Author Topic: E foi assim que comecei  (Read 5568 times)

Offline Filipe Franco

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 10
  • Respect: 0
E foi assim que comecei
« on: November 12, 2013, 02:22:08 pm »
0
Depois de anos afastado das lâminas descartáveis (que me dão cabo da pele e provocam pontos brancos) e das máquinas (cuja contínua fricção do metal me provoca extrema irritação na face), decidi dar uma colher de chá ao barbear clássico e retornar ao escanhoado, experimentando os métodos antigos. A princípio, a ideia era comprar uma navalha mas fui aconselhado (e bem) pelo Bruno (Leon) a iniciar-me com uma safety razor. Depois de alguma pesquisa neste fórum e afins, decidi adquiri uma Edwin Jagger DE89 Chrome acompanhada de um Semogue 1305 e de um set amostra de 7 caixas de lâminas de diversas marcas para experimentar as diferenças na pele. Tudo na www.shaving.ie . Acabei por ficar com uma caixa Derby Extra a mais que vinha junto com a Edwin Jagger.


Ontem testei o "material" com uma lâmina Derby Extra e o sabão Aleppo (óleos 30% Louro, 70% Azeite), porque gosto particularmente de fugir ao excesso de químicos dos produtos industrializados e prefiro produtos menos sintetizados, ditos naturais.


Resultados: O sabão não tem perfume e cheira literalmente a... sabão! o que, pessoalmente, não me chateia absolutamente nada. Para além disso deixa a pele bem hidratada e, isso sim, já é uma questão importante para mim. No entanto, não é um sabão fabricado para o barbear e, como tal, produziu uma espuma péssima, sem corpo e que desaparecia da cara como por magia. É claro que a falta de lubrificação deu azo a cortes vários e pele sensibilizada pela ação direta da lâmina. O que me salvou a irritação cutânea foi um velho conhecido que já não usava desde os meus tempos de tropa - o creme Azulen do Boticário (feliz por descobrir que ainda é fabricado). Relativamente ao aparelho, gostei do peso na mão (bem diferente das levíssimas descartáveis) e que permitiu não ter de fazer qualquer força para encostar a lâmina à pele. A lâmina deslizava como faca em manteiga. Outro grande erro meu foi não ter aparado a barba antes de escanhoar. Os pêlos estavam demasiado compridos. O que evitou maior desastre foi ter feito um mapa da direção dos pêlos e estar de sobreaviso para lidar com os remoinhos e mudanças de direção.



Conclusões: 1) não escanhoar a barba com o pêlo tão comprido, 2) adquirir um sabão próprio para barbear, 3) adquirir um lápis hemostático para o que der ir vier, 4) não desanimar devido aos cortes porque, pela primeira vez, não me apareceram pontos brancos no dia seguinte ao barbear e o bom do Azulen tratou da irritação na pele com grande pinta.
Em relação aos pontos 2) e 3), já tratei do assunto em www.vintagescent.com . Comprei um sabão em stick da La Toja e um lápis hemostático 444. Agora é só esperar que chegue e fazer o teste n°2.

Depois conto,

Abraços.
« Last Edit: September 05, 2017, 12:31:07 pm by Filipe Franco »

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: E foi assim que comecei
« Reply #1 on: November 12, 2013, 05:35:59 pm »
0
Depois de anos afastado das lâminas descartáveis (que me dão cabo da pele e provocam pontos brancos) e das máquinas (cuja contínua fricção do metal me provoca extrema irritação na face), decidi dar uma colher de chá ao barbear clássico e retornar ao escanhoado, experimentando os métodos antigos. A princípio, a ideia era comprar uma navalha mas fui aconselhado (e bem) pelo Bruno (Leon) a iniciar-me com uma safety razor. Depois de alguma pesquisa neste fórum e afins, decidi adquiri uma Edwin Jagger DE89 Chrome acompanhada de um Semogue 1305 e de um set amostra de 7 caixas de lâminas de diversas marcas para experimentar as diferenças na pele. Tudo na www.shaving.ie . Acabei por ficar com uma caixa Derby Extra a mais que vinha junto com a Edwin Jagger.


Ontem testei o "material" com uma lâmina Derby Extra e o sabão Aleppo (óleos 30% Louro, 70% Azeite), porque gosto particularmente de fugir ao excesso de químicos dos produtos industrializados e prefiro produtos menos sintetizados, ditos naturais.

Resultados: O sabão não tem perfume e cheira literalmente a... sabão! o que, pessoalmente, não me chateia absolutamente nada. Para além disso deixa a pele bem hidratada e, isso sim, já é uma questão importante para mim. No entanto, não é um sabão fabricado para o barbear e, como tal, produziu uma espuma péssima, sem corpo e que desaparecia da cara como por magia. É claro que a falta de lubrificação deu azo a cortes vários e pele sensibilizada pela ação direta da lâmina. O que me salvou a irritação cutânea foi um velho conhecido que já não usava desde os meus tempos de tropa - o creme Azulen do Boticário (feliz por descobrir que ainda é fabricado). Relativamente ao aparelho, gostei do peso na mão (bem diferente das levíssimas descartáveis) e que permitiu não ter de fazer qualquer força para encostar a lâmina à pele. A lâmina deslizava como faca em manteiga. Outro grande erro meu foi não ter aparado a barba antes de escanhoar. Os pêlos estavam demasiado compridos. O que evitou maior desastre foi ter feito um mapa da direção dos pêlos e estar de sobreaviso para lidar com os remoinhos e mudanças de direção.


Conclusões: 1) não escanhoar a barba com o pêlo tão comprido, 2) adquirir um sabão próprio para barbear, 3) adquirir um lápis hemostático para o que der ir vier, 4) não desanimar devido aos cortes porque, pela primeira vez, não me apareceram pontos brancos no dia seguinte ao barbear e o bom do Azulen tratou da irritação na pele com grande pinta.
Em relação aos pontos 2) e 3), já tratei do assunto em www.vintagescent.com . Comprei um sabão em stick da La Toja e um lápis hemostático 444. Agora é só esperar que chegue e fazer o teste n°2.

Depois conto,

Abraços.

Olá Filipe, benvindo. Ainda bem que estás a gostar da experiência. Só não concordo com a tua opinião sobre escanhoar com o pêlo mais comprido. Na minha experiência tenho menos irritação quanto mais comprida for a barba a cortar. Mas é como tudo, YMMV. O Azulen normalmente a cada 6 meses está em promoção a 2,99€ nos Boticários de todo o país, portanto é acresecentar ao stock :)
Como sabão a começar recomendo o Nomad da Crabtree and Evelyn, bom e barato!

Btw , algum moderador que possa colocar este post aparte sff nas apresentações.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re: E foi assim que comecei
« Reply #2 on: November 12, 2013, 06:00:22 pm »
0
Bem vindo Filipe.

Isso é que é um homem de coragem, começar logo com sabão de Alepo. Bom material, sim senhor, mas não para barbear. :)

Com o La Toja ficas bem servido.
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline Mike

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 359
  • Scrumpadoochous!
  • Respect: 0
Re: E foi assim que comecei
« Reply #3 on: November 12, 2013, 06:18:24 pm »
0
Bem vindo  ;D
Props,
Miguel

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
E foi assim que comecei
« Reply #4 on: November 12, 2013, 07:05:37 pm »
0


Benvindo!!

Alepo dá para usar como pré-shave que costumam ter pouca espuma mas bom deslize.

Offline ZECA

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 993
  • Shepherd Neame IPA
  • Respect: +1
    • Email
Re: E foi assim que comecei
« Reply #5 on: November 12, 2013, 07:24:21 pm »
0
Bem-vindo Filipe...
Zeca (BarbaCabeloeBigode)
Londrina, PR - Brasil

Offline Dr. Leckter

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • ..reality is for people who do not have internet..
  • Respect: 0
    • Email
Re: E foi assim que comecei
« Reply #6 on: November 12, 2013, 07:41:27 pm »
0
Olá,

Seja bem vindo.
The nail that sticks out is the first to be hammered...

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: E foi assim que comecei
« Reply #7 on: November 12, 2013, 07:58:47 pm »
0
Bem-vindo!

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: E foi assim que comecei
« Reply #8 on: November 12, 2013, 08:29:26 pm »
0
Bem-vindo ao BC!
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline celestino

  • Trade Count: (+1)
  • Lord Sheffield
  • ***********************************
  • Posts: 5396
  • Respect: +5955
Re: E foi assim que comecei
« Reply #9 on: November 13, 2013, 02:20:45 am »
0
Bem-vindo, Felipe!  :D
O riso, o amor, e barbear! :)

Celestino

Offline JJ Marwan

  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • ***********************************
  • Posts: 5280
  • Respect: +4188
    • Email
Re: E foi assim que comecei
« Reply #10 on: November 13, 2013, 11:01:50 am »
0
Bienvenido al foro Filipe, saludos desde Badajoz, España.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: E foi assim que comecei
« Reply #11 on: November 13, 2013, 11:14:00 am »
0
Bem-vindo e bons escanhoados!
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Byke

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 25
  • Respect: 0
    • Email
Re: E foi assim que comecei
« Reply #12 on: November 13, 2013, 11:35:56 am »
0
Bem Vindo a "Familia" do BC
Herrar é Umano...

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: E foi assim que comecei
« Reply #13 on: November 13, 2013, 03:49:58 pm »
0
Bem vindo!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: E foi assim que comecei
« Reply #14 on: November 13, 2013, 07:34:18 pm »
0
Bem-vindo!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal