Author Topic: Opiniões!  (Read 5287 times)

Offline Terramoto

• Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Respect: 0
Opiniões!
« on: November 10, 2013, 08:56:17 pm »
0
Boas,

Comprei uma Merkur 1904 ao Pitolas há pouco tempo que veio com umas laminas Bolzano de oferta. (Atenção que eu venho de uma mach3) No primeiro barbear, na primeira passagem correu tudo bem, na segunda passagem irritou-me o pescoço e no final acabei por não ficar com a pele lisa (acho que é o que chamam de bbs?) nalguns spots. Hoje voltei a fazer a barba e o pescoço não ficou irritado, ficou com alguns spots vermelho no pescoço mas não sinto nada (penso que seja consequências do 1º barbear), voltei outra vez a não ficar com o bbs mesmo depois de na terceira passagem ir contra os pelos. Algumas das vezes quando faço a passagem em vez de limpar a espuma completamente, fica a marca dos dentes da gillette na espuma isto será sinal de mau ângulo? Mesmo quando acerto o ângulo a espuma não sai completamente, fica uma pequena cortina de espuma, e quando isso acontece na próxima passagem acrescento um bocado de pressão ao peso da máquina, porque se não limpou a espuma completamente muito menos cortou o pelo.

Eu vejo o pessoal a recomendar não aplicar pressão, deixar o peso da máquina fazer o trabalho, mas quando eu faço isso a máquina ou salta por cima do pelo ou não corta o esperado. Pergunto-me se será problema da rigidez da barba, do ângulo ou da técnica.

Já agora um aparte,tenho reparado que há uns pincéis maiores que o normal, onde é que eu posso arranjar um desses? Há cá em Portugal?
« Last Edit: November 10, 2013, 08:57:48 pm by Terramoto »

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
Re: Opiniões!
« Reply #1 on: November 10, 2013, 09:16:28 pm »
0
Bem-vindo!

Primeiro, seria de bom tom apresentares-te à comunidade no tópico de apresentação  ;)

Quanto às questões, tu, em certa medida, já sabes a resposta, o problema maior é a técnica e não esperes ter um BBS sempre e muito menos antes de teres uma boa quantidade de escanhoados de experiência. Vai fazendo a barba e experimenta ;)

Não conheço a máquina mas, pelo que li, ela tem um ângulo muito específico para cortar, pressão não acredito que precise.

Quanto aos pincéis, a que te referes concretamente? Em Portugal há Semogue e um ou outro pincel estrangeiro em algumas lojas específicas ou farmácias.
« Last Edit: November 10, 2013, 09:47:45 pm by FML »

Offline orlandosn

• Devoto de São Martin de Candre
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
« Reply #2 on: November 10, 2013, 09:42:38 pm »
0
Bem, deixa-me cá deixar os meus 2 cents... ;)

Em primeiro lugar, borrifa-te no BBS.

Atingir um BBS deve ser uma consequência do barbear com técnica, boa espuma e boa lâmina, e nunca um objectivo a alcançar. Eu procuro sempre ter um escanhoado confortável, e a maioria das vezes resulta num DFS (Damn Fine Shave) ou num BBS. Há dias (felizmente poucos) em que resulta numa irritação pegada, e sabe-se lá porquê: a lua está cheia, ou o vento vem de sueste... ;)

Tens de deixar que a pele se habitue a esta maneira de barbear; poderá demorar algumas semanas.

Vindo de uma Mach3, é provável que estejas a fazer alguma pressão, típica de quando nos barbeamos com multilâminas. Lembra-te, pressão zero! É o primeiro, segundo e terceiro Mandamento!

Aprender a fazer uma boa espuma é importante: a espuma hidrata, protege a pele e facilita o deslizar da máquina. Tudo isto diminui as hipóteses de ocorrer irritação.

A 1904 é uma boa máquina, mas sendo uma Open Comb poderá requerer algum maior cuidado no início.

Enfim, é isto! Boa espuma, adquirir técnica, e deixa os BBS's lá mais para a frente. Eles irão aparecer, por certo. ;)   
Orlando

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #3 on: November 10, 2013, 10:29:43 pm »
0
Parece existir um equívoco em algumas das respostas anteriores.

A Merkur 1904 NÃO é uma open-comb: http://www.shaving101.com/index.php/product-reviews/safety-razors/159-merkur-1904-classic-safety-razor.html

No entanto, as marcas dos dentes na espuma são isso mesmo: um sinal claro de um ângulo desadequado, e é natural que não consigas um barbear apurado. Terás que acertar esse pormenor.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline ZECA

• Com Proraso, eu arraso
  • Shepherd Neame IPA
  • Respect: +1
    • Email
« Reply #4 on: November 10, 2013, 10:42:53 pm »
0

A Merkur 1904 NÃO é uma open-comb: http://www.shaving101.com/index.php/product-reviews/safety-razors/159-merkur-1904-classic-safety-razor.html

No entanto, as marcas dos dentes na espuma são isso mesmo: um sinal claro de um ângulo desadequado, e é natural que não consigas um barbear apurado. Terás que acertar esse pormenor.
A loja Classic Shaving vende a Merkur Classic 1904 com pente aberto ou fechado.
http://int.classicshaving.com/merkur-classic-1904-safety-razor.html
Possue até a opção de escolha "Choose an Option..."
« Last Edit: November 10, 2013, 10:49:22 pm by ZECA »
Zeca (BarbaCabeloeBigode)
Londrina, PR - Brasil

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #5 on: November 10, 2013, 10:59:56 pm »
0

Tens razão. Existe a 41C (open-comb) e a 42C (closed comb). E se for esta, é de facto a open comb (Merkur 41C).

Nesse caso, faz ainda mais sentido ter atenção ao ângulo. Com um ângulo incorrecto, esse cabeçal nunca vai apurar, e vai apenas deixar riscos na espuma. :)
« Last Edit: November 11, 2013, 10:10:04 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Terramoto

• Maçarico
  • *
« Reply #6 on: November 10, 2013, 11:13:16 pm »
0
Bem-vindo!

Primeiro, seria de bom tom apresentares-te à comunidade no tópico de apresentação  ;)

Quanto às questões, tu, em certa medida, já sabes a resposta, o problema maior é a técnica e não esperes ter um BBS sempre e muito menos antes de teres uma boa quantidade de escanhoados de experiência. Vai fazendo a barba e experimenta ;)

Não conheço a máquina mas, pelo que li, ela tem um ângulo muito específico para cortar, pressão não acredito que precise.

Quanto aos pincéis, a que te referes concretamente? Em Portugal há Semogue e um ou outro pincel estrangeiro em algumas lojas específicas ou farmácias.

Eu fiz uma apresentação no ano passado, inicialmente queria uma straight razor, mas li que é mais difícil que a DE e na altura acabei por desistir da ideia, entretanto a minha conta deixou de existir e a minha apresentação também.

Obrigado pelas respostas, desculpem-me as perguntas mas estou a tentar perceber os erros.
Será difícil de adquirir só o cabeçote de closed-combo para esta máquina?
Tem algum truque para encaixar no ângulo ideal a olho?
A irritação provêm de um ângulo demasiado aberto? ou fechado?
Quanto ao pincel, eu estava a ver uns vídeos no youtube e encontrei este vídeo aqui e gostei do aspecto relaxante do pincel.

Offline orlandosn

• Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
« Reply #7 on: November 11, 2013, 12:54:43 am »
0

Tens razão. Existe a 41C (open-comb) e a 42C (closed comb). E se for esta, é de facto a open comb (Merkur 41C).

Nesse caso, faz ainda mais sentido ter atenção ao ângulo. Com um ângulo incorrecto, esse cabeçal nunca vai apurar, e vai apenas deixar riscos na espuma. :)

;)
« Last Edit: November 11, 2013, 10:09:21 am by oversaturn »
Orlando

Offline Terramoto

• Maçarico
  • *
« Reply #8 on: November 30, 2013, 06:11:03 pm »
0
No seguimento da outra dúvida que tinha relativamente aos pincéis, estive a fazer uma pesquisa e encontrei duas marcas de pincéis que estou a pensar encomendar e queria saber se alguém aqui já se aventurou e o que aconselham.
As marcas são a Frank Shaving e Liojuny Shaving.

Offline goaman

• Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
« Reply #9 on: November 30, 2013, 06:17:37 pm »
0
E porque não um Semogue confrade??
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Terramoto

• Maçarico
  • *
« Reply #10 on: December 01, 2013, 12:37:04 am »
0
Pá, pois se arranjar um com qualidade semelhante pelo mesmo preço até não me importo, eu não ligo muito ás marcas mas sim à qualidade da funcionalidade o resto depende da estimação de cada um. Inicialmente estava à procura de um pincel mais suave e maior que o que tenho de cerda que comprei no pão de açúcar.

Por exemplo fui agora visitar o portugal online shop e têm lá o Semogue Finest bristle mais barato a 60€, encontro no ebay o de Frank Shaving por 25€.
« Last Edit: December 01, 2013, 12:44:44 am by Terramoto »

Offline Fab

• Trade Count: (+1)
  • A Mühle da cooperativa
  • May the Classic Shave force be with you!
« Reply #11 on: December 01, 2013, 02:09:45 am »
0
Por que nao um Semogue Barbear Classico LE aqui do forum? Tens opcoes em cerda, mistura e texugo.

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=3873

Nao vais se arrepender. E se procuras suavidade, o de texugo e bastante suave.
Be kind whenever possible. It is always possible.
Dalai Lama

Offline Terramoto

• Maçarico
  • *
« Reply #12 on: December 01, 2013, 10:34:08 pm »
0
Por que nao um Semogue Barbear Classico LE aqui do forum? Tens opcoes em cerda, mistura e texugo.

Eu já tinha visto o tópico e os pincéis são bastante atractivos, mas têm de perceber que eu não tenho disponibilidade para dar 30 ou 40€ por um pincel, está lá um de 20€ de cerda mas eu já tenho dois de cerda e a sensação que tirei dos dois é que o pelo é rijo, eu quero algo mais suave, o finest que está ai no tópico está por 45€, como eu disse os de FS estão a 25€. Se tivesse disponibilidade comprava sim, até porque não se trata somente de um pincel mas sim de um colecionável com uma excelente apresentação.

Offline FML

• Rocket Man
  • Respect: +129
« Reply #13 on: December 01, 2013, 10:59:43 pm »
0

Eu já tinha visto o tópico e os pincéis são bastante atractivos, mas têm de perceber que eu não tenho disponibilidade para dar 30 ou 40€ por um pincel, está lá um de 20€ de cerda mas eu já tenho dois de cerda e a sensação que tirei dos dois é que o pelo é rijo, eu quero algo mais suave, o finest que está ai no tópico está por 45€, como eu disse os de FS estão a 25€. Se tivesse disponibilidade comprava sim, até porque não se trata somente de um pincel mas sim de um colecionável com uma excelente apresentação.

Não tenho a experiência, apenas te relato a impressão com que fiquei das opiniões que fui colhendo. Esses FS não são mais suaves de pontas que a cerda do Semogue do fórum, têm sim carateristicas diferentes por serem texugo.

O texugo do fórum é muito suave, o pelo mais suave que tenho, mesmo mais suave que os silvertip que possuo.

Offline FatSlim

• Trade Count: (+1)
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
« Reply #14 on: December 02, 2013, 11:07:32 am »
0

Que pincéis de cerda é que tens? Já percebi que um é do Jumbo e nem pincel se deveria chamar... qual é o outro?
Compreendo que não queiras gastar muito € e isso é uma opinião válida como todas as outras, mas o que os confrades estão aqui a dizer é que as qualidades das cerdas de um Semogue 1305 ou o do fórum não têm nada a ver com as de pincéis mais baratos e há que ter atenção que os pincéis de cerda têm de ser suavizados durante umas duas semanas para começarem a dar essa suavidade que procuras. Sobre os pincéis referidos, prefere FS a Lijun (ou que raio se chamam eles agora). Se falares com o vendedor por mais uns 2 ou 3 dolares ele mete mais pêlo ou baixa/sobe a altura do pincel. No minimo tenta comprar algo com um nó de 22 mm.

Se fosse comprar um, este é interessante e este também
« Last Edit: December 02, 2013, 11:36:45 am by FatSlim »
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal