Author Topic: As escolhas de um principiante  (Read 8165 times)

Offline Gulliver

• Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • Respect: +30
As escolhas de um principiante
« on: September 30, 2013, 11:35:35 pm »
0
Boa noite,

Como deve ter acontecido na maioria dos casos, estou a começar por baixo, ou se calhar por muito baixo, nas minhas aquisições.

O que tenho por aqui é:
 SR Wilkinson Sword Classic
 Lâminas Wilkinson Sword
              Gillettes Super Silver
              Bic Chrome Platinum
 Creme LEA e um do Pingo Doce
 ASB Nívea Extreme Comfort
       Cade l'Occitane
 Semogue 1993

Até agora, e após 3 tentativas (ou experiências), posso dizer que o resultado foi positivo, embora da primeira vez tenha ficado com a pele irritada.
Onde tenho sentido maior dificuldade é em conseguir uma boa espuma. Provavelmente os cremes não são os melhores, mas também era o que havia aqui por casa. Estou a ponderar experimentar o Lavanda, ou aconselham outros?
Após aplicar a espuma, e mesmo sem exercer pressão na SR sinto a lâminas na pele, não sei explicar de outra forma, não é que arranhe, mas não sinto que a pele esteja muito lubrificada. Ou será por culpa das lâminas? Neste momento estou a usar as wilkinson.
Como não tenho, e nunca experimentei nenhum, que pré-shave aconselham? A minha pele é bastante seca, mas como no tópico dos pré falam em tanta coisa, que nem sei o que experimentar...

Desde já obrigado pela recepção na minha apresentação, e espero que com a vossa ajuda e conhecimento "fazer a barba" passe de uma obrigação para um prazer e uma arte.

Abraço,
Manuel

Offline goaman

• Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: As escolhas de um principiante
« Reply #1 on: September 30, 2013, 11:39:08 pm »
0
O pincel é novo? Se sim, pode estar aí a dificuldade em fazer espuma...

Esse kit iniciante é bem porreiro! Só acrescentaria aí mais umas laminas de marcas diferentes para ires experimentando, e um sabão para ires variando os cremes.

Boa continuação!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
« Reply #2 on: September 30, 2013, 11:50:27 pm »
0
Faz a espuma numa tigela porque tens um pincel pequeno e abusa no creme do Pingo Doce (Skino?), aí uns 5 cm de creme devem chegar. Começa com o pincel húmido e vai adicionando água até fazeres uma espuma densa, deslizante e pegajosa.

As lâminas Wilkinson são muito suaves, não será da lâmina.

O Lavanda é uma boa aposta. Um creme de topo em desempenho. O pré é perfeitamente dispensável, mas se não quiseres gastar muito dinheiro, compra um sabão de glicerina da Ach Brito ou Confiança para usar como pré. Sempre dão um pouco mais de proteção e deslize.

Tens aí umas lâminas que não se costumam ver, Gillette Super Silver. Consegues arranjar dessas lâminas no mercado local? Gostava de ver essas lâminas.

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #3 on: September 30, 2013, 11:56:47 pm »
0
Opinião sincera:

O pincel não é ruim, mas tem melhores. O creme LEA, não gosto, pingo doce não saberia dizer, mas tu vives em Portugal homem... compra Musgo Real, lavanda, Veleiro, O melhor...

A SR wilki classic é boa, desde que carregada com uma lâmina afiada. As originais não são boa coisa, as Bic são detestáveis ( desculpe quem gosta!), portanto apostaria nas Gillette.

Agora, mais importante que o pincel e o creme, é a atenção na criação da espuma, não adicionar água demais, nem de menos.

boa sorte  ;)

Offline lamina

• Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
As escolhas de um principiante
« Reply #4 on: October 01, 2013, 12:04:03 am »
0

Laminas Wilkinson..?!! Ui, ui...que dores!! :P   [IMHO]

Ainda há uns espacinhos para crescer... ;) 

Offline FML

• Rocket Man
« Reply #5 on: October 01, 2013, 12:13:49 am »
0

A sério? As que eu conheço vinham com a máquina Wilkinson e eram bastante suaves, algo entre as Croma Diamant e as Elios. Fornadas diferentes!?

Opinião sincera:

O pincel não é ruim, mas tem melhores. O creme LEA, não gosto, pingo doce não saberia dizer, mas tu vives em Portugal homem... compra Musgo Real, lavanda, Veleiro, O melhor...

A SR wilki classic é boa, desde que carregada com uma lâmina afiada. As originais não são boa coisa, as Bic são detestáveis ( desculpe quem gosta!), portanto apostaria nas Gillette.

Agora, mais importante que o pincel e o creme, é a atenção na criação da espuma, não adicionar água demais, nem de menos.

boa sorte  ;)

Eu gosto de Bic mas também não as recomendo a quem não tem uma boa técnica, são lâminas difíceis.

E já vão dois a um com as lâminas Wilkinson  :P

Uma coisa é certa, as Gillette nunca dececionam.

Offline TheMonk

• Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
« Reply #6 on: October 01, 2013, 12:17:34 am »
0
Na minha opinião, a lâmina Wilkinson não é das melhores, mas é suave ao ponto de cumprir os objectivos de um iniciante, perdoando alguns erros. Dessas três, a Gillette é a que melhor funciona comigo, e a BIC indiscutivelmente a pior.

O Creme LEA nunca usei, mas o Skino (marca Pingo Doce) cumpre bem o seu objectivo, só desiludindo no aroma.

Quanto à espuma, um creme necessita invariavelmente de menos água que um sabão, mas também aprendi às minhas custas que ser demasiado conservador na quantidade de água prejudica imenso o deslize, e presumo que seja isso que esteja a acontecer no teu caso.
Na preparação do próximo escanhoado, depois de encharcares o pincel com água morna, sacode-o ligeiramente e apenas uma vez, deita duas amêndoas de creme na taça (não tenhas medo de gastar creme ;D), e tenta criar a espuma com a restante água que fica no pincel. No início vai-te parecer que o pincel está a nadar em água, mas após alguns segundos vais começar a ver a espuma a formar-se.

De qualquer modo, sugiro que tentes praticar algumas espumas com ambos os cremes, para que vás ganhando alguma sensibilidade para as quantidades de água e tempos de formação de espuma, que variam consoante o produto.

Ah, e não te preocupes com pré-barba enquanto não conseguires fazer uma espuma com um bom deslize. Aliás, numa fase inicial até pode ser contraproducente, uma vez que poderás potencialmente conseguir um deslize razoável mas com uma espuma de fraca qualidade.

Boa sorte, e vai partilhando resultados! ;)
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #7 on: October 01, 2013, 12:39:58 am »
0
Monk, o problema de dar ( recomendar, enfim) uma lâmina suave a um iniciante é que normalmente ele vai passar a máquina várias vezes na cara pra arrancar cada vestígio de pelo, porque está acostumado com a Multilâmina. E quanto mais se passa a lâmina nacara, mais irritação.

Já uma lâmina muito afiada, aliada a técnica ruim, também não ajuda.

Ou seja, nem tanto ao mar, nem tanto a terra. A Wilki já é suave por natureza, a a lâmina Wilki preta ( que não tem nada a ver com as vendidas aqui) também é suave, aí acontece aquilo; fazer meia dúzia de passagens, porque o pelo não está sumindo.
Eu mesmo não consigo um BBS com a Wilki, se não usar lâminas mais agressivas.

;)

Offline FML

• Rocket Man
« Reply #8 on: October 01, 2013, 12:44:57 am »
0
Monk, o problema de dar ( recomendar, enfim) uma lâmina suave a um iniciante é que normalmente ele vai passar a máquina várias vezes na cara pra arrancar cada vestígio de pelo, porque está acostumado com a Multilâmina. E quanto mais se passa a lâmina nacara, mais irritação.

Ou seja, nem tanto ao mar, nem tanto a terra. A Wilki já é suave por natureza, a a lâmina Wilki preta ( que não tem nada a ver com as vendidas aqui) também é suave, aí acontece aquilo; fazer meia dúzia de passagens, porque o pelo não está sumindo.

;)

Estou de acordo. As Wilkinson são boas para iniciantes, mas há que ter em mente que não se vai conseguir BBS com a máquina em causa. A Wilkinson Classic não é máquina que dê BBS facilmente.

Offline André Luiz.

• Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • Respect: +4
    • Email
« Reply #9 on: October 01, 2013, 01:00:40 am »
0
Sei la,apesar de novo aqui ja vi confrades começarem com "N"s kits,uns melhores e outros nem tanto,para nós iniciantes precisamos realmente fazer o teste se realmente é isso q queremos,entao fica dificil começar com maquina EJ,pincel de texugo,cremes e after shaves TOP.

Na minha humilde opniao acho q esta SHOW e com o tempo vc vai adquirindo outros produtos e vendo no qual VC melhor ira se adaptar.

Offline Pitolas

• Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
« Reply #10 on: October 01, 2013, 10:43:15 am »
0

;D ;D ;D

Offline Mike

• Tech-no-logic
  • Scrumpadoochous!
  • Respect: 0
« Reply #11 on: October 01, 2013, 10:57:41 am »
0
Bem vindo amigo  :)

Da minha experiencia, laminas Wilkinson é para esquecer. Os primeiros escanhoados foram com essas laminas e deixaram-me irritação. O mesmo se aplica às super-max. Bic nunca experimentei tal é o péssimo feedback que têm. Tmabém usei essa SR Wilkinson até comprar a minha Edwin Jagger.

As melhores que experimentei até agora foram as Gillette Platinum, também gostei bastante das Feather.

A irritação na primeira aproximação não é de estranhar, por causa do habito e memória muscular de fazer a barba com uma multi-laminas. Com SR não se aplica qualquer tipo de pressão, leva algum tempo até habituar o pulso.
Também pode ser de não utilizares um pré-barba, ou do creme que utilizas, nunca usei nem o LEA nem o do pingo doce, usei palmolive. Apesar de adorar o aroma eucaliptado do creme, consigo fazer uma espuma bem melhor com o sabão Proraso que comprei recentemente. Talvez até nem nunca tenha acertado na quantidade correcta de água para o creme (pode ser nabice minha, tenho que admitir :))

Se quiseres sabão, este proraso parece ser uma optima escolha para se começar, tal é a facilidade de fazer espuma, e é barato (custa 3,50€, coisa assim). Se quiseres creme, tens uns quantos nacionais fantásticos. Ainda estou a ver como estão as minhas contas para este mês, para ir buscar um creme Musgo Real  ;D

Abraço
Props,
Miguel

Offline Caramelo

• Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #12 on: October 01, 2013, 11:39:04 am »
0
  Boas, Gulliver

Sobre o "inicio", podes comprar no mercado(lojas) nacional (não sei em que zona moras);

Pinceis; Semogue 1305, 1438, etc...

Cremes/tubos: Via-Men (Intermarché), Lavanda, Veleiro, Men´s Estoril, Proraso,...

Maquinas: acho deves de comprar (se possivel) uma Muhle R89 ou a gemea EJ, existem algumas lojas que as vendem (em Lisboa tens o Pote de Prata), mas tambem podes contactar o nosso confrade Gil/lamina.

Laminas; Lord, Gillette Platinium (são caras), Croma, Personna,...

After-shaves; tens muitas opções no mercado e a bom preço, por ex. gosto bastante da locão e balsamo My Label do Continente.

Claro que podes contactar o Gil/lamina e o mesmo poderá te fornecer/aconselhar um "kit" de bons produtos que dificilmente se encontram no mercado.

Offline TheMonk

• Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
« Reply #13 on: October 01, 2013, 11:48:47 am »
0

;)

Estou de acordo. As Wilkinson são boas para iniciantes, mas há que ter em mente que não se vai conseguir BBS com a máquina em causa. A Wilkinson Classic não é máquina que dê BBS facilmente.

Estou totalmente de acordo convosco, meus caros. Não devemos ser nós a procurar o BBS, mas o BBS a procurar-nos a nós. 8)

De qualquer modo, não acho que seja boa ideia recomendar Feather ou Bolzano a quem está a iniciar (ainda que conheça pessoas com as quais a experiência tenha corrido bem), especialmente tendo em consideração que a principal dificuldade do Manuel aparenta estar mesmo na construção de uma espuma de qualidade, com protecção e deslize. Enquanto não conseguir boas espumas, acho que mais vale optar por lâminas mais suaves para impedir estragos maiores.

Claro que baseio a minha opinião na minha ainda curta experiência, mas talvez por isso ainda me lembre bem das dificuldades iniciais até atingir boas combinações, e bons BBS. ;)

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Mike

• Tech-no-logic
  • Scrumpadoochous!
  • Respect: 0
« Reply #14 on: October 01, 2013, 11:59:47 am »
0
Estou totalmente de acordo convosco, meus caros. Não devemos ser nós a procurar o BBS, mas o BBS a procurar-nos a nós. 8)

De qualquer modo, não acho que seja boa ideia recomendar Feather ou Bolzano a quem está a iniciar (ainda que conheça pessoas com as quais a experiência tenha corrido bem), especialmente tendo em consideração que a principal dificuldade do Manuel aparenta estar mesmo na construção de uma espuma de qualidade, com protecção e deslize. Enquanto não conseguir boas espumas, acho que mais vale optar por lâminas mais suaves para impedir estragos maiores.

Claro que baseio a minha opinião na minha ainda curta experiência, mas talvez por isso ainda me lembre bem das dificuldades iniciais até atingir boas combinações, e bons BBS. ;)

Cumps.

A meu ver, é melhor uma lamina agressiva e saber que se tem que ter cuidado a uma lamina que corta mal e arranha/puxa o pelo.

Mas é a minha opinião. Eu assim que pude troquei as Wilkinson pelas Gillette, sabia que eram mais afiadas e automaticamente soube que tinha que ter uma atenção extra a esse facto.

Também convém ser paciente, os primeiros escanhoados não vão sair perfeitos, e mesmo com pratica podem falhar alguns pelos.
Props,
Miguel

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal