Sabem onde posso comprar as ditas anilhas de latão ( washers ) para pinar as escalas das navalhas ?
No sul talvez não, mas no norte, esse "pinar" tem muito que se lhe diga
Acho melhor colocar o "aluquete" no tópico antes que descambe mais
Sobre os outros temas não me pronunciarei mas lia recentemente a origem do termo "alo/uquete", que aí no sul é um cadeado, que aqui a norte, um cadeado é uma corrente, que no sul tb é...ahhaha... Bem, dizia, "aloquete" diz-se a norte e vem do vinho do porto que imediatamente antes de ser embarcado nos vapores (barcos) para o UK (que depois seguia para todo o Império, daí hoje ser conhecido em todo o mundo) mandavam fechar os porões de carga a cadeado. Havia roubos a bordo, dava uma sede repentina aos marinheiros e outras "pipas lascadas da navegação", logo havia que os proteger.Os Ingleses eram os proprietários de toda a cadeia do vinho, da produção nas quintas no Douro (excepção à D.Ferreirinha), distribuição e venda. Logo era um mercado chorudo.Sendo os donos ingleses, tinham trabalhadores portugueses em todas as etapas em solo PT e tb nos cais de Gaia/Porto donde seguia o vinho para o UK. Quando chegava a hora de partir, e não falando português grande parte deles, diziam "Hiiia men...lock it" "-Ó Juón, bota aí o 'loquete que ele já mandou..."