Author Topic: Problemas com Gillette Aristocrat  (Read 6770 times)

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Problemas com Gillette Aristocrat
« on: September 19, 2010, 09:43:55 pm »
0
Cavalheiros,
na semana passada, tive a primeira experiência ruim no ebay. Comprei de um vendedor indiano, com cerca de 400 estrelas e índice positivo de mais de 99%, um Gillette Aristocrat com estojo. Pelas fotos e descrição, o aparelho estaria impecável. O preço, com frete, foi bem mais barato do que o valor a que a média de leilões deste modelo no ebay alcança, e também mais barato do que geralmente se oferece nos fóruns aí afora. Acreditei ter feito um excelente negócio.

O aparelho chegou em duas semanas, o que considero super rápido se considerada a distância. Quando abri o case, pude ver o primeiro problema: em uma das laterais da cabeça, houve descolamento de uma peça, pequena e cujo nome não sei. A peça estava dentro do porta-lâminas que faz par com o aparelho, e fico em dúvida se tal problema se deu durante o transporte.

O segundo percebi quando testei o funcinamento do TTO. Apesar de abrirem bem as "portas", fecham com uma certa resistência e dificuldade, fazendo um ruído como se houvesse algo emperrando o funcionar do mecanismo. O vendedor houvera descrito como se o mecanismo estivesse excelente, o que pressuporia a inexistência de tal problema.

Ainda não dei o meu feedback ao vendedor. Gostaria de saber o que recomendam que eu faça. Aqui está um link com fotos que eu mesmo tirei do aparelho, pois não tenho conseguido postá-las no fórum: http://img715.imageshack.us/g/aristocratecase.jpg

Agradeço desde já pela atenção.
- Paulo.

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #1 on: September 19, 2010, 10:05:51 pm »
0
Consegui entender como se colocam as imagens.  ;D
Talvez fique algo pesado, e deixo à moderação decidir sobre mantê-las ou não no tópico.

Aparelho no case:


Uploaded with ImageShack.us

Lado com a peça:

Uploaded with ImageShack.us

Lado com a peça descolada:

Uploaded with ImageShack.us

Aparelho ao lado da peça que se descolou:

Uploaded with ImageShack.us
- Paulo.

ouriço

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #2 on: September 19, 2010, 10:57:37 pm »
0
O melhor é entrar em contacto com o vendedor e ver o que ele diz.
Pelo menos é o que eu faria.
Se na discrição da máquina não consta nada acerca da peça partida, e caso o vendedor não quiser resolver as coisas a bem, tem sempre a opção de lhe deixar feedback negativo e de participar ao Paypal, caso tenha sido essa a forma de pagamento.
Se fosse comigo, primeiro entraria em contacto com ele, e conforme a resposta, a partir daí tomaria uma decisão.

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #3 on: September 19, 2010, 11:08:34 pm »
0
Sim, já enviei-lhe mensagem e estou aguardando resposta. Mas se eu puder por mim mesmo consertar o aparelho, se isto não acarretar gasto muito alto, nem terei o trabalho de retornar o aparelho para reaver o que paguei.

O que incomoda mais que a peça partida, ou descolada, é o TTO.

Atualização: o vendedor respondeu e aconselhou-me a 1. tentar colar o "end cap" com epoxy e 2. passar óleo dentro do mecanismo, pois acredita que o material o qual utilizou para polir o aparelho antes de colocá-lo à venda pode ter entrado e secado no mecanismo, sendo portanto o responsável pelo barulho. Desculpou-se e ofereceu reembolso integral.
Não sei que tipo de óleo passar. WD40 poderia provocar algum dano?
Penso igualmente em recorrer a algum joalheiro para ver se ele resolve o problema da peça desprendida. O vendedor disse ser comum que isto ocorra a Aristocrats, mas não estou certo desta informação.

O que acham?
« Last Edit: September 20, 2010, 05:27:08 am by gallop »
- Paulo.

ouriço

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #4 on: September 20, 2010, 08:57:07 am »
0
Não sei que tipo de óleo passar. WD40 poderia provocar algum dano?

Já utilizei o WD40, sem qualquer tipo de problema. No entanto não tenho nenhuma máquina dourada.

Se o problema é a máquina fazer barulho a fechar isso provávelmente é falta de lubrificação. Já me aconteceu o mesmo com uma fatboy.
No caso da minha deixei-a submersa durante algumas horas em óleo mineral fino, do género que antigamente era usado em máquinas de costura, a seguir limpei-a bem para remover os resíduos de óleo e ficou a funcionar bem.

Outra coisa é a máquina emperrar a fechar ou notar dificuldades a fechar, o que poderá indicar problemas no mecanismo.
Nesse caso já é mais complicado, pode ser a rosca do mecanismo com problemas.

Eu experimentava o óleo, caso não funcionasse, acho que a devolvia.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #5 on: September 20, 2010, 02:33:32 pm »
0
Sim, já enviei-lhe mensagem e estou aguardando resposta. Mas se eu puder por mim mesmo consertar o aparelho, se isto não acarretar gasto muito alto, nem terei o trabalho de retornar o aparelho para reaver o que paguei.

O que incomoda mais que a peça partida, ou descolada, é o TTO.

Atualização: o vendedor respondeu e aconselhou-me a 1. tentar colar o "end cap" com epoxy e 2. passar óleo dentro do mecanismo, pois acredita que o material o qual utilizou para polir o aparelho antes de colocá-lo à venda pode ter entrado e secado no mecanismo, sendo portanto o responsável pelo barulho. Desculpou-se e ofereceu reembolso integral.
Não sei que tipo de óleo passar. WD40 poderia provocar algum dano?
Penso igualmente em recorrer a algum joalheiro para ver se ele resolve o problema da peça desprendida. O vendedor disse ser comum que isto ocorra a Aristocrats, mas não estou certo desta informação.

O que acham?

O óleo que uso na minha fat boy é o finish line ceramic, que é usado para correntes de bicicleta. O WD-40 não lubrifica de verdade, age mais como limpador (fora que tem um cheiro horrível).
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #6 on: September 20, 2010, 02:45:30 pm »
0
O óleo que uso na minha fat boy é o finish line ceramic, que é usado para correntes de bicicleta. O WD-40 não lubrifica de verdade, age mais como limpador (fora que tem um cheiro horrível).
Boa, tenho óleo que uso na corrente da bicicleta aqui. Tinha até me esquecido dele, vou tentar.
- Paulo.

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #7 on: September 20, 2010, 03:30:10 pm »
0
Bem, passei um spray de silicone, pois não encontrei o óleo para bicicleta. Na embalagem, recomenda-se para prevenir corrosão de metais e lubrificá-los. E funcionou, mecanismo não faz mais barulho e abre e fecha bem, mas não de forma excelente como descrito pelo vendedor - tenho como referências meu Superspeed e meu Red Tip, cujos mecanismos estão perfeitos. O cheiro é neutro.


Edição: spray produzido por Wraft heavy duty
« Last Edit: September 20, 2010, 03:36:11 pm by gallop »
- Paulo.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #8 on: September 21, 2010, 01:31:19 pm »
0
Suponho que seja habitual haver máquinas antigas com esse problema. A minha Gillette Slim perdeu a brilho nesse mesmo sítio (apresentando o latão de que é feita) quando a estive a polir.

Suponho que seja devido ao hábito de bater com a máquina no lavatório, como se tem de fazer com as multilâminas.
Óleo de bicicleta ou óleo para máquinas de costura são ideais para estes serviços inclusivamente para proteger lâminas da oxidação.

Como ficou o aparelho?
Talvez lixando e aplicando uma gota de "super cola 3" ou equivalente   :-\
O problema é que se o aparelho for utilizado com água muito quente, pode fazer com que se volte a descolar.

Como é que a peça estava presa? suponho que estava entalada nas outras.. não dá para voltar a apertar tudo com um alicate?  ::)

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #9 on: September 21, 2010, 04:50:04 pm »
0
Nuno,
eu sinceramente não sei como estava presa a peça. Vou amanhã a um joalheiro para ver se isto se resolve.

Como este ornamento que se soltou não tem qualquer utilidade para barbear, o maior problema deste aparelho é o estado do mecanismo. O barulho se foi, mas o mecanismo já não disfarça a idade e está bastante aquém do que se esperaria de um TTO em excelente funcionamento, como descrito pelo vendedor. 

Mas quando tudo estiver resolvido e eu estiver menos aborrecido, farei um teste com a máquina. Deve fazer uma boa barba ao menos!
- Paulo.

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #10 on: September 21, 2010, 11:01:17 pm »
0
Acabei de dar uma olhada no aparelho, e o TTO parece pior do que quando chegou... O mecanismo está barulhento e não abre bem
- Paulo.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #11 on: September 22, 2010, 01:48:27 pm »
0
Acabei de dar uma olhada no aparelho, e o TTO parece pior do que quando chegou... O mecanismo está barulhento e não abre bem
Provavelmente o spray de silicone terminou de tirar o restante da lubrificação que existia, fato que é muito comum com os "lubrificantes" em spray. Ainda acho que uma gotinha de finish line (ou de óleo de motor) ajudará bastante.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #12 on: September 22, 2010, 01:51:37 pm »
0
Provavelmente o spray de silicone terminou de tirar o restante da lubrificação que existia, fato que é muito comum com os "lubrificantes" em spray. Ainda acho que uma gotinha de finish line (ou de óleo de motor) ajudará bastante.

é, vou procurar o óleo da bicicleta e tentar
- Paulo.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #13 on: September 22, 2010, 02:03:00 pm »
0
Eu não estou a ver o que seja o silicone em spray, mas suponho que seja o que se usa para limpar os plásticos dos carros.

Se formou uma "película" pode ser boa ideia remover esse silicone antes de aplicar o óleo.

Estava mesmo falando em óleo de máquina de costura, como este aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151708923-oleo-singer-para-maquinas-de-costura-_JM


Eu uso algo similar (não é dessa marca) para conservar as lâminas das  navalhas.

ouriço

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:Problemas com Gillette Aristocrat
« Reply #14 on: September 22, 2010, 03:28:53 pm »
0
O sistema de TTO usado nas máquinas da Gillette é relativamente simples.
Pode ver nesta página - http://vintagesaws.com/fatboy/fatboy.html - uma Fatboy completamente desmontada e o sistema em si que permite abrir e fachar os portões.
No caso da aristocrat o sistema deve ser muito semelhante, sem o sistema de regulação como é óbvio.
No caso da sua aristocrat o problema deve ser ou a rosca que fica na extremidade, que pode estar moida, ou então lixo acumulado dentro da máquina.
Talvez não fosse má ideia colocar a máquina num recipiente com água quente e detergente para tentar soltar o lixo, ou então se tiver acesso a uma, tentar usar uma máquina de limpeza por ultra sons, acho que no Brasil chamam a isto de máquina de limpeza ultrasonica. Estas máquinas são vulgarmente utilizadas nos joalheiros para limpar peças de ouro e não só, e só depois disto usar um bocadinho de óleo para lubrificar o mecanismo.
Se isto não funcionar desconfio que só desmontando a máquina.
De qualquer das maneiras boa sorte com o problema.   

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal