Gaita em Portugal também serve para referenciar o orgão sexual masculino

daí a pegadinha

Bem, mas como diz o GPS por vezes.. "Volta para trás, está tudo errado!"
Há coisas que só se aprendem experienciando... São tão óbvias que faz sites sobre o assunto se esquece de mencionar, mas para quem não conhece, é o suficiente para fazer o clique do "Ah! É óbvio agora!"
Cometi algumas atrocidades na minha tentativa #1 de reproduzir o chimarrão.
1. Escala!!O chimarrão é pequeno. E quanto mais pequeno melhor!
Porquê? Uma razão é que poupa erva. Basta colocar um pouco de água quente esperar que esta passe pela erva e está pronto a beber. Quando acabar é só juntar mais um pouco de água e continuar.
O meu erro agora é de fazer rir qualquer um que tenha lido este parágrafo:

A minha gambiarra, uma caneca com erva até cima, separada da água por um filtro de papel devidamente esburacado à facada.
A caneca é de tamanho normal, deve levar uns 200 ml de volume. Eu enchi a coisa várias vezes de água e bebi.
Só consegui chá. O confrade JL bem sugeriu para alterar a construção da coisa, mas eu já não conseguia tomar mais água.
Ontem, como fiz saber fiquei a tratar por tu o dispositivo. A questão de escala fez toda a diferença. O sabor não tem nada a ver. Em casa andei a tomar chá de erva mate. Não é mau, mas chá por chá... há muito por aí.
Agora, com a formação e experimentado na técnica, movido pela gulodice, parti para
Gambiarra #2- Usei um caneco de chá que tem aproximidamente as dimensões de uma chávena de café.
- Segui as instruções do JL e tratei tal e qual uma cuia (molha até cima, mete meio de erva, porque é pequeno, tapa, vira, assenta, joga água fria, deixa absorver a água)
- coloquei uma palha (canudo) dentro de um filtro de papel furado dentro do dispositivo.
- verti água quente para dentro e ligeiramente por cima do telhado verde.

O aspecto de todo o aparelho:

Conclusões
PrósTem o sabor do chimarrão

é bem mais económico em erva, comparado com o aparato inicial
Contras (para melhorar)
A erva no fundo cola-se ao filtro pressionando-o contra o canudo e torna-se impossível tomar algo quando cai demasiada erva sobre a ponta do canudo. Penso que se resolve colocando algum objecto na ponta do canudo para que forme uma bolsa onde a infusão possa entrar, à semelhança da ponta da bomba.
Talvez fazer mais buracos no filtro de café também ajude.
Impressões:
Claramente o chimarrão não agrada a todos. Fazer o quê, né? Mais sobra para quem gosta

Pelo menos ainda não é ilegal

A erva mate, por sua vez : (extraído de
http://pt.wikipedia.org/wiki/Erva-mate#Propriedades)
Análises e estudos sobre a erva-mate têm revelado uma composição que identifica diversas propriedades benéficas ao ser humano, pois estão contidos nas folhas da erva-mate alcalóides (cafeína, teofilina, teobromina etc.), ácidos fólicos e cafeico (taninos), vitaminas (A, B1, B2, C, e E), sais minerais (alumínio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, sacarose etc.), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.
O consumo da erva-mate está relacionado também ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade (apenas pessoas sensíveis aos estimulantes contidos na erva-mate podem sofrer algum efeito colateral). A erva também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo medular. Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão sendo diurética e laxativa. É considerada ainda um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções cardíacas e respiratórias, além de exercer importante papel na regeneração celular.