Author Topic: Introdução à navalha - dúvidas sobre kit  (Read 4586 times)

Offline Robertofig

• Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Respect: 0
    • Email
Introdução à navalha - dúvidas sobre kit
« on: October 02, 2013, 06:39:48 pm »
0
Olá a todos,

venho a um tempo pensando em passar para a navalha, e resolvi faze-lo agora. Porém nunca me barbeei (ou fui barbeado) com navalha, e quero evitar um investimento alto demais em algo que eu possivelmente não vá gostar. Resumindo, quero dicas do mínimo necessário a se comprar, e da qualidade de cada item.

1. Navalha
Já ouvi gente falando que navalhas de US$80 já davam para um bom começo, outros falaram que uma boa navalha não sai por menos de US$200. Não quero uma navalha pra vida, só para experimentar, qualquer coisa compro uma melhor no futuro. Estou de olho numa Dovo Best Quality 6/8" de US$85, acham que é uma boa peça de entrada?

2. Assentador
Há algum tipo (ou preço) de assentador que não valha a pena ser comprado, que possa estragar a lâmina ou simplesmente não afia-la?

3. Pincel
São mesmo necessários? Sei que deve ajudar muito, mas não poderia eu passar o creme com as mãos, durante o período de testes?

4. Creme
Já vi pessoas falando que para se barbear com navalha precisa de creme de qualidade, outros já falaram que para quem está começando um creme normal em aerossol basta. Preciso investir num creme bom?

5. Pedra
Sei que eventualmente precisarei afia-la numa pedra, quero saber se preciso comprar uma junto com a navalha, ou se posso deixar mais pra frente. Teoricamente a navalha já vem pronta pra uso, se de fato for o caso, em quanto tempo ela perderia o fio a ponto de precisar passa-la numa pedra? Já li opiniões que variam de 10 dias a vários meses, se durar meses é melhor, pois pedra é bem cara.

Espero um dia poder comprar todos esses itens e ter um kit de respeito, mas por ora pretendo só ficar com o básico do básico, então agradeço de antemão qualquer sugestão!

Offline ARABACI

• Personna grata
  • Long living and prosperity!
  • Respect: +1
    • Email
Re: Introdução à navalha - dúvidas sobre kit
« Reply #1 on: October 02, 2013, 07:10:11 pm »
0
Meu caro, uma curiosidade, o que você usa para fazer espuma? Só espuma em lata? Neste fórum, perguntar para que servem os pincéis pode causar fúria... (brincadeira, por favor, não leve a sério)

Offline Geancar

• Cadê o Cade?
  • Respect: 0
    • Email
« Reply #2 on: October 02, 2013, 07:16:44 pm »
0
Meu caro, com minha pouca experiência acho que com uma Dovo você sempre vai estar bem atendido. Independente de onde estver, seja Brasil ou Portugal, não vai gastar uma fortuna para ter um creme e um pincél aceitáveis.
Agoa, apresente-se e dê uma passada nos tópicos fixos das seções Iniciantes e Geral.

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #3 on: October 02, 2013, 07:46:02 pm »
0
É de bom grado apresentar-se antes de começar as perguntas que certamente virão.

Vou abster-me de responder sobre navalhas, porque quem entende de verdade logo vem aqui elucidar-te melhor.

O Pincel, além de fazer a mistura ar-creme(ou sabão)- água e criar uma boa espuma para o barbear, serve para fazer uma leve exfoliação da pele, e ajuda a levantar os pelos da barba para uma posição mais paralela ao rosto, ao invés da perpendicular que normalmente está.

Fuja de creme em aerosol. Aquilo é o fim. Além de não conter agentes hidratantes, está repleto de químicos fortíssimos. É a maior causa de irritação para quem usa mach 3 e afins.

Offline carraro

• Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • Respect: +6
    • Email
« Reply #4 on: October 02, 2013, 07:53:07 pm »
0
Por favor, não me entenda mal, mas eu acredito que você jamais será feliz com uma navalha se não estiver, prévia e amplamente, familiarizado com o conjunto do barbear clássico, ou "wet shaving", isto é, sabões, cremes, pincéis, pós-barba e todos os rituais.

Não me parece haver sentido em comprar uma navalha para usar com espuma de enlatada. Do mesmo modo, não vejo razão em querer aplicar um creme de barbear sem pincel.

Resumindo, não se afobe em comprar navalha, assentador, pedra, etc.

Dedique-se a estudar o conteúdo deste fórum e comece pelo básico: sabões, cremes, pinceis. Use um navalhete até ter certeza que você quer ser um adepto do barbear clássico. Servirá para aprender os movimentos e para adquirir memória muscular.

Offline goaman

• Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
« Reply #5 on: October 02, 2013, 07:57:23 pm »
0
Por favor, não me entenda mal, mas eu acredito que você jamais será feliz com uma navalha se não estiver, prévia e amplamente, familiarizado com o conjunto do barbear clássico, ou "wet shaving", isto é, sabões, cremes, pincéis, pós-barba e todos os rituais.

Não me parece haver sentido em comprar uma navalha para usar com espuma de enlatada. Do mesmo modo, não vejo razão em querer aplicar um creme de barbear sem pincel.

Dedique-se a estudar o conteúdo deste fórum e comece pelo básico: sabões, cremes, pinceis. Use um navalhete até ter certeza que você quer ser um adepto do barbear clássico. Servirá para aprender os movimentos e para adquirir memória muscular.

Isto!!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #6 on: October 02, 2013, 08:04:26 pm »
0
Falando em português claro; Assim com os colegas acima, acho que você vai se estrupiar começando logo com uma navalha sem nem ao menos entender para que serve um pincel.

Nunca vi alguém se barbeando com navalha e usando espuma em aerosol.

Vai com calma que você chega lá amigo  ;)

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #7 on: October 02, 2013, 10:46:35 pm »
0
Concordo com os colegas acima.

De resto, e quanto à qualidade intrínseca da navalha que referiu, uma Dovo Best Quality é uma excelente navalha para começar (e continuar...!). :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Leon

• Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
« Reply #8 on: October 03, 2013, 09:25:22 am »
0
Olá Roberto.

Você pode encontrar respostas a todas essas questões aqui mesmo no fórum, tanto lendo os tópicos fixos que contêm as informações mais obrigatórias como usar a pesquisa para encontrar mais informação.

Boa sorte.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Islander

• Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • Respect: +9
« Reply #9 on: October 03, 2013, 08:21:55 pm »
0

Concordo com tudo exceto o navalhete. É bem mais perigoso que uma navalha. Talvez sugerisse uma DE como passo inicial para as bases do BC.

Sent from my ST25i using Tapatalk 2

5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline carraro

• Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • Respect: +6
    • Email
« Reply #10 on: October 03, 2013, 08:54:35 pm »
0
Concordo que o navalhete é mais perigoso e mais difícil de usar do que a navalha. Entretanto, os movimentos e as posições das mãos  são idênticos para operar uma e outra ferramentas barbísticas.

Como o autor do tópico perguntou sobre navalha, fiz uma sugestão que está o mais próximo possível do que ele queria, porém a um custo irrisório.

Não vejo as SR como um primeiro passo obrigatório. Eu nunca tive SR nem multilâminas. Mesmo antes de conhecer o barbear clássico, sempre raspei a barba com navalhete, debaixo do chuveiro e com espuma de sabonete de banho (pelo amor de Deus, tempos para esquecer).

Claro que minha vida melhorou muito depois que descobri a luz. Seria covardia querer comparar uma e outra épocas.

Só quero dizer que dá para começar com navalhete. Porém, não penso a mesma coisa das navalhas, pois, principalmente pelos custos iniciais e exigências de cuidado e manutenção, podem fazer a pessoa desanimar antes mesmo de conhecer a coisa.

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #11 on: October 05, 2013, 05:28:04 pm »
0
Uma Gold Dollar é ótima para iniciar!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal