1. ApresentaçãoPincel artesanal, da "Artesanía Romera".
Ei-lo molhado, aqui:
2. TamanhoSegundo o artesão: nó 24mm (a mim, parece-me que tem pelo menos 26mm, mas esperemos pelo pincel chegar até alguém com as ferramentas necessárias para tirar as dúvidas)
Medido por mim: loft ~ 50 mm.
Como poderão ver na imagem, tem um loft mais pequeno que os 57mm do Semogue 2015HD, e um nó mais largo, a rondar os 24mm.
3. Tipo de pêlo:Silvertip!
4. Tipo de cabo:Madeira de oliveira. Pessoalmente, não adoro esta madeira, mas tem um bom acabamento, envernizado. O cabo têm uma boa pega.
5. Densidade do nóBastante denso.


Talvez não seja perceptível pelas fotos, mas
in loco, não tendo sido claro à minha primeira vista, pareceu-me que é igualmente denso às versões HD dos Semogues de texugo.
6. Suavidade das pontasEstupenda, realmente muito suave. Equipara-se neste ponto, na minha opinião, ao 2015HD da Semogue que para mim é o top dos tops, neste aspeto.
Neste ponto, gostaria de ouvir a opinião de confrades que tiverão a oportunidade de usar Rooneys, Simpsons, Shavemacs e afins, para termos uma opinião mais relativizada.
7. Firmeza do nóPara um nó Silvertip, até que tem alguma firmeza. Em absoluto, não é um nó firme, nem se pode comparar com um pincel com pêlo 2Band ou finest, neste aspeto.
Mas no grupo dos silvertip, é sem dúvida o pincel que tem mais firmeza, daqueles que tive oportunidade de experimentar. Eu explico essa firmeza, acima do normal para silvertip, com a forte densidade de pêlo no nó, aliada a um loft relativamente curto.
8. Capacidade de fazer espumaFabulosa! Quer com cremes, croaps e sabões duros, é uma autêntica máquina de fazer espuma. Experimentei de tudo com este pincel e começando com o pincel humedecido, o rapaz comporta-se como gente grande a espumar o que quer que seja e é de uma rapidez assinalável a criar uma espuma densa e untuosa, no ponto, perfeita para o escanhoado.
9. Capacidade de retenção de águaGrande. Dada a sua densidade, é um pincel que retém bastante água, o que alavanca a sua capacidade de gerar e manter a espuma em condições ideais.
10. Sensação na caraMuito boa, melhor, para o meu gosto, do que a versão Finest da "Artesanía Romera" que tive oportunidade de experimentar.
Não querendo tornar esta avaliação num comparativo com o 2015HD, digo-vos que ambos me derão as melhores sensações na cara, ainda que de forma diferente, que um pincel de barbear me pôde dar até hoje.
11. Conclusões:Este é um pincel de grande desempenho, a um preço justo que até poderá ser considerado barato se tivermos em conta o preço de outras marcas internacionais, atendendo à sua qualidade.
Em comparação com os pincéis com pêlo Finest deste artesão, este destaca-se pela suavidade de pontas. Por outro lado, a forma como o nó foi pensado dá-me a sensação que confere um pouco mais de firmeza do que a média dos pincéis Silvertip, o que torna este pincel muito bom para usar com sabões e a espumar diretamente na cara. Os pincéis silvertip são muitas vezes conotados com excelente desempenho com cremes e na tigela e nem tanto com sabões duros e a espumar diretamente na face, por serem em geral pouco firmes para esses efeitos. Pois bem, não é o caso! Este, não tendo o backbone assinalável de um 2Band/Finest, tem firmeza suficiente para se tornar muito competente e agradável de usar em todas as ocasiões.