamina agressiva e saber que se tem que ter cuidado a uma lamina que corta mal e arranha/puxa o pelo.

Mas é a minha opinião. Eu assim que pude troquei as Wilkinson pelas Gillette, sabia que eram mais afiadas e automaticamente soube que tinha que ter uma atenção extra a esse facto.

Também convém ser paciente, os primeiros escanhoados não vão sair perfeitos, e mesmo com pratica podem falhar alguns pelos.

Parece-me que estamos a falar de coisas distintas.
Eu referi que para quem está a começar, especialmente se tem dificuldades em acertar na espuma, é preferível uma lâmina suave, e é essa a minha opinião das Wilkinson. Não me parece que tenha recomendado uma lâmina que "corta mal e arranha/puxa o pêlo". ???

As lâminas são algo completamente subjectivo, não há consenso algum, e o facto de essa ter sido essa a tua experiência com as Wilkinson não significa que aconteça o mesmo com toda a gente. ;)
De qualquer forma, e como indiquei acima, a Gillette é sem dúvida a melhor das três.

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Mike

• Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • Scrumpadoochous!
  • Respect: 0
« Reply #16 on: October 01, 2013, 01:10:53 pm »
0
Estou totalmente de acordo convosco, meus caros. Não devemos ser nós a procurar o BBS, mas o BBS a procurar-nos a nós. 8)

De qualquer modo, não acho que seja boa ideia recomendar Feather ou Bolzano a quem está a iniciar (ainda que conheça pessoas com as quais a experiência tenha corrido bem), especialmente tendo em consideração que a principal dificuldade do Manuel aparenta estar mesmo na construção de uma espuma de qualidade, com protecção e deslize. Enquanto não conseguir boas espumas, acho que mais vale optar por lâminas mais suaves para impedir estragos maiores.

Claro que baseio a minha opinião na minha ainda curta experiência, mas talvez por isso ainda me lembre bem das dificuldades iniciais até atingir boas combinações, e bons BBS. ;)

Cumps.

A meu ver, é melhor uma lamina agressiva e saber que se tem que ter cuidado a uma lamina que corta mal e arranha/puxa o pelo.

Mas é a minha opinião. Eu assim que pude troquei as Wilkinson pelas Gillette, sabia que eram mais afiadas e automaticamente soube que tinha que ter uma atenção extra a esse facto.

Também convém ser paciente, os primeiros escanhoados não vão sair perfeitos, e mesmo com pratica podem falhar alguns pelos.

Eu referi que para quem está a começar, especialmente se tem dificuldades em acertar na espuma, é preferível uma lâmina suave, e é essa a minha opinião das Wilkinson. Não me parece que tenha recomendado uma lâmina que "corta mal e arranha/puxa o pêlo". ???

As lâminas são algo completamente subjectivo, não há consenso algum, e o facto de essa ter sido essa a tua experiência com as Wilkinson não significa que aconteça o mesmo com toda a gente. ;)
De qualquer forma, e como indiquei acima, a Gillette é sem dúvida a melhor das três.

Cumps.

Também já num post anterior tinha mencionado a questão da espuma, e até mesmo o facto de não ter um produto para antes de barbear. Eu não tenho grande conhecimento dos cremes que o Manuel utiliza, nem sei se serão bons, até podem ser de fraca qualidade ou criar uma espuma fraca e daí vir a dificuldade.

Quanto às laminas, como disse, é a minha opinião. E respeito a tua. :)
De facto, não acontece com toda a gente dar-se mal com as Wilkinson que vêm com a SR, mas muita gente não gosta. Daí ter referido a Gillette, pareceu-me muito equilibrada em eficiência de corte e conforto no barbear.
Props,
Miguel

Offline TheMonk

• Moderador Global
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Porto, Portugal
« Reply #17 on: October 01, 2013, 01:24:41 pm »
0

Cumps.

Cumps.

Também já num post anterior tinha mencionado a questão da espuma, e até mesmo o facto de não ter um produto para antes de barbear. Eu não tenho grande conhecimento dos cremes que o Manuel utiliza, nem sei se serão bons, até podem ser de fraca qualidade ou criar uma espuma fraca e daí vir a dificuldade.

Quanto às laminas, como disse, é a minha opinião. E respeito a tua. :)
De facto, não acontece com toda a gente dar-se mal com as Wilkinson que vêm com a SR, mas muita gente não gosta. Daí ter referido a Gillette, pareceu-me muito equilibrada em eficiência de corte e conforto no barbear.

Eu sei que as Wilkinson estão longe de ser das melhores lâminas, mas também julgo que a má impressão com que algumas pessoas ficam é pelo facto de serem muitas vezes as primeiras lâminas utilizadas, dado virem com a máquina, e é habitualmente nos primeiros escanhoados que se cometem os maiores erros.

Sou da opinião, ainda que de forma insustentada, que se voltarem a usar as Wilkinson passado um ano de se iniciarem no barbear clássico, algumas opiniões deixariam de ser tão negativas... Não diga que passassem a ser consideradas lâminas brilhantes, mas talvez menos más! ;)

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Gulliver

• Faz 444 passagens
  • Respect: +30
« Reply #18 on: October 01, 2013, 09:18:42 pm »
0
Muito obrigado pelas indicações e sugestões que foram dando.

Hoje, após a quarta vez que utilizei uma SR, consegui um resultado satisfatório. Segui as dica do TheMonk e do Gago e consegui uma espuma densa e compacta. Acho que exagerei foi na quantidade, sobrou mesmo muita espuma. O pior foi depois. Na primeira passagem tudo perfeito. Na segunda na cara, perfeito, no pescoço não foi mau. Na terceira passagem, porque tenho uma barba semeada em dias de vento e nascem um para cada lado, e ficaram alguns pelos, é que na zona esquerda do pescoço estraguei tudo. Uma ou outra pinga de sangue, mas uma sensação de que estava a arranhar a pele. Mas foi só numa zona e de um dos lados.
Ou seja Noobie... ainda tenho muito que aprender, e praticar.
Já agora uma dúvida, quantas "barbas" fazem com a mesma lâmina?

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
« Reply #19 on: October 01, 2013, 09:54:54 pm »
0
Depende da tua pele, barba, técnica, qualidade da lâmina e gosto pessoal. Quando uma lâmina deixa de te satisfazer, troca-a.

Existem aqui pessoas que usam a lâmina uma vez e deitam fora, outras fazem entre duas até perto de trinta barbas e casos há ainda de mais do que isso  8).

No meu caso, a início, as lâminas não duravam muito, 5 barbas no máximo. Hoje em dia, nenhuma lâmina me dá menos de 15 barbas.

« Last Edit: October 02, 2013, 02:36:39 am by FML »

Offline TheMonk

• Moderador Global
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Porto, Portugal
« Reply #20 on: October 01, 2013, 11:18:09 pm »
0
Mais vale espuma a mais do que a menos. ;)

É provável que a terceira passagem te esteja a irritar a pele, especialmente enquanto esta se habitua. Tenta fazer apenas duas passagens durante uma semana ou duas, enquanto vais ganhando alguma técnica.

Como disse o FML, a questão das lâminas varia mesmo muito. No meu caso, em média uma lâmina dá-me para três barbas, algumas quatro ou cinco... mas numa fase inicial não corras riscos, recomendo que a cada 3 escanhoados troques de lâmina.

Cumps.
David

Offline XmaiKel

• Sir Edwin Jagger
  • Keep it simple...
  • Respect: +31
    • Email
« Reply #21 on: October 01, 2013, 11:31:52 pm »
0
Muito obrigado pelas indicações e sugestões que foram dando.

Hoje, após a quarta vez que utilizei uma SR, consegui um resultado satisfatório. Segui as dica do TheMonk e do Gago e consegui uma espuma densa e compacta. Acho que exagerei foi na quantidade, sobrou mesmo muita espuma. O pior foi depois. Na primeira passagem tudo perfeito. Na segunda na cara, perfeito, no pescoço não foi mau. Na terceira passagem, porque tenho uma barba semeada em dias de vento e nascem um para cada lado, e ficaram alguns pelos, é que na zona esquerda do pescoço estraguei tudo. Uma ou outra pinga de sangue, mas uma sensação de que estava a arranhar a pele. Mas foi só numa zona e de um dos lados.
Ou seja Noobie... ainda tenho muito que aprender, e praticar.
Já agora uma dúvida, quantas "barbas" fazem com a mesma lâmina?
Boa noite. Deixem-me dar aqui a minha contribuição...
O equipamento que utilizo é muito semelhante ao teu, à excepção dos cremes e after-shaves...
Quanto à parte de fazer espuma, necessitas de alguma treino, aprender a combinar a água com o creme para obter o resultado desejado.
Em relação ao pincel, o meu é exactamente igual. Com o tempo ele amacia e fica mais fácil obter espuma, seja na tigela ou na cara.
Uma pergunta, quebraste o pincel?
De resto, pelo que dizes até a nossa barba é semelhante, pêlos a crescer em vários sentidos, torna-se complicado acertar o sentido das passagens... Eu costumo fazer uma passagem N-S, outra S-N e, se necessário uma passagem no sentido orelhas-nariz. Se fores como eu e tiveres a mania que não deve ficar um pêlo atrás, estás tramado... Pelo menos nas primeiras vezes que te barbeares...
Se tiveres oportunidade, experimenta os cremes Lavanda ou Palmolive, ajudam muito. Eu também ainda só utilizei as lâminas Wilkinson e também acredito que a maior parte de má fama que têm deve-se ao facto de serem as lâminas maioritariamente utilizadas na iniciação. A lâmina actual já fez umas 15 barbas, mas está quase a ser dispensada...
Alguma coisa dispõe, estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros.

Só uma pergunta ao FML, achas o pincel pequeno precisamente em que aspecto?

Offline Gulliver

• Faz 444 passagens
« Reply #22 on: October 02, 2013, 01:22:37 am »
0
Sim, já quebrei o pincel, ou acho que o fiz corretamente. As cerdas exteriores já estão bem mais macias, as interiores é que me parecem ainda algo "duras", apesar de não saber se é assim que deve estar.
Em relação à espuma acho que hoje acertei minimamente na fórmula, porque de uma maneira geral a lâmina deslizava bem, à excepção de uma única zona do pescoço e em sentido S-N.
Acho que vou trocar de lâmina para ver se me dou melhor com outra marca, mas antes tenho que ir às comprad. Pelas opiniões Bic é para esquecer e as Gillette ja estão paradas à muitos anos no blister aberto...

Offline FML

• Rocket Man
« Reply #23 on: October 02, 2013, 03:12:08 am »
0

É um pincel que tem pouca largura de nó, uma densidade média/baixa e uma altura baixa. Por estas razões, guarda pouca espuma.

Para um iniciante torna-se mais fácil fazer a espuma numa taça e ir recarregando o pincel, pois será muito difícil fazer na cara uma espuma de qualidade e guardar no pincel o suficiente que dure e se mantenha consistente nas diversas passagens.

Eu só aprendi realmente a fazer espuma na face este ano e olha que comecei a fazer espuma com creme diretamente na cara e fi-lo por vários meses. Mas mal que tal, tinha que adicionar creme a meio das passagens e formar nova espuma. Fazer espuma na cara sensibilizava-me demasiado a pele e a qualidade da espuma decrescia de passagem para passagem, tornando-se mais aguada e menos protetora.

Uma boa técnica híbrida, que pode ajudar bastante um iniciante, é fazer a espuma na mão, pois junta um pouco dos dois mundos. Confere uma certa sensibilidade à qualidade da espuma, cria uma reserva para o pincel e não sensibiliza tanto a face.

Mas com prática, mesmo um Semogue 1993 dá para fazer a espuma na cara e guardar espuma para 4 passagens e conforto, bem esticado mas dá. Pincéis menos densos como o do Continente ou o 105 não dão.
« Last Edit: October 02, 2013, 10:10:53 pm by FML »

Offline XmaiKel

• Sir Edwin Jagger
  • Keep it simple...
  • Respect: +31
    • Email
« Reply #24 on: October 02, 2013, 10:07:08 pm »
0

É um pincel que tem pouca largura de nó, uma densidade média/baixa e uma altura baixa. Por estas razões, guarda pouca espuma.

Para um iniciante torna-se mais fácil fazer a espuma numa taça e ir recarregando o pincel, pois será muito difícil fazer na cara uma espuma de qualidade e guardar no pincel o suficiente que dure e se mantenha consistente nas diversas passagens.

Eu só aprendi realmente a fazer espuma na face este ano e olha que comecei a fazer espuma com creme diretamente na cara e fiz-lo por vários meses. Mas mal que tal, tinha que adicionar creme a meio das passagens e formar nova espuma. Fazer espuma na cara sensibilizava-me demasiado a pele e a qualidade da espuma decrescia de passagem para passagem, tornando-se mais aguada e menos protetora.

Uma boa técnica híbrida, que pode ajudar bastante um iniciante. é fazer a espuma na mão, pois junta um pouco dos dois mundos. Confere uma certa sensibilidade à qualidade da espuma, cria uma reserva para o pincel e não sensibiliza tanto a face.

Mas com prática, mesmo um Semogue 1993 dá para fazer a espuma na cara e guardar espuma para 4 passagens e conforto, bem esticado mas dá. Pincéis menos densos como o do Continente ou o 105 não dão.

Ok, percebi. Realmente no aspecto de guardar pouca espuma tens razão, mas sempre atribuí isso ao creme Denim que tenho utilizado...
É que quando estou a fazer espuma na cara e espalmo um pouco mais o pincel na cara o diâmetro parece-me enorme.
Hás de ensinar-me a tua técnica de espumar na cara, para ver se aprendo alguma coisa... Se bem que 4 passagens para mim são demasiadas, o ideal é 2 passagens e alguns retoques. Já tenho conseguido algumas boas barbas assim...

Offline FML

• Rocket Man
« Reply #25 on: October 02, 2013, 10:29:57 pm »
0

Eu só aprendi realmente a fazer espuma na face este ano e olha que comecei a fazer espuma com creme diretamente na cara e fiz-lo por vários meses. Mas mal que tal, tinha que adicionar creme a meio das passagens e formar nova espuma. Fazer espuma na cara sensibilizava-me demasiado a pele e a qualidade da espuma decrescia de passagem para passagem, tornando-se mais aguada e menos protetora.

Uma boa técnica híbrida, que pode ajudar bastante um iniciante. é fazer a espuma na mão, pois junta um pouco dos dois mundos. Confere uma certa sensibilidade à qualidade da espuma, cria uma reserva para o pincel e não sensibiliza tanto a face.

Ok, percebi. Realmente no aspecto de guardar pouca espuma tens razão, mas sempre atribuí isso ao creme Denim que tenho utilizado...
É que quando estou a fazer espuma na cara e espalmo um pouco mais o pincel na cara o diâmetro parece-me enorme.
Hás de ensinar-me a tua técnica de espumar na cara, para ver se aprendo alguma coisa... Se bem que 4 passagens para mim são demasiadas, o ideal é 2 passagens e alguns retoques. Já tenho conseguido algumas boas barbas assim...

A minha técnica não tem nada de especial, existem pessoas bem melhor habilitadas do que eu para te tentar ensinar isso. Eu apenas aprendi a eliminar os erros que fazia e ainda tenho coisas para aprender.

Uma boa maneira de aprender realmente a fazer espuma na cara é usando somente movimentos de pintor. Isso vai eliminar muitas das asneiras que se fazem e sensibilizam a pele. Eu ainda estou a tentar dominar esta técnica.

Já agora, dá uma olhada aqui, quando tiveres paciência. Pode ser que encontres alguma coisa útil  ;D

Offline Gulliver

• Faz 444 passagens
« Reply #26 on: October 03, 2013, 01:23:07 am »
0
Em primeiro lugar queria agradecer ao confrade Gil pela paciência e pela "pequena" visita guiada ao universo do wetshaving.
 Mas claro, continuei com bastantes dúvidas mas com 3 certezas, na minha prateleira do wc vou ter de arranjar espaço para um fiber da HJM, uma Edwin Jagger, e acrescentar à rotação dos cremes o Veleiro ou Musgo Real (se encontrar umas moeditas perdidas pelo chão).
Quem durante tanto tempo se habitou ao que os hiper e supers disponibilizam, fica deslumbrado com todo o material que há actualmente dedicado ao wetshaving, eu pelo menos fiquei.

Offline goaman

• Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
« Reply #27 on: October 03, 2013, 01:58:08 am »
0
Em primeiro lugar queria agradecer ao confrade Gil pela paciência e pela "pequena" visita guiada ao universo do wetshaving.

O confrade Gil é "AQUELA" maquina! Já não se fazem humanos desta categoria actualmente...

Quem durante tanto tempo se habitou ao que os hiper e supers disponibilizam, fica deslumbrado com todo o material que há actualmente dedicado ao wetshaving, eu pelo menos fiquei.

Como eu o entendo confrade... nem imagina...  ;)
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline lamina

• Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
As escolhas de um principiante
« Reply #28 on: October 03, 2013, 08:33:44 pm »
0

Mas claro, continuei com bastantes dúvidas mas com 3 certezas, na minha prateleira do wc vou ter de arranjar espaço para um fiber da HJM, uma Edwin Jagger, e acrescentar à rotação dos cremes o Veleiro ou Musgo Real (se encontrar umas moeditas perdidas pelo chão).

Eu é que agradeço ter vindo visitar-me caro amigo.Tive muito gosto na nossa tertúlia!! Ver o peso em mão de um pincel, sentir o equilibrio de uma máquina ou cheirar os aromas  de um sabão é uma experiência bem diferente do que os ver num qualquer monitor de PC.

Já está a caminho e no bom caminho: viu como é este bonito mundo wetshave!! O futuro só trará excelentes escanhoados!!

Disponha

Abraço!!

Gil

Offline Gulliver

• Faz 444 passagens
« Reply #29 on: October 06, 2013, 04:21:20 pm »
0
Hoje foi dia de mais aprendizem e experiências. Resolvi experimentar a Gillette Super Slimtwist com a lâmina Gillette Platina. O resultado foi o melhor até agora. À vista e ao toque está excelente (para os meus padrões e para quem está a iniciar). Mas nao gostei da máquina. Não transmitia sensaçao nenhuma. nunca sabia se estava a passar a lâmina ou o cabeçal da máquina. Mas a verdade é que o resultado foi bom.
Alguém ainda usa esta máquina? É mesmo o esperado deste modelo?
Já agora o que me dizem das Shick Platinium? Vinham dois packs incluidos com as maquinas que comprei e como nao vi nenhuma avaliação delas, não sei o que esperar.

Bons esquanhoados

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal