Author Topic: As chinesas  (Read 2959 times)

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
As chinesas
« on: October 08, 2010, 05:11:23 pm »
0
uso navalhas a bastante tempo, tenho como a minha melhor, uma philarmonica doble temple 12(e ha quem nao acredite nos beneficios de temperas multiplas). Seguida oor uma Weiesbergh (corneta solingen)  78 1/2. Ja possuia outra philarmonica, porem danifiqueia fazendo o polimento na maquina. TOdas vintage reformadas por mim. Esta phila que uso hoje, ganhei de meu mestre em afiação de navalhas, o Vicente. barbeiro com seus 70 anos, ainda na ativa. Ele garante que as philarmonicas so perdem para as 3 cruzes, suicas.
A, um cliente/amigo, ou amigo/cliente (Guilherme), para quem ja havia reformado uma navalha de estimação, insitgou-me com relação as chinesas. Ele as usa para treino de luta contra um pneumatico, e as porta no dia. Comprou duas chinesas e me enviou, junto com pastas diamantadas chinesas (diamond lapping compound).
Recebi a s pecas curioso.  Uma gold dollar e uma gold monkey. Gostei dos detalhes do cabo da dollar e levei pra oficina.
O desbaste é um tanto rustico. O cabo é sofrivel. O desnho impresso a tinta e em baixo relevo é de gosto duvidoso. Os detalhes sao mal feitos, como ozinigrado no tang, os pinos, etc.
Mas, sempre tem um mas, gostei da lamina.
Me dediquei a trabalhar o fio dela.
Trouxe pra casa e ansioso, me "escanhoei".
sabe, gostei da cria.
deppois soube que o Guilherme havia comprado mais duas do macaco. E ele quer que eu as customise para ele.
Hoje, levei a do macaco pra oficina.
O desbaste tem erros  junto ao tang. Rasposidades. riscos.. O zinigrado entao... E o pior, o gume sobre pra baixo do cabo. Um perigo.
O fio..Ah o fio. era uma parabola..
MAs, novamente, fui a lixadeira com uma lixa X30 Norax da norton. Depois fui pro diamante 320 DMT. Ai foi Arkansas branca, preta, translucida.
E finalmente, strop com diamante 10 e 1 micron. Depois, pau de pita..
Olha, pelo teste que fiz no bigode (sempre testo ai, pq dói mais), parece muito boa.
Estou ansioso para tomar meu banho do mês e ai, testá-la.
Posso atestar que apesar de serem um tanto "toscas", tem um desbaste bem razoavel (melhor do que eu faria) no hollow. O aço parece ter uma dureza bem adequada para o trabalho (so o tempo falara sobre a manutencao do fio, e sua dureza). E pega um ótimo fio.
Agora, estou aguardando as arroelas dos pinos chegarem, para dar inicio a customisacao.
Accredito que valham cada centavo pago por elas. Sao baratézimas qdo relacionadas ao "classicos".
E tambem acho qeu sao otimo material para uma customisacao.
Qdo as fizer, devo fotografar um pouco do processo e postar aqui.

Saudações

"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:As chinesas
« Reply #1 on: October 08, 2010, 06:30:34 pm »
0
Essas chinesas, se o usuário tiver a paciência para reconstruir a afiação, são ótimas opções de baixo custo para começar a utilizar navalhas.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:As chinesas
« Reply #2 on: October 09, 2010, 09:53:12 pm »
0
Opa.. Usei a chinesa do macaco e gostei. Pegou bom fio.
O proximo passo é trocar o cabo dela..
 ::)
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal