Poll

Votação para a escolha da dureza do sabão

Duro e muito pouco maleável.
22 (48.9%)
Macio e malável.
23 (51.1%)

Total Members Voted: 45

Author Topic: Sabão Artesanal brasileiro quase lá  (Read 76372 times)

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #45 on: November 06, 2013, 05:01:58 pm »
0
A sensação do sabão no rosto é muito importante. Estou ansioso pelo relato do Claudio e dos demais cobaias.  ;D

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #46 on: November 06, 2013, 08:08:47 pm »
0
Podemos fazer rodízio com as amostras, a fim de que o maior número de confrades possa experimentar. Eu uso uns dias e repasso a minha.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #47 on: November 06, 2013, 09:32:40 pm »
0
Podemos fazer rodízio com as amostras, a fim de que o maior número de confrades possa experimentar. Eu uso uns dias e repasso a minha.

Se há coisa de que não te podem acusar, é de não pensares no próximo :)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #48 on: November 06, 2013, 09:40:50 pm »
0
Podemos fazer rodízio com as amostras, a fim de que o maior número de confrades possa experimentar. Eu uso uns dias e repasso a minha.

Se há coisa de que não te podem acusar, é de não pensares no próximo :)

Ê apenas uma questão de tratar todos com igualdade! Porque somente poucos terão o privilégio de experimentar?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline ZECA

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 993
  • Shepherd Neame IPA
  • Respect: +1
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #49 on: November 06, 2013, 10:24:45 pm »
0
Moment of truth! :)

Espuma que fiz na hora do almoço...parece bem promissor. Vamos ver como se comporta amanhã. Gostei do aroma. Levemente adocicado.



Como diria um francês: Voilà
« Last Edit: November 06, 2013, 10:28:19 pm by ZECA »
Zeca (BarbaCabeloeBigode)
Londrina, PR - Brasil

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #50 on: November 07, 2013, 09:35:48 am »
0
Fiz meu barbear com a amostra oferecida pelo Ivan.

Achei o sabão  bom em quase todos os quesitos. A hidratação é ótima, a sensação na cara ao aplicar é de um bom frescor e o cheiro levemente adocicado também me agradou muito.

 O Ponto que deve ser melhorado:

A espuma - apesar da foto postada anteriormente, é uma espuma mediana. Trabalhei bem  a espuma no bowl com pincel de cerda, mas ela tem a tendência de se desmanchar  aos poucos no rosto (fica um pouco areada). O que levo muito em consideração num sabão de barba é se a espuma desmonta ou não no rosto. Isto tem que ser melhorado!

O deslize e acolchoamento ficaram prejudicados devido a qualidade mediana da espuma.

No geral, foi um bom barbear. Creio que se melhorar a espuma, teremos um produto de qualidade ímpar.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #51 on: November 07, 2013, 11:12:09 am »
0
Fiz meu barbear com a amostra oferecida pelo Ivan.

Achei o sabão  bom em quase todos os quesitos. A hidratação é ótima, a sensação na cara ao aplicar é de um bom frescor e o cheiro levemente adocicado também me agradou muito.

 O Ponto que deve ser melhorado:

A espuma - apesar da foto postada anteriormente, é uma espuma mediana. Trabalhei bem  a espuma no bowl com pincel de cerda, mas ela tem a tendência de se desmanchar  aos poucos no rosto (fica um pouco areada). O que levo muito em consideração num sabão de barba é se a espuma desmonta ou não no rosto. Isto tem que ser melhorado!

O deslize e acolchoamento ficaram prejudicados devido a qualidade mediana da espuma.

No geral, foi um bom barbear. Creio que se melhorar a espuma, teremos um produto de qualidade ímpar.

É pena que não tenha se acertado de primeira, mas o importante é ver aí possibilidade de melhora. Vale lembrar que o sabão stirling por exemplo, que anda fazendo muito sucesso nos fóruns americanos, está em nada menos do que na SEXTA geração.

Offline Inga Saboaria Artesanal

  • Vendedor
  • Trade Count: (+15)
  • Sir Edwin Jagger
  • *
  • Posts: 282
  • Sabões de BArbear Artesanais
  • Respect: +5
    • Ingá Saboaria Artesanal
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #52 on: November 07, 2013, 01:05:10 pm »
0
Olá Cláudio. Obrigado pelas suas impressões e avaliação

É. No íntimo eu já sabia que a espuma seria mediana.
Estava querendo evitar um ingrediente que é bastante difícil de achar fracionado e que tenha um preço acessível aqui no Brasil. Esse ingrediente é o ácido esteárico ou estearina.
Apesar do sebo bovino ter grandes quantidades de ácido esteárico, não é suficiente para gerar um sabão com espuma densa e persistente de alta qualidade.
Para quem não sabe ainda usei o sebo como principal gordural para fazer esse sabão.

Bom, neste caso realmente terei que investir na compra desse ingrediente. Para conseguir um preço bom terei que comprar 50 quilos  :o e fazer um monte de sabão  ;D.
Ingá Saboaria Artesanal
Saúde da pele e da mente
www.ingasaboaria.com.br
ingasaboaria@ingasaboaria.com.br
Whatsapp: +55 (44) 988092619

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #53 on: November 07, 2013, 01:16:41 pm »
0
Tomara que vc consiga atingir o ponto da espuma ideal.
Gosto da espuma tipo "cimento armado"...
O sabão no aroma e hidratação está ótimo.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #54 on: November 07, 2013, 01:18:28 pm »
0
Olá Cláudio. Obrigado pelas suas impressões e avaliação

É. No íntimo eu já sabia que a espuma seria mediana.
Estava querendo evitar um ingrediente que é bastante difícil de achar fracionado e que tenha um preço acessível aqui no Brasil. Esse ingrediente é o ácido esteárico ou estearina.
Apesar do sebo bovino ter grandes quantidades de ácido esteárico, não é suficiente para gerar um sabão com espuma densa e persistente de alta qualidade.
Para quem não sabe ainda usei o sebo como principal gordural para fazer esse sabão.

Bom, neste caso realmente terei que investir na compra desse ingrediente. Para conseguir um preço bom terei que comprar 50 quilos  :o e fazer um monte de sabão  ;D.

Caro confrade, importar seria opção?
Não conheço os preços praticados aí mas aqui em PT eu consigo arranjar Ácido Esteárico em potes de 1kg.
Seria uma questão de avaliar se lhe compensaria.
O pode de kg ronda sensivelmente entre os 9€/10€ e os portes/frete para BR ronda os 6€.
Qualquer coisa disponha pois terei o maior prazer em ajudar.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #55 on: November 07, 2013, 01:20:09 pm »
0
Olá Cláudio. Obrigado pelas suas impressões e avaliação

É. No íntimo eu já sabia que a espuma seria mediana.
Estava querendo evitar um ingrediente que é bastante difícil de achar fracionado e que tenha um preço acessível aqui no Brasil. Esse ingrediente é o ácido esteárico ou estearina.
Apesar do sebo bovino ter grandes quantidades de ácido esteárico, não é suficiente para gerar um sabão com espuma densa e persistente de alta qualidade.
Para quem não sabe ainda usei o sebo como principal gordural para fazer esse sabão.

Bom, neste caso realmente terei que investir na compra desse ingrediente. Para conseguir um preço bom terei que comprar 50 quilos  :o e fazer um monte de sabão  ;D.

Olá Ivan!

Eu sou um zero a esquerda no que toca a química, mas em todos os sabões que tenho, reparei que há ácido esteárico. Acho que deves sim investir nisso, se é o que dá estabilidade a espuma, que é a principal característica que nós procuramos no sabão de barba.

A espuma do sabão, não só hidrata o pelo ( e sabemos que um cabelo humado úmido é 70% mais maleável) para um corte mais rente, mas também oferece uma camada de proteção e deslize.

É claro, você há de saber isso tudo, não quero ensinar o padre como se reza a missa!

O que posso te garantir é: Um bom sabão que tenha todas as características que nós prezamos, certamente terá boa saída aqui.

Offline Inga Saboaria Artesanal

  • Vendedor
  • Trade Count: (+15)
  • Sir Edwin Jagger
  • *
  • Posts: 282
  • Sabões de BArbear Artesanais
  • Respect: +5
    • Ingá Saboaria Artesanal
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #56 on: November 07, 2013, 01:36:18 pm »
0
Olá Cláudio. Obrigado pelas suas impressões e avaliação

É. No íntimo eu já sabia que a espuma seria mediana.
Estava querendo evitar um ingrediente que é bastante difícil de achar fracionado e que tenha um preço acessível aqui no Brasil. Esse ingrediente é o ácido esteárico ou estearina.
Apesar do sebo bovino ter grandes quantidades de ácido esteárico, não é suficiente para gerar um sabão com espuma densa e persistente de alta qualidade.
Para quem não sabe ainda usei o sebo como principal gordural para fazer esse sabão.

Bom, neste caso realmente terei que investir na compra desse ingrediente. Para conseguir um preço bom terei que comprar 50 quilos  :o e fazer um monte de sabão  ;D.

Caro confrade, importar seria opção?
Não conheço os preços praticados aí mas aqui em PT eu consigo arranjar Ácido Esteárico em potes de 1kg.
Seria uma questão de avaliar se lhe compensaria.
O pode de kg ronda sensivelmente entre os 9€/10€ e os portes/frete para BR ronda os 6€.
Qualquer coisa disponha pois terei o maior prazer em ajudar.

Olá. Obrigado pela disposição mas o preço que você passou consegue ser mais caro que aqui, mesmo fracionado.
Comprando em grandes quantidades (50 Kg)eu consigo um valor realmente atraente. Em torno de 2-3 euros o quilo.
Ingá Saboaria Artesanal
Saúde da pele e da mente
www.ingasaboaria.com.br
ingasaboaria@ingasaboaria.com.br
Whatsapp: +55 (44) 988092619

Offline Inga Saboaria Artesanal

  • Vendedor
  • Trade Count: (+15)
  • Sir Edwin Jagger
  • *
  • Posts: 282
  • Sabões de BArbear Artesanais
  • Respect: +5
    • Ingá Saboaria Artesanal
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #57 on: November 07, 2013, 01:44:19 pm »
0
Olá Gago,

Eu estou sempre aprendendo e não sei tudo. O ácido esteárico realmente gera uma espuma cremosa, densa e persistente. Se os sabões que vocês usam tem essa característica, pode ter certeza que contém entre 40 e 60% ou até mais somente de ácido esteárico (saponificado é claro) relativo ao peso do óleos e gorduras da fórmula.
Como vou comprar o ácido esteárico de origem vegetal (Palma), posso aproveitá-lo também nos outros sabonetes que faço e que são 100% vegetais (marketing).
Ingá Saboaria Artesanal
Saúde da pele e da mente
www.ingasaboaria.com.br
ingasaboaria@ingasaboaria.com.br
Whatsapp: +55 (44) 988092619

Offline ZECA

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 993
  • Shepherd Neame IPA
  • Respect: +1
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #58 on: November 07, 2013, 02:22:31 pm »
0
Como vou comprar o ácido esteárico de origem vegetal (Palma), posso aproveitá-lo também nos outros sabonetes que faço e que são 100% vegetais (marketing).
E pode usar também no creme!
Zeca (BarbaCabeloeBigode)
Londrina, PR - Brasil

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #59 on: November 07, 2013, 03:06:32 pm »
0
- estou a seguir este tópico com muito interesse -
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal