Author Topic: Análise do mercado brasileiro de produtos para o BC por um iniciante  (Read 2347 times)

Offline Fabio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • C'est si bon, nes pas?
  • Respect: 0
    • Email
Iniciando no BC tenho me deparado com dois problemas:

1)   O que ter para conseguir um barbear eficiente (além de técnica e muito erro e aprendizado);
2)   Onde encontrar os produtos necessários de forma que ao encontrar meu set up este consiga continuidade de suprimento principalmente com foco no mercado brasileiro, isto é, que um homem comum consiga fazer um barbear clássico sem ter maiores problemas e a custos razoáveis.

Assim, didaticamente dividi os produtos conforme já havia visto no fórum, isto é, em hardware e software. Parece ser consenso que SRs, navalha, pincéis, tigelas e canecas são hardware e o restante: cremes, sabões, lâminas, pré e after shaves etc são software.
Logo, penso que o investimento em hardware sugere ser maior, pelo menos inicialmente, e que no caso brasileiro além de dispendioso é dificultado pela pífia disponibilidade de produtos, restando ao software o menor investimento inicial.

HARDWARE

Definidos os pressupostos da análise, sigo para as opções de hardware no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro:

PINCÉIS:
Nos supermercados e drogarias só serão encontrados os Ricca e Marco Boni, e em algumas poucas perfumarias o Condor SM 3050 (achei na Drogaria Venâncio na Rua Buenos Aires – Centro e em Niterói na Perfumaria Cláudia na Rua Aurelino Leal em Niterói)
Existe também o Pincel da The Grooming Co. muito bem recomendado  (ver link próprio com comentários do Gago).
Fora isso parece que a importação é o caminho.

SAFETY RAZORS:
Nesta seara também não se avança muito, restando o garimpo na feira de antiguidades, nas caixas do vovô ou a importação. Até por que o que há disponível  para venda em drogarias ou perfumarias tem-se somente os aparelhos chineses de sempre, ainda que reembalados com marcas nacionais (Santa Clara, Mundial, Super Barba e Enox).
Na minha humilde opinião, só se salva o ENOX, que se diga é o mais barato. Encontrei a R$ 3,00. E não vejo como evoluir numa escala grande de mercado. Penso que boas SRs e navalhas devam acabar ficando restritas a poucas lojas que surgirão apenas no nicho do barbear clássico ou explorando produtos masculinos (sapataria, gravatas, cintos, lenços e tabacaria). Talvez assim o comerciante possa através de um mix de produtos masculinos sobreviver no mercado. Ou ainda em LOJAS VIRTUAIS.

NAVALHAS E NAVALETES
Assumo que sou novato e como dizem “pato novo não mergulha fundo”. Só arrisco falar que na dificuldade de achar safety razors os navaletes são fáceis de encontrar em lojas de produtos para salões de cabeleireiros. Tenho uma e de vez em quando arrisco uma passada no sentido dos pelos.

TIJELAS, CANECAS, SUPORTES DE PINCÉIS E AFINS
Não sei nem o que dizer neste aspecto. Simplesmente tudo é na base da gambiarra. Existe um mercado totalmente virgem a ser explorado.

SOFTWARE

Falando de software tem-se que dividir o mercado em dois novamente: produtos de massa e produtos refinados (não encontrei palavra melhor, aceito sugestões), RESSALVADO QUE POR SEREM DE MASSA NÃO SE ESTEJA ESTABELECENDO NECESSARIAMENTE QUE OS PRODUTOS SEJAM RUINS. Exemplo disso é que já verifiquei análise de creme de barbear Bozzano em fórum espanhol (Foro Afeitado) E FORA INCLUSIVE MUITO BEM AVALIADO. Adquirido o hardware, será aqui que o homem médio vai gastar dinheiro sempre, por vezes até fazer uma extravagância ou outra, daí os produtos que chamei de refinados.  Estes produtos serão pontuados conforme se falar dos itens em específico.

CREMES DE BARBEAR
Aí não fica difícil. Apesar de ser um rol curto mas temos os da Bozzano, Gillette, Nivea, Bic e Brut, estes dois últimos mais difícil de encontrar. Mas Bozzano e Nivea se acha em qualquer drogaria e supermercado.
Ressalto que a Nivea, à exceção de lâminas, tem uma linha completa. Dispondo de cremes de barbear, bálsamos e loções de um padrão, no meu humilde entender, excelente. Ademais acha-se quaisquer dos seus  produtos sem grande dificuldade.
Acerca dos produtos da marca Brut Classic tenho uma dúvida: a logo e o apelo da marca remetem à famosa Brut de Fabergé, inclusive pela garrafa verde do After Shave. Como não conheço o original não tenho como avaliar sequer a fragrância. Favor algum confrade se manifestar.
Relativamente a produtos de maior refino não ousaria falar, mas penso que marcas famosas do exterior só com importação (lojas on line, amazon, e-bay), mercado livre ou incomodando amigos que viajam ao exterior (cabe outro post sobre com pedir produtos de BC aos amigos que viajam e fazer com que isso não seja um estorvo).
Gostaria de saber um pouco mais sobre comprar no Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile, mas acho até que seria, se já não houver, mais um post bem bacana a se iniciar.
Falando em atacado tem-se o famoso Palmindaya, já que não se acha mais na Perfumaria Diamantino a bisnaga de 60g, e um tal Fix model (acho que é isso) que parece ser o sucedâneo ou concorrente do Palmindaya mas de cheiro duvidoso. Ambos são apresentados em volume de para barbeiros e revendidos em lojas para cabeleireiros. Existe o Palmindaya de 240g e até de 700g, que para aqueles que não gostam de mudar de creme vão ficar um bom tempo sem gastar com isso.

SABÃO DE BARBEAR
Falando em Rio de janeiro achei o da GRANADO, execrado em post do próprio fórum BC (penso que devíamos mandar uma nota ao laboratório que o fabrica no sentido de resolver o problema de espuma, pois o cheiro é muito bom e o preço na faixa de  5 reais também). O da L’Occitane, só vi em shoppings e com um preço para mim proibitivo. E li um post acerca do sabão da The Grooming Co. muito bem recomendado.
Fora estes três que citei não vi nada para comprar por aqui. Sticks nem saberia que existiam não fosse o fórum BC. Assim, conforme li no próprio fórum, o remédio é importar ou incomodar os amigos viajantes.

LÂMINAS
Supermercados nem pensar! Simplesmente não interessa aos grandes supermercados vender as chamadas Double Edge Blades (DEs). Sei lá, mas no meu pensar existe toda uma política da Gillette de modo a priorizar os aparelhos descartáveis, mas isso também dá uma discussão de horas ou ainda um post específico.
Farmácias e drogarias: nelas são mais fáceis de encontrar lâminas, mas quando encontramos só terão as da Gillette (Azul) e Wilkinson e muito raramente Bic. As duas primeiras fabricadas no Brasil pela P&G e a um preço completamente sem critério. Exemplifico: já vi lâmina Wilkinson desde R$ 0,90 até R$ 3,00 por uma caixinha com três lâminas. E as da Gillette como regra na faixa dos R$ 2,80.
As Lojas de produtos para cabeleireiros se destacam no quesito preço e variedade (com ressalva abaixo), principalmente no atacado, mas mesmo assim pecam em muito no quesito regularidade. A impressão que dá é que chegou um container da china ou coisa assim e um meio atacadista “arrematou” a carga. Assim, existirá a época das lâminas Supermax, Lord, Iridium, Feather etc. O resultado é que você compra a da época. Gostando ok, não gostando chore até passar. E pior, sempre haverá o arrependimento de não ter comprado mais daquela que se gostou ou ter comprado muito aquela lâmina lixo.
Eis, na minha opinião, a razão para os estoques deceniais de alguns colegas do fórum.

PRÉ E AFTER SHAVES
Dispondo-se a ser pré somente encontrei apenas o da Nivea. Fora isso cada pessoa tem a sua fórmula secreta do vovô .
Deixando de fora os pré e after shaves da Natura, O Boticário, Granado (já ouvi falar bem deles) e afins,  after shave até a chegada dos bálsamos da Nivea só havia os da Bozzano. Que diga-se é o único que se acha em qualquer lugar. Até gosto dele, mas acho-o caro pela quantidade. Mas também que sem concorrência...
Ainda sobre ASs, a Bic tem entrado com uma linha de gel nas prateleiras do Rio de Janeiro que desconheço e os antigos géis da Gillette sumiram do mercado.
Achei nos Supermercados Guanabara o AS da Brut, o Brut Classic, que como falei não conheço o perfume do original, pois imagino ser a versão nacionalizadas do estrangeiro. Ademais o laboratório que o produz/ envasa não é dos mais conhecidos: Perfumes Dana do Brasil, mas de qualquer forma parece que veio para ficar. Usei uma vez quando fiz barba no barbeiro. O aroma no momento da aplicação é forte mas depois suaviza, sendo de qualquer forma uma fragrância de personalidade.
Existe ainda o AS da Palmindaya, mas este só achei na Perfumaria Diamantino. Comprei e uso, boa relação custo-benefício, principalmente comparado ao da Bozzano.
Só não é distribuído pela Hipermarcas.No mais só encontrei garrafões de álcool colorido com glicerina e os aditivos de sempre. Todos acondicionados em garrafas pet.

PEDRA HUME E LÁPIS HEMOSTÁTICO
Encontrei apenas a barra da Rapozo com preços vairiando de R$ 4,50 a R$ 9,00 somente em drogarias e lojas de cabeleireiros. Quase um hardware. Compra-se uma vez na vida, mas não devemos esquecer que qualquer produto tem validade.

CONCLUSÃO
Comparado ao mercado exterior surge uma frustração, mas se encararmos o barbear clássico como uma oportunidade de cuidarmos mais de nós até dá para se iniciar com o que há por aí, pois teremos um barbear bem melhor do que o obtido nos meios atuais. Mas pensando no barbear clássico como num nicho de mercado a ser explorado ele simplesmente não existe. Não é minha praia, mas até chego a pensar em montar uma loja on-line só para ver o que aconteceria. Seria divertido.
Grato a todos pela atenção e desculpem quaisquer redundâncias. Favor fazerem considerações e críticas pois este post é decorrência de tudo que li no fórum e na net além das dificuldades que tive e tenho nesta curta caminhada ora iniciada.
Fabio Oliveira

evertonrivas

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re: Análise do mercado brasileiro de produtos para o BC por um iniciante
« Reply #1 on: January 03, 2014, 01:08:20 am »
0
Fabio, tudo bem?
Sou proprietário da Hestilo (http://hestilo.com.br) e trabalho com os produtos da linha Brut, Barbasol, Granado e Dr. Jones para barbear. Possuo continuidade de produtos e preços bem competitivos. Faça compras conosco e utilize o seguinte cupom para ter 10% de desconto FORUMBC2014.

Atenciosamente,
Hestilo - Para o novo Homem
http://hestilo.com.br
contato@hestilo.com.br

Offline Fabio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • C'est si bon, nes pas?
  • Respect: 0
    • Email
Re: Análise do mercado brasileiro de produtos para o BC por um iniciante
« Reply #2 on: January 03, 2014, 01:36:34 am »
0
Grato pelo convite Everton,
Vou olhar o site com carinho. É bem aquilo que comentei mesmo. Imagino que por enquanto os comerciantes vão suprir estas demandas de forma acessória. É por aí mesmo. Sucesso!
Fabio Oliveira

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal