Author Topic: Se você fosse muito rico...  (Read 6055 times)

Offline Barra Pronada

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: 0
    • Email
Se você fosse muito rico...
« on: February 15, 2014, 03:45:00 am »
0
... Ainda assim permaneceria no BC?

Em outras palavras: se nós estivéssemos em um mundo onde manter o BC diário custasse o mesmo que manter um barbear feito por uma Fusion ou Mach3 da vida, vocês continuariam no BC?

Explico minha "angústia" em alguns pontos:

1. Toda hora que vejo gente falando de BC, vejo o argumento de preço. Poxa, economizar é sempre bom, mas eu não me importaria de pagar a mais para ter um barbear perfeito sempre - se esse fosse o caso.

2. Eu e meu irmão fizemos barbas ao mesmo tempo hoje. Eu com pincel, espuma e SR. Ele com pincel, espuma (ele gosta e usa o BC em alguns pontos) e uma mach3 com lâmina nova. Fiz a minha barba, consegui um BSB quase perfeito (um pequeno corte no bigode). Quando acabei, ele já tinha acabado há um tempo... E estava com o barbear perfeito, e, sei lá, com um rosto menos "agredido". Totalmente lisinho.

Adoro o BC. Mudou a maneira pela qual eu vejo a questão de fazer a barba. Porém, se aplicássemos nosso novo conhecimento com uma Fusion da vida no lugar de uma SR, o resultado não seria melhor?

Sejam sinceros comigo. E por favor, não me entendam mal ao questionar isso... Em tudo na vida temos que refletir, não é?

Um abraço!

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #1 on: February 15, 2014, 06:39:01 am »
0
Quando aportei na "Terra do Barbear Clássico", queimei meus navios...
Dela não saio, com dinheiro, ou sem ele.
 :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Machiavelli

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 58
  • Respect: 0
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #2 on: February 15, 2014, 06:48:36 am »
0
Acredite, a maioria dos fãs do BC acabam gastando MUITO mais do que gastariam se seguissem o usual.

Quanto às angústias:
1- Além de nem sempre sair mais barato, existe sim o benefício, tanto pelo material, técnica e prazer, de seguir o BC. Muitos dermatologistas atestam os benefícios dessa prática, fora o fato de transformar uma obrigação em prazer. Simplificando: o mais barato no BC acaba sendo melhor que o mais barato no usual; o mais caro no BC acaba sendo melhor que o mais caro no usual.

2- Ele terminar antes que você e com esses resultados que informou, pode ser influenciado por MUITOS fatores (técnica, tipo de pele, tipo de barba e etc). Na verdade você teria que estudar tais fatores e definir quais lhe adequariam melhor. Talvez bastasse ele achar uma lâmina DE afiada e suave o suficiente para lhe dar os mesmos resultados por 1/3 do preço da Mach 3.

Alfim, dependerá de você definir, entre todas as opções de lâminas DE, se alguma perpassa ou não a experiência que pode ter com uma multilâminas (em questão de eficácia, agressividade, custo x benefício e efeitos posteriores como pelos encravados, espinhas e etc).
"Na vida devemos ser janela, e não espelho." L. R. Barroso

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #3 on: February 15, 2014, 07:19:01 am »
0
Continuaria sem dúvida. :) A minha pele melhorou muito com o BC.

Quanto à questão do tempo, não é por mais 2 ou 3 minutos que demoro a fazer a barba - que corresponde ao tempo de fazer a espuma - que o meu corpo se vai ressentir com sono durante o dia. Com o tempo, vai-se adquirindo velocidade, e consigo passar a lâmina na cara bastante rápido e sem qualquer corte ou irritação.

O homem moderno da cidade transformou-se num ser sempre apressado, que acaba por não tirar proveito dos pequenos prazeres da vida, que tem preferência em usar o seu tempo a ver o bigbrother, casa dos segredos e afins ao invés de focalizar o seu tempo com inúmeras coisas interessantes. Os cavalheiros deixaram-se transformar pelas regras da sociedade e da publicidade, e estão a perder o que de bom a vida pode dar.




Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #4 on: February 15, 2014, 09:39:19 am »
0
 Caro Barra

Eu já usei diariamente as mach 3, Proglide e maquinas de barbear, não foi bem pelo o factor económico que me mudei para o BC, mas sim para uma ter uma nova experiência... se eu não gostasse deste modo de fazer a barba, já teria desistido, aliás, nem faço contas ao dinheiro que já gastei/investi no BC, que já foi algum... :P
Sobre o BC vs rapidez, faço a barba todos os dias sem qualquer tipo de problema, claro que procuro as combinações mais confortáveis para evitar cortes, irritações, etc.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #5 on: February 15, 2014, 09:53:47 am »
0
Permaneceria com certeza absoluta! Assim daria para comprar o que eu quisesse sem incômodo com alfândega e o escambau! Quem sabe compraria a Gillette da P&G e acabaria com as ML?!?! Dinheiro não é problema, é solução!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline orlandosn

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2226
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #6 on: February 15, 2014, 09:58:23 am »
0
Garantidamente, não estou no BC  por economizar mais. Concordo com o Celso, nem faço contas ao que já investi em hardware & software,. Investi e não gastei: os benefícios que o BC me trouxe são muitos. Nunca mais tive irritação na pele, pelos encravados, borbulhas e afins, ou simplesmente dor na pele da cara. Isto sem falar no prazer que todo o ritual me dá. Quanto à rapidez, hoje em dia demoro o mesmo tempo com DE que demorava com ML. Já com navalha demoro mais tempo, e ainda bem!   ;)
Orlando

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #7 on: February 15, 2014, 02:14:56 pm »
0
1. Toda hora que vejo gente falando de BC, vejo o argumento de preço. Poxa, economizar é sempre bom, mas eu não me importaria de pagar a mais para ter um barbear perfeito sempre - se esse fosse o caso.

Respeitosamente discordo, com uma pequena excepção. Um local onde este argumento era constantemente repetido, curiosamente, era o B&B. E nos idos de 2008/2009 eu achava isto estranhíssimo, porque se eu com o rendimento que tinha podia perfeitamente suportar os custos com o "barbear moderno", porque não haveriam os Americanos de poder? É tudo uma questão de perspectiva.

E eu fui dos que começou aos poucos e sem preconceitos, mas ao ver a qualidade da espuma produzida por pincel e creme (O factor que me fez mudar) fiquei convencido. E depois ao experimentar uma SR com sucesso, sempre com a ideia de que se aquilo não funcionasse, voltava às MLs. Portanto, o factor custo nunca pesou na minha decisão.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #8 on: February 15, 2014, 02:30:41 pm »
0
Na minha visão, o fator qualidade de vida é o que importa aliado ao prazer de ter um hobby. O barbear clássico mudou a minha vida para melhor.
« Last Edit: February 15, 2014, 02:35:20 pm by ClaudioBP »
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #9 on: February 15, 2014, 02:47:11 pm »
0
Acho que o espírito por aqui é preferir o prazer da caminhada à rapidez com que chega ao destino.

Em relação ao custo, deixa-me relatar a minha experiência com um assunto diferente - o cigarro electrónico e o vaping...

Há uns 2,5 anos decidi deixar de fumar recorrendo ao cigarro electrónico, depois de não ter conseguido com ajuda de pastilhas e adesivos, etc. Descobri a comunidade vaping através de um forum e investi em algum equipamento; de início um modelo simples para experimentar, e mais tarde, quando me certifiquei que iria continuar, um modelo "topo de gama". Investi algum dinheiro, que considerei "recuperado" ao fim de pouco tempo, pelo que não gastava em tabaco. Não comprei mais equipamentos - aquele cobria todas as minhas necessidades - e apenas fui comprando mais alguns consumíveis. Fui baixando o teor de nicotina até ao 0mg e á cerca de 6 meses deixei completamente de vaporizar. Vendi o equipamento, recuperando parte do investimento e hoje posso "orgulhosamente" dizer que não fumo à quase 1000 dias, não fumei quase 20000 cigarros durante este período e poupei cerca de 3500€ (e não, não tenho Ferrari). Tal como os alcoólicos, nunca deixarei de ser fumador, apenas deixei de fumar.

O relevante nisto tudo é o seguinte... A grande maioria (totalidade?) da comunidade vaper vai à procura de duas coisas:
1) Algo que não faça ou faça menos mal à saúde;
2) Algo mais barato que a fortuna que gastamos em tabaco.
Estão a reconhecer o padrão???

Alguns poucos, como eu, fazem uma pesquisa, uma compra informada e não cedem ao "síndroma da ultima novidade" - compram o que precisam e ficam por aí. Poupei muito dinheiro com o vaping, agora mais ainda que já nem nisso gasto.

A grande maioria, convencidos que vão poupar muito dinheiro, mas sem fazer as contas, compra todos os últimos modelos de todos os equipamentos, líquidos e consumíveis, etc... Chegam ao fim, gastaram mais que teriam gasto em tabaco (continuou a valer a pena por fazer muito menos mal).

Isto acontece com outras áreas... Com o barbear, muitos se sentirão tentados a comprar todos os sabonetes, lâminas, máquinas ou navalhas que o seu orçamento permitir, gastando efectivamente mais que gastariam em Mach3 e espuma enlatada, com a vantagem de que, pelo menos, lhes faz menos mal à cara e retirarem prazer do "acto". Não culpes o barbear clássico ou o vaping por isto - culpa quando muito a humana tentação de comprar "só mais uma coisita" (my preciousssss!  ;D). Ou melhor ainda, não culpes nada, usufrui apenas de um método diferente de gastares dinheiro, do qual retiras maior prazer e possivelmente agradas mais a "cara metade".


Nota: Tenho noção que este meu post é um pouco off-topic, mas além de servir como comparação com o barbear clássico, serve um pouco como "evangelização" sobre um tema que me ajudou muito, à saúde e à carteira.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline scheffer

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 90
  • Respect: 0
    • Email
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #10 on: February 15, 2014, 02:49:48 pm »
0
Para mim o barbear clássico é o exemplo típico dos 3B (bom, bonito e barato).
É uma das poucas coisas na vida que se consegue uma qualidade melhor com um preço menor, basta que a pessoa encontre sua combinação ideal.
O 'problema, é o vício que gera em sempre querermos experimentar algo diferente  ;D.
"O que vale a pena ser feito vale a pena ser bem feito." Poussin

Offline André Luiz.

  • Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 770
  • Respect: +4
    • Email
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #11 on: February 15, 2014, 03:00:34 pm »
0
Pincel Semogue 1520__69,90
EJ d86__169,00
Laminas Father__ 0,70 cada
O Melhor__49,00
Floid Suave Mentolado__40,00

Ter um ritual prazeroso como o BC quase que diarimente,Nao tem PREÇO...

sem +.

Offline odrakir

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 6
  • Respect: 0
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #12 on: February 15, 2014, 03:32:45 pm »
0
O meu cenário pré BC era: Gillette Proglide Power + Gillette Proglide Gel. Conseguia um BSB, mas com o pescoço cheio de razor burns. Resultado: fazia a barba uma vez por semana (por vezes duas semanas) porque não gostava de todo o processo. Passei para uma máquina electrica da Philips + Creme de Barbear Nivea. Resultado um barbar muito muito mau, pelos encravados, pele irritada e tinha que acabar com a Proglide. Desisti de fazer a barba durante um mês, mas depois descobri o BC e fiz um kit. O barbear passou a ser um ritual relaxante, faço-o sempre ao final da noite que é quando tenho mais tempo. Não vale a pena fazer de manhã porque os hórarios não me permitem. Quanto aos custos, bem, depois do meu kit só comprei um pack de 10 lâminas e sairam muito mais baratas que um pack de 4 Proglides...

Como já houve aqui quem dissesse, é realmente o coleccionar e querer experimentar coisas novas que fazem os custos subir, é preciso controlo :)

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #13 on: February 15, 2014, 04:41:02 pm »
0
Para mim, a resposta é simples:

- Só consigo um BBS com uma DE ou uma navalha.
- A minha pele está mais hidratada e cuidada agora que uso cremes e sabões de barbear, e boas loções e bálsamos.

Resumindo, o Barbear Clássico é uma opção para o resto da vida. :)
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline patricius

  • Trade Count: (+2)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Respect: +10
    • Email
Re: Se você fosse muito rico...
« Reply #14 on: February 15, 2014, 04:59:53 pm »
0
Se fosse muito rico não mudava grande parte da minha rotina no que respeita ao Barbear Clássico.

Foi por puro acaso que encontrei este fórum e desde então, em complemento de outros fóruns de lingua inglesa que consulto, sem esqueçer que muito do que aprendi de base devo ao canal Youtube do Mantic59, que me levou a procurar mais, defini esta forma de barbear como parte da minha vida.

Sabendo que existe o "risco" de sofrer de  R.A.D., mas sendo isso uma opção de cada um, se no limitarmos ao essencial ( sem entrar no campo das navalhas ) e conseguirmos conter o gosto por artigos diversos e novas experiências ( novos sabões, novas lâminas, novas máquinas, etc. ), chega a uma altura,  IMHO, em que se pode definir uma base e com custos minimos:

1 Safety Razor regulável ( Progress, Futur, etc. ) ;
1 ou 2 lâminas de diferente agressividade, consoante a pele e altura da utilização;
1 scuttle ou mug para criação de espuma
1 pincel misto ( para quem não possa ter um de cada tipo )
1 pre-shave eficaz e/ou um bom sabão neutro de glicerina
1 bom sabão/creme
1 pedra alúmen para selar a pele
1 aftershave no final

Investimento base fixo (como imobilizado  a 10 anos mínimo ) :

1 máquina regulavel: 50€
1 scutlle/mug: 30€
1 pincel misto: 35€

Cerca de 115€ ( a 10 anos, cerca de 12€ ano, 1 € por rmês )
_______________________________________

Investimento variável

Lâminas: 2 por semana a cerca de 12€ ano, ( 1 € por mês )
Sabão/creme ( muito variável ): 36€ ano ( 3€ por mês )
6 sabões glicerina: 6€ ano ( 0.50 € por mês )
1 pedra alúmen ano: 4€ a 8€ ano ( 0,30€  a 0,60€ por mês )
6 aftershaves base: 36€ ano ( 3€ por rmês )

Assim, mensalmente, teremos como despesa:

Imobilizado: 1€
Varíavel: 8,10€

Total mensal: 9.10 por mês ( 109,20€ ano )

Um carregador de 13 lâminas Mach 3 ( nem a mais barata nem a mais cara ) custa cerca de 30€ cada ( 120€ ano - 1 lâmina por semana)

Por isso, se fosse necessário tornar o BC mais economico que o ML/ Fusion, etc, não seria difícil ( mas nem é esse o objectivo). Afinal quando vou a um restaurante nem sempre bebo o mesmo vinho, nem escolho o mesmo prato. É da combinação de escolhas que surgem as nuances para os "pequenos" prazeres da vida. E o BC permite essa escolha/ diversidade de combinações.
A título de comparação custo/benefício as lâminas descartáveis Gillette Blue II ( as mais baratas da marca ) custam cerca de 0.40€ cada ( 20 unidades a 8€ ).
Sem grande qualidade custam cerca de 20€ ano ( 1 gasta por semana ).
Por muito menos disso compro 100 unidades de lâminas DE ( Astra, Permasharp, etc. ) e posso usar duas laminas por semana...
Por isso, mesmo em períodos de dificuldade financeira, o BC continua a ser a melhor opção. Permite um mínimo com grande qualidade e permite saltos para outros "pequenos" prazeres, quando possível.

E essa uma grande vantagem sobre as ML. E por isso nunca irei voltar ao passado.


« Last Edit: February 15, 2014, 05:58:20 pm by patricius »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal