Author Topic: Avaliação: Jabones Mé  (Read 7908 times)

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Avaliação: Jabones Mé
« on: October 12, 2013, 03:13:18 pm »
0
Segunda-Feira recebi os meus sabões vindos de Espanha e como o prometido é devido aqui fica a minha opinião acerca deles após uma semana de uso.

Estes sabões são fabricados por uma artesã espanhola, Elena, a qual participa de uma forma ativa num dos fóruns vizinhos, neste caso o ForoAfeitado (FA), e que decidiu começar a comercializar um sabão de barbear feito por ela.
Como podem ver neste tópico do FA estes sabões são feitas com duas fórmulas:

Fórmula 1: Grasas de Esteárico vegetal, coco y borago. Agua, glicerina vegetal, sosa, potasa, (estearato de magnesio y alantoína /caolín y óxido de zinc en otras)
e
Fórmula 2: Grasas de Esteárico vegetal, coco, jojoba, borago, pepita de uva, ricino y cera alba. Agua, glicerina vegetal, sosa, potasa, caolín, óxido de zinc, algunos también con miel y propóleos.

Os sabões que lhe encomendei foram respetivamente o "Granada", "Tramontana" e "Nuevo Amanecer", todos eles feitos com a fórmula 2.
Para além disso a Elena teve a gentileza de me oferecer uma amostra de um dos sabões feitos com a fórmula 1, que eu ainda não experimentei, e uma amostra de um sabão de corpo de calêndula que é francamente bom, especialmente para quem gostar do cheiro a calêndula que é o meu caso.


1 -  Ingredientes:
"Grasas de: Esteárico vegetal, coco, jojoba, Borago, pepita de uva, rícino y cera alba, Agua, glicerina vegetal, sosa, potassa, caolín, Óxido de zinc. Ae de: lavanda, incenso, Naranja, bergamota, sândalo."
É um sabão de base vegetal e tanto quanto consigo perceber feito com ingredientes naturais.

2 - Apresentação:
É um sabão relativamente mole, a consistência faz-me lembrar plasticina. Para quem já experimentou o MdC, a consistência é parecida.
É facilmente moldável e adapta-se bem a qualquer recipiente em que o queiram colocar.
No meu caso recebi os sabões propriamente ditos envolvidos em papel vegetal e com uma segunda camada de papel castanho como podem ver pela fotografia. Entre as duas camadas de papel vinha uma folha com a lista de ingredientes.
Neste momento os sabões também podem ser adquiridos numa embalagem de plástico (PET) redonda com um acréscimo de 0.60€. Para mim a embalagem não me faz falta já que prefiro colocá-los num recipiente da minha escolha, mas isso fica ao critério de cada um.


3 - Duração:
Os sabões são relativamente pequenos, com um peso de 50gr, mas a duração dependerá sempre da carga que cada um fizer e até dos pincéis usados, de maneira que não faço a mais pequena ideia.

4. - Carga de sabão:
Não estamos a falar de um Martin de Candre, mas também não é um sabão que precise de um tempo muito longo de carga. No meu caso carrego o pincel durante sensivelmente 20 a 30 segundos (máximo) e obtenho espuma mais do que suficiente.

5 - Capacidade para formar espuma:
É um sabão que produz uma espuma de muito boa qualidade, mas que na minha opinião exige um pouco mais de trabalho para se obter o melhor dela. No entanto e para ser honesto tenho esta ideia acerca da maior parte dos sabões ditos “artesanais” que já experimentei.

6 - Rácio água/sabão:
É um sabão que não só é permissivo nesta questão, como precisa de bastante água para dar o melhor de si. Pessoalmente prefiro começar com um pincel mais para o escorrido e ir acrescentando água aos poucos, mas isso já é uma questão de gosto.
Por razões óbvias é possível obter uma espuma mais ou menos densa, é uma questão de lhe acrescentar mais ou menos água ao gosto de cada um.

7 - Qualidade da espuma:
Muito, mas mesmo muito boa. É uma espuma com um aspeto acolchoada, cremosa, que adere bem à cara e que não seca durante o barbear.


8 - Proteção e deslize:
Mais uma vez muito boa. Utilizei várias máquinas e com qualquer delas a lâmina deslizava sem problemas dando uma sensação de proteção muito boa.

9 - Sensação na cara:
Nunca tive qualquer sensação desagradável com este sabão e sempre tive barbeares confortáveis e apurados.

10 - Hidratação e sensação após barbear:
A par com o deslize, este é um dos pontos fortes deste sabão, pelo menos para mim. É um sabão que sempre me deixou a pele bem cuidada, ao ponto de usar um aftershave mais por uma questão de rotina (e por ter de os gastar), do que por achar que precisava dele.

11 - Aroma:
Qualquer um dos sabões que comprei têm cheiros agradáveis, sem serem muito fortes.
O sabão que usei durante estes dias “Nuevo Amanecer” (não confundam com o Tierno Amanecer) tem um cheiro muito agradável a lavanda, do qual gosto muito, de certa maneira faz-me lembrar o sabão de barbear de lavanda da Nanny’s.
 
12 - Preço:
Os sabões custam 5€, mas quando os comprei estavam, e suponho que ainda estejam, com uma promoção em que se comprarem 3 ficam por 14€. A parte pior são os portes que ficam por 4.70€ até 100gr e por 8.65€ de 101 até 500gr.
Como ponto de comparação os meus vinham dentro de um envelope almofadado, três sabões mais as duas amostras, e o pacote tinha um peso total de 208gr.
 
13 - Conclusão:
Para mim, e isto é apenas a minha opinião pessoal, é um excelente sabão de barbear, feito com carinho, por alguém que infelizmente não conheço pessoalmente mas por quem tenho uma grande estima, quer pela amabilidade que sempre demonstrou na troca de emails que teve comigo, quer pela disponibilidade e humildade que sempre demonstrou no fórum vizinho para ajudar os outros e para melhorar algo que para mim está perfeito. No fundo é um sabão que ganhou por direito próprio um lugar de destaque na minha cada vez mais pequena rotação de produtos e que tenciono continuar a comprar, pelo menos enquanto a Elena tiver a disponibilidade para os fazer e vender.

Produto recomendado? Pela minha parte sim, mas como tudo nesta vida o que importa não é a minha opinião mas sim a vossa, e a única maneira de chegarem a uma conclusão é experimentando por vocês próprios.
Como alguém em tempos escreveu noutro fórum de barbear quando lhe perguntaram qual seria o conselho que daria a alguém que se estivesse a iniciar neste mundo:
"Listen to anyone or everyone as long as you decide for yourself." (o sublinhado é meu)

Fiquem bem.
 

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #1 on: October 12, 2013, 04:20:33 pm »
0
Excelente review, bleddyn!
Convenceste-me definitivamente a experimentar este sabão artesanal. :)

By the way, concordo em absoluto quando dizes:
"É um sabão que produz uma espuma de muito boa qualidade, mas que na minha opinião exige um pouco mais de trabalho para se obter o melhor dela. No entanto e para ser honesto tenho esta ideia acerca da maior parte dos sabões ditos “artesanais” que já experimentei."

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #2 on: October 12, 2013, 04:44:02 pm »
0
Obrigado pela excelente review confrade! Um produto a experimentar certamente!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #3 on: October 12, 2013, 04:56:28 pm »
0
Excelente revisão! Será que ouvi a palavra "conjunta"? :D

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #4 on: October 12, 2013, 04:57:45 pm »
0
Excelente revisão! Será que ouvi a palavra "conjunta"? :D

...por acaso também me pareceu ouvir...      8)
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #5 on: October 12, 2013, 05:02:38 pm »
0
Excelente revisão! Será que ouvi a palavra "conjunta"? :D

...por acaso também me pareceu ouvir...      8)

Isso é que era, rapaziada! :D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #6 on: October 12, 2013, 06:10:32 pm »
0
Gostei de análise também. É um para a lista de compras.

Nexus 7 + Tapatalk = WIN now Free

My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #7 on: October 12, 2013, 07:43:34 pm »
0
Excelente revisão! Será que ouvi a palavra "conjunta"? :D

...por acaso também me pareceu ouvir...      8)

Isso é que era, rapaziada! :D

Eu nem vou dizer nada... porque já disse em cima.

Modo conjunta: ON! 8)

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #8 on: October 12, 2013, 07:53:21 pm »
0
Tentador, tentador...

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #9 on: October 12, 2013, 08:13:05 pm »
0
O aspecto da espuma é muito bom.

Obrigado pela revisão!
But the tigers come at night

Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #10 on: October 12, 2013, 09:03:59 pm »
0


Os sabões têm muito boa pinta...
« Last Edit: October 12, 2013, 09:12:51 pm by Martius23 »

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #11 on: October 12, 2013, 10:09:14 pm »
0
Bleddyn, é sempre um prazer ler as suas avaliações.
E essa questão do trato interpessoal também me faz ficar simpático ao vendedor e seus produtos.
Fiquei com vontade de experimentar esse sabão e incentivar esta artesã.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #12 on: October 12, 2013, 10:10:31 pm »
0
Excelente review  ;)

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #13 on: October 13, 2013, 01:46:20 pm »
0
Boa review António, a espuma tem sem dúvida um ótimo aspeto.

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Avaliação: Jabones Mé
« Reply #14 on: October 13, 2013, 05:25:17 pm »
0
Belo review, bleddyn! Parabéns! Conjunta?! :-)

Enviado de meu GT-I8190L usando o Tapatalk now Free

Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal